METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

terça-feira, 21 de julho de 2020

Prefeito de Paulista, Junior Matuto é afastado do cargo por suspeita de desvio de recursos públicos


Nesta terça-feira (21), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) expediu uma medida determinando o afastamento do prefeito de Paulista, Junior Matuto (PSB) pelo período de 170 dias. O pedido se deu no âmbito de uma investigação policial por suspeita de fraude em licitação e peculato, ou seja, desvio de recursos públicos. O vice e o prefeito estão rompidos politicamente desde o início da gestão. 

Operações Chorume e Locatário
Junior Matuto é alvo das operações "Chorume" e "Locatário", deflagradas nesta terça-feira (21) pela Polícia Civil de Pernambuco. A Chorume investiga empresários e agentes públicos por supostos crimes de fraude em licitação, peculato e organização criminosa. Na "Operação Chorume" foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, um de suspensão do exercício de função pública e outro suspensão temporária de participação em processos licitatórios, nas cidades do Recife, Paulista e Caruaru. 

Já a Operação Locatário é mais abrangente e investiga os crimes de peculato, dispensas indevida de licitação, uso de documento falso, associação criminosa e lavagem de dinheiro, também envolvendo empresários e agentes públicos.

Foram cumpridos, em Recife, Paulista, Olinda, Surubim e Sairé, 14 mandados de busca e apreensão, sete mandados de suspensão do exercício de função pública, um mandado de suspensão temporária de participar de licitações e sequestro de bens imóveis e valores dos investigados. O TJPE expediu todos os mandados das duas operações. 

Vice-prefeito assume o cargo
O vice-prefeito de Paulista, Jorge Carrero, assume o cargo nesta terça-feira (21), às 14h. 

Fonte: TV Jornal

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Itamaracá instala placas educativas feitas por artesãos da ilha



A Ilha de Itamaracá, no litoral norte pernambucano, em parceria entre a prefeitura com entidades não governamentais, promove o Projeto Aguamaracá, que instala, neste domingo (5), em pontos estratégicos, 30 placas estilizadas por artesãos locais com mensagens informativas e educativas sobre as consequências que o plástico provoca para o ecossistema dos mares, para a natureza como um todo e, consequentemente, para o turismo da Ilha e a vida dos moradores.

A ideia surgiu da engenheira francesa Mathilde Siband. Ela chegou a Itamaracá em março como turista e, pouco tempo depois, passou a cumprir a quarentena na cidade.  Ela, que faz parte da associação francesa The Sea Cleaners, ONG francesa que está seguindo um "navio usina" para reciclagem em alto mar, de todos resíduos plásticos encontrado nos oceanos. Siband se encantou com a beleza da Ilha e se sensibilizou com a quantidade de plástico deixado pelas pessoas que visitam as praias todos os dias.

Ela então resolveu conversar com representantes de empresas e associações locais e idealizou o projeto que conquistou também o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo.

Artes
Artistas locais foram então convidados para estilizar 30 placas com frases que têm o objetivo de informar as pessoas sobre as graves consequências do plástico ao meio ambiente e como combater esse problema. 

Fonte: TV Jornal

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Manguezal de Igarassu vem sendo destruído


CARTA DO LEITOR: O Sr Manoel Justino relata a destruição que vem ocorrendo numa área de manguezal no sitio dos marcos, em Igarassu, as pessoas estão aterrando e construindo casas dentro do mangue causando danos ambientais.
Varias casas já foram feitas dentro do mangue e ainda jogam esgoto. Como não existe fiscalização, o mangue vem sofrendo ataques diariamente.