METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Zona rural de Paulista foi para o espaço reclama população

Zona rural de Paulista foi para o espaço reclama população
Olá Informe-PE meu nome é Martides, Sou moradora, cidadã da cidade do Paulista, venho expressar minha indignação, pois onde moro é uma área rural que por motivo político deixou de ser, e é rural com aspecto urbano, que de urbano não tem nada.

Não temos coleta de lixo, entregas de cartas e etc. As nossas crianças andam uns 3 km para irem à escola, carta só em casas de parentes ou conhecidos, nosso bairro nem sei qual é, pois antes era Arthur Lundgren I e hoje é Arthur II.

Onde moro é entre Jaguarana, Alameda, Centro e bem longe de Jaguaribe aos fundos, um objeto quando compramos é um Deus nos acuda, onde moro sabe onde é atrás do matadouro de Paulista, fico cada vez mais decepcionado com os políticos de nossa cidade, aqui fica minha indignação.
Fonte: Informe-PE

Material para exame ginecológico com validade vencida em Paulista




Ariadne Morais

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

MPPE FARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR PRÉVIAS CARNAVALESCAS NO SÍTIO HISTÓRICO DE OLINDA

Na tarde da próxima terça-feira (29), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizará uma audiência pública para discutir as exigências legais para a os desfiles das prévias carnavalescas no Sítio Histórico de Olinda. Está marcada para às 14h, na sede das Promotorias de Justiça de Olinda, na rodovia PE-15 nº 646 – Vila Popular.
O MPPE quer conhecer a infraestrutura e os serviços públicos que podem (e devem) ser disponibilizados para atender os moradores da cidade, os folões e as agremiações carnavalescas, a exemplo da segurança, preservação do patrimônio, limpeza/coleta de lixo, mobilidade, acesso de veículos ao Sítio Histórico, estacionamento, vigilância sanitária e serviços de emergência (Saúde).  
Devem participar da audiência pública representantes das polícias Militar e Civil, Prefeitura de Olinda, membros da Comissão de Patrimônio e Cultura da Câmara de Vereadores e dirigentes de agremiações carnavalescas.

Audiência pública discute impacto ambiental do Mirabilândia Parque em mata no Paulista

O processo de instalação do Mirabilândia Parque na Mata do Ronca, às margens da BR-101 Norte, localizada no município do Paulista, avança. Nesta sexta-feira (25.09), uma audiência pública proposta pela Secretaria de Meio Ambiente da cidade reuniu representantes da sociedade civil, autoridades da gestão municipal e do Governo do Estado, no auditório do Senac-PE, em Jardim Paulista Baixo.

Foram debatidos os impactos ambientais para a instalação do equipamento de cultura e lazer numa área privada que abriga um fragmento de Mata Atlântica. O encontro faz parte dos trâmites para concessão do licenciamento ambiental para instalação do empreendimento que deve ocupar uma área de 129,6 hectares.

O projeto, realizado por uma consultoria especializada contratada pelo parque, demorou 18 meses para ser concluído e apresentado à população que pôde participar com sugestões. De acordo com o vice-prefeito do Paulista, Jorge Carreiro, que abriu os debates, as negociações para atrair o empreendimento para o município tiveram início a partir do momento que os proprietários do parque anunciaram a necessidade de encontrar um novo local para se instalar.

“Diversas cidades e estados tentaram levar esse importante empreendimento para seus domínios. Nós [de Paulista] fomos atrás, há cerca de dois anos, para trazer pra cá e garantir que esta empresa se instalasse na nossa cidade. O parque, criado em 2002, já é um patrimônio de Pernambuco e garante uma condição diferenciada de turismo e lazer para o Estado e, agora, para nossa cidade”, discursou Jorge Carreiro.

De acordo com os proprietários do Mirabilândia Parque, o investimento para a construção do novo empreendimento custará R$ 50 milhões e criará 500 empregos diretos. Além disso, a proposta é de que 78% da área total possam ser preservados e que as árvores retiradas sejam replantadas nos domínios do parque. O projeto ainda propõe que o novo Mirabilândia seja o primeiro parque 100% sustentável do País, oferecendo, inclusive, interação entre os visitantes e o meio ambiente.

Para tal, o parque, que deve receber 3 mil visitantes por dia, oferecerá, além dos brinquedos tradicionais de grandes centros de diversão, atividades como arborismo, trilhas guiadas pela Mata Atlântica e tirolesa. “Queremos transformar o Mirabilândia em um orgulho para Paulista, o Estado e o Brasil”, ressaltou o sócio-proprietário do empreendimento, Antônio Peixoto.


Sobre os impactos ambientais gerados com a instalação de um parque do porte do novo Mirabilândia, a presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Simone Souza, e o secretário de Meio Ambiente do Paulista, Leslie Tavares, concordam que as expectativas são as melhores, mas que é necessário que todos os reflexos negativos do ponto de vista ambiental sejam mitigados. “Fizemos algumas exigências ao empreendedor para que a fauna e a flora sejam respeitadas, além do ganho florestal. Estamos certos de que haverá um entendimento para que tudo aconteça da melhor maneira”, pontuou Leslie Tavares.

domingo, 27 de setembro de 2015

Menor é detido traficando drogas em escola de Olinda

Menor é detido traficando drogas em escola de Olinda
Um menor de 17 anos foi detido pela Polícia Militar por tráfico de drogas dentro de uma escola estadual no bairro de Ouro Preto, em Olinda. Os policiais encontraram o garoto portando papelotes de maconha na quadra da escola Áurea de Moura. O menor tentou fugir, mas foi perseguido e capturado pelos soldados.

Segundo o delegado responsável pelo caso, José Nilton, ao ser apreendido, ele também confessou que também havia drogas em sua casa. O menor foi autuado por ato infracional correspondente ao tráfico de drogas e foi encaminhado à Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). A Secretaria Estadual de Educação apura o caso.

Fonte: TV Jornal

Na contramão da crise, Igarassu é a 2ª cidade que mais emprega no país

Thays Estarque
Do G1 PE
Igarassu apresenta novos empregos e segue em direção oposta a crise  (Foto: Thays Estarque/ G1)Daniela ficou apenas cinco meses fora do mercado de trabalho no polo automobilístico  (Foto: Thays Estarque/ G1)
No mês de agosto, o Brasil registrou o 5º mês seguido de perda de vagas de empregos formaisde acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foi o pior cenário para um mês de agosto desde 1995. Na contramão do quadro nacional, o município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, ganhou 1.953 novas vagas em agosto, sendo o segundo colocado do país no ranking do Caged.

A cidade tem, segundo o Governo do Estado, pouco mais de cem mil habitantes e ocupa uma área de 305,560 quilômetros. Segundo Hercílio Victor, secretário de Políticas Sociais e Educação Profissional de Igarassu, o índice de empregabilidade no município é de 80%. Ele conta que quem mais contratou no período foram as indústrias Brasil Kirin (da cerveja Schinchariol) e Saint Gobain (empresa francesas de lixas e rebolos), a usina São José, que entrou em época de safra, o grupo Atacadão, que implantou um Centro de Distribuição na cidade. "Além disso, como o município está realizando muitas obras, a gente prioriza serviços de empresas locais, o que também aumenta as contratações de trabalhadores", diz ele.
Além disso, há, no entorno, três cervejarias, sendo duas em Itapissuma e uma em Igarassu, também municípios da Região Metropolitana do Recife, além de um polo automobilístico e um polo vidreiro, os dois em Goiana, na Zona da Mata Norte. Como se vê, a maioria das empresas não está dentro do município, no entanto, é em Igarassu que as empresas vão buscar mão-de-obra especializada. Isso porque a Prefeitura, de olho na chegada de grandes empresas e montadoras na região, investiu em qualificar a mão-de-obra, formando, em média, três mil trabalhadores por ano.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento do município, Francisco Gomes, as políticas econômicas foram pensadas justamente para solucionar essa questão. “Quando começamos a visualizar que essas empresas estariam próximas da gente, mas não dentro do município, focamos em investir naquilo que consideramos o fator mais importante, que é a profissionalização”, afirmou.

"É um orgulho ver as pessoas andando fardadas nas ruas, ver os ônibus das empresas buscando e deixando os trabalhadores. O município está mais feliz", analisa Hercílio Victor. Essas iniciativas surgiram há menos de dois anos. “Nossa preocupação era que tivéssemos empregos duráveis, que levassem a fazer carreira. Esse trabalho rende frutos a curto, médio e longo prazo, porque queremos preparar Igarassu para as próximas gerações”, explica.
Daniela Melo, 19 anos, passou apenas cinco meses desempregada até conseguir um trabalho no polo automobilístico. A verificadora de peças contou que já estava perdendo as esperanças. “Eu sei que é muito pouco tempo, mas eu via todos os meus colegas de escola conseguindo emprego. Isso mostra que realmente o fluxo é grande”, comentou.
Há seis meses no novo emprego, ela  contou que está animada com a oportunidade e espera crescer dentro da empresa. “Estou focada em me qualificar mais, fazer mais cursos para, quem sabe, chegar a liderar uma equipe. Só depende de mim agora, né?”, disse, sorrindo.
Crise? Que crise?
“Ficamos preocupados quando começaram a falar em crise, pois tínhamos muitos currículos esperando uma oportunidade, mas, graças a Deus, não sabemos o que é ela até agora, pelo contrário”, afirma Gomes O secretário acredita que esse resultado se dá por três motivos: incentivo à juventude, qualificação da mão-de-obra e diminuição da distância entre os candidatos e as empresas. “Temos que usar a cabeça e pensar em soluções para fugir de qualquer crise”, completou.
Igarassu apresenta novos empregos e segue em direção oposta a crise (Foto: Thays Estarque/ G1)Agência foi criada para acompanhar crescimento do setor industrial (Foto: Thays Estarque/ G1)
Diretamente ligada a este feito está a criação de uma escola técnica municipal, o Centro de Formação Profissional de Igarassu Jurandir Bezerra (Cefopi), e da Agência de Desenvolvimento (AD- Igarassu).
Aproveitando essas oportunidades de qualificação, Douglas Alves, 27 anos, estava feliz por estar de folga neste sábado (26). “Desempregado não tem folga, só quem trabalha tem dia de folga”, disse, aos risos, ele que é encarregado de produção de uma das empresas do polo há seis meses.
Douglas comentou que visualizou os cursos como uma forma de complementar o conhecimento que já tinha em eletrotécnica e conseguir um trabalho melhor. “Na atual situação em que Brasil se encontra, com demissões acontecendo todos os dias, é um privilégio estar em um lugar onde não estamos sentindo isso. Espero que muitas pessoas ainda possam fazer parte dessa história, que é de muita alegria”, comentou.
Igarassu apresenta novos empregos e segue em direção oposta a crise (Foto: Thays Estarque/ G1)'Só quem trabalha tem dia de folga', diz Douglas Alves, encarregado de produção de uma das empresas
do polo (Foto: Thays Estarque/ G1)
A escola técnica vai abrir 1.940 novas vagas de cursos na segunda-feira (28), com apoio do Programa Nacional do Ensino Técnico (Pronatec) e aulas ministradas pelo Senai. São vagas para mecânica e pintura de automóvel, colorista, eletricista industrial, técnico de qualidade, entre outros.
Oportunidades
Qualquer morador do município interessado em se qualificar pode comparecer ao Centro de Formação Profissional de Igarassu Jurandir Bezerra e realizar o cadastro. É necessário apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. De acordo com o secretário de Políticas Sociais e Educação Profissional, Hercílio Victor, as equipes entram em contato assim que novas vagas de cursos são abertas. O Centro é localizado na Avenida Diper, número 240, bairro de Saramandaia, Igarassu. 

sábado, 26 de setembro de 2015

PREFEITURA DE ABREU E LIMA REALIZA DESFILE CÍVICO NESTE DOMINGO

Escolas municipais trazem o tema: Abreu e Lima ama a Natureza
No próximo domingo (27), a Prefeitura de Abreu e Lima, por meio da Secretaria de Educação da cidade, realiza na avenida Duque de Caxias,a partir das 14 horas, mais um desfile cívico estudantil, este ano com o tema : “Abreu e Lima ama a Natureza”

Diversas escolas públicas municipais devem abrilhantar o evento, tendo ainda a participação de outras estaduais e particulares do município. Pelotões do Exercito Militar e da Polícia Rodoviária Federal, também participam da solenidade feita em alusão á Independência do Brasil, festejado no último dia 7. Bandas e fanfarras vindas de outros municípios devem animar ainda mais o evento.
O desfile feito pelos estudantes deverá ser feito na avenida Duque de Caxias, uma das principais avenidas de Abreu e Lima. Participaram do ato cívico, além do prefeito Marcos José, secretários municipais, vereadores e sociedade civil.


Foto: Carlos da Hora
Fonte: Facebook da Prefeitura Municipal de Abreu e Lima

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

TRECHO DA BR-101 NORTE É O SEGUNDO COM MAIS MORTES NO BRASIL


O trecho da BR-101 Norte, que passa pela Região Metropolitana do Recife (RMR) e que é alvo de reclamação dos motoristas há muito tempo, agora é comprovadamente o segundo com mais mortes no Brasil. Do quilômetro 60 ao 70, nas proximidade do bairro da Guabiraba, na Capital, foram registrados, em 2014, 681 acidentes e 13 mortes. Os dados foram levantados por uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e divulgada nesta quarta-feira (23). O estudo mostra, ainda, que Pernambuco ocupa a nona posição na estatística nacional em números de colisões. Esse trecho da rodovia é o 14º em ocorrências automobilísticas graves.
Ao longo dos mais de dois mil quilômetros de estradas federais que cortam Pernambuco, em 2014, foram registrados 7,4 mil acidentes e 425 resultaram em mortes. O relatório “Acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras” teve como base de dados informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo o Ipea, nos últimos dez anos, o Brasil registrou aumento de 50,3% no número de acidentes em rodovias federais. As mortes cresceram 34,5% e a quantidade de feridos, 50%. Mas, nos últimos quatro anos, esses números vêm reduzindo; de 2010 a 2014, as mortes diminuíram aproximadamente 4,5%.
O chefe do Núcleo de Estatística da PRF, Marcos Vinícius Moreira, explica que a redução de mortes é uma tendência, já que há uma intensificação e melhora da fiscalização, com investimentos em tecnologia e capacitação de policiais. “E quando olhamos até o primeiro semestre de 2015 já temos uma redução muito alta, de aproximadamente 15% a 16%, no número de mortes”, disse Moreira. No caso do Recife, a maioria das colisões que resultaram em mortes foi provocada pela péssima condição de preservação da via. De acordo com a PRF, aproximadamente oito mil pessoas morreram e quase 100 mil ficaram feridas em 169 mil casos registrados em 2014 em todo o Brasil.
Além dos traumas causados às vítimas e seus parentes, os 169.163 acidentes que aconteceram nas rodovias federais em 2014 custaram ao país R$ 12,3 bilhões. O Ipea estima ainda que, se somar aos que ocorreram nas estradas estaduais e municipais, o valor pode chegar a R$ 40 bilhões.
Fonte: Folha PE

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Comerciantes denunciam prefeitura por crime ambiental em Paulista

Comerciantes denunciam prefeitura por crime ambiental em Paulista (1)
Comerciantes do Mine Shopping de Jardim Paulista Baixo em Paulista, entraram em contato com o Blog Informe-PE na manhã desta quinta-feira (24/09) para denunciar a prefeitura da cidade por crime ambiental após ordenar o corte radical de árvores na Rua Rio Salgado.

O mesmo informou que as árvores estavam sadias, não comprometiam a fiação elétrica, e não havia indícios de danificação a rua até por que ela não tem nem o calçamento.

Ainda de acordo com os denunciantes, os clientes utilizavam a sombra das árvores no canteiro para estacionar, a poda radical das árvores configura como uma “ação de vandalismo da Prefeitura”. Segundo eles, “muitos moradores estão indignados, até porque, quando se pede à Prefeitura para retirar uma árvore que está derrubando um muro ou sobre uma calçada, são proibidos sob alegação de proteção ao meio ambiente”, disse.

Na Constituição Federal está imposto que “as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados”.

Conforme o decreto federal 6.514/2008, Destruir, inutilizar ou deteriorar um bem protegido por lei prevê multa de R$ 10 mil a R$ 500 mil reais. Em alguns casos a pena é de seis meses a três anos de reclusão.
Fonte: Informe-PE

Resgatada por biólogos do Paulista, tartaruga marinha tem cabeça reconstituída após cirurgia inédita na cidade

A luta pela sobrevivência de uma tartaruga marinha da espécie “Oliva”, resgatada com ferimentos graves na cabeça, na praia de Maria Farinha, mobilizou biólogos da Prefeitura do Paulista. Após receber um chamado, os funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) conseguiram socorrer o animal com segurança e leva-lo a uma clínica especializada no bairro do Janga. No local, o veterinário Jadson Queiroz realizou uma intervenção cirúrgica que possibilitou a reconstituição da cabeça do animal, que agora está em fase de recuperação na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).


A expectativa é de que nesta sexta-feira (25.09) a tartaruga seja submetida a uma nova avaliação, e dependendo da situação, poderá fazer outra cirurgia. O animal continua sendo acompanhado por profissionais da prefeitura. Essa foi a primeira vez que um bicho desse porte passou por uma cirurgia de reconstituição na cidade.

Os funcionários do município envolvidos no resgate da tartaruga acreditam que o ferimento na cabeça do animal pode ter sido provocado por uma moto aquática (Jet-ski). Essa constatação faz parte das experiências adquiridas com o trabalho de monitoramento da orla, através do Programa Praia Viva. Essa iniciativa conta com o apoio da ONG EcoAssociados. 

Ele teve início no final do ano passado, tendo registrado a ocorrência de mais de 12 ninhos de tartarugas da espécie “Pente” no litoral, principalmente, nas praias de Enseadinha e Pontal de Maria Farinha, totalizando o nascimento de mais de mil filhotes.

“O Programa Praia Viva tem uma importância de grande relevância para a preservação das tartarugas marinhas no Estado de Pernambuco. Atualmente, apenas Porto de Galinhas possui uma base de monitoramento da EcoAssociados, que realiza esse trabalho no Estado, com condições de resgatar os animais feridos e submetê-los a reabilitação” comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Leslie Tavares.

A tartaruga Oliva é uma espécie carnívora e alimenta-se de peixes, moluscos, crustáceos, águas-vivas, ovos de peixe e eventualmente algas. Seu habitat natural é principalmente nas águas rasas, mas também aparecem em mar aberto. A área de desova está localizada entre o litoral sul do estado de Alagoas e o litoral norte da Bahia com maior densidade de desovas no estado de Sergipe. Segundo o Projeto Tamar, existem cerca de 800 mil fêmeas em idade reprodutiva.

NOVIDADE NO LITORAL - De acordo com o diretor de Unidades de Conservação e Biodiversidade da SEMMA, Murilo Chagas, a espécie encontrada em Maria Farinha ainda não tinha sido localizada no município. “E por ser uma espécie ameaçada de extinção e pouco encontrada no litoral pernambucano, as ações do Programa Praia Viva torna-se uma importante ferramenta de educação ambiental para informar e sensibilizar a população para a preservação das praias e do manejo das embarcações”, destaca.
Fonte: Blog Paulista em 1º lugar

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A farra do combustível promovida pela Câmara de Olinda sem carros

Câmara municipal de Olinda
Pela fachada não cabe cinco carros estacionados, a não ser que construíram garagem subterrânea
A população de Olinda, aliás, o Brasil inteiro, com certeza conhece ou pelo menos ouvir falar ou já assistiram nas tevês as cenas de maus tratos aos bois catarinenses. Essa barbárie acontece todos os anos em Santa Catarina, na época da Páscoa, mesmo sendo proibida por lei. A farra-do-boi uma pândega grotesca e desumana é realizada por um grupo bastante reduzido de indivíduos, mas com a cumplicidade silenciosa da maioria do povo. A farra-do-boi tem sido justificada com o argumento de que representa a preservação das tradições, só que nem tudo o que se apregoa como tradição tem valor moral. As pessoas não conseguem enxergar que maltratar, ferir, explorar e matar animais seja uma atitude/gesto deplorável. Quando o boi é morto, depois de várias torturas, à carne é dividida entre os participantes e costuma acabar num suculento churrasco.

Esse essa introdução é necessária para abrimos a mente da população de Olinda, pois passa a ideia, por ter ganhado a menção de “cidade dormitório”, não querer saber de nada do que acontece na sua cidade, enquanto dorme. A Câmara Municipal de Olinda apesar de não ter/possuir sob sua responsabilidade a guarda ou ter incorporado nesses últimos anos ao seu patrimônio, ninguém sabe, ninguém viu, nenhum carro automotivo, se tivesse comprado automóveis para os seus pares seria uma apoteose, todo mundo saberia, mas promove, com certeza, há muito tempo, nas barbas dos eleitores olindenses um espetaculoso regabofe, ou seja, a farra do combustível com o nosso dinheiro. E diferente da farra-do-boi o povo não participa.

No ano passado em 2014, a patuscada com a gastança, registrada no site da Câmara, é só clicar no Portal da Transparência e verificar na janela Despesas por Fornecedor, de janeiro a dezembro, R$ 394.172,00. Agora neste primeiro semestre de 2015, contabilizado de janeiro a junho, um gasto de R$ 484.272,00 e através do Contrato 011/2015, com data de 17/7/2015, (anexo) para mais doze meses, um dispêndio de R$ 557.387,22 totalizando o valor de R$ 1.041.659,22, o que daria em média, por semana, a bagatela de R$ 80,00 para os nobres 17 vereadores abastecer os seus luxuosos carros particulares. Por mês a conta bate em torno de R$ 320,00 e, por ano, no somatório geral, algo no valor de R$ 3.500,00/ano para cada representante do povo, e o que chama atenção é que as compras são feitas sempre no mesmo fornecedor, Posto Arruda Beltrão Ltda, nome fantasia, Posto Dislup, subtende-se que o destilado de petróleo deve ser mais em conta, diga-se, mais barato nesse provedor. É ou não é a farra do combustível à custa do contribuinte olindense, que pelo visto dorme a sono solto e não acorda pra Jesus.

Por Manoel Fernandes Larre

REUNIÃO SOBRE ADOÇÃO

GAAP - Grupo de Apoio à Adoção do Paulista.
Promove encontro aberto ao público.
Facilitadores: Laudiceia Lira, educadora e conselheira tutelar do Paulista.
Antônio Tavares de Menezes Filho (Toinho do Rackel), psicólogo e conselheiro tutelar do Paulista.
Sábado (26.09), às 16h, na Escola Firmino da Veiga.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Corrida em Itamaracá exige coleta do lixo e selfies em pontos turísticos

Corrida em Itamaracá exige coleta do lixo e selfies em pontos turísticos
Correr ou recolher lixo? Para o grupo que se reuniu em Itamaracá no último domingo (20/09), as duas coisas. Pouco mais de cem pessoas se dividiram em grupos que precisavam completar um percurso de 10 km enquanto catavam dejetos deixados nos principais pontos históricos da ilha. É a 3ª Corrida de Aventura – Desafio na Ilha, em Itamaracá, que fica na Região Metropolitana do Recife e vem enfrentando problemas com o lixo.

O ponto de partida foi Vila Velha. Os participantes saíram grupos de cinco ou seis pessoas, um a cada minuto. No percurso, estrada de barro, areia fofa e pesada da praia, lama. O tempo médio foi de 1h30 para completar o desafio.

O visual valia como recompensa. No caminho da corrida, os participantes passaram pelos principais pontos turísticos de Itamaracá, como as ruínas da Ponte dos Holandeses, erguida para que os europeus transportassem material para erguer o Forte Orange, outro ponto conhecido do local. Fazer uma selfie em cada paisagem era parte da prova.

Em meio ao matagal, ruínas da casa do padre Pedro de Souza Tenório, que morreu em praça pública, como mártir, na Revolução Pernambucana de 1817.

No trecho mais difícil, os corredores tiveram que atravessar o mangue, berçário natural de diversas espécies marinhas, com a maré baixando e nível da água bem alto. E o pior: bastante lixo trazido pela maré. Os atletas recolheram tudo o que podiam e foi preciso ainda fotografar o lixo.

Todos saíram da competição se sentindo vencedores – apesar de muito peso nas costas, o que importava era a consciência mais leve por tentar reverter os danos que o homem causa ao meio ambiente.
Corrida em Itamaracá exige coleta do lixo e selfies em pontos turísticos 2Fonte: G1-PE

ABREU E LIMA SEDIA I SEMINÁRIO DE ARQUEOLOGIA E PATRIMÔNIO CULTURAL

A Universidade Federal de Pernambuco realiza através do Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH, nos dias 25 de setembro em Abreu e Lima, mais uma etapa do I seminário de Arqueologia e Patrimônio Cultural em Pernambuco. O evento será realizado no auditório da escola municipal José Francisco Barros, Centro do município.
Entre as atividades do Seminário, estão previstas visita técnica e escavações arqueológicas no Engenho Jaguaribe e mesa redonda para discussão de eixos temáticos, como: Paisagens Construídas, Tecnologias, Produção e Consumo, Políticas e Estratégias de Preservação e Conservação e Arqueologia E Patrimônio Cultural de Pernambuco.
Datas:
25 de setembro
Das 8h às 18h30 horas, no auditório da escola municipal José Francisco Barros.

Programação:
Visita Técnica ao Engenho Jaguaribe (Escavação Arqueológica)
Hora: 13h30 – 14h30
15 Horas

Abertura
Marcos José da Silva – Prefeito
Wellington Tiago – Secretário de Turismo e Cultura
Maria Christina de Medeiros Nunes – Pró-Reitora de Extensão e Cultura (Proexc)

15h20 – Mesa Redonda
Coordenador – Dr. Marcus Joaquim Maciel de Carvalho
Departamento de História – UFPE
Debatedores:
Dr Fernando Guerra
Departamento de História – UFPE
Participantes –

Os Engenhos coloniais no Litoral Norte de Pernambuco: O Engenho Jaguaribe – Primeiros resultados da pesquisa arqueológica – Dra Cláudia Alves de Oliveira
Departamento de Arqueologia - UFPE – Dr Pedro Jiménez Lara
Instituto de Investigaciones – Histórico- Sociales, Universidad Veracruzana (México)

16h – Transporte Aquaviário na Sesmaria Jaguaribe nos séculos XVI e XVII
Dr. Carlos Rios – Departamento de Arqueologia da UFPE
Ms Hamilton Marcelo Morais Lins Junior

16h30 – Proposta para Conservação dos Sítios Arqueológicos da Sesmaria Jaguaribe
Dra Neuvania Ghetti
Departamento de Arqueologia – UFPE
Maria Aparecida Oliveira
Pós Graduação em Arqueologia – UFPE

17h – Debate
18h30 - Encerramento



Fonte: Facebook da Prefeitura Municipal de Abreu e Lima

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Prefeitos do Litoral Norte solicitam ao Governo reforço no policiamento ostensivo

litoralnorte
Os prefeitos do Litoral Norte estão preocupados com o aumento do índice de violência na  área. Na manhã desta quinta-feira (17),  Junior Matuto (Paulista), Pastor Marcos José (Abreu e Lima), Mário Ricardo (Igarassu), Joamir Oliveira (Araçoiaba), Cal Volia (Itapissuma) e Paulo Batista (Itamaracá) foram recebidos pelo secretário da Casa Civil, Antônio Figueira, no Palácio do Campo das Princesas, para solicitar o reforço no efetivo policial em toda a região.
“Sempre tivemos o Governo do Estado como grande parceiro e tenho certeza que o governador será sensível à nossa solicitação, para melhorar a segurança de todo o Litoral Norte”, afirmou Junior Matuto.
Nos últimos quatro anos, houve um grande número de aposentadorias de militares, cerca de 154, número superior aos 106 previstos para se apresentar em janeiro de 2016. Para garantir que não haja um déficit no efetivo, os prefeitos se articularam para fazer a solicitação de acréscimo no efetivo de forma integrada.
Fonte: Blog de Jamildo

PROJETO ‘INFINITA PRIMAVERA’ ACONTECE ATÉ FINAL DE OUTUBRO

MASPE
Na última sexta-feira (18), foi aberta no Palácio dos Governadores (sede da Prefeitura de Olinda), a quinta edição do projeto Infinita Primavera, que traz para cidade diversas atividades, como recitais poéticos, lançamento de livro, exposição coletiva de artes visuais, entre outras manifestações culturais. 
As atividades estão incluídas na programação da 9ª Primavera dos Museus, evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro dos Museus/Minc (Ibram). As ações seguem até o dia 30 de outubro, no Museu Regional de Olinda (Mureo), na Rua do Amparo; e no Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), no Alto da Sé.
Confira a programação:
Dia 26
19h
Local: Atelier Mutirão de Cultura
Encontro Poético Musical
Apresentação dos músicos: Naldinho Freire (AL), Milton Dornellas (PB) e Júlio Morais (PE), Banda Tampa de Cruchi (PE), e músicos do Estúdio Vinil (PE).
Dia 29
10h e 14h
Local: Atelier Mutirão de Cultura
Cine Jardim e Visita Dialogada
Exibição de filmes indígenas de curta-metragem, para alunos das Escolas Estaduais: Guedes Alcoforado (Olinda) e Eraldo Gueiros Leite (Paulista).
Até o dia 30
Exposição de poesia “Nossos Escritores”
Poesias de Lau Siqueira
Recital poético musical
Projeto C.I.S.M.A – DJ Sandro Felix e MC Alex
Edgar Diniz – Poetas do projeto Natora
Performance com atriz Suzy Lopes – Paraíba
Museu Regional de Olinda (Mureo) – Rua do Amparo, 128 – Amparo – Sítio Histórico
Até 30 de outubro 
Exposição Coletiva – Homenagem ao mestre aquarelista Leonardo Filho
Artistas participantes: Pedro Dias, Ede Alves, Simone Simonek, Ivone Mendes, Dri Carmo, Onildo Moreno, Biam Dhifá, Sérgio Birukoff e Kate Queiroz + poesia de Leonardo Luna.
A comunidade vai ao museu – Mureo – Visita Dialogada
Alunos de Escola Estadual Guedes Alcoforado.
Dia 23, às 10h
Museu de Arte Sacra de Olinda (Maspe) – Alto da Sé
Cine Jardim vai ao museu
Dias 22, 26 e 27 de setembro, das 10h às 17h – aberto ao público
Dia 23, às 10h – Aberto para visita de alunos de escolas públicas
Bate-Papo, Bem-Te-Vi, no Museu
Manifestações religiosas na pré-história brasileira e cultura indígena
Mediação: Ede Alves, Simone Simonek, Iron Mendes Jr. e Carlos Fernando
Dias 22 e 23, das 14h às 17h
Oficina de Grafitti/Grafismo indígena
Alunos da Escola Estadual Guedes Alcoforado
Facilitadores: Maíra Layme e Sandro Felix
Dia 25, das 10h às 17h
Ação Educativa
A comunidade vai ao museu – Do Cordel ao Hip-Hop
Dia 24/09, às 10 h