METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Itamaracá: prefeitura tenta recuperar casarão histórico e abandonado


Na edição do último domingo (12) trouxemos o drama do Engenho São João, localizado as margens da PE – 35, na Ilha de Itamaracá, Grande Recife. 

Esse é o estado da Casa Grande do engenho. Nesse local nasceu, em 1835, o abolicionista João Alfredo Correia de Oliveira, um dos que redigiram a Lei Áurea, que libertou os escravos do Brasil em 1888.

A importância história do imóvel é óbvia. Mas é inversamente proporcional o cuidado que o poder público tem com ele.

Professor e leitor do JC, Fernando Melo critica: "O engenho São João recuperado serviria de atrativo turístico para o litoral norte, o local poderia ser transformado num engenho escola, os estudantes iriam aprender como era feito o açúcar no Brasil colonia, também poderia ser utilizado como pousada e restaurante. Ideias existem, o que falta é vontade politica de fazer acontecer".

Conversamos com o secretário municipal de turismo de Itamaracá, Bruno Reis. Ele contou que existe um projeto, no valor de R$ 9 milhões, para a recuperação do local, que seria de competência do governo do Estado, através da Fundarpe.

Entre os itens estão a recuperação da Casa Grande para museu do Comendador João Alfredo; recuperação da moenda e engenho, construção da sede da Área de Proteção Ambiental (APA),  Centro de Apoio ao Turista, estacionamento para ônibus de turismo, além da construção de um restaurante-escola.

"Ainda durante o governo Michel Temer, solicitamos a separação de orçamentos e fiz uma breve peregrinação nos ministérios em Brasília:  Turismo pra patrocinar o Centro de Apoio ao Turista, Cultura para patrocinar o Casarão, Meio Ambiente para patrocinar a sede da Área de Proteção Ambiental (APA)", comenta.

"Iremos, através do governo de Pernambuco, tentar uma parceria com Sebrae, Sesi, Senac para a obra e gestão do restaurante, com treinamento e qualificação dos donos de lanchonetes, bares, restaurantes e hotéis da região do litoral norte", finaliza o secretário.

Fonte: Jornal do Comercio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.