Por TV Jornal
EBC
Após denúncia de um falso emprego na Agência de Trabalho, é importante reforçar o alerta para esses tipos de anúncios. De acordo com a diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Izelita Soares, em época de crise muitas pessoas se aproveitam para aplicar golpes.
Atualmente, o Brasil tem 14 milhões de desempregados e a maioria tem buscado emprego em qualquer setor. Porém, quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho deve ficar atento às vagas de trabalho vantajosas demais e que não tenham o telefone de contato para outros esclarecimentos.
"Toda empresa tem um telefone comercial. É importante pelo menos checar isso. A prática de acompanhar um desconhecido até o local de trabalho não deve ser feito - como o caso da jovem, que foi encontrar com o suspeito e entrou no carro dele", pontuou Izelita Soares.
Para a diretora de relacionamentos em RH, golpes e fraudes em quem está desempregado são mais comuns do que se imagina. "Para se proteger, a orientação é não colocar dados muito pessoais como CPF, RG, PIS, Conta Corrente... e até o endereço deve ser resumido, sem especificar apartamento, andar, etc...", comentou.
Como se prevenir
- Checar a vaga com a empresa
- Ligar antes e desconfiar se o local de trabalho não fornecer telefone de contato
- Procurar referência sobre a empresa
- Não colocar dados muito pessoais no currículo (CPF, RG, PIS, Conta Corrente)
- Não deixar o endereço muito detalhado (colocar apenas o nome da rua e o bairro é uma opção)
Fonte: TV Jornal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.