METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Mães denunciam falta de professores e de fardamento no início do ano letivo em Abreu e Lima


Com duas semanas de atraso, a rede municipal de ensino de Abreu e Lima, no Grande Recife, abriu o ano letivo, nesta quarta-feira (20). Nos primeiro dia de atividades, mães de alunos denunciaram que faltam professores e fardamento em algumas escolas da cidade. 

Os problemas na rede escolar do município foram denunciados no dia 7 de fevereiro. A prefeitura informou que foi obrigada a adiar o início das aulas por causa da defasagem na escala de professores. Contratos com os profissionais terminaram no fim de 2018.

A rede municipal de Abreu e Lima tem 6 mil alunos, mas alguns deles não conseguiram retomar as atividades de forma plena, nesta quarta (20). Na Escola José Francisco Barros, no Centro, professores comunicaram aos responsáveis que o horário das aulas seria reduzido.

As crianças, de acordo com informações repassadas aos pais pelos profissionais de educação, deveriam buscar as crianças às 10h, uma hora e meia antes do horário normal de término das atividades. O motivo da antecipação da saída não foi justificado, segundo os responsáveis.

"O vigia disse que tinha que buscar a criança às 10h. Só isso", declarou a mãe de uma aluna. "A criança ficou chorando por causa do horário da aula. Não tem fardamento e as cadeira são velhas", afirmou a responsável por outro estudante.

Os responsáveis pelos alunos também se queixaram da falta de fardamentos, que não foram entregues pelo poder público. Uma mãe, que se identificou como Jéssica, disse que a rede pública não fornece uniformes há cinco anos.

Por isso, afirma Jéssica, ao filho dela, que tem 9 anos, usa os fardamentos que foram repassados pela irmã mais velha.

Resposta
A prefeitura de Abreu e Lima informou que fez uma seleção simplificada de análise de currículos. A promessa da administração municipal é que as aulas perdidas nas 32 escolas municipais sejam repostas.

A gestão explicou, ainda, que alguns professores aprovados na seleção simplificada ainda estão se apresentando nas escolas, uma vez que têm 48h começar as atividades depois da aprovação. Por isso, justifica a prefeitura, em algumas instituições, a escala de profissionais segue defasada.

Sobre os uniformes, a assessoria de comunicação da prefeitura explicou que o processo de licitação para a compra do material ainda será autorizado.

A gestão garante que a merenda está sendo fornecida. A expectativa da secretaria de Educação é que que todos os problemas sejam resolvidos até a segunda-feira (25).

Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.