METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

sábado, 23 de julho de 2022

ITAMARACÁ: GR nas Ruas mostra a situação intransitável de vias no bairro do Forte Orange


 

Jornal do Grande Recife Crateras e lixo! Essa é a realidade de algumas vias no Bairro do Forte Orange, na paradisíaca Ilha de Itamaracá. As imagens são registro da nossa Coluna GR nas Ruas.

O cidadão que possui casa na ilha ou frequenta aos finais de semana procura descanso e lazer. Mas quem consegue encontrar sossego lado lixo amontoado ou em ruas sem condições de mobilidade?
Esse é um problema crônico. A Ilha já passou por diversas gestões públicas, que até a presente data não consegue melhorar o serviço de limpeza urbana e drenagem das vias. Itamaracá possui diversos atrativos naturais e recebe pessoas de diversos locais do mundo, entretanto é preciso, urgentemente, melhorar sua infraestrutura.
Participe você também da Coluna GR nas Ruas enviando a situação de seu bairro ou rua para o e-mail: granderecife@yahoo.com.br aos cuidados de Fernando Melo
Falta de iluminação, buraco solicitação de calçamento ou qualquer demanda. É importante enviar fotos e endereço completo.
Foto: Fernando Melo

IGARASSU PRECISA DE UM SANITÁRIO PÚBLICO DECENTE.



A situação do banheiro público na feira livre de Igarassu vai de mal a pior. Sai Prefeito, entra Prefeito e as condições continuam as mesmas, sujo, fedorento e mal localizado.
O cidadão paga imposto para utilizar um equipamento público de qualidade. Uma cidade Histórica com mais de 100 mil habitantes merecia um sanitário público decente.

Fernando Melo - Professor

terça-feira, 12 de julho de 2022

Artistas cariocas fazem leilão para ajudar a reerguer centro cultural de Lia de Itamaracá em Pernambuco

 


Artistas cariocas contemporâneos doaram 25 obras, entre pinturas e esculturas, para um leilão beneficente virtual. A verba obtida com a venda das obras vai ajudar a reconstruir o Centro Cultural Estrela de Lia de Itamaracá, a cirandeira mais famosa do país, em Pernambuco.


O leilão está marcado para as 20h da próxima quinta-feira (14), mas as obras já estão em exposição na plataforma Blombô Leilões. E os interessados já podem registrar seus lances.


O catálogo inclui obras de Cantuária, Márcia Falcão, Mulambo, Maria Antonia, Vicente de Mello, Victor Arruda, entre outros. A curadoria é feita por Aldones Nino, curador adjunto do Collegium, em Arévalo, na Espanha, e Andressa Rocha, historiadora da arte, mestranda em História e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ.


O CCEL é a realização do sonho da cirandeira Lia de Itamaracá. O espaço foi fortemente atingido por temporais, que derrubaram a estrutura do local. A expectativa é reerguer e requalificar o espaço onde a Lia difundiu sua arte.


Até ser destruído, o CCEL oferecia atividades gratuitas como oficinas de percussão, confecção de instrumentos e cerâmica e cursos profissionalizantes de confecção de doces artesanais, além de penteados afro. O local também era ponto de encontro de artistas locais e grupos de tradição popular.

O projeto de reconstrução do CCEL já está em andamento. A palhoça principal já foi erguida, mas ainda falta o palco, a cozinha para funcionar como escola de culinária, além do bar e banheiros, que vão receber tecnologia para transformar dejetos em biogás.


O projeto inclui ainda a instalação de placas solares com o objetivo de não poluir a praia.


A compositora cirandeira Lia de Itamaracá, de 78 anos, recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco. A titulação foi conferida pelo governo pernambucano.


Com o título, o governo visa estimular e proteger iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sociocultural e profissional de mestres de notório saber e grupos culturais, tradicionais e populares, transmitam seus conhecimentos e técnicas.


Nos últimos anos, Lia tem participado de festivais e eventos que tratam do repasse de sua sabedoria às novas gerações.


Leilão virtual

Data: 14 de julho

Horário: às 20h

Valores iniciais: há obras entre R$ 1.340 e R$ 16 mil

Catálogo e informações: www.blomboleiloes.com.br

Fonte: G1 PE

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Protesto contra preços no supermercado viraliza: 'Culpa do Bolsonaro'

 


Os constantes aumentos nos preços de produtos em supermercados levaram os brasileiros a iniciar uma manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) na internet.


A frase “tá tudo caro e a culpa é do Bolsonaro” viralizou nas redes sociais nesta segunda-feira (4) com publicações criticando as medidas para combater a inflação e melhorar a economia.


O protesto ultrapassou o online, e usuários postaram fotos com os dizeres em cartazes, bolsas e prateleiras de supermercados.


"Essa é a indignação do povo brasileiro! Ninguém aguenta mais", comentou um usuário no Twitter.


Além dos produtos nos supermercados, os brasileiros reclamaram do preço de roupas e dos derivados de petróleo, como gasolina e gás de cozinha.


Fonte: Diário de Pernambuco