Em apenas duas horas (das 8h às 10h), dez voluntários conseguiram recolher 250 quilos de lixo de um trecho de aproximadamente mil metros, da praia dos Milagres, em Olinda. O local não é “visitado” pelos garis da Prefeitura de Olinda desde dezembro de 2014, e a limpeza daquele trecho da orla é feita pelos próprios moradores e banhistas, que não conseguem conviver e circular entre o lixo. Omutirão de limpeza realizado na manhã desta sexta-feira (07), foi organizado por uma dupla de mulheres: a moradora dos Milagres (Varadouro), Taís Fonseca, e a educadora social Andréa Luna, que fizeram a mobilização para a “Sexta do Milagre da Limpeza” através da o Facebook.
Até esta tarde, o lixo ainda estava no calçadão e ninguém sabia informar se a Secretaria de Serviços Públicos, responsável pela execução dos serviços de limpeza urbana, coleta, transporte, tratamento e destino final dos resíduos sólidos em toda Olinda, iria recolher o material retirado da praia. O trecho que foi limpo compreende apenas a baía em frente à praça e Igreja de Nossa Senhora dos Milagres, bastante frequentada pelos banhistas.
Sexta-feira tem mais – Apesar do pequeno número de voluntários, Taís Fonseca e Andréa Luna consideram o resultado do mutirão bastante positivo e lançaram a ideia de continuar fazendo a limpeza do trecho, semanalmente. “Paralelo a isso, a gente vai continuar cobrando (por mail) containers, garis para limpeza da praia e caminhões para a coleta do lixo”, ressalta Andréa. Para a realização do trabalho o grupo comprou sacos plásticos e luvas.
“É um trabalho voluntário, não contamos com nenhum apoio logístico ou financeiro para campanha. As organizadoras irão levar algumas sacolinhas plásticas, mas pedem para as pessoas também levarem sacolas e luvas.
Fonte: Blog Olinda Hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.