A Biblioteca Municipal de Olinda, no Carmo, foi destaque do NETV 1° edição da última segunda-feira (20). A reportagem abordou o estado de abandono em que o local se encontra. Vale lembrar que a biblioteca é a terceira mais antiga do Brasil, fundada por Dom Pedro I em 1830, e tem quase 200 anos de história. Deveria ser motivo de orgulho para os olindenses mas, na verdade, tem causado grandes transtornos à população e turistas.
O estado do local é de total abandono. As portas, janelas e cadeiras estão quebradas; os livros estão espalhados e se deteriorando, já que há mais de um ano não tem bibliotecário no local. Quanto ao horário de funcionamento, é bastante limitado: só existe uma funcionária, que atende das 8 às 13h, de segunda à sexta-feira.
O secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Lucilo Varejão, informou através de nota, que no momento não tem funcionário para abrir a biblioteca no período da tarde e que não há previsão para contratação. Ou seja, os cidadãos e turistas não podem desfrutar de um espaço público, que possui quase dois séculos de história por pura irresponsabilidade da atual gestão municipal.
De acordo ainda com a nota, a prefeitura recebeu uma verba de R$ 2 milhões para custear obras e a biblioteca será beneficiada com a compra de equipamentos de informática e melhoramento da estrutura e do acervo.
Fonte: Blog da Oposição de Olinda
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.