METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Sintepe denuncia problemas estruturais após chuvas e falta de cadeiras nas escolas estaduais de Pernambuco

 


Professores e professoras da rede estadual de ensino relataram diversos problemas enfrentados pelas escolas durante as fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife na quarta-feira (6).

Entre os problemas estão infiltrações nas paredes e tetos, além de salas alagadas. Também foi mencionado não só pelos docentes, mas por analistas educacionais e administrativos, neste início de ano letivo, a falta de cadeiras escolares em algumas unidades de ensino. 

As denúncias foram divulgadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), que afirmou já estar cobrando da Secretaria de Educação do Estado (SEE) a adoção de medidas efetivas para solucionar estes problemas. 

“Muitas escolas estão enfrentando sérios problemas. A Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, por exemplo, teve o teto praticamente todo comprometido, com água da chuva caindo em diversas partes. Infelizmente, isso não é novidade, pois já estamos alertando o governo de que as verbas para a manutenção das escolas não chegaram a tempo, e muitas delas sequer receberam a totalidade da verba de 2024”, afirmou Ivete Caetano, presidenta do Sintepe.

Em dezembro do ano passado, o Governo do Estado liberou o pagamento do segundo repasse do Programa Investe Escola, para o exercício de 2025. Segundo a SEE, houve um investimento na ordem de R$ 50 milhões que contemplou 929 unidades escolares aptas a receber os recursos.

O programa visa melhorar a infraestrutura física das escolas e o fortalecimento das ações pedagógicas, como reformas e a aquisição de materiais. Ao todo, o Investe Escola contará com mais R$ 70 milhões sendo o restante do montante liberado ao longo deste ano. A pasta pontua que as escolas que não foram contempladas com valores nesta segunda parcela, se devem ao motivo destas terem recebido 100% do recurso previsto para custeio ainda na primeira parcela.

Fonte: Jornal do Comercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.