METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Moradores reclamam da falta de coleta de lixo no Janga


Reprodução/TV Jornal
Os moradores do bairro do Janga, em Paulista, no Grande Recife, reclamam da falta de coleta do lixo na Rua Morvalhos. Segundo eles, há quatro meses o carro que faz a coleta da sujeira não passa.

Resposta

Em nota, a Prefeitura informou que vai intensificar a coleta no local. A expectativa é que ao longo dessa semana a situação seja resolvida. O órgão também pede que a população respeite o cronograma de recolhimento do lixo para evitar o acúmulo em via pública.

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

PROJETO PEIXE-BOI FECHADO PREJUDICA O TURISMO NA ILHA DE ITAMARACÁ


Criado em 1980 na ilha de Itamaracá o Projeto Peixe-boi desenvolve trabalhos de pesquisa, resgate, recuperação e devolução a natureza do peixe-boi. O local abriga um Parque dos Mamíferos Aquáticos e recebia milhares visitantes oriundos de diversas partes do Brasil e do exterior, as pessoas conheciam como funcionava as atividades de pesquisa. “Era uma aula de educação ambiental” comenta um morador da ilha. Os visitantes chegam de longe e encontram os portões fechados.
Os comerciantes da Praia do Forte Orange também lamentam o fechamento do Peixe-boi, eles afirmam que recebiam muitas clientes que vinha conhecer o projeto.
“Era um atrativo turístico na Ilha de Itamaracá”, as escolas vinham com ônibus lotados trazendo alunos para conhecer as atividades desenvolvidas para preservação do peixe-boi. O local apresenta aspecto de abandono e descaso. Lamenta Maria de Lourdes comerciante na ilha.

Fernando Melo - Professor.

terça-feira, 21 de agosto de 2018

OBRA ABANDONADA: Obra de ponte iniciada há uma ano ainda não foi concluída em Paulista


Reprodução/TV Jornal

Os moradores do bairro de Artur Lundgren I, em Paulista, no Grande Recife, estão cobrando a conclusão da obra da ponte que liga o centro da cidade ao bairro de Paratibe. De acordo com Tamires Bandeira, telespectadora da TV Jornal que enviou o vídeo, já faz um ano que a obra começou, mas até agora não foi concluída.

Segundo ela, a rua está interditada, cheia de lixo, porque o caminhão não passa, e os moradores são obrigados a andar cerca de 15 quilômetros para pegar o ônibus. Veja a situação:

Prefeitura
A Prefeitura de Paulista afirmou, por meio de nota, que a obra deve ser finalizada em até 60 dias. Sobre o acúmulo de lixo, o órgão esclarece vai intensificar a coleta domiciliar e de entulho na localidade.

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

OLINDA: Ônibus é depredado e passageiros ficam feridos em briga de torcidas

 
Reprodução/TV Jornal

Uma confusão entre torcedores do Sport e do santa Cruz terminou com um ônibus destruído e duas pessoas feridas no bairro de Sítio Novo, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. O caso aconteceu quando o coletivo, que fazia a linha Rio Doce /CDU passava pela Avenida Francisco Pereira, nas proximidades do Centro de Convenções. 

Membros da torcida do Sport, que estavam fora do veículo, começaram a provocar torcedores do Santa Cruz, que estavam dentro do ônibus. Teve início um confronto, e os torcedores do Sport começaram a jogar pedras no coletivo, atingindo dois passageiros, um no braço e outro na cabeça.

Polícia
As vítimas forma socorridas, e a Polícia Militar foi acionada. Os policiais fizeram diligências pela área, mas não encontram os responsáveis. Até o momento, ninguém foi preso.

domingo, 19 de agosto de 2018

IGARASSU: Comerciantes da Praia de Mangue Seco estão sem água há 9 meses


Os comerciantes da Praia de Mangue Seco, Igarassu, no Grande Recife, estão sem água na torneira há nove meses. Diante da situação, a saída encontrada foi usar água do mar para usar nos banheiros. Segundo eles, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) chegou a enviar carros-pipa, mas não de forma regular.

Resposta
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que o fornecimento de água na Praia de Mangue Seco foi interrompido após serem identificadas ligações clandestinas na região. O órgão disse que realiza ações para eliminar as irregularidades, mas elas voltam a ocorrer. Por conta disso, o abastecimento continuará sendo realizado por meio de carros-pipa, todas as terças e quintas-feiras. A Compesa também diz que já foi acordado com a Prefeitura de Igarassu a construção de um chafariz sob a responsabilidade do município.

Por TV Jornal

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Buracos da PE-15 geram transtornos para motoristas e pedestres

Reprodução/TV Jornal


Motorista que utilizam a PE-15, uma das principais rodovias que dão acesso ao Litoral Norte de Pernambuco, precisam tomar cuidado diariamente com os buracos que cobrem a estrada. Uma das áreas danificadas da pista é localizada próximo à Cidade Tabajara, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife.

Em outro trecho, no sentido Paulista, os buracos são tantos,que os motoristas precisam reduzir a velocidade. Na saída do Terminal Pelópidas Silveira, outro transtorno: o asfalto praticamente não existe mais.

Calçadas
Não apenas os motoristas, mas também pedestres, precisam saber lidar com os buracos. De acordo com populares, próximo ao terminal há um buraco aberto há mais de 15 anos, bem no meio da ciclovia.

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

VAZAMENTO DE ÁGUA EM ÁREA COM RODÍZIO PREOCUPA MORADORES DE ABREU E LIMA


O vazamento de um cano tem incomodado moradores do bairro de Caetés I, em Abreu e Lima, no Grande Recife. Através de imagens enviadas ao WhatsApp da TV Globo nesta terça-feira (14), é possível ver um jato de água sobre a ladeira do bairro, num trecho próximo às obras da Unidade de Pronto Atendimento do município. 

“Está assim desde a noite de ontem [segunda]. Essa água fica sendo gasta assim, desse jeito, e nas residências só tem água duas vezes na semana. Na minha casa está faltando água há uma semana, mas a conta chega no fim do mês de todo jeito”, reclama o motorista Leonardo Fabrício.

Ainda de acordo com o morador do bairro, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) foi acionada quando o vazamento foi percebido pelos moradores.

“Falaram que iriam enviar uma equipe, mas até agora ninguém chegou. Hoje de manhã, deu para lavar o meu caminhão só porque passei por debaixo da água”, diz.

A Compesa afirmou que está ciente da ocorrência e que desligou os registros, afetando assim o fornecimento de água do bairro. Segundo a companhia, técnicos realizam nesta terça o diagnóstico e tomam as providências para o conserto da tubulação, que deve ser concluído no mesmo dia.


Fonte: Blog Informe-PE

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Trabalhadores de todas as idades já podem sacar cotas do Pis/Pasep

Para saber o saldo e se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites do PIS e do Pasep. Foto: Reprodução/Flickr

Trabalhadores de todas as idades que tiverem direito a cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) podem sacar seus recursos a partir desta terça-feira (14). O prazo ficará aberto até 28 de setembro.

Desde o dia 8 de agosto, o crédito para correntistas da Caixa e do Banco do Brasil está sendo feito automaticamente. A partir desta terça-feira, todas as pessoas poderão sacar os recursos corrigidos. Já a partir de 29 de setembro, só será possível receber as quantias dos dois fundos nos casos previstos na Lei 13.677/2018.

Para saber o saldo e se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites do PIS e do Pasep. Para os cotistas do PIS, também é possível consultar a Caixa Econômica Federal no telefone 0800-726-0207 ou nos caixas eletrônicos da instituição, desde que o interessado tenha o Cartão Cidadão. No caso do Pasep, a consulta é feita ao Banco do Brasil, nos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001.

Têm direito ao saque as pessoas que trabalharam com carteira assinada antes da Constituição de 1988. As cotas são os rendimentos anuais depositados nas contas de trabalhadores criadas entre 1971, ano da criação do PIS/Pasep, e 1988.

Quem contribuiu após 4 de outubro de 1988 não tem direito ao saque. Isso ocorre porque a Constituição, promulgada naquele ano, passou a destinar as contribuições do PIS/Pasep das empresas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o seguro-desemprego e o abono salarial, e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Até 2017, o saque das cotas era permitido quando o trabalhador completasse 70 anos, em caso de aposentadoria e em outras situações específicas. Desde o ano passado, o governo federal flexibilizou o acesso e até setembro pessoas de todas as idades podem retirar o dinheiro.

Em julho, o pagamento foi suspenso para o cálculo do rendimento do exercício 2017-2018. Na primeira etapa do cronograma, encerrada no dia 29 de junho, 1,1 milhão de trabalhadores fizeram o saque, retirando uma soma de R$ 1,5 bilhão.

Fonte: Diário de Pernambuco.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

POLÍCIA PRENDE INTEGRANTES DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE ATUA NA CÂMARA MUNICIPAL DE PAULISTA


A Polícia Civil de Pernambuco realiza, nesta sexta-feira (10), a Operação Chaminé, que busca prender integrantes de uma organização criminosa que atua na Câmara Municipal de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O grupo é suspeito de praticar crimes de corrupção (ativa e passiva), fraude em licitação, lavagem de capital e peculato, além de associação criminosa,

Durante a ação, são cumpridos cinco mandados de prisão e dez de busca e apreensão domiciliar. Um ex-vereador de Paulista e um político que foi candidato a prefeito de Araçoiaba, no Grande Recife, estão entre os presos.

A investigação teve início em abril deste ano e os mandados foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Paulista. A operação conta com a atuação de 70 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.

Esta é a 32ª Operação de Repressão Qualificada do ano, de acordo com a Polícia Civil, que divulga as informações preliminares sobre essa investigação em uma coletiva de imprensa no prédio-sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no Recife.

Fonte: G1-PE
Foto: Mônica Silveira/TV Globo

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Buracos: perigo constante para os frequentadores da orla de Olinda


A buraqueira na orla de Olinda é o resultado de serviços executados com material sem qualidade e falta de manutenção por parte da Prefeitura. Em um trecho do calçadão, de aproximadamente um quilômetro, entre as praias do Farol e Bairro Novo, existem muitos obstáculos que colocam em risco os frequentadores do local.

São muitos buracos, fios da rede elétrica expostos e muita preocupação por parte de quem tem o hábito de caminhar ou correr sobre o calçadão da cidade. Para que circula pelo local, é necessário muito cuidado.

A Prefeitura deveria dar mais atenção à orla de Olinda, pois é um cartão postal contemplado por quem mora no município e pelos turistas que chegam à cidade.

Quem sabe se agora, com as proximidades da eleição, o prefeito não abre os olhos e toma alguma providência. Afinal de contas ele quer eleger a esposa deputada estadual.

Com informações e fotos de Isan Braga

ARAÇOIABA: Polícia investiga invasão e destruição de lavoura de cana na Usina Petribu

Produtos eram aplicados sem os equipamentos de segurança
Foto: Cortesia


A Delegacia de Polícia do município de Araçoiaba, na área norte da Região Metropolitana do Recife, investigará o prefeito da cidade, Joamy Alves, por suspeita de mandar invadir o Engenho Sítio Floresta, território privado pertencente à Usina Petribu, e destruir parte da lavoura de cana-de-açúcar do local com a aplicação de agrotóxicos. O flagrante ocorreu nas primeiras horas da manhã de ontem, durante ronda de rotina dos vigilantes contratados para fiscalizar os cerca de 50 hectares totais de terras da usina. O prejuízo calculado chega a uma perda, em média, de seis safras de cana-de-açúcar na área atingida que, segundo a gerência da Usina Petribu, poderá ser mais bem avaliada num prazo de dez dias, quando ocorrem os efeitos do veneno.

À Folha de Pernambuco, o advogado da Usina Petribu, Luís Paulo, relatou que dois homens foram responsáveis pela ação, um deles identificado como Luciano Parnaíba de Araújo, caseiro de uma residência da granja onde o prefeito mora. No relato ao delegado à frente do caso, Marcelo Almeida, ele explicou que estavam no local a mando do prefeito e que o gestor municipal teria contratado Aildo Geraldo de Fontes por R$ 200 para que os dois fossem à propriedade aplicar o agrotóxico. “Há o relato de que o prefeito tem interesse de desapropriar as terras da usina, mas não sei qual o interesse dele nisso, pois as terras são de propriedade nossa. Na delegacia, soubemos que ele queria 15 hectares. Ele não tem nem ideia do tamanho da irresponsabilidade dele, porque ele deu essa ordem como pessoa física. Deu uma ordem que não foi pela prefeitura, invadiu e destruiu um patrimônio”, afirmou.

Apesar de não ter certeza, o gerente da Usina Petribu, Clécio Rodrigues, contou que informações locais dão conta de que a intenção do prefeito, ao querer destruir a lavoura, foi baratear os custos da terra. “Quando se modifica uma terra e se acaba com qualquer indício de lavoura, o território fica mais barato por estar nu. Derruba-se o valor da terra”, afirma. Para se ter uma ideia, o custo para plantar em uma área de cerca de um hectare de terra para produzir cana-de-açúcar gira em torno de R$ 9 mil. O material que estava sendo usado para aplicação irregular foi apreendido para perícia e, após depoimento, os dois homens foram liberados.

Paralelamente ao inquérito da polícia, o advogado do estabelecimento analisará o caso para tomar as medidas judiciais cabíveis. Segundo ele, são vários os crimes cometidos pelo prefeito. “Tem a questão do crime ambiental, já que o uso, compra e venda do agrotóxico dependem de licenciamento, regulamentação, receituário agronômico, ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), além de equipamento de proteção individual e nem isso os homens estavam usando. Nem na saúde deles o prefeito pensou, porque tem que ser pessoa capacitada para fazer essa aplicação. Fora tudo isso, ainda tem a invasão, destruição do local e que a ação foi feita a mando do prefeito e não da prefeitura, o que é bem diferente”, contextualizou Luís Paulo.

Procurado, o prefeito de Araçoiaba, Joamy Alves de Oliveira contestou a versão e afirmou que a denúncia não procede. “Primeiro, que a terra não pertence à Usina Petribu. A área foi desapropriada legalmente pelo município. A própria usina (Petribu) aplicou o herbicida na terça-feira para matar o mato e a gente mandou fazer uma correção no local para depois passar uma máquina, porque lá irá funcionar uma área para a prática esportiva“, disse o prefeito. “Temos a permissão de posse. Ninguém invadiu área da usina”, afirmou, explicando que a desapropriação concedida pela Justiça foi recente. Procurado por telefone várias vezes pela reportagem, o delegado à frente do caso não retornou as ligações.

Fonte: Folha de Pernambuco.

Moradores denunciam lixo e animais peçonhentos em Olinda

Reprodução/TV Jornal

Moradores do bairro de Jardim Fragoso, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, denunciam acúmulo de lixo e esgoto a céu aberto na região. A situação crítica expõe a população a muitas doenças, além de gerar transtorno para a mobilidade no local.

De acordo com a aposentada Doralice Gouveia, na Rua Carlos Pena Filho, a calçada, a rua e o canal estão cheios de sujeira. O motivo para o acúmulo seria que a coleta de lixo raramente passa por lá. “Demora a passar o caminhão, uma semana ou duas”, explica.

De acordo com os moradores, a Prefeitura de Olinda está ciente da situação da área, mas ainda não resolveu nada. O medo deles é que uma chuva forte chegue, alague o local e inunde as residências.

Saúde
Com o acúmulo de lixo, muitos animais peçonhentos começam a aparecer no local. Entre eles escorpiões, ratos e mosquitos, que oferecem risco à saúde. “As crianças só vivem doentes. Além de que, quando chove, as canaletas ficam todas entupidas e tudo é alagado”, comenta a dona de casa Raísa Carla.


Resposta
A Prefeitura de Olinda prometeu enviar uma equipe da Secretaria de Infraestrutura ao local até a próxima semana. Eles informaram que o calendário de coleta de lixo está sendo cumprido normalmente, mas informou que a Diretoria de Vigilância Sanitária vai fazer o procedimento de desratização no local. O serviço de asfaltar a rua não está previsto para entrar no pacote do convênio estadual.

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Saiba quais são os procedimentos para tirar o RG


Foto: Arquivo/Agência Brasi

A Certidão de Nascimento é o primeiro documento emitido ao cidadão brasileiro. Depois, ao crescer, a identificação exigida para a maioria das atividades do dia a dia e para ter acesso a serviços públicos, por exemplo, é o Registro Geral (RG), também chamado de Carteira de Identidade. Isso vale para os brasileiros natos e também os naturalizados.

Saiba como emiti-lo e tire suas dúvidas:
O que é preciso para solicitar o documento?
Para solicitar a emissão do RG, é preciso levar um comprovante de registro de nascimento, como a Certidão de Nascimento, ao posto de atendimento (confira lista abaixo). Quem é nascido no Brasil precisa do original ou de cópia autenticada da Certidão de Nascimento, se solteiro. Se for casado, viúvo, separado judicialmente ou divorciado, é necessário apresentar a Certidão de Casamento e o documento atestando a separação, quando for o caso. Os que foram naturalizados como brasileiros devem entregar o certificado que comprova a situação regular.

Em alguns estados, a fotografia em 3x4 não é mais solicitada: a imagem é feita no momento de entrega da documentação. Também nessa hora serão coletadas as impressões digitais do cidadão.

A partir de qual idade é possível tirar o RG?
O documento pode ser emitido em qualquer idade, não há restrições. Para crianças de até cinco anos, são registradas apenas as impressões digitais dos dedões, e não todas as impressões digitais, como com pessoas acima dessa faixa etária. Isso acontece porque as digitais não estão ainda completamente formadas.

Já o campo de assinatura do documento fica preenchido com o termo "impossibilitado de assinar".

Como solicitar o RG?
A carteira é expedida pela Secretaria de Segurança Pública de cada estado. Em algumas cidades, é preciso procurar uma Delegacia de Polícia Civil. Em outras, há locais de atendimento específicos em unidades que oferecem múltiplos serviços, como em São Paulo e no Distrito Federal. Em centros urbanos com grande circulação de pessoas, costuma ser necessário agendar a visita, devido à alta demanda do serviço.

Terei que pagar pelo serviço?
A primeira via não é cobrada, mas em algumas cidades a solicitação é feita para a segunda via. Ao encontrar o posto de atendimento de sua região serão explicados os procedimentos específicos da localidade, entre eles a taxa para segunda via.

O que faço se eu perder a carteira de identidade ou for roubado?
O cidadão deve tirar a segunda via da carteira de identidade em caso de perda ou roubo. É preciso agendar o atendimento no setor responsável em sua região.

O que acontece se eu não fizer o RG?
O RG faz parte da documentação civil básica, e não tê-lo pode significar atrasar o acesso a serviços públicos e qualquer outra demanda também vinculada à iniciativa privada. Direito fundamental, a documentação básica é meio para o pleno exercício da cidadania, e que proporciona o acesso a direitos sociais, como educação, saúde e assistência social. Em 2007, o País assumiu o Compromisso Nacional pela Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica, por meio do Decreto nº 6.289/2007.

O que é o Documento Nacional de Identidade (DNI)?
O projeto DNI, que está em fase de teste aos cuidados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será um documento digital gerado por meio de aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets nas plataformas Android e iOS. Após se cadastrar no aplicativo, o cidadão deverá se dirigir a um posto de atendimento para validar o cadastro. O documento utilizará a base de dados do cadastro eleitoral e somente poderá ser utilizado por quem já fez o cadastramento biométrico (coleta de foto e das impressões digitais) na Justiça Eleitoral. 

QUANTO CUSTA?
A 1ª (primeira) via e aquelas para maiores de 65 anos são gratuitas;
A 2ª (segunda) via tem o custo de R$ 21,15 (vinte e um reais e quize centavos);
A 3ª (terceira) via custa R$ 42,76 (quarenta e dois reais e setenta e seis centavos);
A partir da 4ª (quarta) via, é cobrada uma taxa de R$ 82,91 (oitenta e dois reais e noventa e um centavos).

Para agilizar o atendimento, o requerente pode emitir a guia para pagamento (DAE) na página do IITB e pagar em qualquer agência bancária ou casa lotérica.

ONDE ENCONTRAR:
RECIFE
Expresso Cidadão Boa Vista
Rua da Saudade s/n, Boa Vista, Recife - PE, CEP: 50050020  Tel: (81)3183-8052

Expresso Cidadão Cordeiro
Avenida Caxangá 2200, Cordeiro, Recife - PE, CEP: 50720000 Tel:(81)3183-8002

Expresso Cidadão Pina
Avenida República do Líbano 251, Pina, Recife - PE, CEP: 51110160 Térreo Tel: (81)3183-8032

OLINDA
Expresso Cidadão Olinda
Avenida Presidente Kennedy 1001, Peixinhos, Olinda - PE, CEP: 53010120 Tel: (81)3183-8101

Fonte: TV Jornal