Para combater a transmissão de vírus em ambientes fechados com equipamentos eletrônicos compartilhados por muitas pessoas, nem sempre o álcool em gel é a melhor solução. A mistura de água e detergente é recomendada para desinfetar aparelhos, de acordo com o especialista em limpeza Tibiriça Oliveira (veja vídeo acima).
Na mistura, é possível umedecer um pano ou flanela, retirar o excesso de água e, assim, fazer a limpeza de equipamentos como teclados, aparelhos de telefone e calculadoras. “O detergente neutro tem o PH baixo e não vai danificar nenhum tipo de superfície”, disse o especialista.
Entre as teclas, uma escova de dentes em cima da flanela pode ser útil para limpar os espaços. “A mesma mistura pode ser usada para limpar maçanetas e interruptores”, afirmou Oliveira.
O detergente vai resolver melhor do que o álcool, porque vai tirar as bactérias. O álcool, nesses casos, vai reter”, alegou o especialista em limpeza.
Para higienizar os aparelhos telefônicos e tablets, água, sabão e álcool comum não são indicados. É preciso fazer a limpeza do celular com álcool isopropílico, encontrado em lojas de aparelhos eletrônicos, de acordo com a bióloga Tereza Cristina Leal, pesquisadora em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Durante o processo de higiene, devem ser retiradas películas e capinhas que comportam o aparelho, que deve ser desligado. Pode-se usar um pano limpo e umedecido com o produto para limpar o lado de fora do equipamento. Não é necessário abrir.
Fonte: G1 PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.