METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

IFPE abre seleção para 30 vagas em pré-vestibular gratuito no campus Abreu e Lima


Aulas do preparatório para o vestibular do IFPE têm início no dia 8 de março (Foto: Carlos Domingos/IFPE/Divulgação)

O campus de Abreu e Lima do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) abriu, nesta segunda-feira (29), as inscrições para 30 vagas do Programa de Acesso, Permanência e Êxito (PROIFPE), curso preparatório para o vestibular da instituição. As aulas são voltadas para estudantes que concluíram o ensino médio em escolas da rede pública ou para bolsistas integrais de escolas particulares.

Confira aqui o edital da seleção para alunos do PROIFPE.

As inscrições podem ser feitas no campus Abreu e Lima, na Rua Coronel Urbano Ribeiro Sena, nº 81, Timbó. É possível se inscrever até a sexta (2), das 9h às 12h e das 14h às 17h. O resultado da seleção tem divulgação prevista para o dia 7 de fevereiro, no site do IFPE.

Para se inscrever, é preciso preencher a ficha de inscrição, disponível no site do IFPE, original e cópia da identidade ou da certidão de nascimento, da Ficha 19, do histórico escolar do Ensino Médio, emitida por escola pública ou particular.

No ato da inscrição, também é necessário levar comprovante de renda ou formulário de verificação de renda preenchido conforme o edital. As aulas têm início no dia 8 de março para as disciplinas de português e matemática.

Fonte: G1 PE


VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE OLINDA ALERTA SOBRE COMPRA DE ÁGUA DE CAMINHÃO-PIPA NO CARNAVAL


Durante o período de Carnaval é comum o aumento do consumo de água comercializada por empresas através de carro-pipa. Mas a fornecedora precisa seguir as recomendações da Vigilância Sanitária e o consumidor também deve ficar atento. 

A Secretaria de Saúde de Olinda orienta que na hora de contratar o serviço à população precisa observar os seguintes itens: a empresa deve apresentar a licença da Vigilância Sanitária do município de origem; cópia de licenciamento atualizado; os veículos devem ter a logomarca da empresa, a identificação com descrição de Água Potável e com o número de telefone.

Fonte: Blog Informe-PE

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

TCE ALERTA SOBRE ATRASO NA OBRA DA PONTE DE ITAPISSUMA E ITAMARACÁ


A obra na ponte da Ilha de Itamaracá (Ponte Getúlio Vargas), prevista para o final de 2017, está atrasada. Único acesso ao município a partir de Itapissuma, na PE-35, a obra da ponte de 380 metros de extensão é de responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). O Tribunal de Contas do Estado (TCE) esteve vistoriando a ponte e constatou “transtornos causados pelas obras, também foco de matérias jornalísticas, com imagens e entrevistas veiculadas na mídia”. 

Orçada em R$ 2,9 milhões, a obra é tocada com recursos próprios do Governo do Estado. São contemplados na obra a “recuperação de guarda corpos e passeios e a restauração da estrutura de sustentação” da ponte. “Transcorridos metade do prazo inicialmente informado, 180 dias, em janeiro deste ano em curso foi comunicado que o DER adiou o prazo de entrega das obras para o final de junho de 2018, acrescendo 120 dias ao prazo inicialmente previsto. Lamentavelmente, esses transtornos acontecem no período de verão, estação do ano propícia ao turismo, deixando ainda maior o desconforto da população que presta serviços de apoio a essa atividade econômica”, destacou a conselheira Teresa Duere, relatora da obra no TCE. 

O TCE enviou ofício ao diretor-geral do DER, Carlos Estima, cobrando informações sobre a obra. O órgão de controle quer o cronograma revisado da obra e os boletins de medição dos pagamentos já realizados. Segundo o Governo do Estado, ao anunciar o início das obras em agosto de 2017, a ponte não oferece riscos, se tratando apenas de uma obra de recuperação.
Fonte: Blog Informe-PE

ITAMARACÁ: Detento é morto com facada nas costas na Penitenciária Barreto Campelo


Foto: Reprodução/Google Street View
JC Online

Um detento foi morto com uma facada nas costas, por volta das 8h da manhã desta segunda-feira (29), dentro da Penitenciária Professor Barreto Campelo, localizada na Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte do Estado.

No momento da investida, o homem identificado como Reinaldo Puja, de 37 anos, estava no Pavilhão C da penitenciária, quando foi esfaqueado. O corpo foi recolhido e levado ao Instituto de Medicina Legal (IML), localizado no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife.

Investigação
De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários, o detento tinha envolvimento com o tráfico de drogas, o que pode ter sido a motivação do crime; as informações levantadas pelo Sindicato levantam hipóteses de que ele foi morto por cobranças. Ainda está sendo investigado o responsável pelo crime.

Fonte: Jornal do Comercio.

PM é morto com tiro na cabeça durante ocorrência em Itapissuma


Um policial militar do 17º Batalhão foi morto com um tiro na cabeça, na noite do último domingo (28), por volta das 21h, na rua Carla Antônia, em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife. O cabo Valmir Valdeci dos Santos, de 41 anos, era soldado do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) e foi assassinado no momento que estava em uma ocorrência policial.

Segundo a polícia, Valdeci, como era conhecido, foi acionado para uma ocorrência de disparo de arma de fogo na Comunidade Cidade Criança. O disparo, inclusive, teria atingido um morador da localidade. Ao chegar na comunidade, ele foi surpreendido pelo criminoso, que efetuou um disparo de revólver calibre 38. O autor, Klebson Ferreira Lemos, conhecido como Kiko, de 32 anos, ainda tentou fugir, mas foi detido. 

Valdeci foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Igarassu, também na RMR, onde recebeu os primeiros socorros. Em seguida, ele foi transferido para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, também na RMR. Ele foi novamente transferido e encaminhado ao Hospital da Restauração, na área Central do Recife, onde não resistiu e morreu após sofrer duas paradas cardíacas. 

O criminoso foi levado para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. A arma utilizada no crime também foi levada ao DHPP. Kiko foi autuado em flagrante por homicídio qualificado (contra agente de segurança). O caso foi registrado pelo delegado Adyr Almeida.

Por meio de nota, a Polícia Militar de Pernambuco lamentou o ocorrido e informou que o cabo trabalhava há 12 anos na corporação. O comandante geral da PMPE, coronel Vanildo Maranhão, externou as condolências a todos os amigos e familiares do cabo.
O policial deixou esposa e dois filhos.

Fonte: Folha de Pernambuco.

domingo, 28 de janeiro de 2018

OLINDA: Sobra farra e falta estrutura para o Carnaval no Sítio Histórico

   

Sérgio Bernardo/JC Imagem
Larissa Rodrigues
Quem mora ou trabalha no Sítio Histórico de Olinda está apreensivo com a proximidade dos dias de oficiais de folia e a infraestrutura que a cidade vai oferecer. Depois do apagão do último domingo, em plena prévia, quando comerciantes e foliões foram obrigados a voltar mais cedo para casa, ficou a dúvida: Será que vai dar tudo certo durante a festa? Nenhum dos órgãos envolvidos na preparação adiantou como será o esquema de segurança, abastecimento de água, energia e limpeza urbana.

Leia Também
Decoração do Carnaval de Olinda faz homenagem ao povo
Carnaval de Olinda terá Alceu Valença na abertura e Nação Zumbi no encerramento
Wesley Safadão, É o Tchan e Alok farão shows no Carnaval de Olinda
Troinha ganhará boneco gigante para o Carnaval de Olinda
Secretaria de Defesa Social (SDS), Celpe e prefeitura disseram que devem anunciar tudo esta semana. Ontem a Compesa divulgou que está limpando rede coletora de esgoto em polos de animação da cidade. Mas é de água que o povo quer saber. “Não dá para contar com a incerteza, porque eu trabalho com comidas”, disse Ana Angélica do Nascimento, 39 anos, que mora na Rua Orlando da Silva, em Guadalupe, desde que nasceu. Na casa dela, tudo vira reservatório de água: baldes, bacias e até a máquina de lavar roupas. “Durante o Carnaval, geralmente chega água das 11h até às 17h. Não tem abastecimento à noite. Quem disser que tem está mentindo”, afirmou. Segundo ela, na Quarta-Feira de Cinzas a água chega às 12h e vai embora duas horas depois, já antecipando dias de racionamento. “Depois que passa o Carnaval, são de 10 a 12 dias sem água.”

SEM ENERGIA 
Os moradores e trabalhadores também estão preocupados com a falta de luz, porque nos últimos 15 dias houve entre oito e dez falhas no fornecimento de energia na cidade. “Na madrugada da última quinta faltou luz duas vezes, às 3h e às 5h30”, relatou Maria José Gomes, 82, conhecida como dona Zita, vizinha de frente de Ana Angélica. Ela não passa o Carnaval em casa porque aluga o espaço a turistas. Para não deixar os visitantes na mão, dona Zita tem três caixas-d’água que juntas acumulam quatro mil litros. Mas não sabe como os inquilinos temporários vão se virar se faltar energia, até porque para encher a caixa em cima da casa, é preciso que a bomba funcione. “Se eu estivesse aqui, ligava para aperrear (Celpe e Compesa). Espero que não haja problemas”, frisou. 



Na última quinta (25), a equipe do JC viu funcionários da Celpe trabalhando no Sítio Histórico, nas imediações da Igreja do Amparo e próximo à sede do Clube Vassourinhas, na Rua Nossa Senhora do Guadalupe.

No domingo do apagão, Robson Leão de Souza, 41, estava com o bar aberto. Ele é proprietário do Bar do Ró, ao lado da casa de dona Zita. “Tive que fechar. Estava havendo uma confraternização. A sorte é que todo mundo era conhecido. Fechamos, e não entrou mais ninguém. O medo que temos é de queimar freezer e geladeira, além da falta de segurança”, disse. Sobre segurança, a SDS informou que, por enquanto, quem responsável pela proteção nas prévias é a Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur), mas o efetivo deve aumentar no Carnaval.

Fonte: Jornal do Comercio.

ITAMARACÁ: Quatro suspeitos de tentativa de homicídio são presos após tentar fugir em embarcação

Um revólver calibre .38 que estava com o bando foi apreendido (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Quatro homens foram presos pela Polícia Militar (PM) sob suspeita de tentativa de homicídio em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. A prisão do quarteto aconteceu na tarde do sábado (27). A ação policial resultou, ainda, na apreensão de um revólver calibre .38, além de entorpecentes.

De acordo com a PM, policiais que faziam a segurança da buscada de Nossa Senhora do Pilar, na Ilha de Itamaracá, receberam informações de uma tentativa de homicídio nas proximidades do Forte Orange e que cinco homens tinham fugido em uma pequena embarcação pelo canal de Santa Cruz, no sentido Igarassu.

O grupo tentou fugir pelo mangue, mas o efetivo policial da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) conseguiu prender quatro dos cinco suspeitos. O caso foi registrado no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A vítima, que não teve o nome e a idade informados, foi socorrida por policiais militares do 17° Batalhão para o Hospital de Itamaracá. Como ela não foi identificada, a reportagem não teve acesso ao estado de saúde da mesma.

Fonte: G1 PE

sábado, 27 de janeiro de 2018

PERÍODO DE REPRODUÇÃO DO CARANGUEJO COMEÇOU AGORA EM JANEIRO


A caça, o transporte, o armazenamento e a comercialização de caranguejo vem sendo proibida de janeiro a março deste ano, em diversas cidades brasileiras, porque o crustáceo está em período de reprodução e não podem ser retirados do manguezal.

A andada é o nome dado ao período reprodutivo do caranguejo-uçá, no qual os machos e fêmeas saem de suas galerias(tocas) para o acasalamento e andam pelo manguezal para a liberação de ovos, tornando-se vulneráveis a pesca predatória.

As pessoas conscientes podem colaborar com a preservação da espécie, não consumindo caranguejo neste período e denunciando o comercio nas feiras livres e estabelecimentos comerciais. 
IBAMA: 0800-618080. 


Fernando Melo – Professor.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Pacientes esperam dois anos para liberação de ultrassonografia


Insatisfação e reclamação geral de quem precisa de agendamento e autorização para a realização de exames na Policlínica João de Barros Barreto, no Carmo – Olinda. Tem paciente que aguarda desde 2015 por uma autorização para a realização de uma ultrassonografia. A informação saiu de um atendente que estava fazendo marcação de consultas na manhã desta terça-feira (23).
Os cardiologistas do Barros Barreto e das demais policlínicas do município solicitam dos pacientes teste ergométrico (para a avaliação de funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico crescente, em esteira rolante), mas a mais de um ano que a Prefeitura de Olinda não tem convênio com clínicas da rede privada para realização do procedimento. Pacientes que precisam do exame têm que pagar.
Quem necessita de um ecocardiograma bidimensional com doppler (exame de ultrassom que capta as imagens do coração através de um transdutor colocado sobre o tórax do paciente e transmitidas para um monitor) precisa ter paciência. Com um pouco de sorte, pode receber a autorização dentro de seis meses.
Já os agendamentos para hemograma (registro de contagem dos elementos do sangue, como plaquetas, glóbulos brancos e vermelhos) e exames laboratoriais são mais rápidos. Os pacientes conseguem agendar para 15 dias e os resultados estão disponíveis entre 20 e 30 dias. 
Fonte: Blog Olinda Hoje.

Arma, drogas e celulares são apreendidos em revista na Barreto Campelo



  • Por TV Jornal 

    Divulgação
    Uma revista realizada, na tarde desta terça-feira (23), resultou em diversas apreensões na Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife. A ação foi realizada por agentes penitenciários do setor de segurança, de plantão e os agentes penitenciários do Grupo de Operações no pavilhão Rancho e Segurança. Entre os itens apreendidos estão um revólver, doze munições e crack.


    Material apreendido:

    25lts de cerveja (54 latões de 473ml)
    01 revólver Taurus calibre .38 número: 367067
    12 munições calibre 38 intactas
    01 balança de precisão 
    04 celulares
    05 fones de ouvido
    05 carregadores 
    01 facão industrial 
    03 facas industriais 
    03 chuços
    Aprox. 25g de crack
    Aprox. 1,8kg de maconha

    CPRH realiza a soltura de quase 300 crustáceos no mangue de Itamaracá


    Foram 112 caranguejos e 187 guaiamuns soltos no mangue / Foto: CPRH
    Foram 112 caranguejos e 187 guaiamuns soltos no mangue
    Foto: CPRH
    JC Online

    Cento e doze caranguejos e 187 guaiamuns foram soltos em áreas de mangue do município de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, nesta terça-feira (23). A soltura foi realizada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Os animais foram apreendidos no domingo (21), numa ação de combate a crimes ambientais da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) da Polícia Militar, em Aldeia, Camaragibe, também no Grande Recife.


    De acordo com a CPRH, entre os animais há muitas fêmeas e filhotes (identificados pela carapaça inferior a 6 cm). Os crustáceos estavam sendo comercializados. O suspeito do comércio conseguiu fugir pela mata.
    A CPRH informou que os carangueijos foram soltos em um ponto do mangue do pontal de Itamaracá, onde foram vistos locas habitadas pela espécie. Dos 112, cinco não resistiram e morreram. Dos 187 guaiamuns (84 fêmeas), sete morreram e 180 foram soltos em três pontos distintos, igualmente com locas habitadas pela espécie.


    Extinção

    O guaiamum está na lista dos animais marinhos em risco de extinção no Brasil e terá a captura proibida a partir de 30 de abril deste ano, conforme portaria do Ministério do Meio Ambiente. Junto com os caranguejos, todos os apreendidos no domingo foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da CPRH, na Zona Norte do Recife, onde foram alimentados. Na manhã desta segunda (23), acomodados em várias gaiolas, foram levados de volta ao habitat natural.

    Aves

    Também no fim de semana, agentes da Cipoma apreenderam 298 aves de diversas espécies na feira livre do Cabo de Santo Agostinho. Os pássaros estão em tratamento no Cetras Tangara e ainda não têm previsão de soltura.

    Fonte: Jornal do Comercio.

    terça-feira, 23 de janeiro de 2018

    Operação apreende guaiamuns sob venda ilegal em Aldeia



    Uma operação da 1ª Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) resultou na apreensão de crustáceos nesse domingo (21) Estrada de Aldeia, em Camaragibe, no Grande Recife. Segundo o Cipoma, estamos no período de defeso, quando fica proibida a pesca destas espécies, o que configura crime ambiental.

    No local, que fica no quilômetro sete da via, estavam sendo vendidos 187 guaiamuns, sendo 84 fêmeas, e 112 caranguejos. Além disso, havia muitas fêmeas e filhotes, que têm carapaça inferior a 6 cm, no grupo. Conforme a Cipoma, o homem que tentava comercializar os crustáceos fugiu pela mata, não sendo encontrado. Os animais deverão ser soltos em área de mangue nesta terça-feira (23). O guaiamum corre risco de extinção e terá a captura proibida a partir de 30 de abril deste ano, de acordo com portaria do Ministério do Meio Ambiente.

    Aves
    Nesse sábado (20), na Operação Feira Limpa, policiais militares apreenderam 298 pássaros na feira livre do Cabo de Santo Agostinho e quatros pessoas foram conduzidas à delegacia local, onde foi registrada a ocorrência. Os animais foram encaminhados para avaliação e tratamento no Cetas. 

    Soltura
    Na primeira ação de soltura do ano, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) devolveu na manhã desta segunda-feira (22) à natureza 243 aves comumente encontradas no Sertão, que passaram por tratamento e/ou reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara). As aves soltas em área de mata do Araripe foram apreendidas em ações da 1ª Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) em 2017. Passaram um período no Cetas Tangara, unidade da CPRH no Bairro da Guabiraba, no Recife, antes do retorno ao habitat natural. O grupo reuniu, entre outros, 54 canários-da-terra, 44 galos de campina, 44 papa-capins e 28 ticos-ticos, agora livres em área de soltura monitorada pelo órgão ambiental.

    Fonte: TV Jornal

    domingo, 21 de janeiro de 2018

    Governo entrega conjunto Habitacional em Itamaracá

    O Conjunto Habitacional Ciranda da Ilha foi fruto de parceria do Governo do Estado de Pernambuco com o Programa Minha Casa, Minha Vida - Entidades, do Governo Federal.


    Fotos: Jeimeson Luna/Divulgação e Thamires Ferreira/Divulgação

    O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e O secretário de Habitação do Estado de Pernambuco, Kaio Maniçoba (PMDB), participaram da entrega de 500 apartamentos, na manhã deste sábado (20), em Itamaracá, Litoral Norte de Pernambuco. O Conjunto Habitacional Ciranda da Ilha foi fruto de parceria do Governo do Estado com o Programa Minha Casa, Minha Vida - Entidades, do Governo Federal. A cerimônia contou com a presença de ministros, parlamentares e prefeitos da região. Kaio Maniçoba ressaltou a importância das parcerias entre Estado e União no âmbito da habitação.

    “Uma obra muito importante que, junto com o governador Paulo Câmara (PSB), temos a felicidade de entregar. Hoje é um dia de festa, estamos entregando dignidade às famílias e realizando o sonho das pessoas. Em cinco meses de trabalho como secretário de Habitação, essa é minha segunda grande entrega”, disse.

    O Governo de Pernambuco, por meio da Companhia de Habitação e Obras do Estado (Cehab), destinou R$ 760 mil para a execução de toda a terraplanagem, pavimentação e drenagem, abastecimento de água e esgotamento sanitário do acesso ao residencial. Os apartamentos são distribuídos em sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. A parte externa o conjunto dispõe de uma quadra poliesportiva, um centro comunitário, estacionamento, parque infantil e estação de tratamento de esgotos, além de conter unidades adaptadas para portadores de deficiência.

    O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, ressaltou as belezas naturais da Ilha de Itamaracá e frisou a importância da parceria com o Governo Federal. “São 500 habitações que vão beneficiar mais de duas mil pessoas. Essa parceria de Governo Federal e Estadual, juntamente com o município, é o que vem dando certo e iremos continuar nesse caminho”, enfatizou.

    O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, fez questão de estar presente no ato e informou que este ano está dando prosseguimento a obras paradas. “São 73 mil moradias que nós estamos retomando em todo Brasil, neste início de ano, para que a gente possa realizar 73 mil sonhos dos Brasileiros”, frisou.

    Fonte: Blog do Magno Martins

    sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

    PESQUISA APONTA QUE ITAMARACÁ AMARGA AUMENTO DE IMPACTOS AMBIENTAIS MESMO COM REDUÇÃO DO FLUXO TURÍSTICO


    Estudo foi desenvolvido por Jefferson José Candido no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Pernambuco

    Antes consolidada como um dos destinos turísticos de Pernambuco devido aos seus recursos naturais e arcabouço histórico que remonta ao período colonial, a Ilha de Itamaracá assiste agora ao declínio do fluxo de turistas, além de assumir lugar destacado no quesito de impactos negativos, principalmente no meio ambiente. A perspectiva é comprovada pela dissertação “Turismo e impactos socioambientais: uma proposta de gestão pública sob o prisma da sustentabilidade para a Ilha de Itamaracá (PE)”, defendida por Jefferson José Candido no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Pernambuco.

    Segundo o pesquisador, que define o turismo como “uma forma de se refugiar das neuroses urbanas e do cotidiano caótico da cidade”, o que se verifica na ilha é a prática do turismo de segunda residência, ou seja, um alojamento turístico particular, utilizado temporariamente e nos momentos de lazer, por pessoas que têm seu domicílio permanente num outro lugar. “O perfil das pessoas na Ilha é predominantemente do próprio Estado, de baixa renda, veranista, de pouca permanência e centralizado no turismo de sol e mar”, aponta.

    E essa forma de turismo, consequentemente, na avaliação do autor, traz consigo inúmeros impactos prejudiciais à natureza e à sociedade, como a descarte de resíduos sólidos no meio ambiente, especulação imobiliária, alteração na divisão do trabalho e na vida social da comunidade local. Esses danos, destaca o estudo, “estão se sobressaindo em relação aos impactos positivos e não condizem com os paradigmas da sustentabilidade, prejudicando, assim, o meio ambiente, cabendo à gestão pública a responsabilidade de abrandar os impactos negativos bem como maximizar os impactos positivos.”

    “Na praias do Pilar e do Forte esta prática é bastante comum, revelando falta de sensibilização tanto dos turistas quanto dos moradores que fazem uso destes recursos como uma alternativa de lazer ou de trabalho”, afirma o pesquisador. Os resíduos descartados de forma inadequada causam um grande impacto visual no ambiente e um odor desagradável, além de ser um vetor para transmissão de doenças. Ainda de acordo com Jefferson, durante a pesquisa de campo nas praias, não foram avistados servidores da prefeitura atuando na remoção dos resíduos, nem na orientação dos turistas quanto ao acondicionamento correto do lixo, ou mesmo na entrega de sacos aos trabalhadores deste meio. 

    O estudo, orientada pelo professor José Coelho de Araújo Filho e coorientado pela professora Vanice Santiago Fragoso Selva, teve como objetivo levantar informações que possam vir a subsidiar ações de gestão pública do turismo com critérios de sustentabilidade. “É de suma importância que as políticas públicas voltem-se para reestruturar o turismo na ilha, visto que ele é a principal atividade econômica do município, participando ativamente da qualidade de vida de seus moradores”, afirma Jefferson Cândido. Como sugestão, acrescenta: “Isso seria feito através do desenvolvimento do incentivo ao ecoturismo, a educação ambiental, a valorização da cultura local e o bem-estar da comunidade direcionada a moradores e turistas.”

    A PESQUISA | O turismo na Ilha de Itamaracá alcançou seu auge nos anos de 1980, fruto de seus potenciais naturais e culturais, porém há pelo menos uma década sofre um declínio tanto na demanda quanto na qualidade, fatos que motivaram a realização da pesquisa sob a hipótese de que a atividade turística na Ilha de Itamaracá está sendo conduzida de forma insustentável. O estudo analisou acontecimentos reais existentes no espaço geográfico em um determinado instante temporal através da observação, utilizando também uma pesquisa quantitativa e outra qualitativa. A partir da pesquisa, foi concluído que ações fundamentadas em diretrizes sustentáveis possibilitam o desenvolvimento local de forma sustentável, beneficiando o econômico, o ecológico e com responsabilidade social.

    Fonte: Blog Informe-PE

    Pistola de uso restrito e 150kg de maconha apreendidos em Abreu e Lima

       
    Os entorpecentes estavam escondidos em um quarto da casa / Foto: Mário Oliveira/TV Jornal
    Os entorpecentes estavam escondidos em um quarto da casa
    Foto: Mário Oliveira/TV Jornal
    JC Online

    Um veículo roubado, uma motocicleta, uma pistola 9mm - arma de uso restrito das Forças Armadas - 150kg de maconha, 1kg de pó branco, possivelmente cocaína, e uma balança de precisão foram apreendidos na tarde desta quinta-feira (18) durante uma operação da Polícia Militar (PM) em uma casa localizada na Rua Rosa Pereira, no bairro Desterro, em Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife. Uma jovem de 17 anos que estava na residência, em posse da pistola, também foi apreendida pela polícia.

    De acordo com a PM, a adolescente detida informou que é companheira do proprietário das drogas. Já a motocicleta foi apreendida porque era utilizada para fazer a distribuição das substâncias ilícitas.

    A operação envolveu policiais do 11º e do 17º batalhões. A ocorrência foi registrada na delegacia do Paulista. Novas diligências estão em andamento para localizar o verdadeiro dono dos entorpecentes. A jovem e o material apreendidos serão encaminhados para a delegacia de Abreu e Lima.

    Denúncia anônima
    Ainda segundo a PM, a operação conjunta foi planejada há cerca de oito dias quando os policiais do 11º batalhão receberam uma denúncia anônima sobre a localização da droga em Abreu e Lima. O 17º batalhão, responsável pela área, foi contactado e a ação para apreensão da droga foi realizada nesta quinta (18).

    Fonte: Jornal do Comercio.

    quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

    AÇÃO RELIGIOSA RECOLHE MAIS DE 100 KG DE LIXO NO LITORAL DE ITAPISSUMA



    Mais de 100 kg de latas e garrafas pet que poluíam a região do litoral de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife, foram recolhidos. A ação foi realizada durante a 157ª Buscada de São Gonçalo do Amarante, nesse domingo (14). A cerimônia acontece em um cortejo marítimo, em homenagem ao São Gonçalo, padroeiro do distrito.

    Participaram da ação, realizada pelo quinto ano consecutivo, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), numa parceria com a Prefeitura de Itapissuma, a Associação de Recicladores Padre Sevat e a Paróquia de São Gonçalo do Amarante.

    Foram cerca de 180 embarcações que realizaram o recolhimento dos materiais recicláveis usando 1600 sacos de descarte correto do lixo, cada um com capacidade para 20 litros. Todo o material foi encaminhado à associação de recicladores.

    Fonte: JC Online 

    PM mata esposa e comete suicídio em Itamaracá


    O policial militar Josenildo, do 17º BPM, matou a esposa e se suicidou em seguida, nesta terça-feira (16), em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. 

    Segundo a Delegacia de Itamaracá, Josenildo matou a esposa a tiro. Ainda não se sabe o motivo do crime.  A ocorrência foi encaminhada ao DHPP ( Departamento de Homicidios e Proteção a Pessoa). 

    Este é o segundo caso de feminicídio em menos de uma semana envolvendo um policial em Pernambuco. Nesse sábado (13), José Ailton Francisco da Silva, de 35 anos, também policial militar, teria disparado um tiro contra a cabeça da esposa, Dayanne Joyce Silva Serafim, de 25 anos, e depois contra a própria cabeça, por não aceitar o fim do relacionamento. O crime aconteceu no bairro de Jardim Ipiranga, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. 

    Fonte: Folha de Pernambuco.

    Saiba como se candidatar a uma bolsa do ProUni em 2018


    Toninho Tavares/Agência Brasília

    As inscrições do primeiro semestre deste ano para o Programa Universidade para Todos (ProUni) poderão ser feitas de 6 a 9 de fevereiro. Saiba quais os critérios e como participar:

    O que o ProUni oferece?
    O programa oferece bolsas integrais em instituições privadas de educação superior para alunos cuja renda familiar bruta mensal per capita não seja maior que um salário mínimo e meio. Os cursos podem ser de graduação e sequenciais de formação específica. Além disso, são oferecidas bolsas parciais (50%) para candidatos com renda familiar bruta mensal per capita inferior a três salários mínimos. Apenas no segundo semestre de 2017, foram concedidas mais de 147 mil bolsas nas duas modalidades.

    Quem pode se inscrever?
    Podem tentar vagas estudantes que não possuem diploma de curso superior e que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 sem ter zerado a prova. O interessado deve ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada como bolsista integral. Pessoas com deficiência e professores da rede pública também podem se inscrever.

    Onde faço a inscrição?
    A candidatura e o acompanhamento do processo devem ser feitos no site do ProUni. As inscrições vão ficar abertas de 6 a 9 de fevereiro. 

    Quando sai o resultado?
    A previsão é de que o resultado da primeira chamada seja divulgado em 14 de fevereiro. Já a segunda chamada deve ser divulgada no dia 2 de março. Aqueles candidatos que não foram pré-selecionados para as chamadas podem se inscrever, entre 16 e 19 de março, para participar da lista de espera.

    Posso acumular ProUni e Fies?
    O bolsista parcial pode contratar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e financiar a parte da mensalidade não coberta pelo ProUni, sem a apresentação de fiador. Entretanto, os benefícios não podem ser acumulados em cursos ou instituições distintas.

    Fonte: TV Jornal

    segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

    A crueldade no transporte por tração animal


    Em algumas cidades da Região Metropolitana do Recife, animais de grande porte são utilizados em carroças para transportar material de construção.  Em varias localidades nos deparamos com cavalos exaustos carregando pesos acima de sua capacidade, e o quando estão doentes, terminam sendo abandonados pelas vias públicas para morrer a própria sorte. 
    A circulação desse tipo de transporte por tração animal deveria ser proibido nos centros urbanos. Precisamos de uma legislação rigorosa e eficiente, para evitar esse tipo de exploração animal. Por onde anda as autoridades municipais para dar um fim nessa crueldade. 

    Fernando Melo - Professor.

    domingo, 14 de janeiro de 2018

    Fique alerta para o que fazer em caso de picada de escorpião

     

    Em seis meses, moradora dos Bultrins achou oito escorpiões em casa / Foto: Diego Nigro/JC Imagem
    Em seis meses, moradora dos Bultrins achou oito escorpiões em casa
    Foto: Diego Nigro/JC Imagem
    Da editoria de Cidades

    Moradores dos Bultrins, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, estão sofrendo com a presença de escorpiões em suas residências. No período de seis meses, uma moradora de um condomínio do bairro chegou a localizar oito escorpiões dentro de sua casa. A denúncia serve de alerta para redobrar os cuidados em relação ao animal e ficar atento ao que fazer em caso de picada. Em 2017, houve um aumento do número de acidentes com escorpião em Pernambuco, comparado com os registros do ano anterior.

    No ano passado, o Sistema Nacional de Atendimento Médico (Sinam) contabilizou 13.949 casos envolvendo acidentes com escorpião. Já em 2016 foram 10.431 ocorrências. O medo de levar uma picada tem tirado a paz da compradora de obras Gislândia Bezerra, 38 anos, que mora com a mãe e um cachorro, num apartamento térreo nos Bultrins. "Há poucos dias, um passou do lado do meu pé. Se tivesse descalça, eu teria sido picada. Não consigo mais nem dormir direito", contou.

    O medo de ser vítima do animal fez com que a moradora desistisse de continuar vivendo no apartamento. "Estamos procurando urgentemente um novo endereço, onde eu possa voltar a ter sossego", contou. Até lá, a rotina de Gislândia tem sido espalhar veneno para escorpiões não só em sua residência, como na área comum do prédio. Ela acredita que a presença de lixo em volta do condomínio contribua para atrair os animais.

    Em nota, a Prefeitura de Olinda informou que a Secretaria de Serviços Públicos vai incluir a demanda do bairro no calendário de atividades. "Até a próxima semana, uma equipe vai ao local para avaliar a situação e tomar as medidas cabíveis. A Prefeitura de Olinda orienta ainda, que a população coloque lixo em locais adequados e em ruas em que o caminhão possa ter acesso para recolher os resíduos, tendo em vista que em vias estreitas o veículo não consegue circular."

    ÁGUA E SABÃO
    A Secretaria Estadual de Saúde esclareceu que, em casos de acidente, é imprescindível lavar o local da picada apenas com água e sabão e seguir para a unidade de saúde mais próxima, para que seja feito o tratamento para dor local. No caso de criança de até 12 anos, que tem risco de morte, pode haver indicação do uso do soro contra o veneno.

    Menores picados por escorpiões obrigatoriamente não necessitam tomar o soro específico para picadas de escorpiões. A equipe de saúde deve discutir o caso, podendo ter auxílio dos técnicos do Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox), e verificar se o quadro tem indicativo para fazer o uso do tratamento.

    No Estado, o soro está disponível no Hospital da Restauração (Recife), Hospital e Policlínica Jaboatão-Prazeres (Jaboatão dos Guararapes) e Hospital João Murilo (Vitória de Santo Antão). No interior, nos hospitais regionais de Limoeiro, Palmares, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina, além do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.

    CEATOX
    O Ceatox conta com uma equipe multiprofissional trabalhando 24 horas por dia para prestar todas as orientações à população sobre acidentes com animais peçonhentos ou intoxicações exógenas. Os profissionais ainda fazem todo o acompanhamento do caso. Todo o atendimento à população é feito pelo 0800.722.6001 (ligação gratuita).

    Fonte: Jornal do Comercio.

    População de Carne de Vaca reclama de impunidade e aponta onda de violência


    A população da praia de Carne de Vaca, em Goiana, na Região Metropolitana do Recife, está incrédula com as liberações consecutivas de um homem suspeito de vários crimes na região. 

    Apontado pela polícia por assaltos e planejamento de um sequestro frustrado em 2016, Luiz Carlos Bernardo da Silva, conhecido por Tuta, 20 anos, foi preso em flagrante, na última quarta-feira (10), por porte ilegal de arma de fogo e munições numa operação da Delegacia de Goiana, mas. quando apresentado em audiência de custodia, foi liberado pela Justiça. 

    O delegado Thiago Uchoa destacou que esta foi a segunda prisão dele por porte de arma em três meses e a terceira prisão em um ano. “O trabalho da Polícia Civil foi feito. A população vinha reivindicando atuação policial naquele distrito por conta de assaltos e arrombamentos às residências. Nós estávamos em campo quando um informante mencionou que Tuta estaria em um mercadinho armado. Conseguimos prendê-lo em flagrante com a arma municiada, tendo ainda encontrado munições e uma balaclava (touca ninja) na residência dele”, contou. 

    Uchoa comentou que a prisão preventiva foi motivo de alívio para a comunidade e motivou que vitimas buscassem a delegacia para denunciar outros crimes. “Pedimos a prisão preventiva do Tuta, mas, infelizmente, não foi o entendimento final na audiência de custódia. Não cabe a nós julgar entendimento de juiz, mas lembro à população que estaremos fazendo nosso melhor para trazer mais segurança para os munícipes de Goiana", disse. Uma das vítimas do jovem, que preferiu não se identificar, reclamou da soltura do suspeito. “É público e notório a participação dele na área, mas soltam. É uma desmoralização”, afirmou. 

    A decisão do judiciário para liberação do suspeito foi justificada como viável visto que “é possível a concessão da liberdade provisória, uma vez que a custódia se mantém tão somente em decorrência da sua hipossuficiência financeira, visto que arbitrada fiança pela autoridade policial, corroborando, assim, a desnecessidade de sua prisão cautelar”, diz o texto. A decisão ainda afirma que se vincula “a liberdade do autuado ao cumprimento das seguintes medidas cautelares diversas da prisão constantes no artigo 319 do Código de Processo Penal, sob pena de revogação, quais sejam: a) comparecimento perante o juízo competente, mensalmente, para informar e justificar suas atividades; b) não se ausentar daquela Comarca sem prévia comunicação e autorização do Juízo; c) não mudar de endereço sem prévia comunicação ao Juízo para o qual for distribuído o processo. Expeça-se alvará de soltura ao clausulado, já constando as medidas cautelares acima”. 

    Fonte: Folha de Pernambuco.

    sábado, 13 de janeiro de 2018

    Lancha afunda próximo a ponte entre Itapissuma e Itamaracá, no Grande Recife


    Lancha afundou nas proximidades da ponte que liga Itapissuma a Itamaracá, no Grande Recife (Foto: Reprodução/WhatsApp) Lancha afundou nas proximidades da ponte que liga Itapissuma a Itamaracá, no Grande Recife (Foto: Reprodução/WhatsApp)

    Uma Lancha afundou nas proximidades da ponte que liga Itapissuma a Itamaracá, no Grande Recife (Foto: Reprodução/WhatsApp)

    Uma lancha afundou nas proximidades da ponte que liga os municípios de Itapissuma e Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, na manhã desta sexta-feira (12). De acordo com a prefeitura de Itapissuma, o acidente aconteceu por volta das 11h.

    No momento da colisão, havia uma pessoa dentro da embarcação. O homem, de idade não informada, foi levado ao Hospital João Ribeiro de Albuquerque, em Itapissuma. Procurada pelo G1, a unidade de saúde informou que ele apresentava dores no ombro. Após ser atendido, ele foi encaminhado à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Cruz de Rebouças, em Igarassu, no Grande Recife.

    Procurado pela reportagem, o Corpo de Bombeiros negou ter sido acionado para a ocorrência.

    Fonte: G1 PE


    sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

    Coqueiral de Olinda está devastado. Restam apenas 26 pés de coco


       
    Governo do Estado promete reflorestar o local com 100 pés de coco / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
    Governo do Estado promete reflorestar o local com 100 pés de coco
    Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
    Cleide Alves
    cleide@jc.com.br

    O Coqueiral de Olinda, área verde ao lado da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco e que sinalizava o caminho de acesso à Cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, está sumindo da paisagem. No lugar, também conhecido como Parque dos Coqueiros, restam 26 pés da palmeira, entre montanhas de areia.

    Além dos coqueiros ainda com folhas verdes, é possível contar facilmente mais cinco troncos secos, um deles sendo tragado pelo mato. A área do coqueiral, entre a Avenida Olinda (Salgadinho) e as margens do Rio Beberibe, é de propriedade da Marinha do Brasil.

    De acordo com moradores da região, que preferem não se identificar, o Coqueiral de Olinda morreu em decorrência da obra de dragagem do Rio Beberibe, executada pelo governo do Estado no período de maio de 2012 a março de 2015 e orçada em R$ 63 milhões. “Tudo o que tiraram do rio despejaram em cima dos coqueiros”, afirmam.

    O canteiro de obras da empresa responsável pelo serviço de dragagem do Beberibe, instalado a área do Coqueiral de Olinda, foi desativado há cerca de quatro meses. “Derrubaram as construções de apoio e uma carreta entrou no terreno e levou as balsas”, relatam moradores.

    Todos afirmam que os pés de coco começaram a morrer depois de terem sido soterrados pela areia tirada da calha do rio e jogada no terreno. “Esse material é muito salgado, os coqueiros não resistiram e morreram aos poucos. Os bichos que viviam lá também sofreram. Capivaras e macacos sumiram. Só restam preás e saguins.”

    GOVERNO
    A Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco não atribui a morte dos coqueiros ao depósito de sedimentos no terreno. “Temos informações de que em 2009 (antes do início das obras) houve uma queimada na área que atingiu diversos coqueiros”, responde a secretaria, numa nota enviada pela assessoria de imprensa.

    Em quase três anos de serviço de dragagem e ampliação da calha do rio, a empresa retirou 1,5 milhão de metros cúbicos de sedimentos do Beberibe. A dragagem cobriu um trecho de 12 quilômetros de extensão, do bairro de Passarinho – Zona Norte do Recife, nas imediações da BR-101 – até a foz, próximo ao Porto do Recife. O Beberibe tem 23 quilômetros de extensão, da nascente, em Camaragibe (Grande Recife), até a foz.

    Permanecem no terreno do Coqueiral de Olinda 181 mil metros cúbicos de sedimentos, acumulados feito dunas. “O serviço de separação, remoção e destinação adequada do material aguarda liberação de recursos”, afirma a Secretaria de Planejamento, na mesma nota.

    Os entulhos não foram removidos porque a verba do contrato, pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, era insuficiente para a execução de todos os serviços e o governo priorizou a dragagem, justifica a secretaria. A ação só será realizada a partir da liberação da verba.

    Primeiro, será lançado o processo de licitação, na modalidade pregão. A empresa escolhida fará a recuperação ambiental da área, com a retirada do material depositado no Coqueiral de Olinda e o replantio, possivelmente no primeiro semestre deste ano. A previsão é plantar 100 pés de coco no terreno e prazo estimado para execução do serviço é de dez meses.

    MARINHA
    A Marinha do Brasil foi procurada para falar sobre o assunto na sexta-feira passada (05/01), pediu para que as perguntas fossem enviadas por e-mail e até a terça-feira (09/01) não respondeu. O coqueiral está incluído na área expandida de proteção do Sítio Histórico de Olinda. É proibido fazer construções no local.

    Fonte: Jornal do Comercio.

    ITAMARACÁ: O risco da arbovirose em casas de veraneio


    É preciso atenção na hora de veranear em casas há muito fechadas e que podem abrigar criadouros de AedesFoto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco
    As praias do litoral de Pernambuco recebem um grande fluxo de visitantes neste período de veraneio, entre os meses de janeiro e fevereiro. Mas, como são poucas as pessoas que frequentam as praias rotineiramente nos outros meses do ano, alguns imóveis ficam vazios até a alta estação, dando brecha para que o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, se prolifere. Quando um veranista ocupa uma casa que alugou para passar uma temporada, os insetos já podem ter se instalado no local. 

    Em Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco, a situação não é diferente. No período de dezembro a fevereiro, a ilha espera receber 150 mil pessoas. O número é seis vezes maior que a população do município que tem 25 mil habitantes - incluindo a população carcerária. A Prefeitura de Itamaracá pretende aproveitar o período de veraneio, quando as casas estão ocupadas, para realizar visitas de inspeção. 

    “A grande dificuldade que nós temos, ao longo do ano, é realizar vistorias na parte interna das casas, porque muitos desses imóveis só recebem pessoas no verão”, explicou a secretária de saúde de Itamaracá, Josilda Valença. “Pensando nisso, desarticulamos outros programas, como leptospirose e raiva, para direcionar o pessoal para vistoria de arboviroses. Isso ficará até o fim do período de alta estação”, afirmou. 

    A dona de casa Maria da Conceição, 59, veraneia em Itamaracá há 7 anos. Sempre no mesmo período, de janeiro a fevereiro, aluga uma casa para ficar com os familiares. Este ano, ao chegar ao imóvel, ela tratou de verificar se havia algum foco do mosquito. “ Nós nos preocupamos em não deixar lugares com água parada e recipientes abertos. O lixo a gente coloca num saco e fecha direitinho, e na piscina sempre colocamos cloro”, contou. “O medo é a gente tomar cuidado e os nossos vizinhos não. Isso tem que ser um preocupação de todos, porque quando o problema surgir, vai atingir todo mundo, não só quem tem o foco”, completou. 

    A também dona de casa Iris Freitas, 44, está passando alguns dias na Ilha de Itamaracá e acredita que o maior foco de doenças está na alta concentração de lixo jogado nas ruas do município. “É uma tristeza passar as férias com as crianças e encontrar essa sujeira toda aqui. Isso é um convite, não só para os mosquitos, mas para outras doenças”, observou. Iris conta isso com propriedade. Seu sobrinho de 7 anos contraiu uma virose e, ao chegar no posto de saúde, “o que mais tinha era gente igual a ele”, contou. 

    A Prefeitura de Itamaracá informou que a Secretaria de Infraestrutura já estava atenta ao alto fluxo de pessoas na ilha e afirmou ter reforçado a coleta de lixo. Normalmente, o lixo é recolhido por um compactador e cinco caminhões caçamba, que coletam 1.300 toneladas mensalmente. Para a temporada de veraneio, foram acrescentados à frota mais dois compactadores e dois caminhões caçamba. O horário para a coleta do lixo também deverá mudar de turno - ao invés de ser feito pela manhã, ocorrerá de madrugada. A mudança visa a evitar o trânsito na ponte Getúlio Vargas, que liga a ilha ao continente e está passando por reforma.

    O primeiro boletim de arboviroses deste ano em Pernambuco aponta que em todo o Estado foram registrados 22 casos suspeitos de dengue em 12 municípios, representando uma redução de 90,7% quando comparado ao mesmo período de 2017. Chikungunya e zika tiveram apenas um caso suspeito reportado cada. Não há registro de óbito.

    Fonte: Folha de Pernambuco.

    quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

    Suspeitos são presos com material para roubar banco em Itamaracá

    Por TV Jornal / JC Online 

    TV Jornal / Reprodução
    Dois homens foram presos na noite dessa terça-feira (8) no bairro da Vila Velha, na Ilha de Itamaracá, Litoral Norte de Pernambuco. De acordo com informações do Comandante da Rádio Patrulha (RP), Alexandre Jorge, os suspeitos confessaram que estavam se preparando para roubar um banco no município. Eles receberam voz de prisão.

    Abordagem

    A polícia realizou uma abordagem no veículo, utilizado como Uber, onde os suspeitos estavam. Os policiais desconfiaram do nervosismo da dupla e revistaram o carro. Com os homens, a polícia encontrou uma pistola calibre .40, com 36 munições e numeração raspada; um revólver calibre .38, com seis munições; um pé de cabra, uma marreta e uma barra de ferro.

    Os presos são Carlos Anderson da Silva Ramos, 30 anos, conhecido como “De Menor”, que já cumpriu pena por roubo e homicídio, e José Vinícius Alves da Silva Dias, 23 anos, ex-presidiário por roubo. Eles foram levados para a Delegacia de Plantão de Paulista, Região Metropolitana do Recife, e autuados em flagrante.
    Fonte: TV Jornal