Estudantes da Escola Estadual Dantas Barreto fizeram dois protestos esta sexta-feira (9) em frente ao Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista, no Grande Recife, para denunciar a falta de créditos no Vem Passe Livre. Na última quarta (7), o portal FolhaPE mostrou alunos reclamando que o cartão que garante passagem gratuita nos ônibus para a rede estadual de ensino não tem sido abastecido. No dia seguinte, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou que o benefício estaria liberado esta sexta.
No entanto, alguns estudantes entraram em contato com o portal, por meio das redes sociais, para relatar que o bilhete eletrônico não estava funcionado. Uma aluna do 3° ano do Ensino Médio da escola Dantas Barreto, que não quis ser identificada, disse que tentou usar o Vem por volta do meio-dia e não pode embarcar gratuitamente. “Eu estou já há duas semanas sem passe, tendo que tirar do meu bolso R$ 10 por dia, mas nem todos os dias essa semanas eu fui”, disse.
Por outro lado, o estudante Amós Sampaio, que está no 1° ano da escola Argentina Castello Branco, em Olinda, afirmou que os créditos no Vem dele estão valendo. Ele também tinha reclamado na quinta (9) a falta de passagens.
De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, que responde pelo benefício do Passe Livre, em alguns casos, os cartões não funcionam automaticamente no dia que são abastecidos. É preciso que estudantes nessa situação se dirijam à Central de Atendimento Vem, localizada na Rua da Soledade, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, para ativar os créditos.
Ainda segundo o Grande Recife, quando os créditos não estão liberados no primeiro dia, funcionam normalmente no dia seguinte. Como o segundo dia, neste caso, será um sábado, as passagens só estão disponíveis na próxima segunda-feira (12).
O Grande Recife destacou ainda que não procede a informação de que alguns alunos ficaram sem receber créditos no Vem desde o final de maio, conforme foi denunciado por parentes de estudantes. O Consórcio lembra que alguns requisitos devem ser obedecidos todos os meses para que os cartões sejam abastecidos, como a utilização de pelo menos 50% dos créditos e a comprovação da presença escolar. Caso um desses critérios seja descumprido, o benefício não é concedido.
No entanto, alguns estudantes entraram em contato com o portal, por meio das redes sociais, para relatar que o bilhete eletrônico não estava funcionado. Uma aluna do 3° ano do Ensino Médio da escola Dantas Barreto, que não quis ser identificada, disse que tentou usar o Vem por volta do meio-dia e não pode embarcar gratuitamente. “Eu estou já há duas semanas sem passe, tendo que tirar do meu bolso R$ 10 por dia, mas nem todos os dias essa semanas eu fui”, disse.
Por outro lado, o estudante Amós Sampaio, que está no 1° ano da escola Argentina Castello Branco, em Olinda, afirmou que os créditos no Vem dele estão valendo. Ele também tinha reclamado na quinta (9) a falta de passagens.
De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, que responde pelo benefício do Passe Livre, em alguns casos, os cartões não funcionam automaticamente no dia que são abastecidos. É preciso que estudantes nessa situação se dirijam à Central de Atendimento Vem, localizada na Rua da Soledade, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, para ativar os créditos.
Ainda segundo o Grande Recife, quando os créditos não estão liberados no primeiro dia, funcionam normalmente no dia seguinte. Como o segundo dia, neste caso, será um sábado, as passagens só estão disponíveis na próxima segunda-feira (12).
O Grande Recife destacou ainda que não procede a informação de que alguns alunos ficaram sem receber créditos no Vem desde o final de maio, conforme foi denunciado por parentes de estudantes. O Consórcio lembra que alguns requisitos devem ser obedecidos todos os meses para que os cartões sejam abastecidos, como a utilização de pelo menos 50% dos créditos e a comprovação da presença escolar. Caso um desses critérios seja descumprido, o benefício não é concedido.
Fonte: Folha de Pernambuco.
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