METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

domingo, 27 de outubro de 2019

Caop averigua denúncia de lançamento de esgoto na praia do Pilar, em Itamaracá


Com base em denúncias postadas nas redes sociais em relação a um suposto lançamento de esgosto da Praia do Pilar, na Ilha de Itamaracá, o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça em defesa do Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente) realizou uma vistoria técnica no local, na última segunda-feira (21), para averiguar a situação.

"O canal de drenagem deveria receber apenas água de chuva. Porém, na vistoria, ficou claro que a população tem feito ligações clandestinas de fossas ou águas servidas, fazendo com que esse efluente produza contaminação ambiental", explicou o coordenador do Caop Meio Ambiente, o promotor de Justiça André Felipe Menezes.

Segundo Menezes, o lançamento do esgoto doméstico bruto, assim como dos resíduos sólidos, torna a praia imprópria para banhos e recreação, trazendo riscos para a saúde da população. "Além disso, as caixas de visita abertas facilitam o lançamento de lixo pelos transeuntes, devendo ser buscadas uma alternativa para fechamento pelo município", comentou o promotor.

Em relação à presença de esgoto, o coordenador do Caop Meio Ambiente destacou que cabe ao órgão municipal realizar a indentificação dos responsáveis pelo lançamento, providenciando o tamponamento dessas ligações e demais medidas necessárias. De todo modo, o município deve necessariamente proceder à limpeza do canal de drenagem antes de destinar a água drenada para o mar, do contrário poderá incorrer no crime de poluição pelo lançamento de efluente poluído.

Fonte: Diario de Pernambuco.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Reeducandos e voluntários ajudam na limpeza da praia de Itamaracá


Itamaracá, no litoral norte de Pernambuco, é o décimo município do Estado atingido pelo desastre ambiental das manchas de óleo. Durante a tarde desta quinta-feira (24), militares da marinha, voluntários e 60 reeducandos da Penitenciária Agroindustrial São João ajudaram na limpeza do óleo que invadiu a ilha. 
Rios
O óleo também foi encontrado na Praia do Forte, em Pau Amarelo,  em Paulista, no Grande Recife. No momento, a preocupação do Ministério Público é de que o prejuízo ambiental chegue até os rios que ficam próximos ao local atingido.

Alerta
Pelo nível tóxico do óleo, a recomendação é de que não se frequente os locais já atingidos, nem sejam consumidos peixes e crustáceos derivados do mar.

Fonte: TV Jornal

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Enfermeiro armado é preso por fazer ameaças dentro de hospital em Itapissuma


Um enfermeiro foi preso em flagrante por estar armado e ameaçando funcionários no Hospital Municipal João Ribeiro, em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife, na última sexta-feira (4). Segundo a Polícia Militar, ele estava com um revólver calibre 38 no momento da abordagem.

Os policiais também encontraram com ele seis munições do mesmo calibre. Identificado pela Polícia Civil como Lenystonys Veríssimo Santos, de 31 anos, o enfermeiro foi preso por porte ilegal de arma de fogo.

A secretária de Saúde do município, Benedita Alves Pereira, explicou que o detido teve desavenças com colegas durante o plantão de 24 horas. A discussão havia começado na quinta-feira (3).

“Quando ele agrediu verbalmente alguns de nossos funcionários na cozinha, a família de uma das pessoas agredida veio aqui conversar e ele ficou temeroso. Com certeza, ele estava com essa arma no carro”, relatou.

O enfermeiro estava agressivo pela manhã, segundo os relatos de outros colegas à secretária. “Todos os funcionários que se sentiram ameaçados e que viram a arma dele foram registrar o boletim de ocorrência. Umas dez pessoas foram à delegacia”, disse.

A Polícia Militar foi acionada e encontrou o funcionário ainda com a arma de fogo, nesta sexta (4). Ele foi encaminhado para a Delegacia de Plantão de Paulista, no Grande Recife.

A secretária relatou, ainda, que não foi a primeira vez que o funcionário, que é concursado da prefeitura, ameaçou outros colegas de trabalho. “Temos outro B.O. [boletim de ocorrência] de uma funcionária porque ele também a ameaçou”, explicou.

A secretária de Saúde informou que, inicialmente, o enfermeiro foi suspenso por uma semana. “Vamos abrir um inquérito administrativo, após o registro do boletim de ocorrência. Vamos notificar o Coren [Conselho Regional de Enfermagem] para que tome também as medidas cabíveis”, declarou.

Fonte: G1

Eleição para Conselho Tutelar em Olinda é cancelada


A eleição para escolha do Conselho Tutelar em Olinda, que seria na manhã deste domingo (06), foi cancelada por conta de  problemas nas cédulas de votação.

As escolas que receberiam as urnas fecharam as portas nas primeiras horas do domingo, candidatos e apoiadores foram até a sede do Ministério Público de Pernambuco para protestar.

Em Pernambuco, são 241 conselheiros a serem escolhidos para o mandato de 4 anos. Eles vão assumir a responsabilidade de fazer cumprir os direitos de 2,2 milhões de crianças e adolescentes. Só no Recife serão eleitos 40 conselheiros para representar cerca de 300 mil crianças e adolescentes que moram no estado .

Nova votação
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Social de Direitos Humanos de Olinda, ainda não há uma nova data para eleição no município.

Fonte: TV Jornal

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Operação contra fraude em licitações cumpre quatro mandados de busca e apreensão em Paulista

Foto: Paulo Paiva/DP
A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou uma opração para desarticular uma organização crimionosa suspeita de cometer crimes de fraude em licitações. Estão sendo cumpridos na manhã desta terça-feira (1°) quatro mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela Vara Criminal de Paulista.

A investigação começou no último mês de julho sob a presidência do delegado Diego Pinheiro. As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (Dintel) e pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE).

A Operação Convescote II está vinculada ao Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e à Diretoria Integrada Especializada. Esta é a 81ª Operação de Repressão Qualificada do ano e durante a execução estão empregados 25 agentes da Polícia Civil.

Fonte: Diário de Pernambuco