METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

domingo, 31 de dezembro de 2017

Mais de 8 mil animais silvestres foram recolhidos neste ano em PE


No Balanço parcial de dezembro, o mês foi consolidado como um dos mais movimentados do Cetas Tangara, com registro de 1.162 entradas de animais até o dia 21. O resultado foi graças a série de ações seguidas de fiscalização e apuração de denúncias anônimas, envolvendo a Cipoma (Polícia Militar) e a Depoma (Polícia Civil). Antes disso, apenas maio (1.531) e fevereiro deste ano (1.340) registraram números maiores de apreensões de animais silvestres encaminhados para reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco, mas ainda podem ser ultrapassados. No balanço parcial total do ano já foram contabilizados 8.874 acolhimentos e 5.438 solturas.

Os números de 2017 já ultrapassam em 3.407 o total registrado em 2016, que foi de 5.467 acolhimentos. No ano passado, entretanto, o Cetas Tangara – inaugurado oficialmente em dezembro pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) – começou a funcionar apenas em fevereiro, dez meses antes da inauguração, numa área de 2,6 hectares no bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife. Lá, os animais são reabilitados e preparados para retornar ao habitat natural.

Dos 8.874 acolhidos até o dia 21 de dezembro, a grande maioria (7.645) foram aves – muitos vítimas do tráfico e do comércio ilegal. Do restante, 677 foram répteis, 493 mamíferos, 54 exóticos (não endêmicos da região) e 5 aracnídeos. Dos 5.438 devolvidos à natureza, 4.735 foram aves, 454 répteis, 245 mamíferos e 4 aracnídeos. O balanço parcial ainda apresentou um total de 1.598 mortos, a grande maioria aves (1.338).

Cidades com mais apreensões
Das mais recentes ações de fiscalização, com agentes da CPRH e da Cipoma, as que registraram maiores números de apreensões foram em Carpina e São Lourenço da Mata, no dia 17 (433 aves); em Garanhuns, no dia 9 (338 aves), em Gravatá, no dia 15 (200 aves, sendo 196 canários-da-terra), e na feira do Cordeiro, no Recife, no dia 10 (158 aves). Também neste mês foram apreendidas 19 aves em Camaragibe.

Fonte: TV jornal.

sábado, 30 de dezembro de 2017

PAULISTA: Lancha pega fogo na praia de Maria Farinha


Uma lancha pegou fogo no fim da manhã deste sábado (30), na praia de Maria Farinha, no município de Paulista, no Grande Recife. O Corpo de Bombeiros recebeu um chamado para a ocorrência às 11h54 do horário local e enviou três equipes para o trecho.

Segundo a corporação, pessoas que estavam no local controlaram o fogo e socorreram as vítimas. Os bombeiros, no entanto, não informaram quantas pessoas foram socorridas. Pouco antes das 13h, as viaturas deixaram o local.

De acordo com a administradora Flávia Carvalho, hospedada em um hotel próximo ao local da ocorrência, algumas pessoas estavam na água numa área próxima à lancha no momento em que a embarcação pegava fogo. "Era como se elas tivessem pulado. Quando cheguei mais perto, vi que algumas embarcações e motos aquáticas foram tirar essas pessoas da água", afirma.

Através de imagens recebidas pelo WhatsApp da TV Globo, é possível ver uma fumaça preta saindo da embarcação. Também é possível ver motos aquáticas tentando controlar as chamas.

Fonte: G1 PE

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Operação da PF e CGU cumpre mandado em Itapissuma


A Polícia Federal divulga, nesta terça-feira, o resultado da Operação Caixa 3, realizada em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) para investigar crime de gestão fraudulenta em razão de procedimento de troca de garantia em financiamento no Banco do Nordeste do Brasil, medida que concedia benefício a um grupo empresarial específico. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão nos estados de Pernambuco (na cidadede Itapissuma), Ceará, São Paulo (em Boituva), Rio de Janeiro e Bahia (Alagoinhas).

Em Pernambuco, duas equipes de policiais federais deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão nas dependências do Grupo Petrópolis responsável pela Construção da fábrica da Cervejaria Itaipava que fica localizada na Rodovia BR-101 em Itapissuma. Na empresa, foram digitalizados milhares de notas referentes à construção da fábrica bem como contratos e extratos bancários. Tudo foi gravado em mídias óticas e todos os arquivos telemáticos foram encaminhados para a Coordenação da Operação no Ceará onde será submetido à perícia técnica. 

As medidas foram expedidas pela 11ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Fortaleza. Ao todo 72 policiais federais e dez servidores da CGU deram cumprimento às medidas cautelares. A apuração constatou que o Conselho de Administração do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) aprovou, em 17 de setembro de 2014, a troca da fiança bancária pela hipoteca da planta industrial de uma fábrica de bebidas construída no Estado da Bahia, o que se deu após parecer técnico favorável. Foram elaborados relatórios pela Controladoria Geral da União que apontaram: descumprimento de normas do banco quanto à avaliação de risco da operação; descumprimento de norma do banco em relação à substituição da garantia; não estabilização do empreendimento da Bahia; fragilidade no acompanhamento do BNB na comprovação financeira na construção da fábrica na Bahia.

Relatórios do Tribunal de Contas da União apontaram ainda que o pedido de troca da garantia era tecnicamente inepto; Segundo o TCU o procedimento é considerado atípico; e não foram adotadas ações compensatórias à troca da garantia; Houve burla aos normativos de compliance internos do Banco, uma vez que as máquinas que compunham o Parque Industrial da Bahia estavam alienadas fiduciariamente a um banco alemão, o que era expressamente de conhecimento do banco quando da instrução da proposta de financiamento. Essa grave circunstância gerava uma situação de insuficiência de garantia. Houve pelo menos benefício de fraudes contratuais em pelos menos, dois empréstimos de cerca de mais de R$ 300 milhões, cada, junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB), com sede em Fortaleza. O benefício do mutuário corresponde mais ou menos o que foi feito nas doações que gira em torno de R$ 17 milhões. Os empréstimos foram contraídos para a construtora Odebrecht erguer duas fábricas da cervejaria no Nordeste (BA e PE), e, parte do dinheiro foi doado pela cervejaria a campanhas eleitorais. 

As investigações apontaram ainda que houve apresentação de uma certidão inidônea do Cartório de Registro de Notas e Documentos de Alagoinhas afirmando falsamente que tais bens estavam livres e desembaraçados de ônus. Segundo depoimento de Diretor da Construtora Odebrecht, em acordo de colaboração premiada no âmbito de Inquérito da Operação Lava Jato, parte dos recursos utilizados para as construções das fábricas da cervejaria no Nordeste foi utilizado para alimentar o esquema montado pela Construtora e pela cervejaria, batizado de “CAIXA 3”, que consistia em doações oficiais para campanhas políticas pela Odebrecht por meio da mesma.

Fonte: Diário de Pernambuco.

Lixo toma conta das ruas de Olinda

Jota Neto
A periferia de Olinda está suja e fedorenta. São muitos os registros de lixo amontoados nas ruas, nas esquinas e nos coletores.
Os caminhões de coleta sumiram faz tempo; os garis desapareceram das ruas faz quase duas semana e está parecendo final de governo.
Por mais que a população reclame, a Prefeitura da cidade não repassa nenhuma informação. O prefeito Professor Lupércio, que é bom de marketing, desapareceu e foge das ruas para não ser fotografado próximo aos amontoados de lixo.
Os vereadores estão calados. Não fizeram um comentário sequer a respeito da sujeira na cidade; nenhum pedido de explicação e os líder e vice-líder do governo, mudos.
Sem maiores detalhes, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura informou ao Jornal Sem Censura que a coleta do lixo voltará ao normal neste sábado (30).
Foto: JSC
Fonte: Blog Olinda Hoje

CARTA DO LEITOR: Local histórico abandonado em Igarassu.


O artesão e agente de turismo local Ronaldo Antônio Pereira, mais conhecido como Ronaldo Catraca lamenta a situação de abandono do Sitio dos Marcos, em Igarassu. O local foi o primeiro ponto de contato entre os portugueses e os índios em terras pernambucanas, mas lamentavelmente encontra-se esquecido pelas autoridades públicas.
O visitante que chega para conhecer o local onde nasceu Pernambuco, se depara com muito mato, sem iluminação, não existe placa de sinalização turística, quiosque de artesanato abandonado e muita sujeira no entorno.
Sobrevivo do Artesanato que produzo,e infelizmente tenho que ir pra fora vender meu trabalho porque na minha cidade linda, histórica está ABANDONADA pelos os órgãos públicos atuais, relata Ronaldo Catraca.
Segundo relatos de historiadores, em 1516 o navegador Cristóvão Jacques estalava nessa localidade a feitoria de Pernambuco, tendo inicio ao primeiro núcleo de povoamento em nosso Estado. O sitio dos marcos possui um enorme significado para a história do Brasil e por isso deveria receber uma atenção especial por parte dos órgãos governamentais.
Fonte: Blog Igarassu notícias.

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

PM apreende adolescente e prende ex-detento por causa de pichação perto do Sítio Histórico de Olinda


A Polícia Militar de Pernambuco apreendeu um adolescente e prendeu um ex-detento que estavam pichando imóveis particulares em Olinda, no Grande Recife. Com a dupla, os PMs encontraram nove latas de tinta spray e uma moto.

O caso aconteceu na madrugada desta quarta-feira (27), nas imediações do Sítio Histórico da cidade. Uma equipe da Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur) fazia rondas na área, por volta das 4h30.

O jovem e o ex-presidiário foram autuados por dano ao patrimônio. Os PMs levaram os dois para o Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), que decidirá qual será o encaminhamento.

Fonte: G1 PE

sábado, 23 de dezembro de 2017

Quatro detentos fogem de unidade prisional em Itamaracá, no Grande Recife


Penitenciária Agroindustrial São João, em Itamaracá, no Grande Recife (Foto: Thays Estarque/G1)

Quatro detentos fugiram da Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), em Itamaracá, no Grande Recife. A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informou, nesta sexta-feira (22), que a unidade prisional ainda está apurando as circunstâncias que levaram à evasão dos presos para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

Informações iniciais dão conta de que a fuga teria ocorrido na quinta-feira (21). A Penitenciária Agroindustrial São João possui regime semiaberto e, de acordo com a Lei de Execuções Penais, saídas temporárias são concedidas a seus detentos ao longo do ano.

Ao todo, 383 detentos, que estão em penitenciárias de regime semiaberto do estado, recebem autorização para saída temporária desde a quarta-feira (20). A informação foi repassada pela Secretaria de Ressocialização (Seres). Eles devem retornar para as unidades na quarta-feira (27), ganhando o direito de passar o Natal em casa.

Fonte: G1 PE

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Criminosos assaltam ônibus com funcionários da Jeep no Grande Recife

Publicado em 18.12.2017 , às 11:47 / Atualizado em 18.12.2017 , às 12:34

Por TV Jornal 

Reprodução/TV Jornal
Um ônibus que transportava funcionários da empresa Jeep para o polo automotivo, em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, foi alvo de criminosos. O coletivo passava pela BR-101, no município de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife, quando sete homens armados pararam o ônibus e invadiram.
Os bandidos agrediram funcionários e roubaram os pertences das vítimas. Segundo relatos, os assaltantes foram bem violentos e quebraram uma janela do coletivo. Ninguém ficou gravemente ferido. A investigação do caso está sob a responsabilidade da Delegacia de Itapissuma.
Reprodução/TV Jornal

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Rinhas de galo são fechadas em Itamaracá


36 galos estavam no local
36 galos estavam no localFoto: Divulgação/CPRH
Uma equipe da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) destruiu, na última segunda-feira (4), três rinhas de galo na cidade de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A descoberta do local aconteceu quando um fiscal avistou uma gaiola em um imóvel próximo a uma área de mangue durante uma fiscalização ambiental da agência. 

No local, estavam 36 galos, que sofriam maus-tratos e deverão ser doados. O proprietário da casa recebeu uma infração com multa de R$ 7,2 mil. As rinhas foram destruídas. Segundo a CPRH, o dono alegou que usava as rinhas apenas para treinamento dos animais. Apesar desta declaração, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma), no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife, onde prestou depoimento e foi autuado. 
Ação
A fiscalização de fauna e flora da CPRH levou três equipes às cidades de Itamaracá e Itapissuma, ambas na RMR. Ao todo, foram apreendidos 16 pássaros em cativeiro, que foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas), no bairro da Guabiraba, na Zona Norte do Recife. Os animais serão avaliados e reabilitados para serem devolvidos à natureza. 


Fonte: Folha de Pernambuco

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

9º Festival de Teatro de Igarassu começa nesta terça



Com o apoio de vários grupos teatrais, o Festig promete difundir uma vasta experiência cultural para o público que irá conferir as apresentações gratuitas no centro cultural, em escolas públicas e nas ruas de do município  
Com o objetivo de ampliar o acesso da população de Igarassu e das cidades vizinhas às produções teatrais realizadas no município e estado de Pernambuco, o Grupo Ariano Suassuna – GAS, realiza entre 05 e 10 de dezembro o  Festival de Teatro de Igarassu – Festig, com apresentações de 17 espetáculos destinados para o público adulto e infantil, no centro cultural, nas escolas públicas e nas ruas do município.  
Esta edição, que é em homenagem ao ator e produtor Cultural Paulinho Mafe, tem entrada franca, possibilitando aos moradores, estudantes da rede pública de ensino, educadores, artistas e público em geral, o acesso a toda programação do festival, fomentando assim, as artes cênicas como bem de consumo, formando novas plateias e contribuindo culturalmente e socialmente para a cidade e para estado.
Na grade uma programação bem diversificada, com espetáculo que versão desde a reflexão, como Diário de um Louco, passando por um que visita nossas raízes ancestrais, como Ganga Meu Ganga, chegando a uma comédia com linguagem da cultura popular, como 25 Anos de Munganga com Mateus e Catirina. Também nesta edição, os alunos das escolas públicas receberão em seus pátios obras cênicas, promovendo o encontro com o ambiente educacional em uma vivencia harmônica, acessibilizando à cultura e formação de novas plateias.
“É um evento cultural voltado para o fortalecimento dos grupos e companhias de teatro no município de Igarassu, disseminando a produção teatral realizada na cidade, no estado e no país, uma vez que em edições anteriores, até participações internacionais se fizeram presentes. E esse intercâmbio promoveu grandes resultados”, pontua André Ramos, coordenador do Festival. 

Dia / Horário
Espetáculo
Categoria
Local
05/12
09h e 14h

Sol Lá no Picadeiro - Intervenção de Palhaçaria
Cia 2 em cena
Recife / PE

Teatro Infantil

Escola Ana Bandeira de Menezes - Marco de Pedra
05/12
10:30h


Sol Lá no Picadeiro - Intervenção de Palhaçaria
Cia 2 em Cena
Recife / PE

Teatro Infantil

Escola Caminhos do Semeador - Marco de Pedra
05/12
19h
A Mandrágora
Galharufas Produções
 Olinda / PE

Teatro Adulto

Centro de Artes e Cultura Mestre Narciso Félix de Araújo
06/12
09h

Sol Lá no Picadeiro - Intervenção de Palhaçaria
Cia 2 em Cena
Recife / PE

Teatro Infantil

Escola Irineu Marques da Fonseca - Três Ladeiras
06/12
10:30h

Sol Lá no Picadeiro - Intervenção de Palhaçaria
Cia 2 em Cena
Recife / PE

Teatro Infantil

Escola Evangelina Delgado de Albuquerque - Três Ladeiras
06/12
15h

Do Vestido ao Nariz
Cia 2 em Cena
Recife / PE

Teatro Infantil

Centro de artes e cultura Mestre Narciso Félix de Araújo

07/12
15h

História de uma viagem para se encantar
Cia 2 em Cena
Recife / PE

Teatro Infantil

Centro de Artes e Cultura Mestre Narciso Félix de Araújo

06/12
18h

Chetuá - Transição do vaqueiro do Sertão com o boiadeiro da Jurema sagrada
Cia Riacho de Pedra
Olinda / PE

Teatro de Rua
Em frente ao Centro de Artes e Cultura Mestre Narciso Félix de Araújo

06/12
19h

25 Anos de Muganga
MC Produções – Camaragiebe/PE

Teatro Adulto
Centro de artes e cultura Mestre Narciso Félix de Araújo
07/12
19h

Diário de um Louco
Companhia Haja Teatro
Recife / PE


Centro de artes e cultura Mestre Narciso Félix de Araújo

08/12
19h

Somos todos do jardim da infância
Núcleo de Pesquisa Cênica Pernambuco
Vitória de Santo Antão / PE

Teatro Adulto
Centro de artes e cultura Mestre Narciso Félix de Araújo

08/12
20:30h
Figurinos e poesia
Carlos Amorim
Recife / PE

Teatro Adulto
Centro de artes e cultura Mestre Narciso Félix de Araújo - 20:30h

09/12
16h

Sonhos do Palhaço Nuneco
Grupo Ciarte e Cartola Produções - Caruaru/PE

Teatro de Rua
Em frente ao Ginásio Jota Raposo

09/12
19h
Bruta Flor
Cia experimental Vitória
Vitória de Santo Antão / PE

Teatro Adulto
Centro de artes e cultura Mestre Narciso Félix de Araújo

09/12
20:30h
O Espírito do meu Marido
Cia Ato Ação de Aratuba
Aratuba / CE

Teatro Adulto
Centro de artes e cultura Mestre Narciso Félix de Araújo

10/12
19h

Ganga meu Ganga – O Rei
Grupo Teatral Ariano Suassuna Igarassu / PE

Teatro Adulto
Centro de artes e cultura Mestre Narciso Félix de Araújo
10/12
20:30h
Show de Humor
Rubens Santos
Igarassu / PE

Teatro Adulto
Centro de artes e cultura Mestre Narciso Félix de Araújo