Comerciantes do Mine Shopping de Jardim Paulista Baixo em Paulista, entraram em contato com o Blog Informe-PE na manhã desta quinta-feira (24/09) para denunciar a prefeitura da cidade por crime ambiental após ordenar o corte radical de árvores na Rua Rio Salgado.

O mesmo informou que as árvores estavam sadias, não comprometiam a fiação elétrica, e não havia indícios de danificação a rua até por que ela não tem nem o calçamento.

Ainda de acordo com os denunciantes, os clientes utilizavam a sombra das árvores no canteiro para estacionar, a poda radical das árvores configura como uma “ação de vandalismo da Prefeitura”. Segundo eles, “muitos moradores estão indignados, até porque, quando se pede à Prefeitura para retirar uma árvore que está derrubando um muro ou sobre uma calçada, são proibidos sob alegação de proteção ao meio ambiente”, disse.

Na Constituição Federal está imposto que “as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados”.

Conforme o decreto federal 6.514/2008, Destruir, inutilizar ou deteriorar um bem protegido por lei prevê multa de R$ 10 mil a R$ 500 mil reais. Em alguns casos a pena é de seis meses a três anos de reclusão.
Fonte: Informe-PE