Duas árvores com aproximadamente 50 anos foram salvas após a intervenção dos moradores da Rua Santa Ana, no bairro de Rio Doce, em Olinda, após ameaça de serem derrubadas. Os vizinhos se uniram e colocaram placas com pedidos como “Socorro, não me matem” e “Preserve a vida”. As mensagens que deram voz às árvores foram uma tentativa de salvá-las de uma obra de pavimentação na rua. De acordo com moradores do local, a pessoa que começou a campanha não foi identificada, mas o manifesto como pedido de socorro pela preservação surtiu efeito. A Prefeitura de Olinda garantiu que as árvores serão preservadas mesmo com as obras.
O estudante de direito Anderson Ayres, 35, morador do local há 15 anos, conta que os serviços no endereço são antigos. “A obra, que também contempla a orla, já acontece faz tempo. Depois que dois imóveis foram demolidos, as placas nas árvores apareceram’’, comentou. “O que não acho justo é essa obra ser realizada com o dinheiro público, que sai do bolso de todos, mesmo com a probabilidade de não haver êxito. Algumas raízes enormes já foram retiradas, pois estavam invadindo a rua. Se a obra continuar as raízes voltarão a crescer rapidamente”, argumentou o estudante.
As placas também chamam atenção de populares que passam pelo logradouro. Algumas pessoas fazem fotografias das placas colocadas nos troncos. O professor de musculação Georges Lira, 54, trabalha em uma academia nas proximidades e sempre que passa pelo local observa as placas. “Essa criatividade é incrível se é para preservar árvores tão antigas. O ideal seria uma avaliação para comprovar que as árvores não estão comprometidas”, ponderou. Ainda de acordo com o professor, mesmo com a proximidade da orla, as árvores são essenciais para manter a ventilação nas casas. “A arborização aqui é muito importante. Nós que passamos pelo local sentimos esse clima bom que pode ser perdido a qualquer momento”, destacou Georges.
De acordo com um morador que preferiu não se identificar, batentes de proteção foram colocados ao redor das árvores após o manifesto. Através de nota, a Prefeitura de Olinda informou que a rua está passando por intervenções do Projeto Orla. O término para a pavimentação está previsto para a primeira quinzena de julho e a obra deve ser realizada também em todo o Bairro Novo. Ainda de acordo com a nota, as árvores da Rua Santa Ana não serão derrubadas.
Fonte: Diário de Pernambuco
sexta-feira, 19 de junho de 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.