METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

sábado, 29 de abril de 2017

Corpo é encontrado com mordida de tubarão na praia de Rio Doce


Segundo PMs, a morte aconteceu nas últimas 24h / Foto: Felipe Vieira/Jornal do Commercio
Segundo PMs, a morte aconteceu nas últimas 24h
Foto: Felipe Vieira/Jornal do Commercio
JC Online

O corpo de um homem, por volta de 30 anos de idade, foi encontrado por pescadores no início da manhã desta sexta-feira (28) na praia de Rio Doce, em Olinda, pouco antes da ponte do Janga. O homem foi achado com marca de mordida entre a nádega e a perna esquerda, com cerca de 2 palmos de comprimento. De acordo com os bombeiros, pelo tamanho e forma da mordida, houve um ataque de tubarão. No entanto, não souberam precisar se foi essa a causa da morte.
Os policiais militares afirmaram que, pela condição do corpo, a morte aconteceu nas últimas 24h e pode não ter ocorrido em Rio Doce, já que foi encontrado na praia. A possibilidade de homicídio não foi descartada ainda, apesar da mordida ser a única marca no corpo. 

quarta-feira, 26 de abril de 2017

PM prende em flagrante trio com revólver e espingardas em Itapissuma, no Grande Recife


Baleado chegou a ser encaminhado ao Hospital Miguel Arraes, em Paulista, mas foi liberado da unidade de saúde, de acordo com a PM (Foto: Bruno Lafaiete/TV Globo)
Baleado chegou a ser encaminhado ao Hospital Miguel Arraes, em Paulista, mas foi liberado da unidade de saúde, de acordo com a PM (Foto: Bruno Lafaiete/TV Globo
Policiais militares prenderam em flagrante, no início da tarde desta terça-feira (25), um trio que portava três armas de fogo no município de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife. De acordo com a Polícia Militar, houve troca de tiros no momento da prisão e um deles foi baleado.
Durante a abordagem ao trio, os policiais constataram que os homens estavam com um revólver calibre 38 e duas espingardas. A PM, no entanto, não informou as circunstâncias da prisão em flagrante deles.
Após a troca de tiros, o homem baleado foi socorrido e encaminhado ao Hospital Miguel Arraes, no município de Paulista, também no Grande Recife, onde está sob custódia policial. Como o nome do homem atingido pelos disparos não foi divulgado pela PM, não foi possível apurar o quadro clínico do paciente junto à unidade de saúde. No entanto, segundo a corporação, o homem foi liberado do hospital e, pouco antes das 18h, já havia prestado depoimento à Polícia Civil.

Os outros dois presos foram autuados em flagrante e encaminhados à Delegacia de Paulista. No local, eles foram ouvidos pelo delegado Evaristo Ferreira, responsável pelas investigações do caso.
Fonte: G1 PE

sábado, 22 de abril de 2017

MANOBRAS PERIGOSAS NA ESTRADA DE ITAMARACÁ


Todo feriadão a fiscalização precisa ser redobrada na PE-35, rodovia que dá acesso a ilha de Itamaracá. Alguns motoristas irresponsáveis realizam manobras perigosas, colocando em risco a vida de muitos cidadãos que procuram agir de forma correta no trânsito. Esses motoristas ultrapassam pelo acostamento, fazem fila dupla e trafegam na contra mão. Atenção Prefeitura de Itamaracá e Governo do Estado, alguma medida deve ser tomada. Fernando Melo. 

quinta-feira, 13 de abril de 2017

MPPE fará audiência pública sobre poluição sonora no Sítio Histórico de Olinda


Sítio Histórico de Olinda
Sítio Histórico de OlindaFoto: Google

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) investigará denúncias de poluição sonora praticada por diversos bares e restaurantes situados no Sítio Histórico de Olinda, no Grande Recife. Perturbação de sossego e poluição sonora são crimes previstos em leis federal, estaduais e municipais. 

Para traçar medidas mais efetivas para coibir o problema, uma audiência pública ocorrerá na primeira quinzena de maio. Em Pernambuco, a punição pode ser pagamento de multa ou prisão, de 15 dias a quatro anos, conforme a gravidade do caso. Cabe a cada município a responsabilidade de determinar o limite do volume do som, e, no caso de Olinda, esse limite é de 80 decibéis. 

À frente da investigação, a promotora Belize Câmara salientou que, à medida que se busca um consenso entre comerciantes, moradores e gestores públicos, evita-se casos de briga e violência. "Sabemos que combatendo a poluição sonora, indiretamente estaremos contribuindo com menos brigas. Pois quantos casos de briga e até morte ocorrem por causa de som alto? E o Sítio Histórico tem particularidades quanto ao seu uso. Como as denúncias do tipo são inúmeras, reunimos tudo no mesmo procedimento administrativo para julgá-los de uma só vez", justificou ela, que é titular da Promotoria de Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Urbanismo de Olinda. A abertura do procedimento foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (12).

Fonte: Folha de Pernambuco

Cerca de 60 quilos de peixe e camarão impróprios para o consumo são apreendidos em Paulista


Material foi apreendido
Material foi apreendidoFoto: Divulgação

A Vigilância Sanitária de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, apreendeu 45 quilos de peixe estragado e 15 quilos de camarão. A apreensão foi realizada na manhã desta quinta-feira (13) na feira livre do centro da cidade.

A ação, que terá continuidade nesta sexta-feira (14), também foi realizada no Mercado Público de Paratibe. No local, foram apreendidos apenas alguns produtos artesanais, como tábuas de carne e descamadores, que estavam sendo usados de maneira irregular. 

Durante o trabalho. alguns estabelecimentos também foram notificados. Ao todo, cerca de 50 inspeções foram realizadas envolvendo o comércio formal e informal. A iniciativa contou com o apoio da Polícia Militar.

Fonte: Folha de Pernambuco

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Quatro cidades do Grande Recife têm racionamento de água ampliado


As cidades de Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, têm o racionamento de água ampliado partir desta terça-feira (4). Esses municípios passam a ser abastecidos a cada seis dias, ou seja, dispõem de água por um dia e passam outros cinco sem. O abastecimento, que acontecia a cada quatro dias, foi ampliado devido à previsão de chuvas abaixo da média para os próximos quatro meses e ao baixo nível do Sistema Botafogo, que abastece tais localidades e, atualmente, opera com 11,27% da capacidade total. (Veja vídeo acima)
De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a medida emergencial vai atingir 900 mil pessoas nas quatro cidades. “A nossa oferta de água está incompatível com a demanda. Precisamos ajustar as nossas áreas de abastecimento a essa nova realidade e, por isso, optamos pela ampliação do rodízio”, justifica o diretor técnico de engenharia do órgão, Rômulo Aurélio Souza.
Nesses quatro municípios, o Sistema Botafogo responde por metade da oferta de água. Essas cidades também são atendidas por poços e outros sistemas de abastecimento. A Compesa informou que, na região norte do Grande Recife, a ampliação do calendário de abastecimento não atinge Itamaracá e Itapissuma, por serem abastecidas por poços, e Araçoiaba, que tem um sistema independente a partir do Riacho Floresta.
Porém, a Compesa não elimina a possibilidade de a medida ser estendida a outros municípios do Grande Recife caso haja diminuição do volume do Sistema Botafogo. “Num momento oportuno, a gente pode decretar uma possível ampliação do rodízio em outros municípios da Região Metropolitana, se isso se encaminhar para uma situação crítica da barragem”, explica Souza. Ainda assim, o risco de colapso absoluto do Sistema Botafogo é descartado pela Companhia.
Para a população que enfrentava a irregularidade do abastecimento mesmo antes da ampliação do racionamento, Souza pede compreensão e auxílio para resolver os problemas de falta de água nas localidades. “Nós sabemos que o momento é crítico, mas vamos procurar dar toda atenção possível e trabalhar junto com a população para resolver os problemas”, promete o diretor.

Transposição

Sem o volume de chuvas esperado, a Compesa optou por ampliar o racionamento, já que não há recursos suficientes para iniciar um projeto de transposição do Rio Capibaribe até o Sistema Botafogo. “O projeto está pronto, já temos condições de licitá-lo e é uma obra relativamente simples, que pode ser executada dentro de seis meses, mas faltam os recursos”, diz, estimando R$ 30 milhões para a construção de 7,6 quilômetros de uma adutora.
Devido ao caráter de emergência atribuído à obra, Souza afirmou que a Compesa tem procurado soluções junto ao Ministério da Integração para captar o montante. “O presidente da Companhia seguiu para Brasília para tentar negociar a captação desses recursos. Com a obra, o volume armazenado da barragem de Botafogo não iria depender unicamente das chuvas, já que essa seria uma solução alternativa”, comenta. Após o início da ordem de serviço, a obra tem previsão de conclusão em seis meses, segundo a Compesa.
Fonte: G1 PE

terça-feira, 4 de abril de 2017

Pescadores denunciam mau cheiro em canal que deságua no mar no Grande Recife


Pescadores e marisqueiras da cidade do Paulista, no Grande Recife, fizeram um protesto nesta terça-feira (4). Eles denunciaram a situação de um canal, que apresenta mau cheiro e água barrenta. Segundo os manifestantes, o motivo seria esgoto não tratado, que acabaria sendo despejado no mar e prejudica a pesca.
Eles se reuniram na Colônia de Pescadores do Janga e saíram em passeata pela Avenida Doutor Cláudio José Gueiros Leite, em direção às proximidades do Forte de Pau Amarelo, onde eles afirmam ser o ponto de despejo do esgoto sem tratamento.
O protesto começou por volta das 10h. Segundo os pescadores, o despejo do esgoto não tratado no mar de Paulista tem modificado o ecossistema da localidade, prejudicando a pesca de mariscos e peixes na região. Luiz Mangote, presidente da Colônia de Pescadores, afirma que a dificuldade é encontrada desde o Janga até Maria Farinha e que algumas espécies de peixes já começaram a desaparecer na região.
“Temos um parecer técnico que confirma que a água dessas praias é imprópria para banho, por causa da concentração de coliformes fecais. Os marisqueiros só têm conseguido trabalhar em Mangue Seco, em Igarassu”, disse. Atualmente, há cerca de 800 pessoas vinculadas à Colônia de Pescadores, entre marisqueiros e pescadores.
Procurada pelo G1, a assessoria de comunicação da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) afirmou que não há despejo de esgoto no mar de Paulista operado pela companhia e que está aberta às denúncias da Colônia de Pescadores e que, caso fosse especificado o ponto onde estaria ocorrendo o despejo, uma equipe seria enviada à região.
Fonte: G1 PE