Na tarde da última quarta-feira (12/08), o Sinpol-PE (Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco), após ato em Caruaru, visitou a delegacia de Abreu e Lima para constatar o verdadeiro abandono que se encontra a unidade policial. Em apoio ao Comissário Ivan Amaral, que se acidentou ao ser alvo de uma marginal, o Sindicato verificou diversas irregularidades no local.

Quando realizava o atendimento de uma mulher que chegou à delegacia pedindo socorro por ter sido assaltada, o Comissário foi surpreendido pelo bandido que efetivou quatro tiros em direção onde estava acontecendo o atendimento. Ivan, ao reagiu à ação do bandido e correndo em sua direção, escorregou na escada molhada em frente da delegacia e acabou fraturando o joelho. Na ocorrência, a mulher e o Comissário não se feriram pelos disparos.

O Sinpol constatou que a estrutura da delegacia é bastante precária. Funcionando em um antigo prédio de uma padaria, o local está em completo abandono. Totalmente fora do padrão e das necessidades estruturais que são exigidas para o serviço policial, a delegacia se encontra em condições desumanas e degradantes que, infelizmente, são o padrão e regra nas unidades da polícia judiciária em todo o Estado.

Visivelmente as irregularidades são percebidas. São porta de esteira, mofo e sujeira em paredes, extintores vencidos, veículos acumulados dentro da delegacia, muita poeira, fiação exposta, investigações paradas por falta de efetivo e outras irregularidades que foram registradas pelo Sindicato.

A Polícia Civil de Pernambuco é o retrato do abandono da segurança pública. Não dá para o povo acreditar numa instituição assim. Porém, do outro lado, água de coco, achocolatados e bacalhau não faltam no Palácio do Governo de Pernambuco. Uma vergonha para nosso Estado.

Fonte: SINPOL