METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

terça-feira, 30 de junho de 2015

Chuvas causam tragédias, mas favorecem captação de água em barragens da RMR

Diário de Pernambuco

As chuvas dos últimos seis dias elevaram os níveis das barragens que abastecem a RMR. Um levantamento da Compesa mostrou que do dia 23 até ontem, os reservatórios de Duas Unas, Pirapama, Botafogo e Tapacurá tiveram crescimento no acúmulo de água. Por outro lado, os mananciais do interior apresentaram melhoria na capacidade. 

Mesmo com o acúmulo de água, o calendário de abastecimento da barragem de Botafogo - que tem a situação mais crítica da região e abastece Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima - não será alterado. Nos últimos seis dias, o reservatório aumentou o nível de 14,80% para 19,23%. Desde o segundo semestre de 2014, moradores das cidades abastecidas tiveram o racionamento ampliado na tentativa de preservar o reservatório.

O maior ganho, de acordo com a Compesa, foi na barragem de Duas Unas, que abastece o Recife, Jaboatão e Camaragibe. O reservatório foi de 46,75% para 76,10%. Pirapama registrou o segundo melhor resultado e verteu, atingindo 102,89%. Tapacurá teve acréscimo de 4,43 pontos percentuais e está com 45,02% da capacidade. 

“Estamos entrando no quinto ano de seca, com chuvas irregulares. Nos locais onde está precisando chover, não tem chovido. A barragem de Jucazinho, em Surubim, está com apenas 4,34% da sua capacidade”, pontuou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.