METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

quinta-feira, 31 de março de 2016

TRICENTENÁRIO SUSPENDE REALIZAÇÃO DE CIRURGIAS

HTApós reunião com a direção do Hospital do Tricentenário (HTRI), em Olinda, os médicos cirurgiões e anestesistas da unidade decidiram cruzar os braços e suspender todos os procedimentos cirúrgicos da unidade hospitalar. O motivo da suspensão do serviço é o cancelamento do repasse municipal, no valor de R$ 30 mil de incentivo para a realização das cirurgias.

Com os valores defasados, fica inviável manter os atendimentos cirúrgicos e ambulatoriais, comprometendo cerca de 70 cirurgias e 300 consultas, ofertadas até este mês de março. O Hospital do Tricentenário é a única unidade de saúde de Olinda a oferecer, gratuitamente, cirurgias para a população.
Fonte: Blog Olinda Hoje



quarta-feira, 30 de março de 2016

Presos por tráfico de drogas durante operação Jardim Pacífico

Presos por tráfico de drogas durante operação Jardim Pacífico
Os detalhes da operação Jardim Pacífico foram apresentados na manhã desta terça-feira (29). Nove pessoas foram presas durante a ação deflagrada na quarta-feira (23), no bairro de Jardim Atlântico, Olinda, no Grande Recife suspeitas de associação para o tráfico de drogas e roubo.

As investigações iniciadas em maio de 2015, pela delegada Euricélia Nogueira, titular da Delegacia do Varadouro, tinha o objetivo de identificar e prender pessoas envolvidas no esquema de tráfico de drogas, associação para o tráfico e roubo com atuação no Bairro de Jardim Atlântico e adjacências de Olinda, no Grande Recife.

Foram presos em 3 de março, os universitários Lúcio Soares Siqueira Vasconcelos, o Playboy, e Aelço Fernandes da Silva Filho, o “Elcinho”, Paulo Miguel da Silva Júnior, conhecido como “Preto”. Este foi detido com 1 kg de maconha logo após ter repassado a droga para Lúcio e Elcinho.

Na quarta (23), foram presos George da Silveira Marinho Pontes, conhecido como o “Cazuza”, ele traficava drogas junto com Lúcio, Carioca e Preto. O ex-presidiário Almir Borges da Silva Júnior, o “Carioca”, preso por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Ele fornecia drogas na cidade de Olinda. Sandro Juarez Brasil Ramos, além de traficar drogas, praticava roubos de veículos e estelionato contra empresas de cartões de crédito. Ruam Oliveira da Silva comparsa de Guilherme, juntos realizam roubo de veículos. Ruam já foi apreendido quando era menor. E, Flávio Martins dos Santos Júnior, o “Teco-teco”, foi preso no dia 17 de março com um veículo roubado. O assalto foi praticado juntamente com Ruam no dia 16 de março.

Foram apreendidos uma balança de precisão, cinco aparelhos celulares, 1,9 kg de maconha, um veículo Polo preto e uma moto Bros preta. Todos foram encaminhados ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima.
Fonte: Informe-PE

terça-feira, 29 de março de 2016

PE registra 5.587 novas notificações de arboviroses em uma semana

São 3.586 novas suspeitas de dengue, 1.678 de chikungunya e 323 da zika.
Boletim da Secretaria Estadual de Saúde foi divulgado nesta terça (29).

Do G1 PE
Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, vírus da zika e febre chikungunya (Foto: Junior Silgueiro/Gcom-MT)Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, vírus da zika e febre chikungunya (Foto: Junior Silgueiro/Gcom-MT)
Pernambuco apresenta 5.587 novos casos suspeitos de arboviroses em apenas uma semana. Desse total de notificações, 3.586 são de dengue, 1.678 de chikungunya e 323 do vírus da zika. Os dados correspondem ao período de 3 de janeiro e 26 de março deste ano e integram o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira (29).

Neste ano, o estado notificou 45.117 casos da dengue em 183 cidades e no distrito de Fernando de Noronha, com a confirmação de 6.448 deles. Isso representa um aumento de 48,17% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 30.450, dos quais 15.475 foram confirmados. O último boletim da secretaria, divulgado no dia 22 de março, registrou que 41.531 casos da doença estavam sendo investigados e 5.844 pacientes tiveram diagnóstico confirmado da doença.
Com relação às notificações de chikungunya, Pernambuco conta com 13.947 casos suspeitos, dos quais 303 foram confirmados e 414 descartados. No boletim anterior divulgado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, foram 12.269 notificações, com 288 confirmações. Já no ano passado, o total de notificações de casos suspeitos de chikungunya foi de 2.605, sendo 450 confirmados e 589 descartados.

Também foram notificados, em 132 municípios do estado, 7.166 casos suspeitos do vírus da zika. Desses, 16 foram confirmados e 125 descartados. No último boletim da secretaria, foram 6.843 notificações e 4 confirmações. No ano passado, foram confirmados 46 casos de zika em 20 municípios (Bom Jardim, Camaragibe, Caruaru, Flores, Goiana, Glória de Goitá, Frei Miguelinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Lagoa do Carro, Manari, Olinda, Paudalho, Paulista, Petrolândia, Recife, São José do Egito, Serra Talhada, Surubim e Vertentes).

Das 133 notificações de óbitos suspeitos pelas arboviroses, duas foram confirmadas por chikungunya neste ano, ambas no Recife. Uma mulher de 54 anos, moradora do bairro de Água Fria, na Zona Norte da capital pernambucana, faleceu devido à doença no dia 30 de janeiro; e uma idosa de 88 anos que estava internada em um hospital particular do Recife, morreu em 21 de fevereiro. A secretaria também confirmou um óbito por dengue, no município de Caruaru, no Agreste. Quatro óbitos foram descartados para as arboviroses e os demais estão em investigação. Em 2015, foram 15 mortes suspeitas e três confirmadas por dengue.
Fonte: G1

ESCOLA NA VILA POPULAR INCENTIVA A CULTURA DE PAZ NA COMUNIDADE

Na tarde desta terça-feira (29), às 14h, a Escola Municipal Ageu Magalhães, na Vila Popular, em Olinda, lança o projeto “Protagonismo Infanto-Juvenil: por uma Cultura de Paz na Escola”. O projeto oferece atividades socioeducativas aos estudantes e à comunidade escolar, com o objetivo de promover a cidadania e a cultura de paz. A ação acontecerá na sede da escola, localizada na Rua Governador Agamenon Magalhães, 758.
A primeira etapa do projeto terá a duração de três meses e contará com diversas atividades, como palestras, reciclagem de lixo, criação de hortas nas dependências da escola, oficinas de higiene e profilaxia, competições esportivas, curso de grafitagem, aulas de informática e atividades externas, como visitação à Academia da Polícia Militar do Paudalho e à Reserva do Passarinho, em Olinda.
 O projeto conta com diversas parcerias: secretarias municipais de Saúde e de Meio Ambiente, Governo de Pernambuco, por meio das secretarias estaduais de Defesa Social e Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod), a ONG Oásis da Liberdade e a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).
Fonte: Blog Olinda Hoje

Eleitor que não realizar biometria terá até 4 de maio para regularizar título

28/03/2016 11h56 - Atualizado em 28/03/2016 15h55

Eleitor que não realizar biometria terá até 4 de maio para regularizar título

Fim do prazo para recadastramento biométrico acaba no dia 31 de março.
População terá até o início de maio para reativar o título para poder votar.

Do G1 PE
Eleitores se aglomeram em Bairro Novo para cadastramento biométrico (Foto: Marcos Correia/TV Globo)Eleitores se aglomeram em Bairro Novo para recadastramento biométrico (Foto: Marcos Correia/TV Globo)
O prazo para o recadastramento biométrico se encerra oficialmente no próximo dia 31. Eleitores que não realizarem o procedimento até esta data terão os títulos cancelados. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alerta, no entanto, que a população terá até o dia 4 de maio para reativar o título e regularizar a situação. A ideia do TRE é tranquilizar a população e evitar que haja uma corrida desenfreada nos últimos três dias antes do prazo oficial.
Mesmo assim, quem deixou para resolver o problema de última hora e evitar o cancelamento do título está encarando longas filas em cartórios eleitorais do TRE-PE espalhados pelo Grande Recife. Na manhã desta segunda-feira (28), dezenas de pessoas se aglomeraram nos postos de Bairro Novo, em Olinda, e do Forte das Cinco Pontas, no Centro do Recife.
Eleitores que não realizaram o agendamento prévio ou que não conseguiram efetivá-lo no site do tribunal tiveram dificuldade para conseguir atendimento . “Eu vim para trocar o título do meu esposo. Não tem condição de entrar. Eles anunciam uma coisa e quando a gente chega é outra. Disseram para quem não fez agendamento aguardar a fila diminuir para agendar também. A fila está enorme”, afirmou a dona de casa Adeilda Ferreira Cunha.
Adeilda Ferreira Cunha, dona de casa, aguarda na fila para realizar biometria no Recife (Foto: Antônio Coelho/TV Globo)Adeilda Ferreira aguarda na fila para realizar
biometria (Foto: Antônio Coelho/TV Globo)
Por volta das 10h, os portões do cartório eleitoral do Forte das Cinco Pontas precisaram ser fechados. Apenas os eleitores com agendamento prévio estavam sendo atendidos. Em janeiro, em Pernambuco, 36 cidades precisavam implementar o sistema biométrico para as eleições de 2016. E 27 estavam em alerta devido ao baixo número de eleitores que já tinham realizado o cadastramento das digitais. O TRE-PE realizou várias ações e o número de cidades diminuiu para 22, em março.
Muita gente ainda não fez o recadastramento biométrico. Para evitar que tumultos sejam registrados, os eleitores terão todo o mês de abril para regularizar a situação dos títulos que forem cancelados após o término do prazo oficial. "Quem tiver seu título cancelado vai ter mais uma chance para regularizar a situação durante todo o mês de abril. Vamos evitar tumultos e fazer tudo com harmonia", tranquiliza o presidente do TRE-PE, desembargador Antônio Carlos Alves da Silva.
A Justiça Eleitoral quer implantar, até 2020, o sistema biométrico no processo eleitoral brasileiro para garantir a segurança. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.
O TRE-PE alerta os moradores das cidades de Olinda, Amaraji, Bezerros, Bom Jardim, Bonito, Brejão, Camocim de São Félix, Glória de Goitá, Jatobá, Jucati, Jupi, Lajedo, Limoeiro, Nazaré da Mata, Paranatama, Passira, Paulista, Petrolina, Santa Cruz, Santa Maria do Cambucá, Tacaratu e Vitória de Santo Antão que se dirijam aos cartórios para realizar o procedimento.
"O atendimento na semana final do recadastramento biométrico será prioritariamente por agendamento, com encaixes apenas dentro da margem de possibilidade de cada posto. Mas os eleitores que deixarem para o final do prazo não precisam ficar desesperados, pois os postos de atendimento vão continuar durante todo o mês de abril normalmente para regularizar a situação", reforça o presidente da Comissão de Biometria (Coimb) do TRE-PE, Eduardo Lucas.
Cartório eleitoral do Forte das Cinco Pontas foi fechado devido ao grande número de eleitores para fazer a biometria (Foto: Antônio Coelho/TV Globo)Portões do cartório eleitoral do Forte das Cinco Pontas foram fechados e apenas eleitores que realizaram o agendamento prévio estavam sendo atendidos (Foto: Antônio Coelho/TV Globo)
O TRE-PE conta com locais de coleta biométrica distribuídos pelos municípios em que há eleitores ainda não cadastrados. "O ideal é priorizar o agendamento através do site www.tre-pe.jus.br para evitar longas filas e tumultos", explica Eduardo Lucas. Para os eleitores que tirarão a primeira via do título de eleitor, o prazo vai até o dia 4 de maio.
Para realizar o recadastramento, o eleitor precisa levar um documento que comprove a residência no município em que será feita a coleta biométrica. Quem não realizar o recadastramento a tempo poderá ter restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, deixar de fazer matrículas em instituições de ensino, obter passaporte e assumir cargos públicos. O agendamento para o recadastramento biométrico pode ser feito no:
www.tre-pe.jus.br/eleitor/recadastramento-biometrico.
Fonte: G1

segunda-feira, 28 de março de 2016

ONDA DE ASSALTOS EM CAETÉS 1 E 2 (ABREU E LIMA)

Moradores e comerciantes dos bairros de Caetés 1 e 2, em Abreu e Lima andam apavorados com a onda de assaltos nas duas comunidades. Segundo relatos de moradores os bandidos abordam as pessoas de motos ou de bicicletas, todos os dias ocorrem assaltos. 
O comercio também vem sendo bastante prejudicado, vários estabelecimentos já sofreram com a ação dos bandidos. O policiamento não é suficiente para dar conta da quantidade de bandidos atuando nos bairros. Inúmeros apelos já foram feitos ao 17º Batalhão da Policia Militar, e muitos registros de ocorrências na Delegacia do município. Fernando Melo - Cidadão Repórter.

domingo, 27 de março de 2016

ESTUDANTES ASSALTADOS NO CAMINHO DA ESCOLA EM IGARASSU.


As reclamações não param, assim como as notificações de registro na policia, de alunos da Escola Estadual João Pessoa Guerra assaltados nas proximidades da BR 101. No período da noite inúmeros estudantes tiveram celulares roubados, e agora os bandidos andam muito ousados, no inicio da manhã jovens estão sendo abordados.
Segundo relatos dos alunos os meliantes aparecem de moto ou de bicicleta, apontam a arma e perdem que repasse o celular. A insegurança impõe o medo nos estudantes no caminho para a escola. Pedimos aos jovens que continuem fazendo registro pelo 190, até que as autoridades policiais acordem. Igarassu Notícias: Fernando Melo.

sábado, 26 de março de 2016

MORADORES RECLAMAM DA BURAQUEIRA NA ESTRADA DA MIRUEIRA

mirueira
Edvan Ratis – Amigos do Bairro
Moradores da Mirueira e Santa casa, em Olinda, reclamam das péssimas condições em que se encontra a Estrada da Mirueira (em frente ao Hospital Geral da Santa Casa) próximo ao terminal da linha TI Xambá/Santa Casa. Ônibus, kombis que fazem o transporte alternativo, carros de passeio e motocicletas praticamente são engolidos pelos enormes buracos que existem na via local – área limítrofe entre os municípios de Olinda e Paulista.
miruA população reclama da situação, pois as crateras naquela via e as péssimas condições de tráfego não são novidades para as prefeituras de Olinda e de Paulista, que não se executam as intervenções necessárias. É visível os transtornos causados para os condutores, pedestres, médicos, técnicos de enfermagem, funcionários e pacientes do hospital.
Percorrendo toda a Estrada da Mirueira, de ônibus, percebe-se a existência de inúmeros buracos e, chegando até o trecho que é chamado pelos populares como o “ponto da mangueira” aí é que vemos muito mais buracos. Quem faz esse percurso não deixa de reclamar da desagradável a viagem, com os coletivos se sacudindo todo por conta das crateras. 
Conversando com os moradores e alguns comerciantes do local, percebe-se a indignação. Eles reclamam “da falta de atenção do poder público dos dois municípios” e relatam que “a coisa fica feia quando chega o período das chuvas”.
miru2Mas esse problema é antigo e crônico. Sempre foi assim esse descaso das prefeituras de Olinda e Paulista. Essa é uma área limítrofe e parece não ter importância para os gestores dos dois municípios.
Agora a comunidade apela para a sensibilidade do Governo do Estado, para que interceda pelos munícipes das duas cidades, executando as obras necessárias para a manutenção asfáltica da Estrada da Mirueira e facilitar a vida das pessoas que utilizam a via para ir ao trabalho, à escola e ao Hospital da Mirueira. 
Fonte: Blog Olinda Hoje

sexta-feira, 25 de março de 2016

Peixes impróprios para consumo apreendidos em Paulista

Mais de 50kg estragados foram encontrados em ação da Vigilância Sanitária do município

  pinterest linkedin
Thu Mar 24 15:47:00 BRT 2016 - Do FolhaPE, com informações da assessoria
Francisco Marques/Cortesia
Ao todo, 44 inspeções foram realizadas no comércio
A Vigilância Sanitária do município de Paulista, Grande Recife, apreendeu mais de 50kg de peixes estragados. A ação coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde contou com o apoio da Polícia Militar de Pernambuco.
Ao todo, 44 inspeções foram realizadas envolvendo o comércio formal e informal, além do Mercado de Paratibe e do Centro. Durante o trabalho, a equipe também apreendeu 12 descamadores artesanais.
Foram lavrados dois termos de notificação e um de inutilização. Os proprietários notificados têm até segunda-feira (28) para comparecer à sede da Secretaria de Saúde, que fica na Rua Cleto Campelo, s/n, Centro da cidade. Caso contrário, o responsável poderá ter o estabelecimento interditado.
Fonte: Folha de Pernambuco

quinta-feira, 24 de março de 2016

Revista no Presídio de Igarassu apreende 97 materiais ilícitos

Revista no Presídio de Igarassu apreende 97 materiais ilícitos
Em revista realizada nesta terça-feira, no Presídio de Igarassu, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) apreendeu 97 materiais considerados ilícitos. A revista contou com a participação de agentes penitenciários da unidade, do Grupo de Operações e Segurança (GOS/Seres), da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) e Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães).

Confira a relação de materiais apreendidos:

15 celulares, 7 baterias, 7 carregadores, 4 fones de ouvido, 6 chips, 1 cartão de memória, 10 facas, 21 chunços, 15 pedaços de barra de ferro, 4 barrotes e 7 maricas.

Fonte: Diario de Pernambuco

SUJEIRA EM ITAMARACÁ TAMBÉM É CAUSADA PELA FALTA DE EDUCAÇÃO.



O serviço de coleta do lixo na Ilha de Itamaracá é bastante deficiente, moradores e veranistas sabem muito bem disso. Nos finais de semana a situação é alarmante, a gente se depara com lixo acumulado em vários locais da ilha, mas infelizmente ainda existem pessoas que não conseguem encontrar o caminho da lixeira, e jogam sujeira para todos os lados. Cadê a educação? Fernando Melo – Igarassu.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Leitor denuncia abandono do Bairro de Maranguape I

Leitor denuncia abandono do Bairro de Maranguape I (2)
O leitor Marcelino Barros, morador do Bairro de Maranguape I em Paulista, denuncia problemas com as coletas de entulhos nas ruas 20A e 21 como mostra na imagem enviada.

Ele diz que a prefeitura sabe dos problemas e nunca fez nada para tentar amenizar a sujeira. “Esses entulhes serve pra esconder bandidos pela noite e como ponto de lixo para pessoas sem educação” reclamou o leitor.
Leitor denuncia abandono do Bairro de Maranguape I (1)
Fonte: Informe-PE

terça-feira, 22 de março de 2016

Vias do Bairro de Paratibe totalmente esburacadas, leitora reclama

Vias do Bairro de Paratibe totalmente esburacadas reclama leitora (2)
A leitora Priscila Damascena procurou nossa equipe para denunciar o abandono da Prefeitura do Paulista com o Bairro de Paratibe, ela relata que a Avenida Lindolfo Collor, principal via de acesso de entrada e saída da comunidade encontra-se entregue as baratas, como pode ser visto através dos registros fotográficos feitos pela mesma.

“Recentemente esse trecho ficou interditado para ser realizada uma obra de recapeamento, causando muita dificuldade aos moradores da redondeza (inclusive a mim). Mas, todos aceitaram o transtorno causado, pois entendemos a necessidade de recapeamento da via. Porém, após a “conclusão” veio a grande decepção na liberação da via ao percebemos que nada, ou quase nada, foi feito.” Diz a leitora.
Vias do Bairro de Paratibe totalmente esburacadas reclama leitora (1)
Fonte: Informe-PE

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTI SITUAÇÃO DOS CONSELHOS TUTELARES DE IGARASSU


A Câmara Municipal de Igarassu promove nesta terça-feira, dia 22 de março, uma audiência pública para discuti a situação dos Conselhos Tutelares de Igarassu Centro e Cruz do Rebouças. A audiência foi uma solicitação de alguns conselheiros tutelares, que relataram enormes problemas na estrutura de trabalho dos conselhos. Segundo eles existem muitas dificuldades para garantir um funcionamento adequado de atendimento a população. A audiência está prevista para iniciar as 14h. Igarassu Notícias: Fernando Melo 

sábado, 19 de março de 2016

Praça está abandonada pela Prefeitura em Jardim Paulista Alto

Praça está abandonada pela Prefeitura em Jardim Paulista Alto (5)
A praça que poderia ser ponto de encontro e de lazer dos moradores da comunidade, hoje é um cenário de descaso e abandono.
Moradores do Bairro de Jardim Paulista Alto, na cidade do Paulista, denunciam o abandono da Prefeitura do Paulista, na gestão do Prefeito Junior Matuto (PSB) com a área pública do bairro. Segundo o leitor Rafael Costa, os próprios moradores é quem fazem a limpeza da Praça, para a situação não ficar tão deplorável.
“Essa praça aqui, de Jardim Paulista Alto está praticamente abandonada pelo Prefeito e sua equipe, à noite o local fica tenso, sempre tem um grupo fumando maconha na maior cara de pau” reclamou o leitor.

Segundo o morador Adenoir Alves, apesar de todo esse lixo, o local agora está limpo se comparado com alguns dias atrás. “Mesmo com os problemas conseguimos limpar toda a praça, pois antes tinha mais lixo ainda.” Disse.
Praça está abandonada pela Prefeitura em Jardim Paulista Alto 1Praça está abandonada pela Prefeitura em Jardim Paulista Alto (1)Praça está abandonada pela Prefeitura em Jardim Paulista Alto (4)Praça está abandonada pela Prefeitura em Jardim Paulista Alto (3)Praça está abandonada pela Prefeitura em Jardim Paulista Alto (2)
Fonte: Informe-PE