Paulista, no Grande Recife, suspendeu a reabertura dos templos religiosos, prevista para acontecer domingo (14). A prefeitura informou, nesta sexta (12), que acatou a recomendação do Ministério Público de Pernambuco para suspender o decreto assinado pelo prefeito Júnior Matuto (PSB) que liberava as igrejas a abrir respeitando o limite de 30% da capacidade de público (veja vídeo acima).
A 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Paulista emitiu a recomendação logo após o prefeito assinar o decreto, na quinta-feira (11). Segundo o MPPE, os municípios devem seguir o decreto estadual sobre a reabertura gradual da economia. Os prefeitos têm autonomia para tornar as medidas de isolamento mais rígidas, mas não devem flexibilizá-las, antecipando etapas de reabertura.
O decreto municipal previa um protocolo sanitário determinado pela gestão municipal para minimizar a disseminação do novo coronavírus. O processo de reabertura seria gradual e sujeito a suspensão, em caso de aumento no número de casos da Covid-19 na cidade.
O decreto municipal determinava também que os templos adotassem medidas para evitar a disseminação da Covid-19: oferecer álcool a 70% para os fieis, exigir do uso de máscaras, criar barreiras físicas para o distanciamento social, proibir formação de grupos em que possa ocorrer contato físico, manter janelas e portas abertas para ventilação natural, além de higienizar o templo antes das cerimônias religiosas.
Fonte: G1 PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.