METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Seis pessoas de uma mesma família ficam feridas em acidente em Abreu e Lima


Acidente com família na BR-101, em Abreu e Lima
Acidente com família na BR-101, em Abreu e LimaFoto: Divulgação/PRF
Um grave acidente deixou seis pessoas de uma mesma família feridas na madrugada desta terça-feira (28), na altura do quilômetro 49 da BR-101, na cidade de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A colisão aconteceu por volta da 2h10, após o Fiat Uno no qual estavam as vítimas ser trancado por outro veículo e colidir com uma mureta de concreto nas proximidades da agência dos Correios da cidade, no bairro de Matinha, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco. 

Entre as vítimas estava a esposa do motorista, Maria Conceição Silva, de 70 anos, que sofreu edemas na face e no crânio e sintomas de traumatismo crânio encefálico e foi levada para o Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, na RMR. O Corpo de Bombeiros (CB) foi acionado para realizar o resgate e enviou quatro viaturas ao local. Henrique Silva, de 19 anos, ficou com ferimentos na face e também foi encaminhado para o HMA.

 A quarta vítima, um menino de 13 anos, foi transferido para a UPA de Igarassu com quadro estável, mas com dores no tórax. Os outros envolvidos no acidente, dois homens de idades não informada, foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Igarassu, no Grande Recife.
Fonte: Folha de Pernambuco.

Itapissuma, Itamaracá e áreas de Igarassu e do Recife ficam sem água por 36 horas


Os municípios de Itapissuma, Itamaracá e localidades de Igarassu e do Recife, todos na Região Metropolitana, terão o abastecimento d´água interrompido na manhã desta quarta-feira (29) para a realização de uma manutenção da Compesa no Sistema de Poços responsável pelo abastecimento dessas áreas. A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados até as 16h da quinta-feira (30) e que o abastecimento seja restabelecido logo em seguida.

A manutenção faz parte de um revisão geral que a companhia, segundo informou, está realizando nos sistemas operacionais da Gerência Norte, que atendem, ao todo, sete municípios: Paulista, Goiana, Itamaracá, Itapissuma, Igarassu, Araçoiaba e Abreu e Lima. Até o momento, a ação já passou por Arthur Lundgren, em Paulista, e se encontra em fase final de ajustes em Itapissuma e Itamaracá.

Segundo o gerente de Unidade de Negócio da Compesa, Marcelo Guimarães, a iniciativa visa a otimizar a relação entre oferta e demanda, reduzir a incidência de vazamentos e aumentar a vida útil dos equipamentos, proporcionando uma maior continuidade e confiabilidade operacional.

Fonte: Folha de Pernambuco.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Mensagens nas redes sociais conscientizam sobre boicote à Operação Lei Seca

Pedro Oliveira
Folha-PE

Imagens que circulam em redes sociais têm mobilizado centenas de internautas a compartilhar mensagens direcionadas a pessoas que costumam bular a Operação Lei Seca (OLS). Através dos aplicativos de trânsito, como o Waze, diversas pessoas podem ter acesso a localização das blitzes de fiscalização do programa. O estímulo no compartilhamento dessas mensagens de conscientização acontece após a grave colisão que ocorreu na noite de domingo (26), no bairro da Tamarineira, no Recife, que deixou quatro mortes até o momento. 

Presente no velório da advogada Maria Emília Guimarães, 38 anos, e de Miguelzinho, que completaria 4 em dezembro, vítimas da colisão, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco (OAB-PE) e também vereador do Recife, Jayme Asfora (PMDB), comentou que a solução para se evitar casos como este deve estar na mobilização da sociedade. 

“Se as pessoas continuarem boicotando a Lei Seca, como boicotam, isso infelizmente pode voltar acontecer. Então, a solução é transformar a dor, a revolta e este momento de tristeza em uma permanente mobilização usando as redes sociais, a Imprensa e o que for preciso para que novas famílias não sejam destroçadas por um ato criminoso e irresponsável como este. Isso precisa ser combatido por todos, não só pelos poderes”.

Operação
A OLS entrou em operação em 1º de dezembro de 2011 e, desde então, tornou-se uma aliada na redução de acidentes de trânsito por embriagez no Brasil. De acordo com os dados do Sistema da Informação sobre a mortalidade do Ministério da Saúde, divulgados no segundo semestre deste ano, 38.651 pessoas morreram no trânsito em 2015 contra 43.780 óbitos ocorridos no ano anterior, revelando uma redução de mais de 5.100 mortes em todo o País. 

Em Pernambuco, a fiscalização atua diariamente dividas em nove equipes, sendo seis na Região Metropolitana do Recife (RMR) e três distribuídas pelo interior, Agreste, Sertão do Araripe e do São Francisco e na Zona da Mata. Durante a fiscalização, atuam aproximadamente 13 agentes de três órgãos do Estado: Secretaria Estadual de Saúde (SES), Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

Penalidade
A lei prevê prisão no Artigo 265 do Código Penal para as pessoas que tentam boicotar a OLS, informando ou prejudicando os pontos de fiscalização de trânsito. Quem for pego repassando as informações dos pontos de blitzs pode ser enquadrado por atentado contra a segurança ou ao funcionamento de serviços de utilidade pública. Caso seja constatado que essas mensagens estejam circulando em grupos do WhatApp, o condutor pode ser multado e ainda perder quatro pontos na carteira, sendo enquadrado ainda por formação de quadrilha no Artigo 288, da mesma Lei.

Entenda o caso
O acidente ocorreu no cruzamento da rua Cônego Barata com a Estrada do Arraial. O Ford Fusion, de placas NMN-3336, era conduzido pelo suposto estudante de engenharia João Victor Ribeiro, de 25 anos. Ele trafegava em alta velocidade e havia ingerido bebida alcoólica. O motorista colidiu com o Toyota RAV4, de placas DEZ-9493, onde estava uma família composta pelo pai, Miguel Arruda da Motta Silveira Filho, de 45 anos, mãe, Maria Emília Guimarães, de 39 anos, as duas crianças e uma babá. As duas mulheres morreram no local.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

CPRH resgata pássaros e identifica desmatamentos na APA Aldeia-Beberibe


Sessenta e dois pássaros silvestres que eram criados ilegalmente em Aldeia, no município de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, foram resgatados nesta quarta-feira (22), por equipes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Durante a operação também foi constatado, com ajuda de tecnologia, o desmatamento em três áreas, todas na Estrada de Aldeia. 

As abordagens da CPRH foram fruto de 20 denúncias que chegaram até a instituição, nas últimas semanas sobre crimes ambientais em territórios compreendidos na Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe. O trabalho teve o apoio de agentes da Depoma (Polícia Civil) e da Cipoma (Polícia Militar).

Dos desmatamentos constatados na Estrada de Aldeia, dois foram identificados previamente por imagens de satélite, numa extensão de 1,5 hectare (juntos). O terceiro foi identificado durante o deslocamento das equipes, em área que foi georeferenciada, cujos dados ainda estão em análise. Os proprietários serão autuados pelo órgão ambiental por supressão de vegetação nativa da Mata Atlântica sem autorização.

Em relação aos pássaros, em alguns casos as espécies foram entregues voluntariamente aos agentes e, em outros, as gaiolas – muitas com alçapões armados para captura – foram encontradas presas a árvores. Os criadores não foram localizados. Todos os pássaros foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da CPRH, onde serão reabilitados e, posteriormente, devolvidos à natureza. Entre as espécies, há canários, galos de campina, papa-capins, sibitos, curiós, concrizes e sabiás. 

Fonte: Folha de Pernambuco.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

QUEIMADAS DESTRUINDO ÁREAS VERDES


As queimadas estão novamente acontecendo no litoral norte pernambucano, ocasionando muitos estragos ambientais nas cidades de Igarassu, Itapissuma e Itamaracá.

O fogo vem devastando vários trechos de áreas verdes, causando a morte de muitas especies de animais silvestres, e colocando em risco áreas de proteção ambiental.
Essas queimadas são provocadas por bitucas de cigarro ou até mesmo por pessoas tentando fazer limpeza de terrenos de forma errada.

Precisamos urgentemente de ações governamentais de educação ambiental, visando a prevenção de queimadas.

Fernando Melo - Igarassu.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Aumento da violência em Itamaracá faz comércio fechar mais cedo


Reprodução/TV Jornal
A Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco, conhecida por sua riqueza em belezas naturais e suas praias com visuais paradisíacos dignos de cartões postais também está famosa por um ponto nada positivo: a insegurança. Quem mora na área relata que são comuns assaltos nas residências e até o comércio está fechando mais cedo, um tentativa dos comerciantes de evitar os constantes assaltos. Segundo os moradores o policiamento diminui na baixa temporada da Ilha, o que agrava a violência no município.

Violência

Em menos de 24 horas duas pessoas foram assassinadas na Ilha de Itamaracá. Um homem foi morto a pedradas na madrugada do sábado (4). O crime aconteceu por volta da 1h na Rua Ararás, no bairro Forno do Cáu. De acordo com testemunhas, a vítima, identificada como Ednaldo Alexandre dos Santos, de 40 anos, foi visto bebendo antes de ser encontrado morto. Também foi assassinado o pedreiro Paulo Andrade de Lima, de 31 anos, morto a tiros na sexta-feira (3). Ele, que já tinha passagem pelo Sistema Prisional, foi morto na rua Cajazeiras, na praia dos Quatro Cantos, no bairro de Jaguaribe. De acordo com a Secretaria de Defesa Social, Itamaracá registrou 19 homicídios de janeiro até setembro de 2017.

Corpo de homem é encontrado boiando em praia de Olinda


O corpo de um homem foi encontrado boiando perto do Posto 2 da Praia de Bairro Novo, em Olinda, na manhã desta segunda-feira (6). Os Bombeiros acreditam que a vítima, que aparenta ter entre 30 e 40 anos, morreu afogada.
A corporação foi acionada por volta das 8h40 desta segunda. Ao chegar ao local, a equipe encontrou o corpo boiando perto das pedras. Segundo o Corpo de Bombeiros, homem não apresenta marcas de violência nem de mordedura de animal.
O corpo foi recolhido e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife. Apesar da suspeita do Corpo de Bombeiros, a causa da morte será investigada pelo Instituto de Criminalística (IC).
Fonte: G1 PE

Homem é morto a pedradas na Ilha de Itamaracá


Homem foi morto a pedradas na Ilha de Itamaracá / Foto: Suelen Brainer/TV Jornal
Homem foi morto a pedradas na Ilha de Itamaracá
Foto: Suelen Brainer/TV Jornal
JC Online
Com informações da TV Jornal
Um homem foi assassinado na Ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, na madrugada deste sábado (3). A vítima identificada como Ednaldo Alexandre dos Santos, de 40 anos, foi morto a pedradas.
O crime aconteceu por volta da 1h na Rua Araras, no bairro Forno da Cal. A rua é cercada por casas de veraneio e dá acesso à praia. De acordo com testemunhas, o homem foi visto bebendo antes de ser encontrado morto. Ao lado do corpo, os peritos do Instituto de Criminalística (IC) encontraram as pedras que podem ter vitimado o homem.

Sem chance de defesa

Segundo o perito criminal Fernando Benevides, o crime foi praticado "sem chance de defesa por parte da vítima". O delegado responsável por registrar o caso é Paulo Dias, do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

A Polícia Civil deve investigar se o crime foi uma execução, já que foram encontrados uma carteira com dinheiro e uma chave que, provavelmente, pertencem à vítima e que não foram levados.. A reportagem da TV Jornal apurou que o homem não era conhecido na região.

Outro crime

Na noite da sexta-feira (3), a Ilha de Itamaracá já havia sido palco para outro homicídio. O pedreiro Paulo Andrade de Lima, de 31 anos, foi assassinado com um tiro na Rua Cajazeiras, no bairro dos Quatro Cantos. Familiares confirmaram que a vítima era ex-presidiário. O homem já havia deixado o presídio de Igarassu há cerca de seis meses. 

Fonte: Jornal do Comercio.

sábado, 4 de novembro de 2017

Petrobras sobe preço do gás de cozinha em 4,5%, a partir deste domingo


A modificação não se refere ao GLP voltado para uso industrial ou comercial  / Foto: Heudes Regis/ JC Imagem
A modificação não se refere ao GLP voltado para uso industrial ou comercial
Foto: Heudes Regis/ JC Imagem
Editoria de Economia

A Petrobras informa reajuste dos preços do gás liquefeito de petróleo para uso residencial, envasado pelas distribuidoras em botijões de até 13 kg (GLP P-13), o gás de cozinha, em 4,5%. O reajuste começa a vigorar neste domingo (5).


O reajuste veio em decorrência principalmente pelo aumento das cotações do produto nos mercados internacionais, influenciado pela conjuntura externa e pela proximidade do inverno no Hemisfério Norte, além da contribuição da variação do câmbio.

As revisões realizadas nas refinarias podem ou não se refletir no preço final cobrado ao consumidor. Isso vai depender de repasses feitos por distribuidoras e revendedores.

Ajuste

O ajuste anunciado foi aplicado sobre os valores praticados sem incidência tributária. Se for integralmente repassado aos preços ao consumidor, a empresa tem expectativa de mudança do preço do botijão de GLP P-13 para em média, 2% ou cerca de R$ 1,21, se continuarem as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos. A alteração atual não se aplica ao GLP destinado a uso industrial/comercial.

Fonte: Jornal do Comercio.

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Menina morre afogada após ficar presa em bomba de piscina em Itamaracá


Laura Beatriz brincava na piscina quando ficou presa na bomba de sucção do local / Foto: Cortesia
Laura Beatriz brincava na piscina quando ficou presa na bomba de sucção do local
Foto: Cortesia
JC Online
Com informações da TV Jornal
Uma garota de apenas oito anos morreu afogada após ficar presa na bomba de sucção de uma piscina na Ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com testemunhas, familiares mergulharam na piscina para tentar soltar a menina, mas a vítima só foi solta quando o equipamento foi desligado.
O afogamento foi registrado na manhã da quinta-feira (2), durante o feriado de Finados. A família da jovem, que foi identificada como Laura Beatriz, mora em São Lourenço da Mata, também na RMR, mas tinha viajado até a casa de veraneio de parentes para se divertir durante o feriado prolongado.
Laura brincava na piscina quando teve os cabelos sugados pela bomba de sucção. Parentes da criança correram para soltar a jovem, mas não conseguiram.

O corpo de Laura só foi removido da água quando outra pessoa que presenciou o acidente desligou a bomba que prendia a garota. A vítima ainda foi levada para uma unidade de saúde da ilha de Itamaracá, mas, de acordo com a equipe médica, Laura já chegou sem vida ao local.


Sepultamento

A estudante será velada e sepultada na manhã desta sexta-feira (3) no cemitério de São Lourenço da Mata. Uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) fez o transporte do corpo no início da noite da quinta-feira (2) entre Itamaracá e a cidade onde Laura será velada.

Fonte: Jornal do Comercio.

Vereadores de Igarassu aumentam o recesso parlamentar


A Câmara Municipal da Cidade de Igarassu, diferente da grande maioria das casas legislativas do Brasil, volta a ter em seu Regimento Interno o direito dos vereadores terem 4 períodos de recesso legislativo. São quatro meses sem que eles precisem comparecer aos trabalhos de sessões ordinárias, acontecidas em plenário.
No entanto, o Vereador Paulo Uchôa (PDT) apresentou uma emenda parlamentar reduzindo de quatro para dois recessos. A proposição foi aprovada no ano passado (2016) e começou a vigorar este ano. Porém, insatisfeitos com esta decisão, os nobres servidores do povo, por iniciativa da Mesa Diretora, apresentaram uma nova proposta para que voltassem a gozar do direito dos 4 recessos. Por 14 votos a favor e apenas 01 contra, este único sendo do Vereador Paulo Uchôa (PDT), os parlamentares tiveram a proposição aprovada.
A decisão provoca uma reação de insatisfação de grande parte da opinião pública, que gostariam que os vereadores tivessem o mesmo direito que os trabalhadores normais, ou seja, 1 recesso por ano. A decisão é entendida como abusiva.
Segundo o Presidente da Casa, Elvis Henrique (PSDB), que disse à Redação do Jornal PE da Gente ter faltado no dia da votação, a medida reduzirá gastos públicos. E que mesmo nos recessos os parlamentares continuarão em atividades. E que a administração da Casa continua funcionando.

A Sede do Poder Legislativo funciona de segunda a sexta-feira, das 7:30h às 13h. Nas terças e quintas-feiras, a partir das 16h, acontecem as sessões plenárias, sendo obrigatória a presença dos vereadores.

Por Marcelo Santana/Jornal PE da Gente/Foto: Reprod. Internet

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Degradação Ambiental em Paulista


Com anuência da Prefeitura de Paulista, fragmento de Mata Atlântica é devastado na APA ALDEIA BEBERIBE.
Crime Ambiental provoca devastação de Mata Atlântica na APA ALDEIA BEBERIBE e ameaça de morte o Rio Cova da Onça, tributário do Rio Paratibe.
A Prefeitura de Paulista concedeu Licença Ambiental de Operação para Extração Mineral de Areia por Dragagem no território da Unidade de Conservação, desrespeitando o Plano de Manejo da UC que determina explicitamente a proibição de extração mineral em seu território, exceto para água mineral.
O Fórum Socioambiental de Aldeia recebeu a denúncia feita por moradores de Aldeia e encaminhou a CPRH.
No mesmo dia, na sexta-feira, 27/10/2017, uma equipe de fiscalização da CPRH esteve no local e determinou a suspensão das atividades de mineração através de auto de infração fundamentado em três irregularidades:
1. Degradação Ambiental
2. Inobservância de preceitos legais ambientais
3. Desobediência às determinações de caráter normativo
Estaremos acompanhando o desdobramento das ações do órgão ambiental do estado nesse caso, as punições impostas aos agressores, as ações compensatórias e de recuperação da área degrada.

Fonte: Fórum Socioambiental de Aldeia