METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Estudantes são assaltados dentro de escola estadual em Paulista

Homem anunciou assalto em escola estadual que fica no bairro de Maranguape II, em Paulista / Foto: Reprodução / Google Street View


Segundo testemunhas, por volta das 7h15 desta quinta-feira (31), um homem armado abordou dois alunos que estavam perto do portão de entrada da escola.
Homem anunciou assalto em escola estadual que fica no bairro de Maranguape II, em Paulista
Foto: Reprodução / Google Street View
JC Online

Dois estudantes tiveram seus celulares roubados no início da manhã desta quinta-feira (31) dentro da Escola Estadual Professora Maria Alves Machado, no bairro de Maranguape II, em Paulista, no Grande Recife. Testemunhas relataram que um homem armado chegou de bicicleta, abordou um casal de adolescentes que estava próximo ao portão de entrada da instituição e anunciou o assalto, por volta das 7h15. Cabe ressaltar que, pelo horário do crime, o pátio da escola já estava cheio de alunos e funcionários. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

De acordo com funcionários, a polícia foi acionada para a ocorrência e deve retornar ao local ainda na tarde desta quinta-feira (31). Uma das funcionárias, que não quis se identificar, informou também que as câmeras da escola foram quebradas. "Fora da escola sempre tem assalto, mas é a primeira vez que entram aqui para perturbar e roubar", comentou. Após o ocorrido, todos os alunos foram dispensados da atividades escolares pelo resto do dia. Um boletim de ocorrência foi registrado através do 190.

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Assaltante morre após ser espancado por moradores de Itapissuma


Hospital da Restauração
Hospital da RestauraçãoFoto: Arquivo Folha
Um assaltante morreu nesta quarta-feira (30), após ser espancado por moradores de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife. De acordo com policiais militares do 19º Batalhão, Ginaldo Machado da Silva invadiu uma casa no início da manhã da última terça (29) e agrediu o proprietário da residência. O homem também teria roubado alguns objetos do local.

Ginaldo, que portava um revólver calibre 38, ainda tentou fugir, mas foi detido por populares. O homem foi espancado pelos moradores do centro do município. Os militares foram acionados e levaram o homem para o Hospital João Ribeiro. Em seguida, Ginaldo foi levado para a Delegacia de Paulista

Após a autuação, o assaltante foi levado, novamente, para uma unidade hospitalar. Na tarde desta quarta, Ginaldo não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área Central do Recife. O corpo do homem será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), no Recife.
Fonte: Folha de Pernambuco.

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Obra muda itinerário de coletivos em Paulista

Ponte da comunidade do Barão, em Paulista
Ponte da comunidade do Barão, em PaulistaFoto: Divulgação
A principal via que liga o Centro do Paulista ao bairro de Paratibe, também na cidade, ficará interditada a partir desta quarta-feira (30) por conta de uma obra na ponte da Comunidade do Barão. Durante o bloqueio, os condutores que trafegam pela avenida Lindolfo Collor devem fazer o percurso por rotas alternativas. 

Duas vias podem ser usadas pelos motoristas: rua 79 e avenida Palmares. A primeira liga Paratibe a Jardim Paulista, enquanto a outra faz conexão entre Arthur Lundgren I, pela ponte do Banheiro do Soldado, até a área central do município.

A interdição da ponte da Comunidade do Barão, que começa às 5h, terá duração de 150 dias. O trabalho no local vai contar com o apoio de agentes de trânsito, que ficarão encarregados de orientar os condutores sobre as rotas alternativas.

Por conta da obra, quatro linhas de ônibus e duas de Kombi terão o itinerário alterado. O Grande Recife Consórcio de Transporte – órgão que gerencia o transporte público na RMR – já foi comunicado pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Administração das Regionais.

Com o bloqueio, a Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente terá condições de realizar a duplicação e requalificação da ponte. O serviço faz parte de um convênio com o Ministério da Integração Nacional, que inclui a dragagem do Rio Paratibe e a requalificação da Ponte do Banheiro do Soldado – obra já entregue à população.

Confira as linhas que terão o itinerário alterado:

Ônibus:
Linha 1935 – Paratibe/T.I Pelópidas;
Linha 1934 – Arthur Lundgren I/T.I Pelópidas;
Linha 1996 – Arthur Lundgren II/ Rio Doce;
Linha 1948 – Arthur Lundgren II/Macaxeira.

Kombi:
Linha 02 – Arthur Lundgren I/Cidade Tabaraja;
Linha 03 – Arthur Lundgren I/ Jardim Maranguape
Fonte: Folha de Pernambuco.

PRAIA DOS MILAGRES VIROU UM MAR DE LIXO


Moradores e banhistas que frequentam a orla dos Milagres e da Ilha do Maruim, principalmente nos finais de semana, reclamam da falta de limpeza da praia e da coleta de lixo por parte da Prefeitura de Olinda. O trecho está tomado por muito lixo. O mau cheiro é constante.

“Inadmissível esta situação. A coleta é ineficiente. O lixo de outras localidades é trazido pelas correntes marinhas e os fortes ventos, Lixo na Praiaque provocam este desastre ambiental”, reclama Marco Antônio Krug, no seu perfil no Facebook. “Todos são afetados e a população também é responsável”, reconhece. 

A sujeira, segundo ele, deixa os moradores e os “frequentadores da pequena, charmosa e suja orla dos Milagres com a tristeza estampada nos seus rostos”. Apesar dos apelos, o serviço de coleta de lixo de Olinda continua ignorando a situação.

Fotos: Marco Antônio Krug
Fonte: Blog Olinda Hoje

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Famílias invadem prédios condenados em Olinda


Grupo invadiu dois edifícios em Rio Doce, Olinda
Grupo invadiu dois edifícios em Rio Doce, OlindaFoto: Arthur de Souza/ Folha de Pernambuco
Pelo menos 24 famílias invadiram dois prédios do conjunto residencial JK, na 4ª etapa de Rio Doce, em Olinda, Grande Recife, por volta das 14h desta quarta-feira (23). Os prédios estão desocupados há pelo menos nove anos e correm risco de desabamento. O grupo saiu dos edifícios, pacificamente, cerca de três horas depois, após conversas com policiais.

As famílias chegaram com baldes, vassouras e produtos de limpeza para organizarem os apartamentos antes de realizarem a mudança completa. No momento, havia apenas um vigilante da empresa que faz a segurança dos prédios, a Asa Branca. O funcionário então acionou a Polícia Militar, e uma equipe do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) do 1° Batalhão foi enviada ao local. 

A maior parte das famílias mora em Olinda e estão vivendo de favor na casa de parentes e amigos, como a doméstica Maria Helena da Silva, 39 anos. Ela mora com o filho de 7 anos e o neto de 2 num quarto na casa de uma amiga. "Eu não tenho condições de pagar aluguel, e quando soube que viriam ocupar, decidir vir também", disse.

Tatiane Ferreira está desempregada há um mês e por isso está morando na casa da mãe, no bairro do Janga, em Paulista, também no Grande Recife, com a filha de 17 anos que está grávida, o esposo da adolescente e um filho de 20 anos. "Soube da ocupação por amigos, pois estou cuidando de uma criança aqui no bairro. Aqui tem energia e água, e pelo que sei não tem risco de desabar", comentou.

No entanto, segundo o funcionário da Asa Branca, os prédios foram desocupados porque estão condenados a cair. O viliante explicou ao portal FolhaPE que a seguradora Sul América paga auxílio moradia aos antigos proprietário por força de decisão judicial e contratou a Asa Branca para fazer a segurança dos imóveis.

Mesmo com esse risco, o autônomo Clébson do Carmo preferiu tentar invadir o prédio com a esposa Edilma e os três filhos. É que o prédio onde ele mora, em Olinda, também está condenado a cair. "Nós ocupamos ali também, estava abandonado. Só que agora abriu uma rachadura muito grande lá e precisamos de um lugar para morar. Aqui não tem ninguém, e os vizinhos reclamam que está virando ponto de venda de drogas e prostituição", disse.

A comerciante Nete dos Santos mora próximo ao conjunto residencial e garantiu que o local está bastante inseguro. "A gente vê tráfico de drogas aqui, jovens de 12, 13 e 14 anos praticando sexo. Os vigilantes só vêm aqui para dormir. Prefiro essas famílias ficaram aqui do que este abandono", afirmou.

As famílias disseram à reportagem que querem permanecer no térreo dos prédios, com a intenção de chamar a atenção da Prefeitura de Olinda. Eles querem ajuda do Governo municipal para conseguir um lugar para morar.
Fonte: Folha de Pernambuco.

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Defesa Civil de Olinda espera demolir edifício rachado ao meio até terça-feira


Prédio está escorado em edificação vizinha e foi isolado pela Defesa Civil (Foto: Reprodução TV Globo)
Neste sábado (12), o diretor da Defesa Civil de Olinda,
 Pablo Pereira, afirmou que aguarda um posicionamento
 da Justiça até a terça-feira (15) para que seja feita a 
demolição do Edifício Agave, que rachou ao meio na
 quinta (10). A destruição da estrutura deve ser feita ‘
em caráter urgente’, já que a invasão de pessoas no
 local provoca mais riscos.
“Há pessoas de outras comunidades subindo nos 
apartamentos para roubar grades. Como ainda há
 risco, principalmente para a vida dessas pessoas, 
estamos esperando a autorização para demolir a
 estrutura”, explica. Ainda de acordo com o diretor 
da Defesa Civil de Olinda, a Polícia Militar e a Guarda
 Municipal já foram acionadas para impedir a entrada
 de pessoas na área.
No início da manhã deste sábado (12), o órgão havia
 informado à reportagem que o laudo técnico havia 
sido entregue à Procuradoria Municipal. Durante a
 tarde, no entanto, a Defesa Civil de Olinda informou
 ao G1, por meio de nota, que o laudo técnico deve
 ser fechado até a terça-feira (15). Depois desse 
procedimento, o documento deve ser encaminhado 
à Procuradoria Municipal, já que se trata de um 
imóvel particular, para que sejam tomadas as 
providências cabíveis.
Segundo o órgão, o objetivo do laudo é embasar
 os documentos que serão enviados ao Ministério
 Público de Pernambuco (MPPE) e aos responsáveis 
pela edificação, escorada em um prédio vizinho.
 “A nossa expectativa é que a demolição seja feita 
até a terça [15]. Se fosse da nossa alçada, esse 
processo seria feito na própria sexta [11]”, conta.

Entenda o caso

Localizado no bairro de Jardim Fragoso, o Edifício 
Agave é do tipo caixão e, por isso, não possui
 pilares de sustentação. O imóvel tem três pavimentos
 e estava fechado há anos, mas servia de ponto de
 moradia improvisada. Apesar da gravidade dos
 danos na estrutura, rachada ao meio, ninguém
 ficou ferido.Segundo os moradores, o prédio 
começou a apresentar os sinais de um possível
 desabamento no sábado (5), quando surgiram 
as primeiras rachaduras e estalos na estrutura.
 Com medo, eles abandonaram o local. O prédio
 rachou no meio por volta das 21h30 da quinta-feira (10).
 Buscando recuperar móveis e eletrodomésticos, 
aos escombros na sexta (11) para salvar os pertences.
Fonte: G1

Três detentos fogem de hospital psiquiátrico em Itamaracá

Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP)
Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP)Foto: Reprodução/ Google Street View
Três detentos fugiram do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), que fica na ilha de Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco, neste domingo (13). Segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), a fuga foi registrada ao meio-dia.

Os fugitivos foram identificados pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários como Hugo da Silva Ferreira, também conhecido como Diego Pedro da Silva (Diego), 22 anos; José Maxuel Camilo de Souza (Max ou Urek), 24; e Alisson Avelino da Silva (Mago ou Guinho), 24.

O sindicato disse que a fuga ocorreu no horário de visita à unidade e que havia apenas cinco agentes penitenciários na guarda interna. A entidade denunciou, ainda, que a guarda externa (guarita) está desativada.

A Seres disse que a direção da unidade acionou a polícia local para buscas na região. Um procedimento administrativo será aberto para apurar as circunstâncias em que a fuga ocorreu.

Fonte: Folha de Pernambuco.

sábado, 5 de agosto de 2017

Governo do Estado realiza atendimento imobiliário em Abreu e Lima a partir desta segunda


A Perpart, em parceria com o Conselho de Moradores, promove o serviço do Perpart Itinerante para a comunidade de Caetés I, II e III. A ação acontecerá de segunda (07) a sexta-feira (11) e leva atendimento imobiliário a cidadãos que moram nos núcleos habitacionais remanescentes de políticas públicas do Governo do Estado e que estão hoje sob responsabilidade da Perpart.

Os mutuários da antiga Cohab que residem no local devem se dirigir ao Conselho de Moradores de Caetés II, localizado na Rua 31, nº 06. O atendimento é das 9h às 12h e das 13h às 16h (segunda a quinta) e 8h às 11h (sexta-feira).

Para que o atendimento seja efetivado, é preciso levar originais e cópias da identidade, CPF, certidão de casamento (ou de nascimento, se solteiro), documentação do imóvel, carnê da Cohab, quitação da Caixa Econômica Federal, distrato, recibo de compra e venda com firma reconhecida e/ou procuração e certidão de propriedade e ônus do imóvel.

"O Perpart Itinerante tem como finalidade oferecer ao cidadão maior acesso aos serviços prestados pela empresa, além de comodidade ao deslocar nosso atendimento para perto de sua casa. A participação dos mutuários é fundamental, pois as escrituras valorizam o imóvel, asseguram direitos e oferecem vantagens, como a possibilidade de se candidatar a linhas de crédito e financiamentos no momento da reforma ou venda", diz o diretor-presidente da Perpart, Oscar Victor.

Desde o surgimento do Perpart Itinerante, em 2011, 18 municípios foram visitados, com mais de oito mil pessoas atendidas. A ação vai até a comunidade em dias programados, mas o atendimento aos mutuários de todas as unidades habitacionais é contínuo e acontece na sede da empresa de segunda a sexta-feira.

Atendimento ao cidadão - A Pernambuco Participações e Investimentos (Perpart), empresa estadual sob governança da Secretaria de Administração do Estado (SAD), fica na Rua Dr. João Lacerda, 395, bairro do Cordeiro, ao lado do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) . O horário de atendimento imobiliário na sede da empresa é de segunda-feira a quinta-feira das 8h às 11h30 e das 14h às 17h e às sextas-feiras das 8h às 11h30 no Núcleo de Atendimento ao Cidadão (Naci).

Mais informações nos números (81) 3184.5101/ 5103 ou através do site www.perpart.pe.gov.br.

SERVIÇO
Perpart Itinerante em Caetés I, II e III.
Beneficiados: Mutuários da antiga Cohab.
Onde: Conselho de Moradores de Caetés II, localizado na Rua 31, nº 06 – Caetés II, Abreu e Lima.
Quando: De segunda (07/08) a quinta-feira (10/08) das 9h às 12h e 13h às 16h. Na sexta-feira (11/08) das 8h às 11h.
Contato para entrevistas: Marcos André, superintendente imobiliário - 98639.0365

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Buracos se multiplicam na PE-15 e geram queixas de motoristas e pedestres


Com 12 quilômetros de extensão, a PE-15 é uma importante rodovia
 que corta a área norte da Região Metropolitana do Recife. É o caminho 
de muitos que saem de cidades como Abreu e Lima e Paulista com 
destino ao Recife, mas é no trecho correspondente em Olinda que
 motoristas e pedestres enfrentam maiores problemas. Além da
 grande quantidade de buracos na rodovia, há lixo e animais soltos.
 (Veja vídeo acima)
A PE-15 ainda é um significativo corredor de ônibus. São dois terminais 
de passageiros: O TI PE-15, em Olinda e o Pelópidas Silveira, em
 Paulista. Ao todo, a rodovia vai do Complexo de Salgadinho até o 
limite entre as cidades de Paulista e Abreu e Lima, no Grande Recife.
No bairro do Bultrins, mal dá para ver a ciclovia, que mais parece parte 
da calçada. Os ciclistas se arriscam para desviar dos carros e buracos. 
“É arriscado demais. Quando chove é que o risco aumenta mesmo. 
Alaga e a gente não vê o buraco”, conta o pintor Leonardo José da Silva.
Em Ouro Preto, a população precisa conviver com a quantidade de buracos. 
Há lugares que o buraco pista já invadiu a calçada. O jeito que os moradores encontraram para evitar acidentes é improvisar uma sinalização com palhas 
de coqueiro. “Isso faz muito tempo que está assim. Fizeram só um paliativo,
 mas depois começou nessa parte da parada de ônibus”, reclama a artesã Taynara Melissa da Silva.

Faixa de ônibus

O problema se repete em vários pontos da PE-15. O mais crítico fica na 
faixa exclusiva de ônibus. Os motoristas, por sua vez, até tentam, mas 
reclamam que é difícil desviar de tantos buracos.
“Eu já estourei dois amortecedores aqui. Eu também sou usuário do 
transporte público porque nem sempre posso sair com meu veículo
 por conta da gasolina, até porque o combustível está caro. Quando 
eu saio, enfrento uma buraqueira dessa. Eu tive que abrir passagem 
para o ônibus passar. Isso atrapalho muito o trânsito”, comenta o 
funcionário público Sandro Alves.
A reportagem do NETV 1ª Edição acompanhou a viagem do BRT que
 faz a linha Paulista/Prefeitura do Recife. A viagem que deveria ser 
mais rápida por conta da faixa exclusiva não tem um ganho de tempo
 muito diferente dos demais veículos. Isso porque, devido aos buracos, 
os motoristas precisam parar e dar a vez para o coletivo que vem no 
sentido contrário.
“Olha os tamanhos dos buracos. Preciso manobrar para não rasgar o 
pneu. Tenho que fazer isso para tentar passar melhor. Tem que um 
ônibus parar para o outro passar. Eu dou seis viagens por dia aqui e 
é sempre esse sufoco”, diz o motorista Uciel Raimundo.

Respostas

Em nota, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) informou 
que por conta da chuva não consegue fazer as obras de intervenção 
na PE-15. O órgão ainda ressalta que aguarda o fim do período chuvoso
 para iniciar os serviços de conservação na via. A ação vai contemplar
 a “Operação Tapa-Buraco” e capinação.
Sobre o lixo encontrada pela reportagem na rodovia, a Prefeitura de
 Olinda, disse, por meio de nota, que o caminhão da coleta passa todos
 os dias pelo local. Entretanto, enviará uma equipe para averiguar a 
denúncia e tomar as medidas cabíveis. Sobre os animais soltos, a 
administração municipal disse que vai implantar um convênio para 
recolher os animais para um lugar adequado, onde serão tratados e disponibilizados para adoção.
Fonte: G1 PE

Parque de Exposições do Cordeiro recebe feira de adoção de animais

Feira de adoção de cães e gatos acontece nesta sábado (5), das 10h às 16h e a entrada é gratuita.
Além da adoção, também haverá bazar beneficente com renda revertida para salvar animais / Foto: André Nery/Acervo JC Imagem
Além da adoção, também haverá bazar beneficente com renda revertida para salvar animais
Foto: André Nery/Acervo JC Imagem
Da Editoria de Cidades

O Parque de Exposições do Cordeiro recebe no próximo sábado (5) a 57ª edição do Evento de Adoção de Cães e Gatos, das 10h às 16h. Bichinhos de todas as idades e tamanhos, castrados e microchipados estarão esperando para terem um novo lar.

Além da adoção dos animais, também acontecerá um bazar beneficente promovido pelo Projeto Patinhas, onde toda a renda será revertida para ajudar a resgatar animais de rua. Para realizar a adoção do cão ou gato no evento, é necessário ter mais de 18 anos, levar um documento original com foto, um comprovante de residência e cópias de ambos.

Fonte: Jornal do Comercio.