terça-feira, 29 de agosto de 2023
ÔNIBUS ESCOLAR QUEBRA MAIS UMA VEZ EM ITAMARACÁ
segunda-feira, 28 de agosto de 2023
Edital do Festival de Teatro de Igarassu é publicado
O edital para o tão aguardado 13° FESTIG - Festival de Teatro de Igarassu está no ar. Este ano o evento acontecerá entre os dias 23 a 30 de novembro de 2023. As inscrições abrem dia 01 de setembro e vai até o dia 31 de setembro de 2023.
ESCOTEIROS DE ITAMARACÁ FAZEM DESFILE CÍVICO NO DIA 09 DE SETEMBRO
No Próximo dia 9 de setembro, parte da avenida João Pessoa Guerra, situada no bairro do pilar na Ilha de Itamaracá no RMR se tornará palco de um desfile cívico.
O Evento está sendo organizado pelo 26° Grupo de Escoteiros Coronel Ivanildo da Ilha, que terá a concentração às 14:00 da tarde próximo ao palácio Pedra que Canta.
"Todos da Ilha estão convidados para assistir nosso desfile, e celebrar conosco o nosso aniversario de 33 anos mostrando para o público o que formamos todo esse tempo" disse a diretoria do grupo
Este ano o Grupo de escoteiro da Ilha de Itamaracá celebra 33 anos de história, no desfile terá apresentações de bandas marciais, escolas , instituições , e dezenas de escoteiros de várias cidades do estado de Pernambuco, e será encerrado na segundo praça do Pilar onde será entregue troféus de participação.
Sobre o Grupo de Escoteiros da Ilha, você pode nos procurar em nossa sede todos os sábados às 14:00 horas por trás do posto de combustível no girador.
Fonte: Jornal do Grande Recife
domingo, 27 de agosto de 2023
ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA APRENDEM SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL ATRAVÉS DE JOGO DO PATRIMÔNIO
Os
estudantes da EREM João Pessoa Guerra em Igarassu participaram de uma aula de
educação patrimonial no escritório Técnico do IPHAN, utilizando o Jogo do
Patrimônio, no ultimo dia 22 de agosto.
Os
alunos estão estudando na escola sobre o Patrimônio Cultural de Igarassu nas
aulas ministrada na eletiva pelo professor Fernando Melo.
O
Jogo do Patrimônio é uma forma lúdica de ensinar os jovens a conhecer o
patrimônio da cidade e desenvolver o sentimento de pertencimento. A Casa do
Patrimônio de Igarassu(IPHAN) dispõe dessa ferramenta e oferece gratuitamente
as escolas que desejam realizar uma aula diferente com seus alunos.
domingo, 20 de agosto de 2023
Prédio da Junta Militar em Paulista foi demolido na manhã de hoje
Na manhã deste domingo (20), o antigo prédio da Junta Militar de Paulista foi demolido pela prefeitura do município, mesmo após entidades como o Pró-Museu, Instituto Histórico e Geográfico, Arqueológico e Antropológico do Paulista, a Academia de Letras e Artes do Paulista, além da página "Muita História pra Contar", realizarem atos em protesto contra a demolição do antigo prédio do alistamento militar, e também do obelisco e o busto do Papa João XXIII.
Há menos de um mês, a Prefeitura de Paulista se posicionou através do secretário de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Pinho Alves. Ele afirmou que as demolições foram suspensas, mas na manhã de hoje, para a tristeza dos representantes dos movimentos, o prédio foi derrubado, restando apenas os escombros.
De acordo com os representantes dos movimentos, a prefeitura, sob o pretexto de revitalizar a área, tinha como objetivo demolir o imóvel e os monumentos que fazem parte da história de Paulista. Prédios históricos são testemunhas físicas do passado. Eles ajudam a entender a história e a evolução das cidades, bem como a identidade cultural das comunidades que nelas vivem ou viveram.
O secretário Sérgio Pinho Alves informou neste domingo à reportagem do Diario de Pernambuco que o prédio da Junta Militar estava com risco de desabamento. “A estrutura do imóvel estava totalmente comprometida”, enfatizou, acrescentando que a Praça João XXIII, onde ficava o prédio da Junta Comercial, vai passar por uma requalificação.
Fonte: Diário de Pernambuco
INSTITUTO HISTÓRICO DE ITAMARACÁ REALIZA OFICINA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ESCOLA ESTADUAL DE JAGUARIBE
O Instituto Histórico e Geográfico da Ilha de Itamaracá (IHGII) realizou, na última quinta-feira (17/08), uma oficina de educação patrimonial com estudantes do 8° e 9° anos da Escola Estadual de Jaguaribe.
A oficina foi ministrada pela historiadora Alexsandra Pantaleão e pelo professor de história Fernando Melo, que debateram sobre o que é patrimônio cultural e as suas finalidades. Durante a realização da oficina os estudantes apresentaram indicações de itens que entendiam ser patrimônios culturais da Ilha de Itamaracá e, ao final, participaram de um jogo da memória com imagens dos patrimônios do município.
A atividade foi acompanhada pela educadora de apoio Jeoadan Fernandes e teve como finalidade mostrar a importância e a relevância do conhecimento sobre o patrimônio cultural, a fim de conscientizar para a sua efetiva preservação.
O Instituto Histórico agradece, desde já, a direção da Escola Estadual de Jaguaribe e a todos os profissionais que tornaram possível a realização da atividade.