METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Araçoiaba entre as 100 piores cidades do país para se viver, aponta estudo

Município da RMR se destaca pela ausência de serviços básicos.
Levantamento foi feito pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia.

Do G1 PE

A 40 Km de distância do Recife, na área norte da Região Metropolitana, o município de Araçoiabasurge como destaque nacional negativo. O município de apenas 21 anos de fundação e 17 mil habitantes está na lista das 100 piores cidades do país para se viver. O Índice de Bem-Estar Urbano dos Municípios Brasileiros (Ibeu-Municipal) foi divulgado esta semana pelo Observatório das Metrópoles, vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT).
O levantamento inédito leva em consideração as condições urbanas dos 5.565 municípios brasileiros, a partir da análise de fatores como mobilidade, meio ambiente, habitação, atendimentos de serviços coletivos e infraestrutura. Araçoiaba aparece na 5520º posição nacional, com índice 0,555%, considerado ruim pela escala, e oferece uma qualidade de vida que representa um grande desafio para a população local. O município mais bem colocado no estudo é o de Buritizal, em São Paulo, com índice 0,951.
“Está precisando de uma creche, para colocar nossos filhos para a gente trabalhar. Esgoto também. Iluminação pública é uma negação, é um poste sim, outros não. Muita criança precisando realmente de esporte e lazer, muita criança se envolvendo com coisa errada”, lamentou a dona de casa Cristina Maria da Silva, moradora da cidade.
Nos bairros mais afastados do Centro, os problemas ficam ainda mais evidentes. Falta calçamento e água encanada e o esgoto corre a céu aberto. Josineide Trajano da Silva reside numa rua nessas condições. “Muita muriçoca dentro de casa, é uma situação só essa rua. O tempo que dizem que vai calçar [a rua] e nada. Faz muito tempo que essa rua é assim”, revela a moradora.
Com economia baseada no setor de serviços e agricultura, Araçoiaba reelegeu o atual prefeito, Joamy Alves, no último dia 2 de outubro. Ele alega que a Prefeitura está concluindo a pavimentação e drenagem de 50 ruas, mas esbarra na falta de recursos para tornar a cidade um lugar melhor de se viver.
"A grande dificuldade que nós temos hoje é que a cidade vive de repasse, que é o FPM [Fundo de Participação dos Municípios] e ICMS, que é muito pouco. Você manter uma estrutura de educação, de saúde, de tudo, com os repasses que vêm hoje, inclusive com a crise que o Brasil vem atravessando, você não consegue manter todos os serviços que são necessários para a população”, conclui o gestor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.