METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Tartaruga de grande porte é resgatada em Olinda

Animal, de mais de 150 quilos, passou por exames e será encaminhado para o litoral Sul do Estado.
O animal passou por exames de sangue e raio-x / Foto: Sérgio Bernardo/ JC Imagem
O animal passou por exames de sangue e raio-x
Foto: Sérgio Bernardo/ JC Imagem
Editoria de Cidades

Uma tartaruga da espécie Caretta caretta, conhecida popularmente como "Cabeçuda" ou "Mestiça", foi resgatada na praia de Casa Caiada, em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR) na tarde desta quarta-feira (13). O animal foi levado para uma clínica em Casa Forte, Zona Norte do Recife, e segue ainda hoje para Porto de Galinhas, no litoral Sul, onde ficará sob os cuidados da ONG Eco Associados.


"Populares encontraram a tartaruga pela manhã e nos procuraram. O resgate foi complicado, já que o animal pesa entre 150 e 200 quilos", explica a bióloga da ONG Elisângela Guimarães. Segundo ela, trata-se de um macho adulto, com pelo menos 30 anos de vida. "É muito difícil o macho vir até a praia. Se foi parar lá é porque estava muito debilitado", argumentou a especialista. Além de uma ferida na cabeça, provavelmente causada por alguma embarcação, o animal está com uma das nadadeiras machucadas.
O resgate foi realizado com a ajuda de voluntários. Um deles é o empresário Renato Maciel, 51 anos, que soube do caso através do noticiário. "Tenho um carro que suporta peso, que uso para entregas da minha empresa. Prontamente, ofereci para transportar a tartaruga. Eu adoro animais. Há três meses, resgatei um jabuti e levei até a CPRH. Senti que tinha que ajudar. Às vezes, falta gentileza nas pessoas."


CUIDADOS
A tartaruga passou por exames de raio-x e sangue na tarde desta quarta-feira e será encaminhada à sede da ONG, em Porto de Galinhas, onde será tratada e, posteriormente, devolvida à natureza.
De acordo com a bióloga, a Caretta caretta é a terceira maior espécie entre as cinco presentes no Brasil. O Projeto Tamar classifica a espécie como ameaçada de extinção no território brasileiro, onde 8,2 mil ninhos são colocados por temporada.

Fonte: Jornal do Comercio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.