Foto: Reprodução/ WhatsApp |
Saiba mais...
PF apura despejo de esgoto em seis rios, na Bacia do Pina e em duas praias de NoronhaPF cumpre mandados de busca e apreensão e condução coercitiva na CompesaPF investiga crime ambiental em estações de tratamento e escritórios da CompesaPescadores do Paulista protestam contra CompesaPescadores do Paulista protestam contra despejos jogados no marA Compesa está sendo investigada pela Polícia Federal (PF)por suspeita de despejar esgoto sem tratamento ou tratado de forma insuficiente em rios e praias. A prática estaria acontecendo há pelo menos 12 anos. Apuração iniciada pela PF no ano passado coletou indícios de que a concessionária estaria ferindo regras estabelecidas em legislação pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH).
Na semana passada, nove mandados de busca e apreensão para coletar documentos e oito mandados de condução coercitiva, expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal, foram cumpridos. A primeira etapa da operação coletou amostras dos esgotos nas estações de Peixinhos (Olinda), Cabanga (Recife), Janga (Paulista) e Rio Formoso. Também foi coletada amostra nas praias do Cachorro e do Boldró, em Fernando de Noronha.
Os resultados das análise deverão sair em menos de um mês. Técnicos e gerentes da Compesa foram ouvidos. A operação se baseia em ação civil pública proposta pela Procuradoria Regional Federal da 5ª Região, em 2011, e ainda em curso na Justiça Federal, contendo supostas irregularidades cometidas a partir de 2003. A ação cita poluição por esgoto bruto nos rios São Francisco, Beberibe, Ipojuca, Jiquiá Timbó e São Domingos, além da Bacia do Pina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.