METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Olinda: Superlotação no Hospital Tricentenário


Os pacientes e acompanhantes denunciam a superlotação no Hospital Tricentenário, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Segundo a denúncia, na triagem da recepção, as pessoas esperam horas por uma ficha para ter atendimento médico e a falta de informação revolta.

Do lado de fora do hospital, muitas pessoas reclamam. Os pacientes afirmam já terem ido várias vezes na unidade e a situação é a mesma. O aposentado José Amaro desiste de esperar atendimento para sua esposa após duas horas no local.  Os pacientes ainda afirmam que a quantidade de médicos são insuficientes e não suprem a demanda.

Nota
A direção do Hospital do Tricentenário disse, em nota, que a unidade recebe uma grande demanda da população e que, infelizmente, a demora é inevitável, mas nenhum paciente, após dar entrada, deixa de ser atendido.

Fonte: TV Jornal

terça-feira, 30 de julho de 2019

Polícia investiga denúncia de medicamentos vencidos em Paulista


A polícia está investigando uma denúncia de desperdício de remédios na rede pública da prefeitura da cidade do Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O vereador da cidade, César Marques de Lira, foi o denunciante. Em fotos, é possível ver várias caixas de medicamentos sendo acondicionadas de forma irregular e diversas medicações fora do prazo de validade.

Todo o material estaria dentro do Centro de Abastecimento Farmacêutico do município, que fica no bairro do Janga. O vereador tentou entrar no galpão para checar se a denúncia era verdadeira, mas foi impedido pela direção do centro. 

Queixa
Após ser impedido de entrar no galpão, o vereador prestou uma queixa na Delegacia do Janga. 

Investigação
A polícia ainda investiga a veracidade das fotografias. "Temos que avaliar a quantidade de medicamentos que foi perdida e adquirida. E antes disso, checar se essas fotos foram tiradas de dentro do galpão. Precisa de uma investigação", disse o delegado Ricardo Lima. 

Falta de medicamentos 
A dificuldade que a população enfrenta para conseguir remédios na farmácia do Estado de Pernambuco é um problema recorrente. Confira abaixo outras matérias da TV Jornal que abordam essa problemática 

Nota
Por meio de nota, a Prefeitura do Paulista negou que existam medicamentos vencidos na Central de Abastecimento Farmacêutico do município.

Fonte: TV Jornal

Após deslizamento com mortos, moradores de Caetés fazem protesto


Desde o deslizamento de uma barreira na terça-feira (22), que deixou cinco pessoas mortas no bairro de Caetés, em Abreu e Lima, no Grande Recife, os moradores da região estão sem os serviços de luz e de água  e ainda temendo um novo deslizamento. Diante da situação, eles se uniram em um protesto na tarde dessa segunda-feira (29).

Protesto
Por volta das 16h, os moradores bloquearam algumas ruas de Caetés III, próximo ao acesso da Rua Córrego da Areia. Pneus, colchões, e pedaços de madeira foram queimados. Vários carros tiveram que buscar rotas alternativas, e nos ônibus passageiros tiveram que esperar o fim do protesto, que só terminou depois das 17h, quando os manifestantes entraram em um acordo com a Polícia para liberar as vias. O  Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar as chamas dos bloqueios.

Fonte: TV Jornal

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Égua morre após levar choque em poste de praça em Olinda


Uma égua morreu após tomar um choque em um poste de iluminação pública na madrugada deste domingo (21) no bairro de Rio Doce, em Olinda, no Grande Recife. A prefeitura disse que enviou uma equipe para verificar possíveis vazamentos de correte elétrica e que o corpo do animal já foi retirado da Praça dos Brinquedos, na Avenida das Garças.

Uma equipe da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) foi acionada e desligou a energia no local para que a égua fosse retirada por funcionários da Prefeitura de Olinda. O animal foi levado para um aterro sanitário em Igarassu.

O espaço tem vários equipamentos voltados para crianças e, segundo os moradores, é muito frequentado por todos que moram no bairro.

De acordo com o representante comercial Rafael Cavalcanti, de 32 anos, não é a primeira vez que é registrado um vazamento de corrente elétrica nos postes da praça, que são de responsabilidade da Prefeitura de Olinda.

“Aconteceu de madrugada, mas muita gente viu. É uma praça que está cheia de brinquedo e que sempre tem muita criança, principalmente nessa época de férias. Um perigo. Já teve vazamento antes e um poste chegou a ser isolado. E agora isso”, reclamou.
Por meio de nota, a Secretaria de Infraestrutura de Olinda informou que a equipe de iluminação foi enviada ao local para testar todos os postes metálicos e verificar se há vazamento de corrente elétrica. Os que estiverem vazando corrente, serão isolados de imediato. Também foi informado que será feita uma revisão preventiva em todas as praças com postes metálicos.

Fonte: G1 PE

quarta-feira, 10 de julho de 2019

ITAMARACÁ: Turistas sofrem tentativa de estupro e são agredidas na praia do Forte Orange

Crime ocorreu nas proximidades do Forte Orange - Foto: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Duas turistas de Brasília sofreram uma tentativa de estupro durante um  passeio nas proximidades do Forte Orange, na Ilha de Itamaracá, a 50 quilômetros do Recife, no Litoral Norte de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito é um ex-presidiário de 29 anos. As vítimas têm entre 30 e 40 anos.

Agressão
Para a Polícia Militar, as vítimas relataram que estavam indo à praia e, no caminho, o homem se aproximou, anunciou o assalto e tentou levá-las para o mato, chegando a puxar as roupas delas. Ainda segundo a polícia, como elas reagiram, o homem passou a agredi-las com um pedaço de madeira. As pessoas que estavam no local teriam visto e saíram em defesa das mulheres. O agressor tentou fugir pelo mar, mas foi preso pela Polícia Militar. Segundo a polícia, ele apresentava sinais de que teria consumido algum tipo de droga.

O suspeito foi levado para a delegacia de Polícia Civil da Ilha de Itamaracá, onde passará a noite e, nesta terça-feira (9), será encaminhado para audiência de custódia. Ainda segundo informou a Polícia Civil, o homem foi autuado por tentativa de roubo e estupro.

Fonte: TV Jornal

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Pacientes reclamam de demora em atendimento em hospital de Olinda


Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisam de atendimento na Unidade do Centro de Saúde Joaquim Nabuco, no Varadouro, em Olinda, estão tendo dificuldades para marcar exames na unidade de saúde.

A advogada Glaucilane Carmo, está na espera para uma marcação e relata a dificuldade que tem enfrentado. “No município de Olinda só existem três clínicos geral em toda a rede há um ano. Essa demora é uma coisa constante de pacientes que passam por lá. Se for para marcar um exame e o retorno para o médico demora cerca de seis meses”, afirmou.


A paciente explica ainda que os agendamentos e monitoramentos são realizados através do site consultaexames.olinda.pe.gov.br e mesmo assim os pacientes ficam bastante tempo na espera. “Quando não há vagas, eles colocam na lista de espera, pede para o paciente ficar acompanhando toda a semana. Quando surge a vaga e eles encaixam, mas todo esse processo é demorado. Eu estou há quatro meses esperando um oftalmologista, dentista e há quase oito meses esperando o clínico geral”, completou.

Tentamos contato com a Sistema de Saúde de Olinda, mas até a postagem desta matéria não recebemos o posicionamento da unidade

Fonte: Rádio Jornal

Motoristas reclamam de buraqueira no TI Pelópidas Silveira


Os motoristas e pedestres denunciam a situação da pista em frente ao Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista, no Grande Recife. De acordo com eles, o acesso mais movimentado do TI está tomado por buracos. Dezenas de ônibus entram e saem daqui diariamente e, para trafegar na área, é preciso cuidado e paciência. Segundo os motoristas, quando o ônibus tá lotado, a estrutura encosta no asfalto e os motoristas temem prejuízos.

Um outro trecho que funciona como um importante retorno para os motoristas que cruzam a PE-15. Eles dizem que a pista está esburacada há quase um ano e a situação só piora.

Resposta
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) disse em nota que a PE-15 começou a receber as intervenções de requalificação previstas no Programa Caminhos de Pernambuco desde o mês de maio.

Fonte: TV Jornal