METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Clínicas, laboratórios e consultórios reabrem com medidas para evitar transmissão do novo coronavírus


Com a volta de consultórios, laboratórios e cirurgias eletivas nesta quarta-feira (10) nas redes assistenciais pública e privada de saúde, pacientes, profissionais de saúde e colaboradores precisam se adequar ao protocolo para evitar a transmissão do novo coronavírus. Durante exames, consultas e demais procedimentos, o reforço da higienização é uma das práticas que deve ser adotada.

Divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), o protocolo também contém determinações a respeito da manutenção do distanciamento social. Nos postos de saúde do Recife, a reabertura é gradual, com remarcação das consultas de casos mais graves.

Cada setor tem que seguir um protocolo geral, mas também há situações específicas. No caso dos consultórios oftalmológicos, a proximidade entre o profissional de saúde e o paciente é inevitável, a depender do tipo de exame. Por isso, anteparos de acrílico foram colocados para minimizar o contato.

“A gente adaptou o aparelho em que o paciente encosta o queixo, com uma proteção, além das máscaras que médico e paciente devem usar”, disse o oftalmologista Vasco Bravo Filho, que atua no Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope), no Recife.

Em recepções de clínicas, consultórios e hospitais, a recomendação é de que as cadeiras sejam reduzidas. “A gente também diminuiu a quantidade de recepcionistas, de cinco para três, e esses profissionais estão protegidos por uma barreira de acrílico e devem usar máscara cirúrgica e óculos de proteção”, disse o médico.

O espaçamento entre médicos e pacientes, além da higienização dos aparelhos utilizados durante a consulta ou procedimento médico, também deve ser feito. “Nada vai ser como era antes. A gente vai ter que se adequar a essas situações, até porque os pacientes precisam ser tratados e não existe somente o coronavírus para tratar”, afirmou.

De acordo com o gerente geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Josemaryson Bezerra, as práticas devem ser monitoradas. “As clínicas já cumprem muitas exigências. Nessa retomada, temos aproximadamente 30 itens e a Vigilância Sanitária vai monitorar”, explicou.

Protocolo
A Secretaria de Saúde determina que os consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais devem manter no mínimo 1,5 metro de distância entre profissionais de saúde, colaboradores, pacientes e acompanhantes.

O horário de atendimento também deve ser escalonado para evitar aglomerações, sendo permitidos até dois pacientes por hora nas etapas iniciais do cronograma. Em caso de necessidade, há autorização para um acompanhante por paciente.

Para as empresas com mais de 20 funcionários, além da sintomatologia, o governo estadual determina que a temperatura dos trabalhadores seja medida diariamente. O uso de máscaras durante o expediente também faz parte do protocolo, assim como a higienização constante de superfícies como maçanetas, mesas e teclados.

Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.