METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

sábado, 31 de março de 2018

Programa PE no Campus lança novo edital com mais de 700 bolsas para universitários vindos de escolas públicas


Estudantes que concluíram o ensino médio em escolas da rede pública estadual ganharam uma nova oportunidade para participar do programa PE no Campus, que oferece auxílio financeiro aos aprovados em instituições públicas de ensino superior. Das mil bolsas ofertadas em janeiro, 773 ainda estão disponíveis para quem deseja fazer um curso superior numa universidade pública.

Confira aqui o edital para preencher vagas remanescentes do PE no Campus.

Além de ter concluído o ensino médio em escola pública em até cinco anos, os candidatos precisam ser atendidos pelo Bolsa Família ou terem renda familiar mensal inferior a dois salários mínimos. Outro requisito para se inscrever é ter residência física com distância igual ou superior a 50 quilômetros da universidade a ser frequentada pelo estudante.

A inscrição é gratuita e pode ser feita no site da Secretaria Estadual de Educação (SEE). Para se inscrever, é preciso encaminhar, em formato digital, documentos como CPF e RG do estudante, além de comprovante de nota do Enem e no Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco, ou de matrícula em universidades públicas.

Segundo o edital da seleção, é possível se inscrever até todas as bolsas disponíveis serem distribuídas ou até um prazo ser determinado pela Comissão do Processo Seletivo, divulgada previamente no site da pasta.

A bolsa ofertada aos selecionados é de R$ 950 mensais no primeiro ano de faculdade, e de R$ 400 ao longo do segundo ano de graduação. A quantia é destinada par auxiliar com as despesas do curso, de moradia, de alimentação e transporte.

O resultado da análise dos requisitos e da documentação do estudante está previsto para ser divulgado no site da SEE em até dez dias úteis, contados a partir da data de registro de solicitação de bolsa feita pelo candidato.

Fonte: G1 PE

MANGUEZAL VIRA DEPOSITO DE LIXO


O lixo continua sendo uma enorme ameaça ao manguezal do litoral norte de Pernambuco. Todos esses dejetos entre eles as garrafas de bebidas, copos plásticos e outros objetos são facilmente encontrados dentro dos mangues, e são jogados pelas embarcações e por comunidades ribeirinhas. É dentro do manguezal que ocorre a reprodução de inúmeras espécies de peixes e crustáceos, e essas atitudes vem ocasionando a destruição desse ecossistema. O Governo Estadual e os Governos Municipais precisam adotar programas de educação ambiental urgentemente para salvar o nosso manguezal. Fernando Melo – Professor

sexta-feira, 30 de março de 2018

Faltam médicos em Pernambuco, diz pesquisa


No Recife, moram 1,6 milhão de pessoas, que são atendidos por 11.624 médicos. Uma razão de 7,12 profissionais por mil habitantesFoto: Arquivo Folha

Estrutura física precária e falta de investimento na carreira. Esses são alguns dos motivos apontados pelo presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe), André Soares Dubeux, sobre a falta de médicos para suprir as demandas do Sistema Público de Saúde do Estado. A avaliação foi feita após a divulgação dos dados da pesquisa Demográfica Médica 2018, que mostram que em Pernambuco há 16.381 médicos para atender uma população de 9,4 milhões de habitantes. Ou seja, são 1,73 profissionais por mil habitantes, o que representa 21% a menos do que a média nacional.

“Vivemos uma situação contraditória. Esses números são de janeiro e de lá para cá houve um aumento no número de médicosformados, mas esse quantitativo tem sido mal distribuído”, sinalizou o presidente. Essa "má distribuição" é um dos grandes questionamentos do Conselho. “Pensar em formar mais médicos no Interior, por exemplo, não é garantia de que eles vão atuar naquela região. Não adianta aumentar o número de profissionais sem oferecer laboratórios qualificados, estrutura para exames de imagens, procedimentos mais básicos na área de saúde. Para piorar a situação, os vínculos municipais são precários e não temos a garantia do respeito aos nossos direitos. Não temos carreira de estado, isso tudo dificulta o atendimento à população“, finalizou.

De acordo com o levantamento feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio institucional do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, em Pernambuco, são 54,2% de especialistas para 45,8% generalistas, o que dá uma razão de 1,18 especialista para cada generalista. Os homens são 50,4% dos profissionais e as mulheres, 49,6%. A idade média dos profissionais é de 45,4 anos, com um tempo de formação médio de 19,5 anos. 
A maioria dos médicos (55,5%) tem até 44 anos. As clínicas médicas concentram o maior número de especialistas (1.654), seguida pela cirurgia geral (1.196), pediatria (1.194), ginecologia e obstetrícia (928) e anestesiologia (659). As especialidades com menor número de especialistas são genética médica (5), nutrologia (8), medicina física e reabilitação (9), medicina esportiva (13) e radioterapia (16). 

No Recife, moram 1,6 milhão de pernambucanos, que são atendidos por 11.624 médicos, o que dá uma razão de 7,12 profissionais por mil habitantes. A concentração de médicos morando na Capital é de 71%. Dos médicos que moram na Cidade, 53,2% são mulheres e 46,8%, homens. Os especialistas são 58,5% e os generalistas, 41,5% dos médicos que atendem na Capital pernambucana.

Questionada pela reportagem sobre o cenário de escassez de profissionais médicos, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) afirmou que esse "é um problema complexo, mas que não é exclusividade em Pernambuco". Segundo o comunicado, "a solução deste problema perpassa por outras esferas de gestão, já que a estratégia de expansão das escolas de medicina não é uma prerrogativa dos governos estaduais, mas sim do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação".

A SES acrescente que, "dentro do processo de implantação do Programa Mais Médicos pelo Ministério da Saúde, uma das estratégias estruturantes que seriam contempladas pelo Governo Federal para a expansão e interiorização da formação médica no país era a implantação de novas universidades". A Secretaria de Saúde também relembra que, em 2013, houve um concurso para médicos cuja lotação foi regionalizada. "Ao todo, desde 2015, já foram chamados 5,9 mil profissionais aprovados - o maior chamamento da saúde pública pernambucana. Desse total, 843 foram médicos", ressaltou em nota.

Fonte: Folha de Pernambuco.

Falta de ações compromete efetividade de Plano de Mobilidade do Recife


BRTs se deslocam em corredores cheios de buracos. Promessa de melhoria do transporte público de passageiros não vingou / Foto: JC Imagem
BRTs se deslocam em corredores cheios de buracos. Promessa de melhoria do transporte público de passageiros não vingou
Foto: JC Imagem
Ciara Carvalho
ciaracalves@gmail.com
Falta o básico: fazer o dever de casa. A decisão do Plano de Mobilidade Urbana do Recife de desestimular o uso do automóvel em detrimento do transporte público coletivo (ônibus e metrô) e do transporte ativo (bicicleta e deslocamento a pé) enfrenta obstáculos que estão longe de serem vencidos. Pelo contrário. Para onde se olha, as ações de melhoria no saturado trânsito do Recife continuam efetivamente na contramão da mobilidade. Seja pela ausência de medidas concretas ou pela demora na implantação delas. Pelo menos dois planos - o cicloviário e o de requalificação das calçadas - estão a passos lentos. Isso para citar apenas as iniciativas que dizem respeito à competência exclusiva da prefeitura.
O desafio de convencer o motorista a deixar o carro em casa esbarra na realidade. A ausência de uma infraestrutura viária e de um transporte público de qualidade há muito prometidos, mas pouco executados, é o maior desafio para fazer do plano um documento que vá além de uma carta de intenções.


“O plano tem que começar hoje, com ações de curtíssimo prazo. O motorista não vai esperar por 2020. A lógica está correta, mas só terá legitimidade se deixar claro como e quando as ações serão executadas”, afirma o especialista em engenharia de tráfego e presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc), Stênio Cuentro. Ele cita medidas como a modernização semafórica e a criação de novas linhas de ônibus, com rotas estratégicas que atendessem diretamente às demandas de deslocamentos feitos hoje pelos motoristas de automóvel.
Questionamento semelhante é defendido pelo professor de Transporte do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco Fernando Jordão: “Como será a operacionalização de um plano que envolve três matrizes de responsabilidade (as esferas municipal, estadual e federal), se a Prefeitura do Recife não consegue sequer melhorar a qualidade das calçadas da cidade?”
O professor da UFPE coloca em questão, por exemplo, a falta de protagonismo da PCR junto ao Grande Recife Consórcio de Transporte, para exigir melhorias no transporte público de passageiros. “O Consórcio não faz a parte dele e a prefeitura também não cobra. A melhoria para o usuário de ônibus vai além da implantação das faixas azuis”, defende. Ele cita o fato de que, apesar da redução no tempo de viagem (ganho já comprovado do corredor exclusivo), não houve avanço significativo na quantidade nem na qualidade da frota. “Continua tão ruim quanto antes. Os ônibus permanecem lotados, principalmente nos horários de pico, e sem nenhum tipo de conforto.”


Este mês, a degradação do Corredor Norte-Sul, o mais extenso da Região Metropolitana do Recife, foi além da revolta diária de passageiros e operadores do sistema. Terminou virando alvo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), tamanha a destruição do pavimento da PE-15, eixo principal do corredor que liga o município de Igarassu ao Centro do Recife. “O BRT chegou atrasado 30 anos e não é mais a solução”, sentencia Stênio Cuentro.

Fonte: Jornal do comercio.

Paulo assina federalização da Unidade III do presídio de Itaquitinga


O investimento é de R$ 25 milhões / Foto: Guga Matos/JC Imagem
O investimento é de R$ 25 milhões
Foto: Guga Matos/JC Imagem
JC Online

O governador Paulo Câmara e o ministro Raul Jungmann assinaram, nesta quinta-feira (29), um termo entre o Governo de Pernambuco e o Ministério da Segurança Pública para a federalização da Unidade III do Centro de Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga.
Com a assinatura do protocolo de transferência, o Governo Federal passa a ser responsável pela conclusão das obras da unidade, que se encontra 62% construída, além de sua administração e manutenção, tornando-a a primeira instalação carcerária federal em Pernambuco.


Investimento

O local irá receber presos do regime fechado e receberá um investimento de R$ 25 milhões. A estrutura e o número de vagas serão adequados pela União, de acordo com as necessidades do novo projeto.

Fonte: Jornal do Comercio.

quinta-feira, 29 de março de 2018

Espetáculos da Paixão de Cristo na Região Metropolitana do Recife

Paulista
Paixão de Cristo em Jardim Paulista
Sexta-feira (30) e sábado (31), às 20h
Local: Praça da Encenação – Avenida C (próximo ao Senac) – Gratuita
Paixão de Cristo em Maranguape II
Sexta-feira (30), às 19h
Local: Praça José Lopes de Araújo – Avenida A (próximo à Associação de Moradores). Gratuita.
Recife
Paixão de Cristo do Recife
Sexta-feira (30), sábado (31) e domingo (1º de abril), às 20h
Local: Marco Zero, no Bairro do Recife. Gratuito.
Paixão de Cristo de Casa Amarela
Quinta-feira (29) e sábado (31), às 20h
Local: Sítio da Trindade – Estrada do Arraial, 3.259. Gratuita.
Igarassu
Paixão de Cristo de Igarassu
Sábado (31) e domingo (1º de abril), às 19h
Local: Sítio Histórico de Igarassu. Gratuita.
Camaragibe
Paixão de Cristo de Camaragibe – A Paixão dos Camarás
Sexta-feira (30), sábado (31) e domingo (1º de abril), às 20h
Local: Praça de Eventos – Avenida Padre Oséas Cavalcanti, s/n – Vila da Fábrica. Gratuita.
Cabo de Santo Agostinho
A Força da Paixão (foto)
Sexta-feira (30) e sábado (31), às 19h
Local: Praça Beira-Mar de Gaibu – Avenida Laura Cavalcante, s/n. Gratuita.
Paixão da Ponte
Quinta (29) e sexta-feira (30), às 20h
Local: Arena da Paixão da Ponte – Cruzamento entre as ruas das Acácias e das Dálias – Loteamento Cidade Jardim, Ponte dos Carvalhos. Gratuita.
Fonte: Blog Olinda Hoje.

Olinda: catador dá escola e constrói casas para crianças

Sebastião Pereira Duque tem 62 anos. Para os amigos e principalmente entre as crianças, ele é conhecido como “Titio”. Nascido em um sítio do município alagoano de Água Branca, Seu Sebastião vive em Olinda desde 1973.
Ele já vendeu sorvete vestido de palhaço (atividade que lhe rendeu o apelido de “magrelo fantasiado”) e hoje trabalha como catador de material reciclável no mangue. Apesar de todas as dificuldades e privações de uma vida com poucos recursos financeiros e vários desafios, como a morte de três dos seus dez filhos, Sebastião se preocupou com o próximo. Há 34 anos, fundou a Escola Nova Esperança, na segunda etapa de Rio Doce, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife.
A motivação para criação da escola veio quando ele percebeu a dificuldade de famílias da região, que não tinham com quem deixar as crianças no horário de trabalho, uma vez que as creches eram muito distantes e as escolas municipais só aceitam estudantes a partir dos seis anos de idade. “O ensino é onde está nossa luz, nosso caminho. Eu só penso no futuro das crianças, que Deus ilumine o caminho delas como até hoje, mesmo com todas as dificuldades, está iluminando o meu”, explica Seu Sebastião.
Hoje, são atendidas 97 crianças dos dois aos cinco anos de idade na escola que funciona em uma construção que apesar de muito simples, como o próprio Seu Sebastião, é sólida, feita de cimento e tijolos, com duas salas de aula e espaço para recreação. No entanto, nem sempre foi assim: tudo começou em um terreno vazio, passou para um galpão e atualmente, com a colaboração da população que leva doações, a sede da escola foi erguida. “O que eu tenho a dizer que a gente trabalhe olhando o próximo, com as possibilidades que a gente tem”, diz o fundador da escola. 
Perguntado se tem vontade de retomar os estudos, Seu Sebastião explica que não pretende voltar a estudar porque poderia fazer algum curso e arrumar um emprego, mas não se acostuma a regimes de trabalho formais. “Não tenho interesse de ser empregado, desde 1979 que eu trabalho pela minha conta e acho que Deus vai me dar até o dia que ele quiser, que seja pela minha conta mesmo. Não vou me acostumar a ser um funcionário de alguém, eu sou um funcionário do povo, de todos”, relata.
As famílias dos alunos pagam apenas uma taxa de R$ 30 que é utilizada para fornecer uma ajuda de custo a quatro professoras voluntárias da escola, que atendem a quatro turmas de até 25 alunos. Os demais custos ficam a cargo de Seu Sebastião. “Eu só tenho o que eu construí com luta minha do dia-a-dia. Aqui, para botar um tijolo eu pago, botar um reboco, tudo eu pago com o que eu tiro do meu trabalho com a minha reciclagem”, conta ele. 
Construção de casas 
“Não satisfeito” com a oferta de educação infantil que supre uma necessidade da população onde o poder público não fornece esse serviço, Seu Sebastião foi além do ensino, preocupando-se também com a qualidade de vida, segurança e bem-estar das crianças da escola e de suas famílias. O projeto “1 kg de cimento e 1 tijolo é minha casa” é desenvolvido pelo “construtor da esperança”, como Seu Sebastião também se intitula, há cerca de três anos. Ele arrecada doações de material de construção (portas, janelas, cimento, tijolos, areia, etc.) para erguer casas a baixo custo para pessoas carentes da segunda etapa de Rio Doce. O trabalhador prefere não revelar o número de residências construídas até o momento, mas garante que são erguidas em terrenos das próprias famílias. 
Questionado sobre qual é a parte mais complicada de manter os dois projetos (escola e construção de casas) funcionando, Seu Sebastião explica que precisar pedir e contar com a solidariedade das pessoas é o maior desafio. “A maior dificuldade é pedir, Deus me abriu os canais e hoje o povo está me ajudando. A gente recebe doações, faz as casas e o morador dá uma cesta básica para o pedreiro que constrói. Eu pego só na matéria prima para a gente produzir, para ninguém dizer que eu estou comendo dinheiro, quem me fiscaliza é quem está me ajudando, tudo é notificado e comprado com nota fiscal”, afirma ele.
A escola e o projeto de construção de casas sobrevivem com recursos de Seu Sebastião e de caridade. Quem quiser pode contribuir levando qualquer tipo de doação até a Escola Nova Esperança, que fica na Rua cinco, segunda etapa de Rio Doce, em Olinda.
“Aqui é a casa que recebe tudo, que a gente precisa de tudo, é a base, o eixo. Areia, cimento, telha, cesta básica, fralda. Traz uma garrafa pet, um ventilador velho, que tá quebrado na sua casa, não vá pensar que é lixo, não é, de tudo a gente recebe, tira um pouco, tem um futuro”, diz o trabalhador. 
Fonte/Imagem: LeiaJá

quarta-feira, 28 de março de 2018

Resistente e prático: pneus são usados para contenção de encosta em Olinda

Uma técnica mais barata, rápida, que ajuda na preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo resistente. Assim pode ser definida a utilização de pneus na contenção de encostas que a Defesa Civil de Olinda está empregando em Jardim Brasil II, nas proximidades da Avenida Segunda Perimetral. Uma parceria com um dos moradores, que forneceu parte do material, e está dando mais tranquilidade e segurança para quem vive no local.
Acompanhando a implantação, o diretor da Defesa Civil de Olinda, Pablo Pereira, destacou que, para este muro foram usados mais de 300 pneus em uma estrutura que tem mais de quatro metros de altura e aproximadamente dez de largura. “Temos vários ganhos. Em termos ambientais, por exemplo, um pneu desse jogado no meio ambiente é muito difícil de se decompor. Aqui eles são fixados de uma forma que o trabalho tem grande durabilidade”, afirmou.
De perto, com os dois filhos pequenos por perto, Enoque Menezes, morador da localidade há quatro anos, definiu em uma frase o sentimento da família e de outros moradores: “Agora estou mais tranquilo com este trabalho”, concluiu.
Em caso de emergência e orientações durante as chuvas e em áreas de risco, a Defesa Civil de Olinda atende chamados pelos telefones: 0800.281.2112 e (081) 9 9266-5307.
Imprensa PMO
Fonte: Blog Robson Sampaio

sábado, 24 de março de 2018

Operação apreende 18 motos irregulares em Olinda


Policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e da Companhia Independente de Policiamento com Motocicleta (CIPMotos) apreenderam 18 motos irregulares e um veículo com queixa de roubo durante diligências da Operação Octopus, nessa quinta-feira (22), em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

O objetivo da operação, de acordo com a Polícia Militar, é reduzir a utilização de motos na prática de crimes como assaltos e homicídios. Em 12 horas, foram abordadas 367 pessoas em 204 motocicletas, cinco carros de passeio e 11 bicicletas. Foram produzidas ainda 32 notificações.

Os pontos de bloqueio foram montados na avenida Chico Science, no bairro dos Bultrins;na avenida da Integração, em Jardim Fragoso; e na rua Armindo Cardoso de Moura (conhecida como rua da Areia), em Peixinhos. A operação contou com o apoio da equipe municipal de trânsito de Olinda.

Fonte: Folha de Pernambuco.

quarta-feira, 21 de março de 2018

Mulher sofre ataque a bala e leva nove tiros em Araçoiaba


Vítima foi levada para o HR pelo Samu. / Foto: Edson Araújo / TV Jornal
Vítima foi levada para o HR pelo Samu.
Foto: Edson Araújo / TV Jornal
JC Online
Com informações da TV Jornal
Uma mulher deu entrada no Hospital da Restauração (HR) na madrugada desta quarta-feira (21) baleada com nove tiros. Ela é moradora do Centro de Araçoiaba, no Grande Recife. A ocorrência foi registrada no Posto Policial da unidade e a vítima foi encaminhada para o bloco cirúrgico.


Homens invadiram a casa da vítima

Lucineide Felisberto Barros, 45, chegou consciente ao hospital. Ela estava em casa quando pelo menos quatro suspeitos invadiram a residência e efetuaram os disparos. Havia mais pessoas dentro da casa, mas só ela foi alvejada, dando a entender que Lucineide era o alvo principal do ataque.

A identidade dos suspeitos ainda não é conhecida e as motivações do crime serão investigadas. A vítima foi levada para um hospital local e, depois, transferida em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o HR.

sábado, 17 de março de 2018

Homem confessa ter cometido 12 assaltos a ônibus em Olinda

Polícia Civil divulgou, nesta sexta-feira (16), a prisão de um homem suspeito de participação em diversos assaltos a ônibus em Olinda. Em depoimento, ele confessou ter cometido ao menos 12 ações criminosas. Câmeras de segurança registraram parte dos crimes realizados por ele. A prisão de Everton Diego Cavalcanti de Araújo aconteceu após a divulgação das imagens das câmeras de segurança.

Além dos 12 assaltos, Everton confessou que cometia os crimes com uma espingarda caseira alugada e apontou o dono da arma. Segundo as investigações, o dono da arma ficava com 20% de tudo que o suspeito roubava.

O delegado contou ainda que o bandido já havia sido preso e condenado por roubo à mão armada duas vezes. Outras pessoas que atuariam com ele nas investidas são procuradas pela polícia.
Fonte: Blog Olinda Hoje.

Briga entre gangues pelo domínio do tráfico é frustrada em Paulista


Todo o material e os 13 acusados foram apresentados na Delegacia de Paulista para que fossem tomadas as providências legais / Foto: Cortesia / PMPE
Todo o material e os 13 acusados foram apresentados na Delegacia de Paulista para que fossem tomadas as providências legais
Foto: Cortesia / PMPE
JC Online

Em uma operação com parceria entre a Polícia Militar e a Polícia Civil, nesta sexta-feira (16), agentes do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) conseguiram evitar um confronto entre gangues rivais e capturaram 13 suspeitos de crimes diversos no Loteamento Nova Prata, em Maranguape 2, Paulista, no Grande Recife. Com eles, foram apreendidos armas de grosso calibre e drogas.
De acordo com a Polícia Militar, com base em informações colhidas pela Inteligência das corporações, policiais ficaram sabendo que facções rivais iriam se enfrentar nesta sexta-feira (16) com o objetivo de obter o domínio do tráfico de drogas na região.


Uma operação de diligências e abordagens ao longo do dia foi montada e 13 suspeitos foram capturados.

Ainda segundo a polícia, com os suspeitos foram apreendidos um fuzil calibre 762, três revólveres calibre 38, uma pistola calibre 380, munições, 3,2 quilos de maconha, nove aparelhos celulares, duas balanças de precisão e um relógio. Todo o material e os 13 suspeitos foram apresentados na Delegacia de Paulista para que fossem tomadas as providências legais.

Início das operações

Segundo a Polícia, as operações começaram na quinta-feira (15) quando policiais do 17º BPM foram informados de que os suspeitos haviam chegado com armas e drogas para abastecer uma boca de fumo na 2ª Travessa da Rua São Bernardo, em Jaguarana, também em Paulista.
Ao chegar ao local, o efetivo teria sido recebido a tiros e revidou. Três suspeitos foram presos e com eles foram apreendidas duas armas de fogo, drogas e um veículo. 

PE-15: R$ 28 milhões gastos em buracos


Reprodução/TV Jornal
Há menos de quatros anos foram gastos R$ 28 milhões para pavimentar o corredor para BRT Norte/Sul da PE-15. A obra, que foi realizada para durar 15 anos, já apresenta problemas. Na extensão da via, não é difícil encontrar buracos.
Além disso, os pedestres também sofrem com o descaso. A passarela, que fica em Ouro Preto, não tem cobertura nem iluminação adequada."É um absurdo o que a gente passa aqui todos os dias, essa escuridão", conta a recepcionista Fátima França

Investigação

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) investiga os gastos com a pavimentação do corredor. De acordo com o Tribunal de Contas da União, já foram gastos cerca de R$28 milhões na obra, que foi entregue em 2014 e já apresenta vários problemas.

domingo, 11 de março de 2018

Trabalhadores dos Correios entrarão em greve a partir da próxima segunda-feira (12)

Agência dos CorreiosFoto: Elza Fiúza / Agência Brasil

Os trabalhadores dos Correios vão começar uma greve nacional a partir desta segunda-feira (12). A paralisação será por tempo indeterminado e é um protesto contra direitos que estão sendo cortado dos trabalhadores, segundo o diretor de Comunicação do SINTECT-PE, Eliomar Macaxeira. “A empresa tem uma má gestão, e querem jogar nas costas dos trabalhadores”, continuou. 

O diretor enfatiza que o principal direito cortado é a retirada de pais e mães dos trabalhadores da cobertura do plano de saúde dos Correios, Postal Saúde. Além disto, há uma implantação de mensalidades e coparticipações em procedimentos e exames, que, segundo os trabalhadores, é desproporcional ao próprio salário. 

Na segunda (12), pela manhã, haverá piquetes nas unidade. No período da tarde, a categoria se concentrará na sede do SINTECT-PE no Recife, e nas sub sedes do Agreste e do Sertão, respectivamente em Caruaru e em Petrolina.


Fonte: Folha de Pernambuco.

Obra da Compesa deixa moradores de Olinda e Paulista sem água por 48h



  • EBC
    A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou que o abastecimento da cidade de Olinda e vários bairros do município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, será suspenso por 48h, por causa de uma intervenção. A paralisação acontece das 8h desta terça-feira (13), às 8h da próxima quinta-feira (15), e o motivo é uma manutenção programada na Adutora de Navarro, do Sistema Botafogo, responsável pelo atendimento de vários bairros das duas cidades. 

    Localidades afetadas

    Olinda

    Todos os bairros.

    Paulista

    Em Paulista, os bairros afetados serão Sítio Fragoso,Tabajara, Roseira, Jardim Paulista Alto e Baixo e Mirueira.

    Motivo

    A companhia vai precisar desligar a estação de bombeamento (estação elevatória), que destina água tratada para o Reservatório de Navarro, para que seja feito o esvaziamento total da adutora e do reservatório, possibilitando a execução dos serviços. A intervenção pretende promover uma maior flexibilidade à Adutora.

    Após a conclusão dos serviços, será retomada a operação do sistema, quando será iniciado o processo de regularização do abastecimento das áreas afetadas. A normalização ocorrerá de acordo com o calendário de cada bairro. Informações sobre o retorno do calendário de distribuição estarão disponíveis no atendimento da companhia 0800 081 0195.

    Obra

    Uma equipe de 25 profissionais vai realizar a intervenção, de grande porte, no bairro da Mirueira, Paulista, que prevê a instalação de uma válvula na Adutora de Navarro, tubulação com 800 milímetros de diâmetro. Também serão feitas interligações para a substituição de um trecho, com 300 metros de extensão, dessa adutora.

    Construções históricas de Olinda guardam, além da beleza, 'a memória de um povo'


    O Sítio Histórico de Olinda, tombado como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), atrai visitantes o tempo inteiro. Na cidade, que completa 483 anos em 12 de março, é comum encontrar pessoas que se encantam com a beleza dos casarios e conjuntos arquitetônicos, ou com tradições como os maracatus e bonecos gigantes.

    Um exemplo de morador apaixonado é o escritor cearense Cláudio Aguiar, que chegou a Olinda em 1962. Desde então, as viagens foram muitas, mas ele não deixou a cidade. "Cheguei aqui com outros objetivos, só para estudar, mas fiquei de vez, e o que era para ser uma passagem virou família, raízes. Acabei me tornando oficialmente um cidadão olindense", brinca, lembrando do título recebido da Câmara Municipal de Olinda.

    A Casa de Cláudio fica próxima ao Mosteiro de São Bento, que tem a arquitetura barroca e é um dos mais famosos pontos do turismo religioso em Olinda. O mosteiro foi fundado ainda no século 16 e o espaço inclui também uma igreja, finalizada no século 18. "O Sítio Histórico de Olinda é de uma beleza sem igual. E aqui eu quero deixar uma continuidade, transformar minha casa em biblioteca, fazer algo pela cidade", explica.

    Para o escritor, Olinda representa muito mais do que apenas a beleza turística: ela guarda parte importante da história de Pernambuco. "Em lugares como o Mosteiro, a gente vê a presença da memória de um povo - e preservar a história é exatamente isso. É por isso que Olinda é bela", destaca Aguiar.

    Fonte: G1 PE

    sábado, 10 de março de 2018

    Assalto revela que pernambucano paga carro para esposa do deputado Joel da Harpa levar filhos para passear

    Um assalto ocorrido no fim da tarde de terça-feira (6), feriado pernambucano, contra a família do deputado estadual Joel da Harpa (Podemos), revelou algo inusitado, o contribuinte pernambucano está pagando para a esposa do parlamentar levar o filho para passear.
    O Jeep Renegade, locado pela Assembléia Legislativa e à disposição do gabinete do deputado, foi tomado na ação criminosa, quando a senhora Harpa o usava para ir a uma festinha de aniversário com seus filhos.
    Joel da Harpa está em Brasília para acompanhar o ato de filiação do deputado federal e presidenciável Jair Bolsonaro ao Partido Social Liberal (PSL). Ao blog do Jamildo, do Portal JC, ele alegou que o automóvel estava na casa dele, localizada em Boa Viagem, zona sul do Recife, e a esposa pegou o veículo emprestado para ir a uma festinha infantil no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Na saída do evento particular aconteceu o assalto. A polícia, diferente da maioria dos casos, agiu rápido e conseguiu recuperar o veículo no mesmo bairro, mas ninguém foi preso. 
    A informação de que o carro é custeado com recursos públicos foi confirmada pelo próprio parlamentar, que alegou não haver ilegalidade em usá-lo para uso pessoal, da esposa e dos filhos. “Cada gabinete tem um carro à disposição, tanto para tarefas pessoais quanto para o gabinete”, afirmou. No lugar do constrangimento, o deputado, que faz oposição ao governo do Estado e já foi líder na greve da PM, usou o caso da família como exemplo da violência em Pernambuco.
    Fonte: Blog Olinda Hoje

    quarta-feira, 7 de março de 2018

    Cavalos abandonados são flagrados em avenida de Olinda


    Em Olinda, cavalos dividiram espaço com veículos na Avenida Chico Science, nos Bultrins, nesta quarta (7) (Foto: San Costa/TV Globo)
    A reportagem da TV Globo flagrou, nesta quarta-feira (7), três cavalos caminhando entre os carros na Avenida Chico Science, nos Bultrins, em Olinda. Os animais circularam na via durante a manhã, apesar de estar em vigor, desde janeiro, uma lei municipal que determina a retirada de animais de grande porte das ruas de Olinda.

    De acordo com a Prefeitura de Olinda, 50 animais foram retirados das vias públicas pela cidade pela Prefeitura desde o dia 2 de janeiro, data em que a lei passou a vigorar. Desse total, 40 animais apreendidos foram resgatados pelos donos mediante pagamento de multa. As taxas variam entre R$ 200 e R$ 1,5 mil.

    Após o recolhimento das ruas, os animais seguem para uma área na Cidade Tabajara, onde recebem água e alimentação, e aguardam até cinco dias para que o dono faça a retirada. Caso a retirada não seja feita nesse prazo, o animal é posto em leilão ou doado para instituições públicas.

    Em Olinda, as denúncias sobre animais que circulam nas ruas podem ser feitas através do número (81) 3439-5535 e (81) 97104-7051. É necessário informar qual o animal e onde ele se encontra. Diante das informações, a prefeitura assegura disponibilizar um caminhão com dois laçadores para o recolhimento e o alojamento do animal.

    Fonte: G1 PE

    terça-feira, 6 de março de 2018

    Pesquisa do Procon aponta variação de até 452% no preço de remédios genéricos no Recife e em Olinda


    Após uma pesquisa realizada em dez farmácias no Recife e uma em Olinda, o Procon constatou uma variação de até 452% na comparação dos preços de remédios genéricos. Foram pesquisados 40 medicamentos, sendo 20 de referência e 20 genéricos.

    Durante as fiscalizações periódicas, o Procon pesquisa medicamentos para tratar doenças como rinite alérgica, hipertensão e diabetes, além de analgésicos, remédios para náuseas e vômitos, anti-helmínticos, anti-inflamatórios, bronco dilatadores, antibióticos e remédios para excesso de gases.

    Um dos produtos pesquisados pelo Procon foi o medicamento Atenol, usado para controle de hipertensão arterial, que foi encontrado a R$ 35,16. O mesmo medicamento, na forma genérica, é oferecido a R$ 1,34 em um estabelecimento e a R$ 7,41 em outro, uma diferença de 452% entre farmácias.

    O Captopril, outro medicamento utilizado para hipertensão, foi encontrado em média por R$ 95,15. O genérico, no entanto, é vendido a R$ 15,98.

    No levantamento, é possível identificar o preço de cada item por estabelecimento, fornecendo ao consumidor os locais onde os produtos são vendidos com preços mais acessíveis.

    Fonte: G1 PE

    Saúde alerta sobre riscos de alimentar pombos em locais públicos


    O Ministério da Saúde alerta que as pessoas não devem alimentar pombos em praças e ambientes públicos como forma de evitar a transmissão da criptococose, mais conhecida como “doença do pombo”. A infecção é causada por um fungo transmitido por aves presentes nas grandes cidades. O pombo é somente um dos tipos de aves. Todas elas, juntamente às madeiras e folhas das árvores, podem conter o fungo. 

    Transmissão
    O fungo entra no organismo por meio da inspiração de poeira contendo fezes de aves e também resíduos presentes nas árvores. Ao entrar no organismo, o fungo leveduriforme Cryptococcus neoformans pode atingir o sistema nervoso central e os pulmões.

    Para evitar a doença, o Ministério da Saúde destaca que, além de não alimentar as aves, é essencial "usar máscaras apropriadas quando houver risco de exposição a locais suspeitos, limpar regularmente áreas com potencial fonte de infecção, como, por exemplo, galinheiros, celeiros, forros de construções, entre outros". 

    Sintomas
    De acordo com a infectologista do Instituto Hospital de Base, Magali Meirelles, o fungo costuma atingir quem está com baixa imunidade. "O fungo, em geral, infecta o organismo através das vias aéreas, mas, na grande maioria das vezes, não adoece a pessoa naquele momento. Posteriormente, em uma situação de deficiência na imunidade, a doença é reativada", explica.

    Febre, dor de cabeça forte, crise convulsiva, tonturas e até confusão mental podem ser sintomas da forma neurológica da doença. Já quando a ação é sobre os pulmões, há falta de ar, tosse, febre e/ou cansaço. 

    Fonte: TV Jornal

    segunda-feira, 5 de março de 2018

    LIXO ACUMULA NAS RUAS DE ITAMARACÁ


    O que acontece com o serviço de coleta de lixo na Ilha de Itamaracá impressiona todo visitante. O caminhão do lixo passa diariamente nas vias principais que estão visíveis para todos, tudo parece perfeito, entretanto quando nos deslocamos para algumas ruas longe do centro, o serviço de limpeza urbano dura até 10 dias ou mais sem aparecer.

    Um bom exemplo é a Rua Algaroba, localizada no Forte Orange, bem próximo a uma nascente de água, o caminhão do lixo passa dias sem aparecer na localidade. Dá para imaginar o mal cheiro e a quantidade de ratos e insetos se proliferando nas montanhas de lixo acumulados na comunidade.

    É muito descaso com a limpeza urbana, uma cidade turística sendo tratada dessa forma, falta vergonha para esses governantes.

    OLINDA: MPPE recomenda cuidados com os Chalés do Carmo


    Chalés do Carmo, no Sítio Histórico de OlindaFoto: Arthur de Souza / Folha de Pernambuco
    Construídos à beira-mar como prováveis moradias de veraneio para uso da família proprietária, os Chalés do Carmo, localizados na Avenida Sigismundo Gonçalves, fazem parte da história de Olinda. Quatro edificações coloridas, datadas do século 19, mas que estão entregues ao acaso. Nesta semana, as ações envolvendo as edificações, hoje nas mãos da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) ganharam um novo desdobramento. A promotora de Meio Ambiente, Patrimônio Histórico, Habitação e Urbanismo de Olinda, Belize Câmara, recomendou que obras emergenciais deverão ser feitas de imediato para a conservação dos imóveis. 

    Entre as recomendações feitas pelo Ministério Público estão o início imediato do reparo das edificações, bem como o exercício de vigilância no local. Antes destinados como herança, os chalés possuem hoje uma situação crítica. Há risco de desabamento e desprendimento de material construtivo por conta do fluxo de veículos na avenida.

    Fonte: Folha de Pernambuco.

    Mãe impede filho de sair com arma e é agredida por ele em Abreu e Lima



    Reprodução/TV Jornal
    Um homem de 25 anos foi preso na noite deste domingo (5), por suspeita de agredir a própria mãe, na Rua 101, no bairro de Caetés 1, na cidade de Abreu e Lima, no Grande Recife. A vítima foi socorrida com uma lesão no braço direito para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
    Segundo a polícia, o suspeito identificado como José Carlos Rodrigues do Nascimento agrediu a mãe depois que ela tentou impedir que ele saísse com um revólver 38. Ainda de acordo com a polícia, uma viatura foi acionada e encontrou a arma dentro do imóvel. No bolso do rapaz foram encontrados 10 munições de 38, sendo uma com veneno. 

    A mãe do rapaz garantiu que o filho estava em abstinência por ser usuário de drogas. José foi autuado pela Lei Maria da Penha por Lesão Corporal e Porte de Arma.

    sábado, 3 de março de 2018

    PAULISTA: Agiota praticava crimes em espaço com regras de crédito e funcionários


    Reprodução/TV Jornal
    A Polícia Civil de Pernambuco apresentou detalhes da prisão de um homem suspeito de agiotagem no bairro de Engenho Maranguape, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O criminoso, apontado como um dos maiores agiotas de Paulita,  atendia em um espaço físico, possuía regras de crédito e tinha um alto padrão de vida.
    Na casa de Ronaldo do Nascimento Alexandre, foram encontrados R$ 98 mil reais embaixo de uma cama, uma pistola 380, 27 munições e 45 cartões de Bolsa Família, Previdência Social, conta poupança e salário.

    Reprodução/TV Jornal
    De acordo com o delegado, o homem, conhecido como "Nado" está sendo investigado pelo crime de usura, popularmente conhecido como agiotagem. Ainda segundo a Polícia, o negócio era tão organizado, que possuía espaço físico com CNPJ e funcionários trabalhando para ele. As investigações apontam que o suspeito empresta dinheiro sob juros variando de 25 a 100%, há pelo menos cinco anos. 

    Polícia

    O suspeito foi autuado pela posse ilegal de arma de fogo, pagou fiança de R$ 20 mil e foi liberado, mas ele também está sendo investigado por outros crimes como lavagem de dinheiro, organização criminosa e retenção de cartão magnético de idosos.