METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

terça-feira, 4 de abril de 2017

Pescadores denunciam mau cheiro em canal que deságua no mar no Grande Recife


Pescadores e marisqueiras da cidade do Paulista, no Grande Recife, fizeram um protesto nesta terça-feira (4). Eles denunciaram a situação de um canal, que apresenta mau cheiro e água barrenta. Segundo os manifestantes, o motivo seria esgoto não tratado, que acabaria sendo despejado no mar e prejudica a pesca.
Eles se reuniram na Colônia de Pescadores do Janga e saíram em passeata pela Avenida Doutor Cláudio José Gueiros Leite, em direção às proximidades do Forte de Pau Amarelo, onde eles afirmam ser o ponto de despejo do esgoto sem tratamento.
O protesto começou por volta das 10h. Segundo os pescadores, o despejo do esgoto não tratado no mar de Paulista tem modificado o ecossistema da localidade, prejudicando a pesca de mariscos e peixes na região. Luiz Mangote, presidente da Colônia de Pescadores, afirma que a dificuldade é encontrada desde o Janga até Maria Farinha e que algumas espécies de peixes já começaram a desaparecer na região.
“Temos um parecer técnico que confirma que a água dessas praias é imprópria para banho, por causa da concentração de coliformes fecais. Os marisqueiros só têm conseguido trabalhar em Mangue Seco, em Igarassu”, disse. Atualmente, há cerca de 800 pessoas vinculadas à Colônia de Pescadores, entre marisqueiros e pescadores.
Procurada pelo G1, a assessoria de comunicação da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) afirmou que não há despejo de esgoto no mar de Paulista operado pela companhia e que está aberta às denúncias da Colônia de Pescadores e que, caso fosse especificado o ponto onde estaria ocorrendo o despejo, uma equipe seria enviada à região.
Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.