METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Moradores denunciam falta de coleta de lixo em área turística da Ilha de Itamaracá


Mais uma vez este ano, Vila Velha, área turística da Ilha de Itamaracá, no Grande Recife, sofre com lixo acumulado. Nesta segunda-feira (30), moradores denunciaram a falta do recolhimento de lixo da área, enviando um vídeo ao G1 (veja acima).

Segundo o guia turístico Geraldo Barbosa, de 23 anos, o problema dura mais de 20 dias. "Eu moro próximo à área onde o lixo foi descartado e não é a primeira vez que isso acontece", disse.

Em janeiro deste ano, o G1 registrou o funcionamento irregular dos caminhões de coleta. Latas, garrafas e sacos de lixo formavam um lixão a céu aberto na mesma área.

O guia de turismo explica que, além de fazer mal à saúde, a falta de limpeza em Vila Velha, considerado ponto turístico da Ilha, afeta seu trabalho. "O pessoal chega aqui, nem conhece Vila Velha e vai embora", afirmou.

Por meio de nota, a prefeitura do município informou que tomou conhecimento do problema e já solicitou a coleta. A Secretaria de Infraestrutura diz que solicitou à empresa responsável "as explicações devidas" e que "a tomada de medidas para resolver o problema" já foi determinada.

Fonte: G1 PE

Calçadão da praia do Janga é demarcado com tinta por moradores


Moradores usaram tinta para demarcar áreas, no calçadão da praia do Janga, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O objetivo é  garantir vagas na noite do réveillon. De acordo com a legislação, destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia é crime.

Vagas para policiais
As demarcações estão pelo calçadão, próximo ao palco. Cada trecho foi pintado com nomes de famílias. Dois dos espaços estão marcados para policiais. Uma vaga destinada para um cabo e outra para um tenente.

Um fato ressaltado pelos moradores é que, mesmo o espaço sendo público, a depredação acontece todos os anos, na festa de réveillon.

Segundo  os moradores, a demarcação  foi feita  em meio ao trabalho de recolocação de pedras que faltavam no calçadão e à instalação de bancos na orla. De acordo com o Código Penal, essa prática de crime prevê pena, que pode variar de um a seis meses de prisão, além do pagamento de multa.

Limpeza
A Prefeitura do Paulista iniciou, na manhã desta segunda-feira (30), a limpeza do calçadão.

Fonte: TV Jornal.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Itapissuma Terá Fábrica Do Grupo Ypê E Um Centro De Distribuição


700 empregos diretos e indiretos para o município de Itapissuma (RMR): Grupo Ypê vai instalar uma fábrica e um centro de distribuição. A previsão para o início das obras será para o segundo semestre de 2020.

Na última quinta-feira (19), o governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito de Itapissuma, José de Irmã Têca (PSD), assinaram o protocolo de intenção para a vinda do Grupo Ypê em Pernambuco.

Representante da Ypê, ladeado por prefeito Zé e Paulo Câmara
Assinatura: Ao centro, representante da Ypê, ladeado por prefeito Zé e Paulo Câmara.
O evento ocorreu no salão do Palácio das Princesas, e contou com a presença de representantes do grupo e outras autoridades políticas, confirmando, oficialmente, a futura instalação, que foi concluída após alguns meses de negociação.

O prefeito Zé explicou que, dentro do pacote de incentivos fiscais, com previsão em Lei, cerca de 60% das vagas deverão ser preenchidas com as pessoas que moram em Itapissuma.

“Serão gerados 700 empregos na construção e, na segunda fase do projeto da empresa, que trabalha com produtos de limpeza, mais 700 diretos e indiretos no funcionamento inicial da fábrica”, afirmou o prefeito.

As obras deverão iniciar no segundo semestre de 2020. E deve atrair novos investimentos, gerar emprego e renda com compromisso social. “Essas ações fazem parte da nossa missão do bem. Itapissuma, segue avançando!”, comemorou Zé.

Fonte: Folha Metropolitana

OLINDA: Motorista de BRT perde controle do veículo e colide em estação


Um motorista de BRT perdeu o controle do veículo, nesta manhã (27), e terminou colidindo contra a Estação Cidade Tabajara, no Corredor Norte/Sul, em Olinda. O acidente aconteceu no sentido subúrbio/cidade. O ônibus permanece no local porque ainda será periciado.

O motorista Marcos Alexandre Santana, de 38 anos, ficou com as pernas presas às ferragens do veículo e foi retirado pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). Ele foi levado para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, ele deve passar por exames. O veículo, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, seguia para a garagem e não transportava passageiros.

Em nota, o consórcio disse que a estação está inoperante para embarque e desembarque nos dois sentidos. "Os usuários devem usar as estações Jupirá ou São Salvador do Mundo. Não há registros de perdas de viagens no Corredor Norte/sul, uma vez que os BRTs estão utilizando a faixa exclusiva do sentido cidade/subúrbio para trafegar como mão e contramão."

Fonte: Diário de Pernambuco

Réveillon do Paulista também terá fogos de artifício silenciosos


Pela primeira vez, o réveillon do Paulista vai ter fogos de artifícios silenciosos, a exemplo do Recife. O show pirotécnico que vai colorir o céu da Orla do Janga terá duração de 11 minutos. A decisão de receber 2020 de uma forma diferente é um cuidado com os animais e com as pessoas.

Apenas nos 30 segundos iniciais do espetáculo haverá barulho por conta de uma girândola de fogos. Ao todo, 500 servidores de diversas secretarias e órgãos vão atuar de forma integrada durante a festa da virada. Confira os detalhes.

SEGURANÇA:

Ao todo, 335 profissionais de segurança vão atuar no perímetro do evento. O aparato vai contar com agentes da Força Nacional, Polícia Militar, Guarda Municipal, Bombeiros Civis e agentes de segurança privada contratados. O evento ainda terá o suporte da unidade móvel da Guarda Municipal, com câmera de alto alcance, e da Polícia Militar (17º BPM).

SEM GARRAFA DE VIDRO:

No perímetro da festa – compreendido entre a Rua Djalma Dutra, na altura do Armazém Coral, e Avenida São João de Deus, no acesso à Praça das Quatro Torres – não será possível portar garrafa de vidro. A organização do evento vai montar pelo menos cinco pontos de troca das garrafas por outras de material apropriado.

ESQUEMA DE TRÂNSITO:

Ao todo, 30 profissionais, entre coordenadores, agentes e educadores de trânsito estarão prestando serviço durante o evento para garantir mobilidade a quem desejar passar a virada do ano no município. Essa equipe vai contar com 12 motos, cinco viaturas e um caminhão reboque. Cabem a esses servidores promover as interdições das vias – no trecho entre a Rua Djalma Dutra, na altura do Armazém Coral, e a Avenida São João de Deus, no acesso à Praça das Quatro Torres –, e orientar as pessoas sobre os desvios de itinerários e rotas de tráfego.

SAÚDE:

A Secretaria de Saúde vai disponibilizar atendimento com uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. Os servidores terão o apoio de quatro ambulâncias que ficarão situadas em pontos estratégicos da festa. Além das unidades móveis, um posto médico fixo estará montado na via de acesso à orla para atender ao público. Ao longo do evento, serão distribuídos preservativos para prevenir as Doenças Sexualmente Transmissíveis.

ESTACIONAMENTO:

Quem quiser deixar o carro em um lugar seguro para curtir a festa da virada poderá aproveitar uma das 300 vagas de estacionamento do Shopping Norte Janga. A Prefeitura selou uma parceria com a administração do centro de compras para facilitar a vida do público.

Fonte: Diário de Pernambuco.

Empresário recifense morre após comer ostras na praia de Boa Viagem

Um empresário recifense morreu dias após ingerir ostras na praia de Boa Viagem, Zona Sul de Recife. “Ele deve ter ingerido umas 17 ostras. No dia seguinte a gente se encontrou em uma confraternização, ele não quis comer nada, disse que estava muito mal”, afirma Silvio Amorim, presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano e amigo da vítima. “Ele ainda foi atendido em uma clínica, mas não melhorou. Precisou ser internado dias depois. A bactéria que ele contraiu se espalhou pelo corpo. É muito violenta. Saiu pegando fígado, estômago... É muito triste o que aconteceu.” 

A Secretaria de Saúde do Recife investiga, desde ontem, um caso de morte por infecção exógena, mas não confirma ligação com o empresário, que não teve o nome divulgado em respeito à família. Este tipo de contaminação tem origem externa ao organismo e pode ser causada por vírus presentes no ar ou por infecções locais. Alguns dos meios em que ela pode ser contraída são picadas de mosquitos, mordidas de animais e intoxicação alimentar. A vítima faleceu em um hospital de rede privada, na capital pernambucana.  

“Toda primeira sexta-feira do mês ele saia com a esposa para a praia. Os dois ‘derrubavam’ um balde de ostra. Nesse dia ela estranhou o gosto da segunda ostra e não comeu mais, ele continuou. Acho que se ela continuasse estava morta também”, comenta um amigo próximo da família, que não quis se identificar.  

De fato, quem escolhe comer ostras cruas está sujeito a vários riscos. In natura este tipo de alimento pode causar diarreias, febre, tremores e náuseas. Problemas como gastroenterite e infecção intestinal severa podem ser identificados em casos mais complicados. Elas também podem ser hospedeiras da Vibrio vulnificus, uma espécie de bactéria que vive em ambientes marinhos e é conhecida por “comer carne”, já que ela costuma se instalar em uma ferida e consumir o tecido ao seu redor até se espalhar rapidamente para o resto do corpo, o que mata cerca uma a cada sete pessoas infectadas.  

“A ostra funciona como o filtro do mar, ela absorve todas as impurezas, mas o risco principal não é esse. Acontece que as ostras devem ser consumidas imediatamente após sair do ambiente marinho”, explica o médico infectologista Filipe Prohaska. “As únicas formas de conservar ostras após pesca são mantendo as mesmas em aquários com água salina ou congelando e, após descongelar, consumi-las de imediato. A partir do momento que ela sai destes ambientes a ostra morre e começa seu estado de putrefação.” 

Na orla de Boa Viagem, este tipo de alimento é vendido – literalmente – aos baldes. Não é incomum encontrar ambulantes carregando ostras em isopores e vendendo-as com azeite e limão. “Além de não serem armazenadas em locais adequados, elas estão sendo comercializadas na beira da praia, submetidas ao calor de Recife, que não é pouco. Isso acelera o processo de apodrecimento”, explica o especialista. “Não é incomum que você conheça alguém que comeu ostras e teve uma diarreia, um mal-estar. Isso acontece nos casos mais leves. Casos mais severos de infecção podem levar a paralisia e até mesmo insuficiência respiratória. Por isso, todos devem ficar atentos ao consumir este tipo de alimento.” 

Fonte: Diário de Pernambuco.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Fogo atinge vegetação em terreno da Escola de Aprendizes-Marinheiros, em Olinda


Por volta das 11h desta quinta-feira (25), o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater um incêndio na vegetação do terreno localizado entre a Avenida Olinda e a Praia Del Chifre, ao lado da Escola de Aprendizes-Marinheiros, no bairro de Salgadinho.

Segundo a corporação, o fogo atingiu uma extensa área verde, já próximo da avenida. Motoristas relataram ao Diario de Pernambuco sobre a dificuldade em trafegar na Avenida Olinda por conta da fumaça, reduzindo a visibilidade da área. A fumaça chegou ao Centro de Convenções de Pernambuco, do outro lado da avenida. 

Uma Viatura de combate a incêndio dos Bombeiros compareceu ao local e extinguiu as chamas, finalizando a ocorrência às 13h10, duas horas depois do chamado. Ainda assim, por volta das 13h30, havia muita fumaça na área. Em nota, a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco informou que "tomou conhecimento do incêndio por volta de 10h30 e acionou o Corpo de Bombeiros, que foi no local e já controlou o fogo". Ainda não se sabe o que teria provocado o fogo. 

Fonte: Diário de Pernambuco.

domingo, 22 de dezembro de 2019

ITAPISSUMA; 'Apenas dei continuidade a um programa', diz prefeito afastado em operação que investiga desvio de R$ 10 milhões


Prefeito afastado de Itapissuma, Zé de Irm Teca (PSD) falou sobre acusação de desvios de verba pública, nesta sexta-feira (20) — Foto: Reprodução/TV Globo

O prefeito de Itapissuma, Zé de Irmã Teca (PSD), afirmou que não houve desvio de R$ 10 milhões, como apontado pela Polícia Civil nas investigações da Operação Dragão do Mar, deflagrada nesta sexta-feira (20). Ele, a vice-prefeita, quatro secretários municipais e três vereadores foram afastados pela Justiça (veja vídeo acima).

De acordo com o delegado Jean Rockfeller, os envolvidos no esquema pegavam dinheiro da Secretaria de Assistência Social que deveria ser destinado a pessoas mais carentes e pagavam pessoas para fazer limpeza urbana, através do programa Frente de Serviço. Quem recebia esses recursos tinha que participar de comícios e passeatas da gestão municipal, segundo o delegado.


"Eu apenas dei continuidade a um programa que acontece desde 1983. Estou no meu terceiro ano de mandato e o programa existe há 36 anos. Não tem nem condições, como trocar por voto? Eu era vereador e o povo me elegeu. Como usei para campanhas eleitorais, se eu estou no meu primeiro mandato?", questionou o prefeito, que foi para a praça da cidade, no Grande Recife, e discursou para apoiadores.

Durante as investigações, iniciadas em junho deste ano, a Polícia Civil constatou que cerca de R$ 10 milhões foram desviados dos cofres públicos. O trabalho, comandado pela delegada Viviane Santa Cruz, segue em andamento.

O prefeito negou as acusações e afirmou que o esquema de varrição feito por moradores ocorre há anos dessa mesma forma. "Aqui em Itapissuma, as mulheres e os homens recebem o valor e a contrapartida é ajudar na varrição, na administração da prefeitura. Não é um programa eleitoreiro", disse o político afastado do cargo.

Ao todo, segundo a Polícia Civil, foram emitidos cinco mandados de suspensão de cargo eletivo, 12 de afastamento de função pública, além de 21 de busca e a quebra de sigilo bancário dentro da Operação Dragão do Mar, que apura crimes de corrupção, entre outros.

Segundo Zé de Irmã Teca, o programa fez o recadastramento dos moradores do município recentemente. "Todo mundo assina a lista de recebimento e toda a cidade conhece esse programa", contou.

Fonte: G1 PE

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Motociclista bate em carro e morre atropelado por caminhão do lixo em Abreu e Lima

 
O condutor da moto caiu na rodovia após colidir contra um carro parado, que desembarcava um passageiro
Foto: Divulgação/PRF
JC Online

Um motociclista morreu após ser atropelado por um caminhão de lixo na BR-101, em Abreu Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR), na tarde desta quarta-feira (18). O condutor da moto caiu na rodovia após colidir contra um carro parado, que desembarcava um passageiro.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motociclista tinha 27 anos e morreu imediatamente. Os motoristas do caminhão e do carro realizaram teste do bafômetro e o resultado deu normal.

Investigações
O caso será investigado pela PRF, pela Polícia Civil de Abreu e Lima e pelo Instituto de Criminalística (IC).

Fonte: Jornal do Comercio