METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Operação combate a violência e o estacionamento irregular no Sítio Histórico

Sítio Histórico
Foi realizado neste domingo, em Olinda, a Operação Sítio Histórico. Para garantir a segurança e a tranquilidade de comerciantes, moradores e visitantes, equipes estarão espalhadas por pontos estratégicos tendo como foco o combate a atos de violência e ao estacionamento irregular.

A medida, que aconteceu das 14h às 22h, foi proposta na terça-feira passada, durante a reunião semanal de monitoramento, que acontece no gabinete do prefeito Renildo Calheiros, com a participação de representantes do Poder Público e membros da sociedade civil de Olinda.

Agentes de Trânsito e Controle Urbano, Guarda Municipal e Polícia Militar estarão em pontos de acesso e saída do Sítio Histórico e em locais de grande circulação de pessoas, como os Quatro Cantos. Não haverá bloqueios no trânsito, mas o estacionamento irregular será reprimido.

Ao todo, serão dez pontos em que as equipes poderão ser localizadas, num perímetro que compreende ruas como a Bispo Coutinho, 13 de Maio, Amparo, Prudente de Morais e Avenida Olinda.
Sítio Histórico Olinda
Fonte: DP

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

PRAIAS DO CARMO, BAIRRO NOVO, CASA CAIADA E RIO DOCE ESTÃO IMPRÓPRIAS PARA O BANHO

Postado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags 
G1O monitoramento da Agência Estadual de MeioAmbiente (CPRH) aponta nove pontos de praia impróprios para banho. O estudo é realizado semanalmente desde 1974 e analisa 50 locais distribuídos entre 11 municípios do litoral pernambucano, entre eles Olinda.
Desta vez, todos os pontos condenados estão no litoral norte, sendo dois em Itamaracá e sete em Olinda (Foto G1: Praia do Carmo). Na ilha, a CPRH condena a balneabilidade na praia do Pilar, em frente à igreja do bairro, e na praia de Jaguaribe, em frente à rua Santina de Barros.
Em Olinda, a condenação ocorre nos seguintes locais:
  • – Praia de Rio Doce: em frente à Rua Frederico Lundgren
  • – Praia de Casa Caiada: próximo aos números 3.861 e 3.443, da Avenida Marcos Freire e à Rua Alcina de Carvalho
  • – Praia do Bairro Novo: em frente ao antigo quartel da Polícia do Exército (PE) e por trás do Colégio Bairro Novo
  • – Praia do Carmo: por trás da agência dos Correios.
A classificação das praias está baseada nas normas estabelecidas na Resolução Conama 20/86, em seus artigos 26 e 27, que define padrões de qualidade da água destinada à balneabilidade, ou seja, à recreação de contato primário, que se entende como um contato direto e prolongado com a água, para a prática de mergulho, natação, esqui-aquático e onde existe a possibilidade de ingestão de quantidades consideráveis de água.
Segundo a resolução, as águas doces, salobras e salinas, destinadas à recreação de contato primário, podem ser classificadas em quatro categorias: excelente, muito boa, satisfatória ou imprópria.

Livro reconta história dos presos políticos de presídio em Itamaracá

Livro reconta história dos presos políticos de presídio em Itamaracá
A história de militância política e de resistência dos próprios pais não era tão conhecida assim pela jornalista sergipana Joana Côrtes. Ela sabia que o pai, Bosco Rolemberg, havia sido preso pela ditadura e ficado na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá. Os detalhes do período, no entanto, eram ignorados. Ao mergulhar cada vez mais no passado afetivo – de caráter coletivo – da sua família, ela foi desenvolvendo uma vontade de conhecer mais sobre o assunto. No mestrado em História Social, na PUC de São Paulo, terminou criando a pesquisa que gerou o livro Dossiê Itamaracá: Cotidiano e Resistência dos Presos Políticos da Penitenciária Barreto Campelo (Arquivo Nacional).

A obra, vencedora do Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas de 2012, ganhou lançamento na última terça (24/11) no Recife. Pamela Almeida, autora de Os Vigilantes da Ordem. “O tema foi chegando a mim aos poucos. Aos 13 anos, achei em casa um documento sobre o processo que minha mãe respondeu em liberdade. Ela dizia que tinha sido obrigada a desfilar nua na carceragem do Dops (Departamento de Ordem Política e Social)”, relata.

Como jornalista, ela foi fazendo trabalhos sobre os 40 anos do Dops e o aniversário do AI-5. “Estava comendo pelas bordas. Quando fiz uma exposição com obras do seu pai, tive contato com as suas correspondências e com fotos deles. Percebi que era uma história que eu não podia guardar, que era uma história de todo o Brasil. Eu fui lamber as minhas feridas”, comenta a autora.

No livro, ela conta a história dos presos da Penitenciária Barreto Campelo através de relatos, documentos, fotografias e cartas. Episódios como o da greve de fome dos presos, em 1978 – que depois se espalhou para o Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Ceará e Minas Gerais – são contados no volume. “Fazer o livro foi uma espécie de quebra-cabeça afetivo e histórico. Ele conta um pouco a história, mostra a cara e a coragem dessas pessoas”, define. Ela ressalta que as mulheres tiveram um papel fundamental nesses episódios, levando recados, brigando por justiça e criando uma rede de apoio aos presos.

Além disso, o Dossiê Itamaracá não poderia sair em momento importante, em que manifestantes pró-impeachment pedem a volta da ditadura ou defendem o seu legado. “É importante debater o assunto, mostrar o que foi a ditadura sem medo. Só recentemente a gente começou a fazer um pequeno esforço para entender a nossa história, com a Comissão da Verdade”, defende. “A busca da mãe de Fernando Santa Cruz (desaparecido da ditadura) pelo destino do filho e a da esposa de Amarildo pela verdade sobre a morte do marido mostra o que a ausência de debate e de justiça produziu no campo da tortura.”

Fonte: NE10

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Sucatas tomam conta da praia de Itamaracá

Móveis velhos e lixo ocupam o espaço / Antonio Mateus/por e-mail

Móveis velhos e lixo ocupam o espaço

Antonio Mateus/por e-mail

É triste o estado em que se encontra a Rua São Lourenço da Mata, em Itamaracá. Há sucatas de carros, sofás velhos e bastante lixo. Faço um apelo ao prefeito para tomar as providências necessárias.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

CAFÉ LITERÁRIO DE ABREU E LIMA (28/11/2015)

Para você que gosta de arte e literatura, no dia 28 de Novembro acontecerá o Café Literário de Abreu e Lima, estejam todos convidados a degustar um maravilhoso café. Com uma grande noite poética e artística, onde haverá belas poesias e música –  e o maravilhoso café regional.



Local: Escola Municipal Professor Francisco Barros (centro - Abreu e Lima, ao lado do Banco Itaú)
Hora: 19h
Entrada: Gratuita
24Nov2015

terça-feira, 24 de novembro de 2015

IGARASSU: ALERTA PARA A POLUIÇÃO DO RIO SÃO DOMINGOS


Fotos: Vinicius Pereira
Cerca de 50 estudantes das escolas Carlos Xavier Paes Barreto, Santos Cosme e Damião e João Pessoa Guerra, participaram nesta segunda-feira(23) de uma ação para chamar atenção com o problema do lixo e a degradação que se encontra o Rio São Domingos. O grupo percorreu as principais ruas do centro de Igarassu oferecendo uma amostra de água suja retirada do rio. A ação contou até com paródia musical. Além de alerta a população e o poder público sobre os impactos ambientais que o rio vem sofrendo, os estudantes registraram várias imagens de adesão da população por um rio mais limpo. Para Raiane Silva, estudante e moradora do município, foi um momento impar na sua vida. “Algumas pessoas ficaram bastante interessada sobre o assunto. Escutei durante o ato das pessoas que realmente parte da gente mudar o rio, e fazer algo pela cidade”, completou. O envolvimento dos moradores veio em seguida. Alguns se dispuseram a fazer um passeio de canoa para detectar as áreas mais criticas.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Presos tentam fugir explodindo muro da Barreto Campelo, em Itamaracá

Detentos fogem da Penitenciária Barreto Campelo 2
Um grupo de detentos tentou fugir da Penitenciária Barreto Campelo, situada em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, na noite de quinta-feira (19). De acordo com a Polícia Militar, eles tentaram explodir o muro do presídio, mas foram flagrados e pegos pela guarda.

O 17º batalhão da PM informou, na manhã desta sexta-feira (20), que a segurança atirou contra os presos assim que percebeu a tentativa de fuga, por volta das 20h de quinta. Por isso, ninguém teria escapado do presídio. Ainda segundo a corporação, o muro da penitenciária não chegou a ser danificado.

No último dia 08, cinco detentos já haviam fugido da Barreto Campelo, abrindo um buraco no muro com explosivos. Em outubro, mais cinco presos fugiram por outro buraco na muralha da penitenciária. Na manhã de quinta-feira, um motim também havia sido registrado no Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife, onde um detento acabou morto.
Cinco detentos fogem da Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá
Fonte: G1-PE

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

DIRETOR DA FUNESO É PRESO EM CPI DAS FACULDADES IRREGULARES

funeso
O diretor geral da Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso), professor Célio da Costa Silva, foi detido na noite de ontem (18) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), durante sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga faculdades do Estado suspeitas de ministrar cursos de maneira irregular. 
O docente recebeu voz de prisão do presidente da CPI, deputado Rodrigo Novaes (PSD), depois de o parlamentar entender que o professor estava mentindo em seu depoimento.
“Ao ser questionado se a Funeso oferecia cursos na Bahia, no Rio Grande do Norte e na Paraíba, ele respondeu que não, mas depois confirmou a informação. Como estava sob juramento e não podia mentir, ele foi detido”, explicou Novaes. “A Funeso faz parte de uma rede nacional de venda de diplomas e o objetivo dessa CPI é estancar a sangria desse tipo de comércio em Pernambuco”, concluiu.
Após ser detido, o diretor foi conduzido pela Polícia Militar para a Central de Plantões da Capital, no bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife. Nenhum advogado de Célio da Costa quis falar sobre o caso e o delegado que registrou a ocorrência, Gilderley Alves, informou que havia sido orientado por superiores a não dar entrevistas sobre o tema. 
A CPI das Faculdades Irregulares foi criada há pouco mais de um mês após diversos estudantes denunciarem que foram lesados por instituições de ensino superior do Estado. A maior parte das queixas referem-se a cursos de extensão divulgados pelas faculdades como graduação, o que é ilegal. 
Segundo a deputada Teresa Leitão (PT), relatora da CPI, um relatório com os dados obtidos nas investigações feitas em Pernambuco será enviado para o Congresso Nacional e a abertura de uma CPI nacional será solicitada.
Fonte: NE10

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

CPRH MULTA PREFEITURA DE OLINDA EM R$ 150 MIL E MUNICÍPIO PODE PERDER R$ 400 MIL DO ICMS AMBIENTAL POR CONTA DO LIXÃO DE AGUAZINHA


As condições do Aterro Sanitário de Aguazinha, antigo lixão de Olinda, levaram a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) a cancelar a licença sanitária do aterro e multar a prefeitura em R$ 150 mil.
A autorização para o aterro funcionar havia sido dada pela CPRH em março deste ano, porque o município se comprometeu a não permitir que os catadores entrassem na área e que o lixo só ficaria no aterro por até 24h. Depois disso, seria colocado em caminhões maiores e levado para um aterro sanitário particular, em Igarassu, onde o material seria tratado como manda a lei.
Olinda pode também ter perdas de receitas por isso - no caso, o ICMS Ambiental, que gira em torno de R$ 400 mil por mês.
O secretário de Serviços Públicos de Olinda, Manoel Sátiro, havia dito que a situação caminhava para uma solução, mas em um mês, nada mudou.
Fonte: Blog Olinda Hoje

CANTORIA EM ABREU E LIMA


1ª CANTORIA NA PRAÇA SERÁ UM ENCONTRO DE UMA DAS MAIORES DUPLAS DE CANTADORES DE PERNAMBUCO JUNTO COM UM DOS MAIORES POETAS PERNAMBUCANO CHICO PEDROSA.

CRIME AMBIENTAL EM ITAMARACÁ


Uma queimada criminosa vem devastando uma reserva de mata atlântica na estrada de Vila Velha em Itamaracá. O fogo já destruiu uma enorme área, causando muitas perdas para a fauna e a flora da região. Diversas arvores nativas morreram por conta das queimadas, e madeira sendo retirada da localidade. A deficiência na fiscalização ambiental tem facilitado essas atitudes criminosas Fernando Melo - Igarassu / PE

terça-feira, 17 de novembro de 2015

PONTO CIDADÃO E ESCOTEIROS REALIZAM ATIVIDADE AMBIENTAL EM MONJOPE


Jovens do ponto Cidadão participaram na manhã deste sábado dia 14 de novembro, de uma atividade ambiental acompanhados do Grupo de Escoteiros de Igarassu na área remanescente de mata atlântica em Monjope. Além da trilha, os participantes realizaram ações educativas e na oportunidade recolheram resíduos deixados por pessoas que utilizam a localidade para lazer. A atividade contou com a presença do Profº João Morais, atual Secretário de Turismo e Cultura do município. Fernando Melo - Igarassu / PE

Primeira audiência de instrução do caso Maria Alice é realizada em Itapissuma

#
Foto: G1 PE
Cinco meses depois da morte da estudante Maria Alice Seabra, de 19 anos, foi realizado nesta segunda-feira, a primeira audiência de instrução e julgamento do mestre de obras Gildo Xavier, acusado de ter assassinado a vítima, que era enteada dele. A audiência aconteceu no Fórum de Itapissuma, na região Metropolitana do Recife. Foram ouvidas, além do acusado, 4 testemunhas de acusação: dois policiais civis que acompanharam o caso, além da mãe e a irmã de Maria Alice.
Confira mais detalhes na matéria de Fernando Lima:

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Rolezinho no Shopping de Paulista causa pânico

Rolezinho no Shopping de Paulista causa pânico 2
Dezenas de adolescentes realizaram na tarde deste sábado (14/11) o famoso rolezinho com ponto de concentração dentro do Shopping North Way em Paulista. O resultado não foi diferente, pânico, relatos de arrastões e muita confusão para os seguranças do shopping tentar resolver com ajuda da polícia.

Recebemos relatos que no Bairro do Nobre, grupos fizeram terrorismo “Pelas ruas do centro de Paulista e no Bairro da Aurora teve grupos amedrontando a população e segundo as vitimas sendo assaltados. Então não adianta só policiamento no shopping e fora dele”. Disse à moradora que pediu pra não ser identificada.

A nova estrutura de grande porte na cidade precisa buscar o apoio da Política Militar e intensificar as rondas nos bairros vizinhos que dão acesso ao próprio shopping, à administração do empreendimento precisa buscar soluções urgentes se não vai estragar a visitação das pessoas ao novo espaço comercial.

Veja a nota oficial do North Way:
O Paulista North Way Shopping confirma o incidente ocorrido na tarde deste sábado, (14/11/2015), envolvendo um grupo de jovens, mas esclarece que já vinha monitorando a movimentação pelas redes sociais. Em conjunto com a Polícia Militar, agiu muito rápido e evitou ações de vandalismo. O movimento foi contido imediatamente e o centro de compras opera normalmente.

Rolezinho no Shopping de Paulista causa pânico

Rolezinho no Shopping de Paulista causa pânico 2
Dezenas de adolescentes realizaram na tarde deste sábado (14/11) o famoso rolezinho com ponto de concentração dentro do Shopping North Way em Paulista. O resultado não foi diferente, pânico, relatos de arrastões e muita confusão para os seguranças do shopping tentar resolver com ajuda da polícia.

Recebemos relatos que no Bairro do Nobre, grupos fizeram terrorismo “Pelas ruas do centro de Paulista e no Bairro da Aurora teve grupos amedrontando a população e segundo as vitimas sendo assaltados. Então não adianta só policiamento no shopping e fora dele”. Disse à moradora que pediu pra não ser identificada.

A nova estrutura de grande porte na cidade precisa buscar o apoio da Política Militar e intensificar as rondas nos bairros vizinhos que dão acesso ao próprio shopping, à administração do empreendimento precisa buscar soluções urgentes se não vai estragar a visitação das pessoas ao novo espaço comercial.

Veja a nota oficial do North Way:
O Paulista North Way Shopping confirma o incidente ocorrido na tarde deste sábado, (14/11/2015), envolvendo um grupo de jovens, mas esclarece que já vinha monitorando a movimentação pelas redes sociais. Em conjunto com a Polícia Militar, agiu muito rápido e evitou ações de vandalismo. O movimento foi contido imediatamente e o centro de compras opera normalmente.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Cineteatro exibe comédia a preço popular neste sábado em Paulista

Os amantes das artes, com idade a partir de 16 anos, terão a oportunidade de apreciar mais uma produção cultural neste fim de semana em Paulista. O Cineteatro Paulo Freire exibe neste sábado (14.11), às 19h, a peça Casa, Comédia e Roupa Lavada. O ingresso custa apenas R$ 2,00 e pode ser adquirido na bilheteria do local. 

A encenação mostra, de forma cômica e inusitada, situações que ocorrem rotineiramente no cotidiano de diversas pessoas. A peça será promovida pela Cia Teatral Clowns e Cena.


A iniciativa de exibição de espetáculos no Paulo Freire é coordenada pelo Projeto Mergulho Teatral. O grupo possui o incentivo do Funcultura e conta com o apoio da Prefeitura do Paulista.  O Cineteatro Paulo Freire fica localizado na Av. Marechal Floriano Peixoto, s/n, no Centro do Paulista. O espaço tem capacidade para aproximadamente 400 pessoas.

Fonte: Paulista em 1ª lugar

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Mudança no trânsito de Paulista começa a valer nesta sexta

Damares Romão
Leia Já

A partir da 0h desta sexta-feira (13) o trânsito no Centro de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), passará por mudanças. Os corredores viários de mão dupla serão transformados em sentido único, alterando o fluxo de tráfego para reduzir retenções e ordenando o estacionamento de carros e motocicletas.

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, durante os primeiros dias da operação, agentes da prefeitura estarão nas vias do Centro para orientar e tirar dúvidas dos condutores. Os profissionais farão um trabalho de cunho educativo, visando conscientizar os motoristas que desrespeitarem as novas sinalizações.

As mudanças serão realizadas nas ruas do Sossego, Alberto Lundgre (Rua do Abacaxi), Pau-a-Pique e da Mangueira, além da avenida Marechal Floriano Peixoto.

Inspeção surpresa em penitenciárias de Itamaracá encontra mais de 100 toneladas de lixo

Detentos fogem da Penitenciária Barreto Campelo 2
Em entrevista à Rádio Jornal, o promotor da Vara de Execuções Penais de Pernambuco, Marcellus Ugiette, denunciou a situação crítica em que se encontram as penitenciárias Agroindustrial São João (APAE) e Barreto Campelo, ambas em Itamaracá.

De acordo com Ugiette, o condicionamento irregular do lixo pode causar um desastre ambiental na Ilha. A inspeção extraordinária feita nessa segunda-feira (09) e encontrou condições sub-humanas de higiene. Somadas as unidades, foram encontradas mais de 100 toneladas de lixo.

Foram encontrados tapurus e baratas no espaço, que podem causar doenças nos detentos, além de risco de infestação na Ilha. O promotor da vara de execuções penas afirma que existe um risco de contaminação do solo e da água da cidade, que é um dos polos turísticos mais visitados do litoral pernambucano.

Marcellus Ugiette afirma ainda que a Prefeitura da cidade não tem tomado às providências cabíveis e que vai entrar com processo contra a gestão municipal de Paulo Batista (PTB).
Fonte: Rádio Jornal

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

ABREU E LIMA REDUZ SALÁRIO DE PREFEITO E SECRETÁRIOS, ALTERA JORNADA DE TRABALHO PARA REDUZIR GASTOS.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Abreu e Lima, no Grande Recife, anunciou que haverá um corte de 10% nos salários do prefeito, dos secretários municipais, cargos comissionados, contratos temporários, grupos de trabalho e das funções de confiança. A medida foi anunciada nesta terça-feira (10) pelo prefeito Marcos José  e, assim como justificado por outros municípios pernambucanos, pretende reduzir os gastos e minimizar os efeitos da crise.
Além da redução das remunerações, os setores da administração municipal de Abreu e Lima passarão a funcionar com redução de uma hora na jornada de trabalho. A partir de agora, o horário do expediente será das 8h às 13h.
De acordo com a secretária de Finanças, Cristiane Moneta, a redução dos gastos é mais uma tentativa feita pela administração municipal para se manter o equilíbrio entre receitas e despesas das contas públicas. “O município de Abreu e Lima teve uma queda bastante significativa de arrecadação oriunda dos Governos Federal e Estadual desde o início do ano. Foi necessário que o prefeito Marcos José tomasse essas medidas emergenciais visando a redução dos custos e a contenção de despesas, mas principalmente preservar o servidor público”, explicou.
O prefeito lembra ainda que todo esforço feito agora é para garantir o compromisso de se manter em dia o pagamento dos servidores municipais, de seus fornecedores e prestadores de serviço. Não serão incluídos neste novo horário os serviços que demandem atendimento continuado e ininterrupto, mediante escalas de turnos sucessivos e regime de plantão.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Trabalhadores terceirizados que atuam na limpeza urbana cruzam os braços

Prefeitura de Olinda
Os trabalhadores terceirizados que fazem a limpeza urbana na cidade de Olinda cruzaram os braços na manhã desta segunda-feira (09/11). Os garis, ligados à empresa Cael Engenharia, alegam que estão há dois meses sem receber o tíquete refeição e com os salários atrasados desde o sábado passado.

De acordo com a categoria, os patrões alegam que a Prefeitura de Olinda não estaria repassando a verba há cinco meses, informação que é negada pela administração municipal.
Lixo acumulado faz praia de Olinda parecer um aterro sanitário
Fonte: DP

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Família do Mestre Salustiano celebra 70 anos do patriarca, morto em 2008

Cristiano, Pedrinho e o filho João Pedro, Dinda e Célia Beatriz são parte da família Salustiano e conduzem o legado deixado por Mestre na Casa da Rabeca / André Nery/JC Imagem

Cristiano, Pedrinho e o filho João Pedro, Dinda e Célia Beatriz são parte da família Salustiano e conduzem o legado deixado por Mestre na Casa da Rabeca

André Nery/JC Imagem

Em agosto de 2008, quando morreu, Mestre Salustiano (1945-2008) virou mito eternizado em expressões e lembranças dos seus herdeiros, nas cores, nos sons e nos movimentos dos 15 filhos brincantes que fizeram – e fazem – da Cidade Tabajara, em Olinda, o terreiro e palco da continuação de uma perene brincadeira popular. Se estivesse vivo, o mestre de maracatu rural e cavalo-marinho, rabequeiro e um dos mais conhecidos artistas pernambucanos completaria 70 anos na próxima quinta-feira. A data, como é praxe no reduto dos Salu, vai ser comemorada com festa e alegria, na reunião de artistas, fãs e familiares do mestre – todos eles donos de um legado que é para sempre. 
O “Condomínio Salustiano”, na periferia olindense, como brinca Pedrinho, filho bailarino de Salu, é um reduto de sonhos e memórias da família brincante. No terreno de chão batido, cercado de mangueiras e bananeiras, cinco filhos construíram suas casas. No centro, há 13 anos, Salu ergueu mais uma casa: a da Rabeca – espaço de shows e apresentações de grupos de cultura popular, palco de sambadas e encontros de cavalo-marinho e berço da resistências dos caboclos de lança pernambucanos. 
“Quando ele quis criar a Casa da Rabeca, a gente foi contra. A gente achava que era muito trabalho para ele. E ele dizia ‘não se metam, vocês não sabem de nada’. Tudo que ele colocou o dedo, deu certo. Meu pai é uma grande árvore, em que sento debaixo e alimento meus sonhos. É uma fonte que nunca seca”, diz Pedrinho, aquele que aprendeu, olhando, os passos das figuras do cavalo-marinho e terminou por virar um dos bailarinos do Grupo Arraial, acompanhando o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna nas aulas-espetáculos sobre a cultura brasileira. 
“Cada um no seu ofício, a gente faz uma zoada boa
”Pedrinho Salustiano

Num final de tarde de quarta-feira, Pedrinho foi um dos quatro filhos de Salu que nos receberam na Casa da Rabeca para falar sobre o legado do seu pai. Junto a ele, Dinda, rabequeiro; Cristiano, bordador; e Célia Beatriz, que também toca rabeca. “Cada um no seu ofício, a gente faz uma zoada boa”, resume Pedrinho, logo surpreendido pelo filho, João Pedro, de 3 anos, que pinta sozinho o rosto de carvão e se transforma em um Mateus, personagem do cavalo-marinho, prova de que está brinquedo está no sangue
A história dos Salu começou ainda na década de 1960, quando o patriarca saiu da Zona da Mata para morar em Olinda, trazendo consigo a tradição e as referências do maracatu rural e do cavalo-marinho que fizeram parte da sua infância, repassadas pelo seu pai, João Salustiano. “Salu vendia picolé em escolas, trabalhou em casa de família, em limpeza de esgoto. Salu chegou a passar fome; e seus filhos, necessidade”, lembra o bailarino. “Mas a cultura popular sempre foi seu grande amor.”

GALERIA DE IMAGENS

Cristiano, filho do Mestre Salu, é responsável pelos bordados das golas dos caboclos de lança.
Legenda
Anteriores
  • Andr%E9%20Nery/JC%20Imagem
  • Andr%E9%20Nery/JC%20Imagem
  • Andr%E9%20Nery/JC%20Imagem
  • Andr%E9%20Nery/JC%20Imagem
Próximas


Com a morte do mestre, aos 62 anos, ficou para os filhos a tarefa de levar adiante a história de dedicação e entrega à cultura, a grande fonte de renda da prole. Como o ditado afirma, quem sai aos seus não degenera, na Cidade Tabajara todo mundo seguiu a vida de artista. Gente que no Natal e no Carnaval se veste de mantos e adornos brilhosos, de alegria e deslumbre, definida por Ariano Suassuna, um dos mais fiéis frequentadores daquele local, de “uma grande demonstração de generosidade e grandeza”.
“Lembro ainda aos que chamam de ‘joias falsas’ e ‘pedras falsas’ os vidrilhos e lantejoulas com que o povo adorna seus adereços, que, do ponto de vista dos poetas, essas joias e pedras falsas são mais valiosas do que as ‘verdadeiras’ usadas pelos ricos, porque naquelas existe uma quantidade maior de sonho humano”, defendia Ariano. 
ATUAÇÃO POLÍTICA
Tamanha era relação do mestre Salustiano com as manifestações populares que, além de brincante, ele se transformou também em agente político. “Essa presença dele no meio político começou com apoio de Leda Alves (atriz e atual secretária de Cultura do Recife), que indicou Salu para fazer um comercial em que precisavam de um brincante. Depois, no governo de Miguel Arraes, Leda Alves assumiu a presidência da Fundarpe e levou Salu para sua assessoria. Foi nessa época que ele criou a Associação de Maracatu de Baque Solto de Pernambuco. No início, eram apenas 12 grupos; hoje, são mais de 100. Além de levantar a bandeira da cultura popular, ele uniu os grupos”, lembra o filho. “Nas viagens dele para fora do Estado e do Brasil, vinham as oportunidades. E Salu soube aproveitar cada uma delas.”
Salustiano virou nome famoso e professor de artistas nacionais, que procuravam a Ilumiara Zumbi como escola de arte e de mergulho na identidade brasileira. Dinda, o filho rabequeiro de Salu, o caçula dos homens, “o mais completo de todos”, segundo Pedrinho (já que, como o pai, dança, toca e borda golas de caboclo de lança), lembra que, pela Casa da Rabeca, já passaram alunos como “(o músico) Siba e (o multiartista) Antonio Nóbrega”. “Gente que veio beber da fonte” da família ilustre. Sua contribuição à história pernambucano levou Salustiano a receber o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, em 2005.
Hoje, toda a memória e acervo histórico dos Salu estão guardados, à espera de ganhar um espaço estruturalmente digno para ser exposto a todos. “A ideia é criar um museu. O que nos resta é arrumar alguém para patrocinar e um arquiteto para fazer o projeto”, conta Pedrinho Salustiano. O legado do mestre também deve virar filme, com direção do cineasta pernambucano Tiago Leitão. O documentário Filhos do Mestre vem sendo filmado desde 2013, e reúne depoimentos dos descendentes do músico e brincante.
Orçado em R$ 650 mil, o longa-metragem, no entanto, está agora à espera de verba para a finalização. “A gente conseguiu uma parte do dinheiro através da Lei Rouanet. Mas agora falta grana para finalizar”, explica Leitão. “Mas eu quero, de todo jeito, terminar o filme em 2016. Com R$ 150 mil conseguimos isso”, acrescenta. “É uma pena que o personagem que o Estado já utilizou tanto para sua imagem não tenha apoio.”