Moradores de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, enfrenta dificuldades para receber medicamentos no município. Os beneficiários reclamam que não conseguem obter remédios controlados na farmácia da cidade há cerca de três meses. (Veja vídeo acima)
Cerca de 700 pacientes estão cadastrados no Programa Municipal de Saúde Mental e muitos precisam de medicamentos controlados para uso diário. Um deles é o catador de reciclados Bruno Machado, que sofre de epilepsia e precisa tomar cinco remédios por dia. “A gente vem aqui e eles dão uma data para voltar e pegar [o remédio]. A gente vem no dia e falam que não tem”, lamenta o paciente.
Segundo a secretária de Saúde de Abreu e Lima, Sônia de Arruda, alguns medicamentos são repassados pelo governo do estado. “As vitaminas B e C são fornecidas pelo estado [de Pernambuco]. Se falta, é porque não nos repassaram. Quanto a alguns remédios controlados, como a emipramina, não é uma medicação que usualmente se compra, mas muitas outras nós compramos sistematicamente”, explica a gestora.
A secretária ressalta, ainda, que os recursos que vêm do Ministério da Saúde são escassos. “Houve uma mudança na forma de financiamento do Ministério da Saúde. O recurso que vem para a farmácia básica é de R$ 46 mil, é um valor irrisório para a gente comprar remédios. A Secretaria de Saúde se mantém quase totalmente com recurso federal. Quando falta, a gente não tem como manter”, esclarece.
Em nota, o Ministério da Saúde afirma que fez o repasse da verba na sexta-feira (2) e a distribuição de remédios já foi normalizada em Abreu e Lima. Para obter a medicação, os pacientes precisam levar o Cartão de Saúde Mental, o RG e o CPF.
O Ministério da Saúde alega também que a responsabilidade pela distribuição de medicamentos não é apenas do governo federal, mas também dos estados e municípios. Dessa forma, a União repassa, todo ano, R$ 5,58 por habitante e os municípios são responsáveis pela seleção, compra e distribuição dos remédios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.