METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

terça-feira, 30 de abril de 2019

ABREU E LIMA: PE-18: quantidade de buracos causa problemas para quem passa pela via

Os moradores, populares e até transeuntes que precisam utilizar a PE-18, que corta os municípios de Abreu e Lima e Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), sofrem com a quantidade de buracos na via. De acordo com depoimentos, os buracos causam bastante danos financeiros, principalmente, para quem é motorista. “Faz oito anos que a via está desse jeito. Pelas condições da pista, não há como transitar”, relatou a coordenadora de vendas Vania Oliveira. 

Nota
Por meio de nota, o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) informou que concluiu o plano de conservação da malha viária estadual e que a licitação para execução dos serviços de manutenção na via já está em andamento. A previsão é de que o certame seja finalizado em até três meses.

Fonte: TV Jornal

segunda-feira, 29 de abril de 2019

UPA: moradores de Olinda sofrem com demora em entrega da unidade


Os moradores do bairro de Rio Doce, o bairro mais populoso do município de Olinda, com cerca da 44 mil habitantes, no Grande Recife, se queixam do não funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) da localidade. Segundo eles, existe uma promessa de conclusão, mas até o momento nada foi realizado.

Segundo informações, a ordem de construção da obra foi assinada em 2015 e tinha entrega marcada para o mesmo ano, mas ainda não foi entregue. "Uma UPA que foi assinada no Diário Oficial em 2012, o prédio foi feito na gestão anterior. Mas, até agora não foi tomada nenhuma providência", relatou um morador local.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Olinda informou que uma licitação para dar continuidade as obras já foi aberta e que a previsão para a entrega da unidade funcionando para a população está marcada para o segundo semestre deste ano. 

Fonte: TV Jornal

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Notificações de zika crescem 134% em Pernambuco

Pernambuco registrou uma alta nas notificações de arboviroses, nos quatro primeiros meses de 2019, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Somente de zika vírus, foram notificados 620 casos entre janeiro e abril deste ano. O número representa um aumento de 134%, se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 265 casos.

Já a dengue apresentou uma alta de 15,8%, com 7.925 casos notificados. No ano passado, foram 6.845 casos suspeitos. A chicungunha também apresentou elevação nos números de notificações. No período analisado foram registrados 1.237 casos. Em 2018, foram 1.008 casos.

Segundo o diretor geral de controle de doenças transmissíveis da SES, George Dimech, o Sertão do Estado é a região que mais apresentou aumento nos casos de arboviroses. “Quando pegamos a região do Sertão é notável a variação de mais de 4 mil casos se comparar com o ano anterior”, afirmou.

Ainda de acordo com o diretor, o que se destaca no estado em geral é o aumento da incidência de arboviroses em menores de 20 anos. “Os adultos que já tiveram a dengue já estão mais protegidos do que os mais jovens”, explicou.

George Dimech detalha como é feito o trabalho de prevenção das arboviroses no estado e também alerta para os cuidados com a infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças. “O estado atua de várias formas. Apoia o município que precisa mandando equipamentos e fazendo capacitações técnicas para os profissionais”, finalizou.

No período em que os dados foram analisados, foram identificadas 19 mortes por casos de arboviroses em todo o estado.

Fonte: Rádio Jornal

Esgoto: moradores denunciam esgoto a céu aberto em Olinda

Reprodução/TV Jornal

Imagens enviadas por moradores para o WhatsApp do Por Dentro com Cardinot desta quarta-feira (24) denunciam a presença de um esgoto a céu aberto na Avenida Presidente Kennedy, em Peixinhos, Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com os denunciantes, a água do esgoto sanitário escorre e fica concentrada em frente as lojas e estabelecimentos da via.

Posicionamento
A produção do Por Dentro com Cardinot entrou em contato com a Prefeitura de Olinda, mas até o momento da publicação desta matéria não obteve resposta

Homem é preso com espadas ninja após roubar casa em Itamaracá

Homem foi preso com espadas ninja em Itamaracá — Foto: Polícia Militar/Divulgação

Um homem foi preso em flagrante, na manhã desta terça-feira (23), após roubar uma residência no município de Itamaracá, no Grande Recife. De acordo com a Polícia Militar, com ele foram localizadas duas espadas ninja.

A Polícia Civil informou que Rogério Teixeira dos Santos, de 28 anos, foi preso depois que policiais militares do 26º Batalhão receberam denúncias de que ele havia arrombado uma casa de veraneio no bairro da Baixa Verde.

O crime ocorreu na Rua Presidente Castelo Branco. Os PMs realizaram rondas e localizaram o homem ainda com os pertences levados da residência.

Rogério foi encontrado carregando um botijão de gás e, perto dele, estavam ventiladores e uma sacola contendo as espadas ninja e uma caixa de som.

O homem, que é ex-presidiário, foi encaminhado à Delegacia de Itamaracá, onde foi autuado pelo crime de furto qualificado.

O G1 entrou em contato com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para saber se o homem passou por audiência de custódia e aguarda resposta.

Fonte: G1 PE

Deputados e senadores gastam R$ 2,8 bilhões com alimentação e combustível


Nos últimos dez anos, o Congresso Nacional gastou R$ 2,8 bilhões para ressarcir deputados federais e senadores por despesas como alimentação, combustível, passagem aérea, hospedagem e fretamento de aeronaves.

Até hoje, sem mecanismo para checar se o serviço descrito na nota fiscal foi de fato prestado, o chamado “cotão parlamentar” da Câmara completa, no mês de maio, dez anos da sua criação.

O “cotão” foi criado como uma reação ao escândalo conhecido como “farra das passagens“, que revelou o uso descontrolado de verbas para comprar passagens para voos nacionais e internacionais até mesmo para parentes.

Fonte: Blog do Magno

segunda-feira, 15 de abril de 2019

124 toneladas de lixo foram descartadas na rede coletora de esgoto da Região Metropolitana

Um dos maiores desafios para a operação dos sistemas de esgotamento sanitário na Região Metropolitana do Recife é o descarte materiais inapropriados na rede coletora. Ano passado, o volume de lixo transportado pelas tubulações de esgoto até as estações elevatórias (bombeamento) e de tratamento da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), alcançou a triste marca de 124 toneladas. Essa quantidade foi 17% maior do que o volume de lixo retirado dos sistemas no ano de 2017, quando foram coletadas 106 toneladas de resíduos sólidos nos gradeamentos das unidades.

Esses números são preocupantes, tendo em vista que as tubulações da rede de esgoto são projetadas para receber 99% de dejetos líquidos e apenas 1% de sólidos – provenientes da água utilizada no banho, lavagens de louça e roupa. Dentro de um imóvel, estão conectados à rede de esgoto apenas o vaso sanitário, as pias e lavatórios da cozinha e banheiro, além dos ralos, como o do chuveiro. As redes coletoras deveriam receber a água resultante apenas das atividades realizadas nesses locais. No entanto, a população faz o descarte inadequado de lixo diretamente no sistema de esgotamento sanitário.

 Todos os dias, os operadores coletam nos gradeamentos lixo como preservativos, absorventes, fraldas, embalagens, pedaços de brinquedo, sacolas plásticas. “O lixo levado pelas tubulações fica retido nos gradeamentos, que impede que os resíduos entrem nas unidades operacionais. Depois, o lixo é recolhido e destinado para o aterro sanitário”, explica Noélia Lopes, gerente de Monitoramento de Operação da Compesa. “No entanto, antes mesmo da chegada do lixo às estações, ao longo do percurso, todo esse material pode obstruir a rede de esgoto e até mesmo rompê-la provocando os desagradáveis extravasamentos de esgoto nas ruas”, esclarece a gerente, informando que, se não houvesse esse despejo irregular, as ações seriam concentradas para a manutenção preventiva e limpeza dos coletores, para evitar a ocorrência de obstruções na rede.

A Compesa lembra, que por meio de mudanças de hábitos bem simples,  como não jogar lixo no vaso sanitário, ralos de banheiro e pias, a população também pode ajudar a evitar entupimentos na rede coletora. Para se ter uma ideia, os grandes causadores dos entupimentos das tubulações, tantos nos imóveis como nas ruas, são as sobras de óleo e fios de cabelo. O acúmulo desses dejetos cria uma espécie de barreira sólida, que impede o fluxo natural do esgoto. Para buscar sensibilizar a população, a companhia também promove campanhas educativas sobre os prejuízos do descarte inadequado de lixo na rede coletora de esgoto, principalmente, nas localidades que apresentam o maior número de ocorrências de extravasamento de esgoto.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Compesa

domingo, 14 de abril de 2019

ITAMARACÁ: Uma Ilha Estagnada e Cheia de Problemas


Sai governo, entra governo, mas a tropical e linda Ilha de Itamaracá continua apresentando os mesmos problemas na infraestrutura. Pouco se faz e o pouco que se tem feito são investimentos do Governo do Estado. Este parece ser o destino deste município: o atraso e a incapacidade do atual prefeito Mosar Tato (PSB) de fazer o município crescer.

Embora as receitas sejam limitadas, isso não é pretexto para as lideranças políticas buscarem outras formas de investimentos federal e estadual, por meio de convênios e emendas parlamentares. O fato é que a Ilha de Itamaracá está cada dia mais paralisada e distanciada de outros pontos turísticos de Pernambuco.

Sua infraestrutura, setor de relevância no crescimento urbano, é de péssimas condições; dezenas de ruas sem pavimentação e drenagem. Na época de inverno, há alagamento em vários pontos no município, causando sempre os mesmos transtornos à população. Para muitos moradores, a Ilha de Itamaracá continua estagnada e cheia dos velhos problemas que não são resolvidos.

Fonte: Folha Metropolitana

sexta-feira, 12 de abril de 2019

PAULISTA: esgoto despeja água suja na praia do Janga


Reprodução/TV Jornal

Imagens enviadas por moradores para o WhatsApp do Por Dentro com Cardinot desta sexta-feira (12) flagraram o momento em que uma ‘boca de lobo’ despeja água suja na praia do Janga, no município do Paulista, na Região Metropolitana do Recife. De acordo com os denunciantes, o esgoto não recebe nenhum tipo de tratamento antes do descarte.

Nota
Por meio de nota, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que a água despejada no mar é da rede de drenagem urbana e que não é de competência da Companhia. Já a Prefeitura do Paulista informou, por meio de nota, que uma equipe técnica irá ao local na próxima semana para verificar o problema.

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Em Paulista, moradores protestam contra falta d'água

Moradores de Maranguape I, em Paulista, protestam contra falta d'água no bairroFoto: Cortesia/ WhatsApp

Moradores do bairro de Maranguape I, no município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, protestam em frente à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), da avenida Nelson Ferreira, que fica no mesmo bairro.

Os moradores alegam que estão sem água no bairro há dez dias. Para chamar atenção da Compesa, eles tocaram fogo em pneus, fechando a avenida Nelson Ferreira. O Corpo de Bombeiros informou que uma viatura foi enviada ao local. O fogo já foi controlado e a via liberada. A Compesa disse que está apurando as reivindicações dos moradores.

Fonte: Folha de Pernambuco

TCE-PE aponta nepotismo na contratação de sobrinha de prefeito de Itapissuma para gabinete


Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) apontou nepotismo na contratação de uma servidora em cargo comissionado na prefeitura de Itapissuma, no Grande Recife. Segundo o órgão, o prefeito José Bezerra Tenório Filho (PSD), conhecido como "Zé de Irmã Teca", contratou a sobrinha Tammyres dos Santos Silva para seu gabinete.

Na terça-feira (9), o TCE-PE julgou irregular a contratação de Tammyres, que também é filha da secretária de Saúde do município, Dilma Maria dos Santos Silva; e neta da secretária de Ação e Serviço Social de Itapissuma, Tereza Maria dos Santos Tenório.

Em nota, a prefeitura de Itapissuma informou que Dilma e Tereza foram exoneradas de suas funções há seis meses e um ano, respectivamente (veja íntegra da resposta da administração municipal no fim da matéria).

Tammyres esteve no quadro de funcionários da prefeitura entre janeiro de 2017 e outubro de 2018. Segundo o TCE-PE, a nomeação dela configura nepotismo e viola diretamente a Constituição Federal. A auditoria se baseou no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre nomeações para cargos em comissão de secretários municipais.

Além de julgar irregular a nomeação da servidora, o TCE-PE aplicou multa de R$ 8.215,50 ao prefeito e determinou à prefeitura de Itapissuma que observe os princípios da administração pública. O voto foi aprovado por unanimidade pela Primeira Câmara do Tribunal. Em nota, a prefeitura informou que vai recorrer da decisão para "esclarecer os fatos não aludidos no processo".

Resposta
Por meio de nota, a prefeitura de Itapissuma afirmou que “Tammyres dos Santos não faz parte mais do gabinete do prefeito, ocupando atualmente um cargo comissionado na administração pública, de caráter político, portanto, permitido pela Constituição".

Sobre as exonerações de Dilma Maria e Tereza Maria, a prefeitura disse que a primeira "passou em concurso federal e não poderia acumular os cargos, portanto, pediu exoneração da Secretaria de Saúde" e que a segunda "afastou-se do cargo por motivos de saúde”.


Outros casos
A denúncia, encaminhada ao TCE-PE em 2017, apontava supostas irregularidades em nove nomeações para cargos comissionados feitas pela gestão do prefeito. Relator do processo, o conselheiro Valdecir Pascoal afirmou, em seu voto, não haver indícios suficientes para julgar precedentes as denúncias sobre os outros oito comissionados.

Fonte: G1 PE

domingo, 7 de abril de 2019

ENGENHO CONTINUA ABANDONADO EM ITAMARACÁ


O Engenho São João localizado as margens da PE – 35 em Itamaracá precisa de cuidados especiais. Essa é as ruínas da Casa Grande do engenho, foi onde nasceu o abolicionista conselheiro João Alfredo, redator da Lei Áurea, que pós fim a escravidão no Brasil. Construído em 1689 foi um importante engenho movido a vapor e um dos mais importantes de Pernambuco, atualmente está esquecido pelas autoridades governamentais.


 Fernando Melo – Professor.

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Estudantes de escola em Paulista realizam rodízio para assistir aulas


Os professores da Escola Municipal Paulo Freire, no bairro do Janga, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, reclamam da situação precária da estrutura da unidade de ensino.

Segundo os profissionais, o calor é muito grande nas salas de aula e também faltam bancas para os alunos sentarem. Por conta disso, os estudantes estão indo para a escola na base de um sistema de rodízio: um dia tem aula para uma turma e no outro dia tem aula para outra turma.

Amara, que é professora da escola municipal, explica a situação precária na escola. “O rodízio está sendo feito porque não tem banca, fora o calor infernal nas salas. As telhas foram trocadas para Brasilit e nós sabemos que essa telha provoca câncer. Eu não sei onde a secretaria estava com a cabeça para essa mudança tão destruidora”, reclamou a docente.

Na escola foram construídas duas salas novas, mas não estão sendo usadas porque estão vazias. “As nossas reivindicações é de que se coloque novas bancas, que tenha um sistema que dê condições de trabalho, porque da forma que está não tem condição”, pediu a professora Amara.

Protesto
O presidente do Sindicato dos Professores das Escolas Municipais, Roberto Sabino, informa que está organizando um ato de protesto nesta sexta-feira (5) para cobrar da prefeitura. “O ato será em frente à Secretaria de Administração e todos os professores estão convocados. Paulista é uma das três cidades de todo o Nordeste que menos investe em educação nos últimos três anos e o que prova isso são as escolas deterioradas”, denunciou.

Nota
Em nota, a Secretaria de Educação respondeu que, em relação à climatização, a prefeitura está em processo licitatório para a compra de ar-condicionado, mas enquanto isso não acontece 200 ventiladores já foram comprados e já foram instalados na unidade. 
A nota informa também que foram construídas duas salas de aulas na Escola Paulo Freire, mas as aulas estão suspensas porque não tem mobília. Com relação às bancas e cadeiras, a prefeitura informa que já fez o pedido de 4 mil unidades e metade desses produtos já chegaram e foram distribuídas para todas as unidades.

Fonte: Rádio Jornal

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Setor infantil da Biblioteca Estadual agora abre aos sábados

   
Espaço passa a funcionar todos os sábados, sempre das 9h às 13h30 / Foto: Leo Motta/JC Imagem

Margarida Azevedo
Pais de crianças e adolescentes dispõem, a partir de agora, de uma boa opção para levar a garotada nos fins de semana. O setor infantojuvenil da Biblioteca Pública Estadual, em Santo Amaro, área central do Recife, passa a funcionar todos os sábados das 9h às 13h30. O espaço, que conta com estacionamento e foi reformado recentemente, tem um acervo de 20 mil livros e dezenas de jogos de tabuleiro. Além de estimular o hábito da leitura, dá pra esticar e curtir o Parque Treze de Maio, que fica ao lado da biblioteca.

Outro setor, o circulante, também vai abrir aos sábados no mesmo horário. Com 17 mil livros, há títulos de variados temas, como filosofia, psicologia, religião, política, economia e literatura brasileira e estrangeira, entre outros. Qualquer pessoa pode pegar até dois livros emprestados por vez, desde que faça, antes, um rápido cadastro. Basta apresentar documento de identidade e comprovante de residência.

“Era uma demanda, na parte infantil, de pais que trabalham durante a semana e não tinham tempo para trazer os filhos. Vamos oferecer, pelo menos um sábado por mês, alguma programação como contação de história. Ainda estamos organizando isso. Mas vale a visita, independentemente da atividade. Há muitos livros interessantes e nosso espaço é bem acolhedor”, destaca o chefe do setor infantil, Hélio Monteiro.

A advogada Anna Manuella Nunes, 34 anos, conheceu a biblioteca semana passada, ao participar de um evento da escola do seu filho caçula, Marcos, 7. Pretende voltar. “É uma excelente oportunidade de lazer para as famílias que podem desfrutar de uma programação cultural sem estar atreladas a qualquer tipo de consumo que não seja a literatura. É uma maneira também de aproximar mais as crianças dos livros, deixando um pouco de lado o mundo virtual”, destaca Manuella.

Para os que ainda não sabem ler, a gestora do acervo, Marlene Albuquerque, diz que chegaram títulos para o público de zero a 5 anos. “Há também livros sobre questões de gênero. Caso algum leitor busque um tema específico, como medo, emoções, morte, temos como ajudar e indicar os exemplares”, explica Marlene. Publicações de autores pernambucanos estão incluídas no acervo.

O mobiliário é um convite para desfrutar do espaço. As estantes são mais baixas para que a criançada mesma escolha os livros. Almofadas coloridas e em formato de bichos dão conforto na hora de ler. Do lado de fora, ao ar livre, há uma área onde podem ser feitos lanches e piqueniques.

Fonte: Jornal do Comercio.

Primeira morte por leptospirose em PE acende alerta sobre prevenção


A primeira morte por leptospirose em Pernambuco no ano de 2019 foi confirmada e acendeu novamente o alerta para o contato com água suja, principalmente no período de chuvas. Até o último sábado (30), foram notificados 112 casos, sendo 15 confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Outros 65 casos seguem em investigação, de acordo com a SES. A vítima fatal foi um empresário de 40 anos, residente em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A morte ocorreu em 18 de janeiro deste ano.

 Pernambuco finalizou o ano passado com 207 casos confirmados da doença dos quais onze resultaram em mortes.

A leptospirose é uma doença bacteriana transmitida aos seres humanos pelo contato da urina dos ratos. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, dores musculares, vômitos, tosse e diarreia.

Prevenção
A Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes informou diz que já realizou uma ação de combate aos roedores na área onde o empresário residia, EM Piedade. A cidade é líder nos registros da doença no último trimestre.

Profissionais de saúde alertam para o contato com a água acumulada com a chegada das chuvas no Estado. A recomendação de higienizar abrange inclusive os reservatórios com água sanitária na proporção de um litro da substância para mil litros de água.

Fonte: Rádio Jornal