METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Os primeiros meses de 2017 já têm mais assalto a ônibus que o primeiro trimestre de 2016.

Site Ônibus Brasil(1)(1)
   Do início de fevereiro até agora, ocorreram 103 assaltos à ônibus, só no início deste ano já se contabiliza 448 coletivos que foram alvos de bandidos na Região Metropolitana do Recife. Enquanto que no ano passado (2016), totalizou 393 assaltos a grande maioria em janeiro (175), fevereiro (75), e março (148). Esses são dados informados pelo Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco que contabilizam o número de ocorrências na Região metropolitana. A contagem prova que o número de assaltos em 2017 já é maior que o primeiro trimestre de 2016.
    As regiões mais frequentes, com alarmes de assaltos quase todos os dias são, Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e Paulista. Já foram 14, o número de investidas nas ultimas 24h, nos bairros de torrões, Joana Bezerra, São José, Casa Amarela e Barro. Em Olinda, outros cinco assaltos, em São Benedito, Jardim Fragoso, Amparo, Ponte Preta e Aguazinha. Também em Pontezinha no Cabo, na Estrada de Aldeia, em Camaragibe e Maranguape ll, em Paulista.
    A população anda apreensiva pela falta de segurança, e pelo aumento gritante de números de assaltos neste ano. Emocionada uma moradora do Bairro de Olinda, Antônia Maria da Silva (48), explica o sentimento que têm ao ter que deixar sua filha (17) , pegar o transporte público todos os dias para ir à escola, e ter que ficar aguardando rezando para que nada de mal aconteça, “é angustiante”, explica Antônia. Segundo depoimento de alguns usuários a falta de câmeras funcionando nos ônibus favorecem os assaltos.
Fonte: Blog Cidade de Todos

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Onda de violência cresce em Itapissuma

A população de Itapissuma está assustada com a onda de violência, que desencadeou na cidade. O índice de criminalidade só tem engrossado as fileiras dos registros policiais. Nas últimas semanas, o número de roubos, furtos e assaltos, tem crescido de forma assustadora.

Segundo informações da população praticamente a cada 10 pessoas 5 cinco já foram assaltadas no município.

A dona de uma loja, que prefere não se identificar, disse que teme o pior. “Eu tenho medo de que eu ou meus funcionários sejamos mortos até, porque já fomos vítimas da ação de bandidos diversas vezes. As marcas da violência estão estampadas por toda a parte. Infelizmente nós não temos segurança” desabafa a empresária.

A situação ainda piora pelo fato da cidade não ter blitz da própria Policia Militar ou da Guarda Municipal na principal entrada e saída que é pela PE-35, os bandidos se sentem tão à-vontade que isso já virou rotina.
Fonte: Blog Informe-PE

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

MP recomenda ao prefeito de Itamaracá a não gastar com festas enquanto salário de servidores estiver em atraso

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos prefeitos de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira, e da Ilha de Itamaracá, Mosar de Melo Barbosa Filho (Tato), que não realizem gastos com festas e shows, inclusive carnaval e festa junina, enquanto a folha de pagamento de pessoal do município estiver em atraso, inclusive se a inadimplência atingir apenas parcela dos servidores, mesmo que comissionados e temporários.

Na Ilha de Itamaracá, também não devem ser promovidas qualquer tipo de festividades enquanto os valores a título de empréstimos consignados e contribuições sindicais não estiverem sendo repassados às instituições financeiras.

De acordo com as promotoras de Justiça Mariana Pessoa Vila Nova (São Lourenço da Mata) e Fabiana Kiuska Seabra dos Santos (Ilha de Itamaracá), o fato do gestor realizar gastos com festas ou promover festas com recursos privados ou de outra origem (Governo Federal ou Estadual), enquanto a folha salarial dos servidores está em parte ou na sua totalidade atrasada, tem o potencial de violar o princípio constitucional da moralidade administrativa.

“Nos municípios com dificuldades financeiras, que sofrem com a carência de recursos públicos, se impõe ao administrador o dever de otimizar a alocação de recursos públicos na satisfação das necessidades mais prementes da população, haja vista o princípio da eficiência, previsto no caput do artigo 37, da Constituição Federal”, argumentaram as promotoras de Justiça no texto das recomendações.
Fonte: Blog Informe-PE

Se o prefeito não limpa o mato os animais fazem o serviço

É o que acontece na cidade do Paulista, famosa por apelido carinhoso de Município das Chaminés, hoje ela já ganha novo apelido de Cidade sem Lei.

O incrível da imagem, que foi presenciada por este blogueiro na tarde desta segunda-feira (13), foi o abandono da Praça Pública do Bairro de Jardim Paulista Baixo.

O que me deixou bastante indignado foi um cavalo solto perto de um local onde passa mães com crianças, fazendo o trabalho da prefeitura que é limpar as áreas públicas.

Eu quando vi a situação não sabia se achava uma piada de mau gosto ou uma imagem que retrata uma cidade que parece não ter gestor ou parlamentares.

A dona de casa Socorro conta que além dos bicho se alimentarem dos lixos, eles acabam defecando na praça. “Fazem defecação no caminho de fazer minha caminhada.“, contou.
Fonte: Blog Informe-PE

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Penitenciária de Itamaracá sem água há oito dias

Famílias fazem denúncias anônimas e se dizem preocupadas com presos, que podem provocar novo motim em virtude da falta de água.
Mais uma vez a falta de água na Penitenciária Agroindustrial São João, em Itamaracá, preocupa as famílias dos detentos. De acordo com uma denúncia anônima, recebida pelo jornal, o presídio segue há oito dias nenhuma água nas torneiras. No final de janeiro, o problema e a falta de assistência médica no presídio motivaram um motim entre os presos, que exigiam melhores condições de vida. Há temor de que a situação volte a ocorrer.

De acordo com assessoria de comunicação da Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), o problema aconteceu em uma das bombas de abastecimento. O órgão afirma, porém, que houve o envio de caminhões-pipas para o local durante a semana e que a obra para corrigir o problema será concluída ainda essa semana.

Protesto
No dia 25 de janeiro deste ano, a morte natural de um dos presos motivou um motim. Na ocasião, um grupo de cerca de 300 detentos denunciou a falta de assistência médica no local, além da recorrente falta de água. Revoltados, os presos impediram que o Instituto Medicina Legal (IML) retirasse o corpo até a chegada do promotor e da imprensa ao local.

Fonte: Diario de Pernambuco

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

IGARASSU: Barragem de Botafogo em alerta


O nível da água na Barragem de Botafogo, situada em Igarassu, encontra-se
 em situação de alerta. Atualmente o reservatório possui 29% de sua capacidade.  A população deve redobrar os cuidados com o uso da água de forma racional, por outro lado a Compesa precisa realizar manutenção na rede de distribuição para reduzir o alto volume de água desperdiçada nos vazamentos nas vias públicas. 

Por Fernando Melo - Igarassu notícias.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Detento morre após passar mal em penitenciária de Itamaracá, no Grande Recife

Penitenciária Barreto Campelo, no Grande Recife (Foto: Kety Marinho/TV Globo)Penitenciária Barreto Campelo, no Grande Recife (Foto: Kety Marinho/TV Globo)
Penitenciária Barreto Campelo, no Grande Recife (Foto: Kety Marinho/TV Globo)
Um detento, de 34 anos, da Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, morreu na madrugada desta segunda-feira (6). Segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), ele não se sentiu bem e foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento de Igarassu, onde foi a óbito.
A causa da morte não foi divulgada. Ainda de acordo com a Seres, o corpo do detento de 34 anos já foi encaminhado para a o Instituto de medicina Legal no Recife.
Essa é a segunda morte registrada em uma unidade prisional na Ilha de Itamaracá, no Grande Recife, em menos de duas semanas. No dia 25 de janeiro, um preso teve um mal súbito e foi encontrado morto no corredor da Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), onde dormia
Na época, a penitenciária foi palco de um tumulto. Nos telhados e exibindo o corpo do detento coberto por um lençol branco em ema maca, os presos denunciavam falta de medicamentos e de atendimento qualificado. Eles se negavam a entregar o corpo, que só foi liberado por volta das 10h30.
A sirene que toca quando alguém ultrapassa alguma área de segurança, já havia sido acionada duas vezes. Do lado de fora, era possível ouvir gritos de "está todo mundo morrendo aqui". O promotor da Vara de Execuções Penais de Pernambuco, Marcellus Ugiette, chegou a declarar que o presídio é considerado uma das "piores favelas das unidades prisionais do estado".

Fonte: G1 PE

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Compesa inaugura nova loja em Abreu e Lima

                                                                                           Foto: Ilustrativa
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) inaugurou mais uma loja de atendimento. Agora, os clientes de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, terão uma agência mais perto para resolução de problemas. A nova unidade já está de portas abertas e fica na Avenida Brasil, no centro da cidade.

No novo endereço, os clientes terão mais conforto para realizar serviços como emissão de 2ª via da conta de água, solicitação de revisão de consumo, negociação de débitos e atualização de cadastro. A unidade também conta com rampa de acessibilidade.
 
A nova loja faz parte do plano de aproximação da Compesa com o cliente, o grande foco do atendimento para o ano de 2017. "Queremos chegar mais perto das comunidades, conhecer melhor as demandas dos nossos clientes. Além de disponibilizar recursos como a loja virtual e o aplicativo Compesa Mobile, nós queremos estar presencialmente atendendo as pessoas que não têm acesso à tecnologia, procurando resolver os seus problemas, sejam de faturas ou operação. Por isso estamos expandindo nossas lojas físicas", informou o diretor de Mercado e Atendimento da Compesa, Eduardo Sabino.
 
Abreu e Lima já contava com uma loja de atendimento na cidade, que ficava na Rua 43, no Bairro de Caetés 3, mas a pedido dos próprios clientes, a Compesa providenciou a mudança para o novo endereço, que é de fácil acesso para a população, fica próximo a bancos e casas lotéricas.
 
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, a nova loja abre de 8h às 12h. Os clientes também têm à disposição o estacionamento da galeria.

Fonte: Diário de Pernambuco