METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Denúncia: moradores reclamam de constantes alagamentos em Olinda


Reprodução/TV Jornal

Para muitos moradores do Grande Recife, dia de chuva significa transtornos. Na bairro de Rio Doce, em Olinda, não é diferente. Após alguns minutos de chuva, a Rua 18 já fica totalmente alagada. A população reclama do descaso e diz temer a transmissão de doenças através da água suja pela qual precisam transitar.

Resposta
Em nota, a Secretaria de Serviços Públicos de Olinda informa que já está ciente da situação e enviará uma equipe técnica e uma equipe de limpeza para o local.

sábado, 8 de dezembro de 2018

Após maus-tratos e abandono, animais resgatados aguardam adoção no CVA


Por TV Jornal| da editoria de Cidades / JC Online
Foto: Diego Nigro/ JC Imagem

A violência enfrentada por Manchinha – cadela envenenada e morta a pauladas por um segurança do supermercado Carrefour, em Osasco (SP) – não é uma história isolada. Nos últimos cinco anos, a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda) do Recife registrou mais de dois mil casos de animais que sofreram maus-tratos.

Parte deles é recolhida pelo Centro de Vigilância Ambiental (CVA) do Recife, onde passa por cuidados e é disponibilizada para adoção. Foi o que aconteceu com Malhadinho, um cãozinho idoso que foi resgatado em frente a uma loja da mesma rede de supermercados, só que na Torre, bairro da Zona Oeste do Recife, na terça-feira (4).

Diferentemente do que aconteceu na última sexta-feira (30), em São Paulo, os funcionários da rede de supermercado no Recife acionaram as autoridades para resgatar o animal. Ele estava com a pata machucada, mas foi recolhido pelos agentes do CVA e tratado.

Agora, espera, junto a outros 50 cães, acolhimento de uma família. “Infelizmente, o número de animais à procura de um lar é muito superior ao de pessoas dispostas a adotar”, comenta Goretti Queiroz, ativista da causa animal.

Como adotar
Interessados em adotar animais no CVA precisam comparecer ao local com o documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Caso o interesse seja em cavalo ou jumento, é preciso levar comprovante de propriedade em área rural.

Maus-tratos em supermercados
A preocupação dos protetores com os animais que vivem nos arredores de supermercados não é de hoje. Segundo a presidente da Federação das Associações Organizadas da Sociedade Protetora dos Animais de Pernambuco, Luciene Nascimento, os casos de maus-tratos neste tipo de estabelecimento são recorrentes. “Sempre aparecem animais perto de supermercados e recebemos várias denúncias. O que queremos é conscientizar as empresas de que eles merecem ser bem tratados. Por que, em vez de botar os bichos para fora, não criar uma campanha de conscientização e adoção envolvendo a população?”, diz.

Segundo ela, também faltam políticas públicas que atendam às demandas dos animais maltratados. Em Pernambuco, por exemplo, considera Luciane Nascimento, não existe cuidado. “O governo daqui há muito tempo não faz ações. Não vemos campanhas de adoção, controle populacional ou algo do tipo. Tudo fica a cargo das prefeituras que, em sua maioria, não possuem centro de acolhimento para esses animais".

Crime
De acordo com o promotor de Meio Ambiente do Ministério Público (MPPE), Ricardo Coelho, denúncias de violência contra animais são constantes no órgão. Configurados crime, maus-tratos podem acarretar multas e prisão ao praticante. “Qualquer crime contra a fauna, incluindo animais domésticos, pode ser ser punido com multa, que varia de R$ 50 a R$ 50 milhões e reclusão de três meses a um ano, podendo aumentar em um terço, em caso de morte do animal”, pontua o promotor.

Para o Conselho Federal de Medicina Veterinária, podem ser considerados maus-tratos contra animais agressão, abandono, envenenamento, mutilação, privação de comida e água, manutenção em locais sem iluminação e ventilação, permanência ao Sol por longos períodos e prisão em correntes ou cordas curtas que inviabilizem a locomoção do bicho, além de submissão a situações de medo e estresse.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Corpo em decomposição é encontrado por criança em Itamaracá


Reprodução/TV Jornal


O corpo de uma mulher foi encontrado por uma criança, na noite dessa segunda-feira (3), em Itamaracá, Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo testemunhas, a criança estava na areia quando encontrou o corpo, que já estava em estado de decomposição. A dona de um bar, que fica a cerca de 20 metros de onde o corpo foi encontrado, ficou surpresa ao lidar com a situação. Segundo a polícia, o corpo já estava na localidade por, pelo menos, 2 dias.

Moradores denunciam falta de recolhimento de lixo em Paulista

Reprodução/TV Jornal

Os moradores do bairro do Janga, em Paulista, no Grande Recife, denunciam que há dois meses o lixo está ficando acumulado na Rua Severino Bezerra Menezes, no Conjunto Beira Mar. O problema começou depois que a caçamba coletora de entulhos foi retirada do local. Além do mal cheiro, a população do local dizem que muitos ratos andam pelos entulhos.

Resposta
A Secretaria de Serviços Públicos de Paulista informou que o lixo será retirado nas próximas 24 horas. O órgão disse ainda que está realizando um levantamento da situação dos coletores nos bairros para montar um planejamento com as necessidades de cada local.

Moradores do Sítio Histórico de Olinda denunciam falta de segurança

Reprodução/TV Jornal

Os moradores do Sítio Histórico de Olinda, no Grande Recife, denunciaram, para a TV Jornal, a falta de segurança na localidade. Segundo eles, o casarão postal da cidade, que fica na Rua 27 de Janeiro, no Bairro do Carmo, já foi furtado, no mínimo, duas vezes, neste mês de dezembro. Alguns moradores estivem presentes no local para verificar os danos causados pelos autores dos crimes. 

Resposta
Procurada pela TV Jornal, a polícia afirmou que os suspeitos de cometerem esse tipo de crime, bem como vandalismo, são viciados em drogas. Ainda segundo a corporação, os responsáveis por crimes deste nível são constantemente presos e, após responderem ao Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), são liberados. 

Aos 90 anos, morre a Dona da ''Caldeirada da Irene'' de Itapissuma


Reprodução/TV Jornal

O corpo de Dona Irene da Caldeirada está sendo velado na tarde desta quarta-feira (5), na Igreja Matriz de São Gonçalo, em Itapissuma, no Grande Recife. Eternizada por sua famosa receita de caldeirada, um dos pratos típicos mais famosos do Estado e que já é comercializado há 40 anos, Irene Maria da Silva, de 90 anos, morreu na noite de terça-feira (4), no Recife.

O sepultamento deve acontecer às 16h30, no Cemitério de Nossa Senhora da Conceição, em Itapissuma.

De acordo com seu filho, Alberto Luiz, Dona Irene sofreu uma queda da cadeira de rodas recentemente e isso prejudicou ainda mais sua saúde. Ela morreu no Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife.

“Ela fez quatro operações de catarata, aí a gente dizia a ela: rapaz faça muito fuxico não. Que ela fazia fuxico. Minha irmã deixou ela no terraço e foi cuidar das coisas na cozinha. Quando tava fazendo as coisas ouviu aquele baque. Ela caiu de lado, com a cadeira de lado. Acho que a cadeira não segurou o corpo dela. Ela caiu de lado”, contou. Segundo ele, a mãe chegou a ser atendida na UPA e em seguida encaminhada ao hospital e até teve alta durante as idas e vindas, mas não resistiu.

Alberto já cuida do comércio da mãe há mais de 20 anos e, pretende, continuar ainda mais engajado em manter o patrimônio cultural construído por ela. “Já faz 25 anos que eu tô no negócio dela e graças a Deus só faz crescer e ela dando o maior valor, sempre feliz”, disse. “Ela se preocupava muito com os clientes dela, que até hoje ela chegava lá, perguntava como é que tá o movimento”

Luto em Itapissuma
A prefeitura de Itapissuma, Município onde Dona Irene trabalhava, lançou nota lamentando o falecimento e homenageando a autora da receita da caldeirada.

Uma homenagem especial a essa grande mulher que engrandeceu o nome da nossa cidade através de sua culinária!!

Dona Irene foi a criadora do prato que levou o nome de Itapissuma para fora do Estado e do país, a caldeirada. Carismática e sempre muito educada ficará na história de nossa cidade como uma das figuras mais célebres.

Fica aqui nossos agradecimentos por tudo que foi feito em prol da cultura e culinária, aos familiares as nossas condolências. O prefeito, José Tenório, decretou luto oficial de 03 dias na cidade em símbolo de respeito e gratidão ao legado deixado por Dona Irene.