Na manhã deste domingo (20), o antigo prédio da Junta Militar de Paulista foi demolido pela prefeitura do município, mesmo após entidades como o Pró-Museu, Instituto Histórico e Geográfico, Arqueológico e Antropológico do Paulista, a Academia de Letras e Artes do Paulista, além da página "Muita História pra Contar", realizarem atos em protesto contra a demolição do antigo prédio do alistamento militar, e também do obelisco e o busto do Papa João XXIII.
Há menos de um mês, a Prefeitura de Paulista se posicionou através do secretário de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Pinho Alves. Ele afirmou que as demolições foram suspensas, mas na manhã de hoje, para a tristeza dos representantes dos movimentos, o prédio foi derrubado, restando apenas os escombros.
De acordo com os representantes dos movimentos, a prefeitura, sob o pretexto de revitalizar a área, tinha como objetivo demolir o imóvel e os monumentos que fazem parte da história de Paulista. Prédios históricos são testemunhas físicas do passado. Eles ajudam a entender a história e a evolução das cidades, bem como a identidade cultural das comunidades que nelas vivem ou viveram.
O secretário Sérgio Pinho Alves informou neste domingo à reportagem do Diario de Pernambuco que o prédio da Junta Militar estava com risco de desabamento. “A estrutura do imóvel estava totalmente comprometida”, enfatizou, acrescentando que a Praça João XXIII, onde ficava o prédio da Junta Comercial, vai passar por uma requalificação.
Fonte: Diário de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.