A primeira morte por leptospirose em Pernambuco no ano de 2019 foi confirmada e acendeu novamente o alerta para o contato com água suja, principalmente no período de chuvas. Até o último sábado (30), foram notificados 112 casos, sendo 15 confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Outros 65 casos seguem em investigação, de acordo com a SES. A vítima fatal foi um empresário de 40 anos, residente em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A morte ocorreu em 18 de janeiro deste ano.
Pernambuco finalizou o ano passado com 207 casos confirmados da doença dos quais onze resultaram em mortes.
A leptospirose é uma doença bacteriana transmitida aos seres humanos pelo contato da urina dos ratos. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, dores musculares, vômitos, tosse e diarreia.
Prevenção
A Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes informou diz que já realizou uma ação de combate aos roedores na área onde o empresário residia, EM Piedade. A cidade é líder nos registros da doença no último trimestre.
Profissionais de saúde alertam para o contato com a água acumulada com a chegada das chuvas no Estado. A recomendação de higienizar abrange inclusive os reservatórios com água sanitária na proporção de um litro da substância para mil litros de água.
Fonte: Rádio Jornal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.