METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Estudantes ficam sem aula por causa de falta de cadeiras e obras em escolas


Uma semana depois do início do ano letivo, estudantes da rede municipal de Paulista, no Grande Recife, estão sem aulas por causa de falta de cadeiras e de obras não concluídas em unidades de ensino. Os problemas, que ocorrem em algumas escolas e creches, foram denunciados pelo Sindicato dos Professores da cidade. (Veja vídeo acima)

O presidente do Sindicato dos Professores de Paulista, Gilberto Sabino, afirmou que até 8 mil alunos foram prejudicados. “ A prefeitura não se preparou para a retomada das aulas e não está oferecendo cadeiras”, declarou.

A Prefeitura de Paulista disse, no entanto, que são mil alunos prejudicados por falta de aula ou rodízio em quatro escolas da cidade.

Uma equipe da TV Globo esteve em Paulista, nesta quarta-feira (13), e comprovou a denúncia do sindicato. Na Escola Firmino da Veiga, no Centro, por exemplo, existem obras e, por isso, cinco salas de aulas não podem ser usadas.

Em virtude desses serviços não concluídos, foi preciso fazer rodízio de aula e compartilhamento de sala de aula. No pátio, há cadeiras e restos de construção.

Segundo uma mãe de três alunos da instituição, o problema afeta quem estuda no turno da tarde. Por causa do rodízio, crianças só terão aula na sexta-feira (15).

A falta de estrutura também prejudica alunos da Escola Carlos Wilson, no Janga. O ano letivo deveria ter começado no dia 5 de fevereiro, mas ainda não teve início.

Segundo Adenice Torres, mãe de um aluno, não há previsão para a retomada das atividades. “Estão dizendo que vai começar no dia18, mas não deram certeza. O problema é provocado pelas obras na escola”, afirma.

Mães de crianças atendidas pela Creche Nossa Prata, em Maranguape II, enviaram um vídeo para o WhatsApp da TV Globo, cobrando providências ao poder público. Segundo elas, não havia agentes de desenvolvimento infantil, que ajudam os professores nos cuidados com os alunos.

Resposta
O secretário de Educação de Paulista, Carlos Ribeiro Júnior, informou que a prefeitura resolveu o problema de falta de agentes de desenvolvimento infantil na Creche Nossa Prata. “Não existe esse problema em outras unidades”, afirmou.

Sobre as escolas, o secretário disse que assinou 24 Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para fazer obras. “Temos 20 serviços concluídos e quatro escolas vão ficar prontas até março”, afirmou.

Carlos Ribeiro Júnior afirmou, ainda, que os 200 dias letivos serão cumpridos, como determina a lei. Em relação ao problema de falta de cadeiras, o secretário disse que até 11 de março o material será entregue.

Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.