METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Forte de Pau Amarelo passa por manutenção e limpeza


A limpeza interna e externa do Forte, construção do século 18 à beira-mar, está sendo realizada na tentativa de preservar o monumento / Foto: Divulgação/ Prefeitura de Paulista
A limpeza interna e externa do Forte, construção do século 18 à beira-mar, está sendo realizada na tentativa de preservar o monumento
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Paulista
JC Online

O Forte de Pau Amarelo, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, está passando por uma manutenção durante toda esta semana. A ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, da Prefeitura de Paulista. 
A limpeza interna e externa do Forte, construção do século 18 à beira-mar, está sendo realizada na tentativa de preservar o monumento e diminuir a ação de vândalos que depredam e usam o local para usar drogas.

Foi realizada uma nova pintura, além da troca de portas, retalhamento e manutenção no sistema de iluminação.

Invasão

No ano passado, o Forte teve cinco portas arrombadas e ficou servindo de abrigo para usuários de drogas. Vestígios da ocupação indevida da edificação, tombada como monumento nacional, estão espalhados nas salas: lixo, latas de cola, pedaços de papelão, cacos de vidro, travesseiros, roupas e fezes humanas.
O alpendre, usado como cocheira, está cheio de cocô de cavalo. De acordo com moradores do bairro de Pau Amarelo, vândalos roubaram telhas do prédio e destruíram a louça sanitária dos banheiros. Nas salas ocupadas faltam lâmpadas de luminárias e interruptores de luz, as paredes estão cobertas de lodo e infestadas de cupins, há plantas descendo pelos caibros apodrecidos e quebrados do telhado.

Homem morre após ser atropelado por carro em Itapissuma


O acidente na PE-35 aconteceu por volta das 18h / Foto: Reprodução/Google Street View
O acidente na PE-35 aconteceu por volta das 18h
Foto: Reprodução/Google Street View
JC Online

Um homem de 47 anos morreu após ser atropelado por um carro em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife (RMR), nesta quarta-feira (30). De acordo com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), acionado por volta das 18h, o motorista do veículo fugiu sem prestar socorro.
A vítima, identificada como Ailton José Muniz, estaria embriagada e morreu no local do acidente, na PE-35.

terça-feira, 29 de maio de 2018

Granja descarta ovos e pintinhos

 
As aves seguiram para o aterro sanitário
Foto: Fernando Vieira|Grupo Alvorada
Estadão Conteúdo

O descarte de ovos fecundados e de pintinhos de um dia virou rotina nas granjas, depois que a greve interrompeu o abastecimento de ração.

O Grupo Alvorada, de Itapetininga (SP), por exemplo, que fornece matrizes de aves de corte para 70 frigoríficos, já eliminou um milhão de pintinhos desde o começo da greve e teve um prejuízo de R$ 4 milhões. Fernando Vieira, veterinário da empresa, explica que os pintinhos são descartados dentro da máquina nascedoura e depois seguem para o aterro sanitário. "Temos dois milhões de matrizes alojadas, se não chegar a ração, vamos perder tudo isso também."

Falta de insumos
Na Zanchetta Alimentos, de Boituva (SP), cerca de 400 mil ovos fecundados foram descartados e viraram adubo. A empresa tomou essa decisão de reduzir o alojamento de frangos porque se viu acuada por não está conseguindo entregar ração para 11,5 milhões de aves criadas para mais de 400 produtores integrados. O plantel está avaliado em R$ 50 milhões. "Não temos insumos para formular as rações", diz o diretor da empresa, Carlos Augusto Zanchetta.

Em Angatuba (SP), o avicultor Paulo Morais tinha 170 mil frangos praticamente sem ração. Ele esperava a chegada de um caminhão no sábado, mas o veículo ficou retido num bloqueio próximo de Jundiaí (SP). Na manhã de segund-feira, 28, ele usou o que restava do estoque. "Daqui para a frente, eles vão ter só água para beber." Parte do plantel está em ponto de corte, mas o frigorífico suspendeu os abates por falta de escoamento.

Os problemas enfrentados pelos três produtores por causa da greve é apenas uma parcela de um prejuízo gigantesco calculado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Cerca de 1 bilhão de aves podem morrer nos próximos dias por falta de ração, segundo a ABPA. Em todo o País, especialmente em São Paulo, Paraná e Santa Catarina, já há registro da morte ou perda de 64 milhões de aves e pintinhos, diz o diretor da ABPA e presidente da Associação Paulista de Avicultura, Érico Pozzer. "Os ovos incubados levam 21 dias para eclodir e, aos 19 dias, estão sendo quebrados e descartados, pois não tem granja para alojar os pintinhos. Vai tudo para o lixo, mas nem lixo suficiente estamos tendo."

Conforme Pozzer, as granjas estão racionando a alimentação por falta de milho, farelo de soja e outros insumos para fazer a ração. "O normal é alimentar os frangos 24 horas por dia, mas eles estão recebendo ração só uma ou duas vezes por dia para que não morram. Temos visto frangos abaixo do peso e muitos casos de canibalismo." As perdas se avolumam com o prosseguimento da greve. "É uma situação jamais vista."

Fonte: Jornal do Comercio.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Procon fiscaliza denúncias de aumento de 50% no preço do gás



Por TV Jornal
Foto: Divulgação/ Procon
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, através do Procon-PE, fiscalizou algumas revendedoras de gás de cozinha, na manhã desta segunda-feira (28). O órgão de defesa do consumidor recebeu diversas denúncias que por conta da greve dos caminhoneiros, estabelecimentos estavam cobrando mais de 50% do valor cobrado em dias anteriores a paralisação.

As equipes de fiscais visitaram cinco grandes revendedoras, localizadas nos bairros de Santo Amaro, Campo Grande, Dois Unidos e Vasco da Gama. Todos os estabelecimentos já estavam sem produto.

Denúncia
O órgão orienta que o consumidor deve pagar pelo preço que a revendedora praticava antes da greve dos caminhoneiros. E, caso seja cobrado um valor abusivo que seja feita uma denúncia ao Procon, através das redes sociais do órgão, ou do número 0800.282.1512.

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Sindicombustíveis nega prática de combinação de preços em postos de gasolina

Alfredo Pinheiro, presidente do Sindicombustíveis-PE
Alfredo Pinheiro, presidente do Sindicombustíveis-PEFoto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco












O presidente do Sindicombustíveis-PE, Alfredo Pinheiro, concedeu, no início da tarde desta terça-feira (15), coletiva de imprensa para falar sobre o resultado da Operação Funil, deflagrada pela manhã pela Polícia Civil com objetivo de desarticular uma rede de postos acusados de praticar cartel. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão em domicílios e estabelecimentos comerciais no Recife, Jaboatão, Abreu e Lima, Igarassu, Moreno, Vitória de Santo Antão, Pombos, Paudalho, Glória do Goitá, Gravatá e Bonitos. 

Na ocasião, Pinheiro negou, com veemência, as acusações que segundo ele, até o presente momento, não foram esclarecidas pela Polícia Civil. "O que sabemos foi através do que saiu na imprensa, pois, até o momento, não tivemos acesso ao processo", revelou o presidente do Sindicombustíveis- PE

Segundo ele, não é possível que exista a prática de combinação de preço, uma vez que cada dono de posto é livre para praticar o preço que quiser. "Não conheço outro segmento econômico que seja mais regulado. É o único que tem obrigação de informar o preço de compra e o preço de venda dos seus produtos, com uma tolerância de 0,5% nos equipamentos volumétricos, nas misturas do anidro ou no biodiesel, nas impurezas, mesmo sabendo que a nossa mercadoria, até chegar nos postos, passam por vários modais. Empregamos, geramos renda, somos uma ilha de serviços para a sociedade.

Ainda segundo o presidente do sindicato, os donos de postos sofrem uma "concorrência desleal". "Temos carga tributária de 50%, em média, nos combustíveis e, se não bastasse a nova política de preços da Petrobras, as distribuidoras, as que detêm mais de 75%, ainda elegem aqueles que devem ganhar ou perder. Muitos revendedores não entendem a importância do poder associativo, participar dos movimentos em defesa da categoria" desabafou Pinheiros. 

O presidente afirmou que o Sindicombustíveis está se mobilizando para soltar os três funcionários presos. "Assim como eu, que sou um pai de família e fui acordado às 4h30 da manhã para ir prestar depoimento sobre a acusação arbitrária de formação de cartel, esses três trabalhadores também fora surpreendidos. Queremos justiça para solucionar esse problema que, confesso, não ser justificável, uma vez que, do Nordeste, Pernambuco é o estado que detém a segunda gasolina mais barata, atrás apenas de João pessoa", afirmou o sindicalista.
Fonte: Folha de Pernambuco.

sexta-feira, 11 de maio de 2018

OLINDA: Moradores denunciam covas abertas e ossadas expostas em cemitério


Reprodução/TV Jornal
Os moradores de Águas Compridas, em Olinda, estão revoltados com as condições do Cemitério de Beberibe. Em um vídeo, a população denuncia que covas estão abertas e as ossadas ficam expostas, além do mato, que toma conta do local.

Em nota, a administração informou que iniciou um mutirão de limpeza e desconhece que ossadas estejam expostas, mas afirmou que vai averiguar a situação. A administração esclarece ainda que a manutenção dos túmulos deve ser feita pelas famílias das pessoas sepultadas no local.

Desfile Estudantil de Itapissuma


A Secretaria de Educação de Itapissuma convida a todos os itapissumenses a assistir o desfile cívico-militar no sábado doze de maio a partir das 14 horas saindo da quadra municipal com toda a rede de ensino, organizações civis, e a presença das forcas armadas. 
Você é o nosso convidado para prestigiar este momento de civismo que marca os 36 anos de emancipação política de nosso município.

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Grupo invade escola e assalta funcionários em Abreu e Lima

 
Reprodução/TV Jornal
Três homens armados entraram em uma escola e assaltaram funcionários em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. O crime aconteceu na Escola Estadual Abreu e Lima, que fica na Avenida Eucalipto, no bairro da Matinha.

Os alunos foram poupados da ação criminosa, pois os suspeitos não chegaram a invadir as salas. Foram levados celulares, carteiras e outros pertences dos profissionais. O caso etá sendo investigado pela Polícia Civil de Pernambuco.

Insegurança
De acordo com moradores da localidade, a escola sofre com a falta de vigia. Os portões não existem mais, desde que o terreno ao lado foi invadido para a construção de casas. A situação traz um clima de insegurança para os alunos.

Casos de leptospirose aumentam 27% em um ano em Pernambuco

 
Reprodução/TV Jornal
A incidência de chuvas e o acúmulo de muito lixo nas ruas torna, cada vez mais, o ambiente propício à chegada de ratos e outros animais peçonhentos. A comunidade do bairro dos Coelhos, Zona Oeste do Recife, é uma das regiões que enfrenta essa realidade, precisando ficar ainda mais alerta para a propagação de doenças como a leptospirose, adquirida por meio da urina do rato.

De acordo com um levantamento feito pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), 159 pessoas foram notificadas com a doença do rato em Pernambuco, apenas nesses primeiros quatro meses do ano. Dessas, três foram vítimas fatais. Os números, no entanto, correspondem a um aumento de cerca de 27%, em comparação ao mesmo período no ano passado.

Casos
O controlador de estacionamento André Maciel, de 22 anos, faleceu no fim do mês passado contaminado pela doença. Ao dar entrada no Hospital Getulio Vargas, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, ele apresentou sintomas semelhantes aos da gripe, com febre e dores pelo corpo

Fonte: TV Jornal

domingo, 6 de maio de 2018

Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira


Foto: Tato Rocha / Acervo JC Imagem
da editoria de Cidades

Se você pretende ingressar em uma universidade pública do País no próximo ano precisa fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A avaliação substitui o vestibular em 130 instituições de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições para o exame começam nesta segunda-feira (07) e terminam no dia 18 deste mês.

A nota do Enem é imprescindível também para aqueles que desejam concorrer a bolsas de estudos em faculdades privadas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), do governo federal. A avaliação é ainda requisito para pleitear o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). E muitas faculdades particulares aproveitam o Enem nos seus processos seletivos. Em Portugal, 28 universidades aceitam o exame na seleção de novos alunos.

Para inscrever-se, basta acessar o site www.enem.inep.gov.br. O candidato precisa ter CPF. A taxa de inscrição custa R$ 82 e pode ser paga até dia 23 em qualquer agência bancária, lotérica ou agência dos Correios. Uma das novidades deste ano foi a antecipação do pedido para ficar isento do pagamento da taxa, que ocorreu em abril.

Vale ressaltar que todos os interessados em participar do Enem, com isenção aprovada ou não, deverão fazer a inscrição a partir de amanhã. Ou seja, a aprovação da isenção não significa que a inscrição está realizada automaticamente.



No primeiro dia do Enem (4 de novembro) os participantes terão que escrever uma redação e responder 45 questões de linguagens (português, literatura, artes e educação física) e 45 de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).

No segundo dia (11 de novembro) haverá provas de matemática e ciências da natureza (física, biologia e química). A novidade é o acréscimo de meia hora no segundo dia, que terá cinco horas de duração. No primeiro serão cinco horas e meia.

PROGRAME-SE
7 a 18 de maio - Período de inscrição

18 de maio - Último dia para alterar dados cadastrais, município de provas e opção de língua estrangeira. Também para solicitar atendimentos e envio de laudo médico, declaração ou parecer

23 de maio - Último dia para pagar a taxa de inscrição (R$ 82)

28 de maio a 3 de junho - Prazo para pedir o uso de nome social

Outubro - Divulgação dos locais de provas (a data não está definida)

4 e 11 de novembro - Aplicação das provas

14 de novembro - Divulgação dos gabaritos e dos cadernos de provas

Janeiro de 2019 - Resultado (ainda sem data definida)

Onde se inscrever: enem.inep.gov.br

Quem pode participar: Qualquer pessoa. Mas para usar a nota do Enem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que substitui o vestibular em 130 universidades públicas, é preciso ter o ensino médio completo

sábado, 5 de maio de 2018

ITAPISSUMA: Moradores de Botafogo se arriscam andando pela BR-101



Reprodução/TV Jornal
Os cerca de sete mil moradores da comunidade Botafogo, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, se arriscam andando nas margens da BR-101. De acordo com eles, o trajeto entre a comunidade Botafogo e a Nova Botafogo só pode ser feita de duas maneiras, pelo acostamento, e outra é por um caminho improvisado, que fica intransitável quando chove.

Cansada, a comunidade realizou protestos por conta de um atropelamento que aconteceu na última segunda-feira (30). A vítima foi Eronilda Ramos de Assis, de 45 anos, que estava no acostamento quando foi atingida por um carro que derrapou na pista. Os moradores já enviaram um pedido ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) solicitando a construção de uma via local e de uma grade de proteção, além de uma lombada eletrônica. Esse pedido foi feito em 2015, como mostra o documento.

sexta-feira, 4 de maio de 2018

ITAMARACÁ: Mulher é presa por espancar primo de nove anos após brigar com a mãe dele


Delegacia de Itamaracá investiga o caso (Foto: Reprodução/Google Street View
Uma mulher de 18 anos foi presa pela Polícia Civil, por espancar o primo, uma criança de nove anos, na Rua Senador Paulo Gerra, no bairro de Baixa Verde, em Itamaracá, no Grande Recife. O mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Única da cidade, foi cumprido na quarta (2).

Segundo o delegado Roberto Geraldo Pereira, responsável pela investigação do caso, a criança sofreu uma fratura na costela e uma hemorragia pulmonar e está internada no Hospital da Restauração, no Centro da capital pernambucana.

Ainda de acordo com o delegado, a mulher foi presa preventivamente após o estado de saúde do garoto piorar. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência havia sido aberto no dia do espancamento, 10 de abril, mas ela havia sido liberada por não haver flagrante do crime.

Garoto está internado no Hospital da Restauração, na área central do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo) Garoto está internado no Hospital da Restauração, na área central do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)
Garoto está internado no Hospital da Restauração, na área central do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)
“No depoimento, ela assume que espancou o garoto. A acusada brigou com a mãe da criança e a família foi para a delegacia. Eu a mandei para casa e, à tarde, ela foi esperar o menino na escola para espancá-lo”, conta o delegado.

Após a prisão, a mulher foi encaminhada ao Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, também localizado em Itamaracá, por ter apresentado laudos que mostram que ela faz uso de remédios controlados.

Fonte: G1 PE

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Como limpar corretamente a caixa d'água e prevenir doenças


Reprodução/TV Jornal
Cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo consomem água contaminada, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Exposta à doenças, essa população corre risco fatal todos os dias, prova disso é a estimativa do órgão que todos anos ocorrem mais de 500 mil mortes provocadas por diarreia.

Uma forma de garantir que o abastecimento da sua água seja saudável é limpar a caixa d’água de 6 em 6 meses. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

Confira:


Feche o registro de Entrada.

Após fechar o registro de entrada, consuma e reserve parte da água do reservatório para realização de atividades domésticas, mas tome o cuidado de manter cerca de um palmo de água dentro do reservatório, para ser utilizada na limpeza.

Feche o registro de saída para impedir que a água, ou resíduos, do procedimento de limpeza contaminem a tubulação e os pontos de consumo.

Utilize pano e esponja macia para limpar o fundo e as paredes internas do reservatório. Se for necessário, utilize pá plástica e escova de cerdas de fibra vegetal, ou cerdas plásticas macias, para retirar excessos de sujeira/resíduos do reservatório.

IMPORTANTE: nunca, escova de cerdas metálicas, detergentes e qualquer tipo de sabão, no procedimento de limpeza da caixa d´água.

Descarte a água suja pela tubulação de limpeza. Se for necessário, utilize parte da água reservada (Passo 2), para limpar completamente as paredes e o fundo da caixa.

IMPORTANTE: nunca descarte a água suja pela tubulação de saída (pontos de consumo, como: torneiras, chuveiros e descargas), pois todos os resíduos provenientes do processo de limpeza ficarão acumulados nesta tubulação e contaminarão a água utilizada para consumo.



A água suja que não descer pela tubulação de limpeza e ficar no fundo do reservatório deve ser retirada com a ajuda de um pano, esponja ou balde.

Após descartar toda a água suja do reservatório, feche o registro de limpeza.

Mesmo com a caixa sem sujeira aparente, o procedimento de limpeza ainda não foi concluído. É necessário fazer a sanitização do reservatório e, posteriormente, dos pontos de consumo. Para iniciar esta etapa, abra o registro de entrada.

IMPORTANTE: mantenha os demais registros fechados.

Encha a caixa d’água com cerca de 1 (um) palmo de água, feche o registro de entrada.

Adicione cerca de 1 L (um litro) de água sanitária para cada caixa de 1.000 L. Ou seja, se a Caixa for de 500L, adicione 0,5 L (meio litro) de água sanitária. Se ela for de 2.000 L, adicione 2 L (dois litros).

Deixe esta mistura na caixa por 2 (duas) horas e, a cada 30 minutos, com o uso de um pano ou de uma brocha, passe a solução nas paredes internas e na tampa do reservatório.

IMPORTANTE: não utilize esta mistura (solução) para consumo.

Ao final das 2 (duas) horas, abra o registro de saída, torneiras e descargas, para que a solução contendo água sanitária faça a sanitização da tubulação de saída/consumo.

Após descartar toda a água, feche todas as torneiras, chuveiros e descargas, e abra o registro de entrada para encher a caixa d´água.

IMPORTANTE: mantenha o registro de saída aberto.

Coloque a tampa na caixa d´água, assegure que ela esteja travada e deixe registrada a data da próxima limpeza na parede externa da caixa.

OBSERVAÇÃO: por segurança, para descartar qualquer resíduo da água sanitária que, porventura tenha ficado na tubulação, utilize a parte da primeira água armazenada na caixa para lavar pisos, banheiros e limpar quintal.

Fonte: TV Jornal.

Guaiamum: prazo para venda termina em junho


Foto: Temas da Geografia Escolar
Os estabelecimentos comerciais têm até o próximo dia 5 de maio para declarar estoque de guaiamum (Cardisoma guanhumi) junto ao Ibama e vender todos os crustáceos até o dia 30 de junho. Passado o prazo estipulado, qualquer estabelecimento que insista em manter o crustáceo em cativeiro, ou até partes congeladas em câmaras frias, independentemente da declaração de estoque, receberá multa de R$ 5 mil por animal. Se for comprovada a venda, a multa será de R$ 10 mil por unidade, além de detenção de seis meses a um ano. A recomendação vale para indivíduos machos adultos, já que há 12 anos é proibida a captura de fêmeas e filhotes pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

De acordo com o chefe substituto de Controle e Fiscalização do Ibama-PE, Gustavo Moreira, quando proibida a captura e vendanão há um prazo para retomá-las. "Não há como saber ou estipular quando um equilíbrio ambiental volte a acontecer, pois se trata de um animal que está ameaçado de extinção. É por isso que, desde 2006, nem fêmeas nem guaiamuns jovens são pescados, justamente, para garantir a perpetuação da espécie", explica. 


Em Pernambuco, a declaração de estoque é um documento no qual deve ser registrado a quantidade de guaiamuns vivos ou congelados e deve ser protocolado na Superintendência do Ibama, localizada na avenida Dezessete de Agosto, 1057, Casa Forte, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A exigência vale não só para proprietários de bares e restaurantes, mas qualquer ponto comercial (até para quem fica em meio às rodovias ou feiras livres). 

As declarações de estoque, reforça Moreira, têm que fazer jus à quantidade que está no estabelecimento. Caso a equipe de fiscalização confirme declaração falsa, o proprietário estará passível de multa que varia entre R$ 1,5 mil e R$ 1 milhão, a depender da quantidade de guaiamuns encontrada e do porte do estabelecimento comercial. 

Mesmo com as operações do órgão para coibir a captura e comercialização da espécie, o gestor salienta que a contribuição da sociedade é importante. "Consumir o guaiamum após a proibição da venda, é ser conivente com crime ambiental", reforça. As denúncias podem ser feitas por meio da "linha verde" do Ibama pelo 0800.61.8080.


Fonte: Folha de Pernambuco

quarta-feira, 2 de maio de 2018

ITAPISSUMA: Estudante vai pegar tampa embaixo de geladeira e morre eletrocutada


Reprodução/TV Jornal
Uma estudante de 15 anos morreu vítima de choque elétrico, em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife. O acidente aconteceu em uma casa na Rua Niterói. De acordo com testemunhas, Beatriz Gomes da Silva, de 15 anos, estava almoçando com o padrasto e a mãe, quando foi pegar uma tampa de uma garrafa embaixo da geladeira e levou o choque.
O chão da casa estaria úmido. A residência é do padrasto da jovem, que estava apenas passando o feriado do trabalhador no local. A adolescente chegou a ser socorrida para o hospital da cidade, mas não resistiu à descarga elétrica. O corpo de Beatriz gomes vai ser enterrado na tarde desta quarta-feira (2), no Cemitério de Igarassu.

CUIDADOS COM O CARAMUJO


Esse Caramujo africano vem se reproduzindo com muita facilidade pelas cidades brasileiras, onde tem sujeira e umidade, eles aparecem e podem transmitir algumas enfermidades para a população,
Uma forma eficaz de combater esses caramujos é adicionar sal e logo depois enterra-los,mas quando aparecem em grande quantidade acione a vigilância ambiental do município.
Fernando Melo - Professor.

Caminhão é apreendido com carvão vegetal em Abreu e Lima

 

Foto: Divulgação/ Whatsapp
JC Online

Policiais militares da Companhia de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA) identificaram um caminhão transportando carvão vegetal nesta quarta-feira (2), na BR 101, no município de Abreu e Lima, no Agreste de Pernambuco.

Segundo a Polícia Militar, o suspeito afirmou que o produto que ele transportava vinha da mata nativa do município de Tupanatinga, também no Agreste do Estado, e, quando foi questionado sobre os documentos necessários para o transporte e a nota Fiscal do produto, o homem informou que não possuía. 

O suspeito foi encaminhado para a 27° Delegacia da Polícia, em Abreu e Lima, onde obteve um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em seu desfavor. 

Fonte: Jornal do Comercio.

terça-feira, 1 de maio de 2018

MPPE realiza V Encontro Nacional do Ministério Público começa quarta-feira (02/05)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizará o V Encontro Nacional do Ministério Público essa semana, entre os dias 2 e 4 de maio, na Faculdade de Direito do Recife e no Banco Central do Brasil. A 5ª edição tem como temática “Ministério Público: Pensamento Crítico e Práticas Transformadoras”. O encontro será aberto às 19h de quarta-feira (2), no salão nobre da Faculdade de Direito do Recife, com apresentações culturais da Orquestra Criança Cidadã e do Grupo de Canto e Dança do Instituto do Ministério Público de Pernambuco (IMPPE).

Em seguida, será formada a mesa de abertura do evento com a conferência “Formação nacional, reversão neoliberal e revolução brasileira”, apresentada pelo professor livre-docente do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, Plínio de Arruda Sampaio Júnior, com mediação do coordenador de Pesquisa da Escola Nacional do Ministério Público (ENAMP), Marcelo Pedroso Goulart.

Na quinta (3) e sexta (4), o evento será no auditório do Banco Central do Brasil, na Rua da Aurora, em Santo Amaro. No segundo dia estão previstas as mesas “Práticas transformadoras e Justiça restaurativa”, tendo como expositores o procurador-geral do MPPE, Francisco Dirceu Barros e o promotor Afonso Konzen, do Ministério Público Rio Grande do Sul (MPRS); “A questão racial e de gênero no MP brasileiro”, com a participação dos promotores Maria Ivana Botelho, do MPPE, e Eduardo Valério, do Ministério Público de São Paulo (MPSP); “Reforma processual e juízo de cooperação: novos caminhos ao fortalecimento da unidade institucional do Ministério Público”, com os promotores André Felipe Menezes, do MPPE, e Cássius Chai, do Ministério Público Maranhão (MPMA).

No terceiro e último dia do encontro, a programação inclui as mesas “Política criminal, encarceramento e criminalidade: perspectivas e desafios ao MP brasileiro em face dos seus compromissos e atribuições constitucionais”, tendo como expositores os promotores de Justiça Luís Sávio Loureiro e Irene Cardoso (ambos do MPPE), a doutoranda em Direito Manuela Abath Valença e a ouvidora nacional do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Maria Gabriela Peixoto; e a temática, “Ministério Público como garantia constitucional fundamental da sociedade: atribuições, deveres e práticas”, com a participação do promotor de Justiça Gregório de Almeida, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da procuradora do Trabalho Ludmila Lopes.

Serviço
V Encontro Nacional do Ministério Público,  “Ministério Público: pensamento crítico e práticas transformadoras”
Quando: 2 a 4 de maio
Local: Salão nobre da Faculdade de Direito do Recife (abertura) e auditório do Banco Central do Brasil
Inscrições:https://bit.ly/2JlYUdE.
Informações: (81) 3182-7378/ 3182-7351/ 3182-7379