Jornal do Grande Recife Crateras e lixo! Essa é a realidade de algumas vias no Bairro do Forte Orange, na paradisíaca Ilha de Itamaracá. As imagens são registro da nossa Coluna GR nas Ruas.
sábado, 23 de julho de 2022
ITAMARACÁ: GR nas Ruas mostra a situação intransitável de vias no bairro do Forte Orange
IGARASSU PRECISA DE UM SANITÁRIO PÚBLICO DECENTE.
terça-feira, 12 de julho de 2022
Artistas cariocas fazem leilão para ajudar a reerguer centro cultural de Lia de Itamaracá em Pernambuco
Artistas cariocas contemporâneos doaram 25 obras, entre pinturas e esculturas, para um leilão beneficente virtual. A verba obtida com a venda das obras vai ajudar a reconstruir o Centro Cultural Estrela de Lia de Itamaracá, a cirandeira mais famosa do país, em Pernambuco.
O leilão está marcado para as 20h da próxima quinta-feira (14), mas as obras já estão em exposição na plataforma Blombô Leilões. E os interessados já podem registrar seus lances.
O catálogo inclui obras de Cantuária, Márcia Falcão, Mulambo, Maria Antonia, Vicente de Mello, Victor Arruda, entre outros. A curadoria é feita por Aldones Nino, curador adjunto do Collegium, em Arévalo, na Espanha, e Andressa Rocha, historiadora da arte, mestranda em História e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ.
O CCEL é a realização do sonho da cirandeira Lia de Itamaracá. O espaço foi fortemente atingido por temporais, que derrubaram a estrutura do local. A expectativa é reerguer e requalificar o espaço onde a Lia difundiu sua arte.
Até ser destruído, o CCEL oferecia atividades gratuitas como oficinas de percussão, confecção de instrumentos e cerâmica e cursos profissionalizantes de confecção de doces artesanais, além de penteados afro. O local também era ponto de encontro de artistas locais e grupos de tradição popular.
O projeto de reconstrução do CCEL já está em andamento. A palhoça principal já foi erguida, mas ainda falta o palco, a cozinha para funcionar como escola de culinária, além do bar e banheiros, que vão receber tecnologia para transformar dejetos em biogás.
O projeto inclui ainda a instalação de placas solares com o objetivo de não poluir a praia.
A compositora cirandeira Lia de Itamaracá, de 78 anos, recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco. A titulação foi conferida pelo governo pernambucano.
Com o título, o governo visa estimular e proteger iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sociocultural e profissional de mestres de notório saber e grupos culturais, tradicionais e populares, transmitam seus conhecimentos e técnicas.
Nos últimos anos, Lia tem participado de festivais e eventos que tratam do repasse de sua sabedoria às novas gerações.
Leilão virtual
Data: 14 de julho
Horário: às 20h
Valores iniciais: há obras entre R$ 1.340 e R$ 16 mil
Catálogo e informações: www.blomboleiloes.com.br
segunda-feira, 4 de julho de 2022
Protesto contra preços no supermercado viraliza: 'Culpa do Bolsonaro'
Os constantes aumentos nos preços de produtos em supermercados levaram os brasileiros a iniciar uma manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) na internet.
A frase “tá tudo caro e a culpa é do Bolsonaro” viralizou nas redes sociais nesta segunda-feira (4) com publicações criticando as medidas para combater a inflação e melhorar a economia.
O protesto ultrapassou o online, e usuários postaram fotos com os dizeres em cartazes, bolsas e prateleiras de supermercados.
"Essa é a indignação do povo brasileiro! Ninguém aguenta mais", comentou um usuário no Twitter.
Além dos produtos nos supermercados, os brasileiros reclamaram do preço de roupas e dos derivados de petróleo, como gasolina e gás de cozinha.
Fonte: Diário de Pernambuco