METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Passageiros do transporte público reclamam de falta de ônibus durante pandemia


Mesmo com as recomendações de distanciamento social devido à pandemia da Covid-19, Terminais Integrados (TIs) do Grande Recife seguem a rotina anterior à chegada do novo coronavírus. Períodos longos de espera por um ônibus, filas e coletivos lotados são alguns dos problemas enfrentados por quem precisa do transporte público.

No Terminal de Xambá, em Olinda, os embarques nos ônibus que seguem em direção ao TI Joana Bezerra, no Recife, causaram vários momentos de aglomeração. Sem fiscais para orientar os passageiros, os coletivos seguiam viagem com pessoas em pé, algo que, por decreto estadual, não é permitido durante a pandemia. Um aviso sobre o tema foi fixado em uma das pilastras do terminal.

"Acho que demora uns 30 minutos. Depende da hora que a pessoa chega na fila", afirmou um passageiro que seguia para a capital pernambucana.

Outros passageiros relataram que a situação piora ao longo do dia, sendo uma espera de até uma hora na volta para casa. Uma mulher, que não foi identificada, relatou que a opção é entrar em um ônibus cheio ou aguardar ainda mais tempo pelo próximo.

Ao todo, 18 linhas circulam pelo terminal. Antes da pandemia, 40 mil pessoas passavam diariamente pelo TI. Com a pandemia, o Grande Recife Consórcio de Transporte alega que houve uma redução, mas não informou números.

No Cabo de Santo Agostinho, o Terminal Integrado também apresentava uma situação semelhante na manhã desta quinta-feira (4). Mesmo usando máscaras, os passageiros aguardavam um coletivo em direção ao TI Cajueiro Seco, em Jaboatão, aglomerados.

"Todo dia é assim. Tem dia que a gente passa 40 minutos. Saindo de Cajueiro é que é pior. Não mudou nada. A gente vai se proteger como?", alegou um passageiro no Cabo de Santo Agostinho.

Procurado pela reportagem, o Grande Recife Consórcio informou que, na segunda semana de junho, quanto começa a segunda fase do decreto estadual que determina a retomada das atividades econômicas, as linhas de ônibus devem ser reforçadas nos terminais.

Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.