Com informações do repórter, Michael Carvalho
A pandemia do novo coronavírus tem provocado baixas nas equipes que estão na linha de frente nos hospitais. Até esta segunda-feira (27), mais de 1.400 profissionais testaram positivo para a covid-19 em Pernambuco. Por isso, o governo estadual anunciou que vai convocar médicos de diferentes especialidades para substituir quem precisou ficar de quarentena.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), mais de mil médicos diaristas devem ser convocados para atuar diretamente ou indiretamente com pacientes que foram infectados por covid-19. Além disso, outros 777 profissionais devem ser chamados para atuar em outras áreas da Saúde.
Convocação
Segundo o Sindicato dos Médicos de Pernambuco, é preciso intensificar as testagens dos funcionários dos hospitais e convocar aqueles que já foram aprovados em concurso.
O psiquiatra Rodrigo Silva, que estava há cinco anos afastado da função de médico intensivista trabalhando em consultório, foi um dos profissionais que foram convocados pelo governo para trabalhar na UTI auxiliando no tratamento dos pacientes com o vírus. Ele afirma que se tornou ainda mais doloroso informar aos familiares sobre os falecimentos.
Falta de treinamento
O diretor do SIMEPE, Tadeu Calheiros, afirma que os profissionais ainda não contam com um treinamento para cuidar dos internados com coronavírus.
Resposta
Com relação à testagem dos profissionais de Saúde da rede pública e particular, a Secretaria de Saúde informou que 1.488 casos foram confirmados e 982 descartados. A Secretaria disse também que realizou a nomeações de 1.982 profissionais concursados. Desse total, 1.688 já assumiram os cargos nos serviços de saúde.
Fonte: TV Jornal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.