METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Projeto ensina música e cidadania a jovens carentes de Itapissuma


Estudantes visitaram o Paço do Frevo nessa terça-feira / Foto: Sérgio Bernardo/ JC
Estudantes visitaram o Paço do Frevo nessa terça-feira
Foto: Sérgio Bernardo/ JC
Editoria de Cidades

Há um ano, quando teve a ideia de construir pífanos a partir de materiais recicláveis, o músico Alexandre Rodrigues, 29 anos, não imaginava que mudaria a vida de 350 crianças carentes de escolas públicas de Itapissuma, no Grande Recife. A iniciativa foi integrada ao projeto Tocando a Vida, da prefeitura do município, cujo objetivo é fazer da música instrumento de cidadania. Nessa terça-feira (25), 35 estudantes visitaram o Paço do Frevo, no Bairro do Recife, a convite do Maestro Spok. Para continuar oferecendo um futuro melhor aos jovens, o projeto precisa urgentemente de instrumentos musicais.

“As crianças fazem seus próprios pífanos, utilizando canos PVC ou bambu. Porém, esse é um instrumento introdutório. Muitos alunos têm condições de avançar para a flauta doce ou para o clarinete, por exemplo, mas não podem comprar”, lamenta Alexandre, hoje coordenador do Tocando a Vida. Enquanto a ajuda do município não chega, rifas são vendidas para custear os instrumentos musicais.

Um dos talentos descobertos pelo projeto é Vinícius, de apenas sete anos. Estudante de música desde os cinco, ele já toca três instrumentos – flauta doce, pífano e clarinete. “Me sinto feliz quando toco. Vou ser músico quando crescer”, sonha. A mãe percebe os benefícios para a educação do menino. “Meu filho melhorou muito. Procurei o projeto porque ele era muito agitado. Hoje, vejo uma criança interessada e mais focada”, conta a cabeleireira Ana Adélia Leite da Silva, 22.

Para o coordenador, o Tocando a Vida desempenha dois papéis fundamentais: promover cultura e cidadania. “É um resgate da música de qualidade, principalmente do frevo, que as crianças não conheciam de verdade. Mesmo que eles não se tornem músicos, serão cidadãos que conhecem seu povo. Não tem coisa melhor do que ver uma criança em situação de vulnerabilidade social encontrar um caminho através da música”, comemora Alexandre. A opinião é compartilhada por Ana Adélia. “O projeto está tirando jovens da criminalidade e dando uma ocupação aos pequenos, para que não façam coisas erradas.” 
 A iniciativa beneficia sete escolas municipais, entre elas, a Francelino Rogaciano da Silva, que esteve, na tarde de ontem, no Paço do Frevo. O convite foi feito pelo Maestro Spok, em maio, quando esteve no município para receber o título de cidadão. Foi na Banda 1 de Maio, em Itapissuma, que ele iniciou sua vida musical. “Pra mim é muito emocionante. Eu devo a essa cidade toda minha experiência espiritual com a música. Como pernambucano, fico feliz ao ver um trabalho tão bonito e tão sério como esse transformando a vida das crianças”, elogiou o saxofonista.
Doações de materiais (canos de 20 milímetros e rolhas de vinho) e instrumentos podem ser realizadas através dos telefones: (81) 98776-2605 e 983435118.                                                                                                                                                                                              Fonte: Jornal do Comercio.

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Estudantes criam máquinas para alimentar animais de rua em Abreu e Lima

Alimentador de cães
Alimentador de cãesFoto: Alyne Pinheiro/SEE/Divulgação
Com o intuito de ajudar animais de rua abandonados, a turma do nono ano da escola General Abreu e Lima - em Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife - , desenvolveu máquinas de ração recicláveis para alimentar cães. A ideia, que começou ainda no final do ano passado, em 2017 ganhou continuidade com a nova turma de concluintes. O projeto “Pet Food” é coordenado pelo professor Isaías de Oliveira. “Era uma ideia muito boa e precisava ser continuada. A sensibilização dos alunos não é só para a questão do abandono, mas é um ensinamento para a comunidade inteira”, contou o professor. 

O projeto consiste na construção de máquinas de ração. Os próprios alunos participaram da confecção desses equipamentos. As máquinas foram fabricadas usando materiais recicláveis, como canos, recipientes plásticos, saleiro e cola. Nenhum material precisou ser comprado pelos estudantes. “Não foi gasto nenhum centavo. Eram materiais que se tem em casa mesmo, tudo foi doado e tudo foi reaproveitado”, disse Isaías de Oliveira. Cinco máquinas estão distribuídas pelo Centro da Cidade. 

No final de cada ano letivo das turmas concluintes da rede estadual de ensino, os alunos são orientados a produzir um projeto social. Um dos dos grandes objetivos dessa iniciativa é proporcionar aos alunos do projeto experiências multidisciplinares. A iniciativa promovida por esses alunos já traz resultados práticos à comunidade. “Os animais de rua já se mostram mais tranquilos e dóceis durante os atendimentos”, explicou o professor Isaías.

As rações para os equipamentos são doadas pela própria comunidade. Uma das máquinas chegou a ser adotada por uma das pet shop’s da região. José Victor tem 14 anos e é aluno concluinte da escola. Tendo entrado no projeto em março deste ano, considerou a relevância social do projeto antes de ingressar na turma. “É uma causa muito omitida pela população. Estou feliz em participar. Estamos nos organizando e ajudando os cachorros”, disse Victor.

Como julho é período de férias, os alunos estão se revezando para continuar cuidando dos animais durante este mês. “Todas as semanas a gente se reorganiza. Quem pode ir vai e ajuda. Alguns de nós estão viajando, mas quem tá por aqui sempre se propõe a fazer sua parte”, falou Victor. Também de acordo com o professor, a própria comunidade se dispõe a ajudar. “Além da pet shop que adotou uma das máquinas, a população toda da região tem ajudado bastante com a iniciativa. Eles próprios tiram os equipamentos da chuva, guardam durante a noite repõem água e ração. Estão todos tomando consciência ao mesmo tempo”.

Fonte: Folha de Pernambuco.

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Quadrilha explode banco e metralha guarnição da PM em Araçoiaba

    
JC Online
Com informações da TV Jornal

Mais uma ação ousada envolvendo assalto a banco ocorreu por volta das 2h30 desta quinta-feira (13) em Pernambuco. Um grupo de cinco a oito homens explodiu um posto de atendimento do Bradesco em Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife, que fica ao lado de um núcleo da Polícia Militar.


Durante a ação, a quadrilha se dividiu. Uma parte entrou no posto e colocou dispositivos explosivos nos caixas eletrônicos. Outros suspeitos atiraram contra a companhia que dá apoio ao 17° Batalhão de Polícia Militar. As marcas de grosso calibre ficaram nas paredes e duas viaturas estavam estacionadas na frente do prédio tiveram os vidros quebrados.
No posto do Bradesco, o grupo chegou a danificar o único caixa eletrônico com uma alavanca, mas não conseguiu instalar os explosivos. O equipamento havia sido abastecido na quarta-feira (12).

Grampos na pista

Na fuga, os suspeitos espalharam grampos pela PE-41, que dá acesso a Igarassu, para impedir a ação da Polícia Militar. Eles também colocaram fogo na via. Ninguém foi preso.
Ainda de acordo com a PM, a quadrilha não conseguiu levar o dinheiro do banco. A agência fica localizada no centro de Araçoiaba. O 17º Batalhão precisou pedir apoio do 2º Batalhão. Equipes do Instituto de Criminalística já fizeram a perícia e isolaram o posto do Bradesco. O destacamento da PM também está fechado. 

Fonte: Jornal do Comercio.

Case de Abreu e Lima pode ser fechado

Centro Socioeducativo foi cenário de pelo menos três mortes nos últimos quatro meses
Centro Socioeducativo foi cenário de pelo menos três mortes nos últimos quatro mesesFoto: Rafael Furtado
O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), presidido pelo secretário executivo de Direitos Humanos do Estado, Eduardo Figueiredo, publicou na última quarta-feira (12), no Diário Oficial, uma resolução favorável ao fechamento do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Abreu e Lima, no Grande Recife, até 31 de março de 2018. A unidade foi cenário de pelo menos três mortes nos últimos quatro meses, além de motins e fugas de internos.

A decisão tem mais impacto que o de uma recomendação, já que parte de uma entidade consultiva e fiscalizadora de políticas públicas para o setor que, inclusive, tem membros do Governo do Estado na composição. Apesar disso, pode ou não ser cumprida pelo Executivo. Nesse sentido, a Funase, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) da gestão estadual e administradora do estabelecimento, já adiantou que fará investimentos para fazer com que o local siga funcionando.

Na resolução, o Cedca afirma que deliberou pela “impossibilidade de continuidade dos serviços” no Case e que um grupo de trabalho será criado para elaborar um plano de ação em até 60 dias, definindo como o fechamento da unidade pode ser feito. A ideia é que os internos de Abreu e Lima possam ser transferidos para novos centros da Funase em Jaboatão dos Guararapes e no Cabo de Santo Agostinho, cuja conclusão das obras está prevista para dezembro deste ano.

O povoamento dessas unidades ocorreria entre janeiro e março de 2018, permitindo a desativação do Case Abreu e Lima. A decisão foi tomada, afirma o texto, considerando recomendações e pareceres do Conselho Nacional de Justiça, do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, do Gajop e do Conselho Nacional de Direitos Humanos. “Entre representantes governamentais no conselho, há um constrangimento. Eles reconhecem que não há argumentos para defender aquela unidade”, avalia Deila Martins, integrante do Cedca.

Ela diz que, mesmo que seja reformado, o prédio não tem condições de seguir abrigando menores, inclusive por estar cercado por unidades prisionais para adultos. Em nota, a Funase destacou a chegada de 40 agentes, dois supervisores e mudanças na equipe técnica.

 A fundação citou também a recuperação dos espaços de convivência, da área administrativa e de outros setores, cujas obras estão sendo licitadas, e disse que já se trabalha na reforma das instalações danificadas nos últimos motins.

Fonte: Folha de Pernambuco.

terça-feira, 11 de julho de 2017

Kits da TV digital são entregues de graça em 14 cidades do Grande Recife


Com a proximidade do desligamento do sinal analógico da televisão, que ocorre no dia 26 de julho na Região Metropolitana do Recife, as pessoas que participam de algum programa social do governo e moram no Grande Recife têm direito a receber, de forma gratuita, um kit conversor. Para ter acesso ao material, os beneficiados por programas como o Bolsa Família devem se inscrever no site www.sejadigital.com.br(Veja vídeo acima)
Nessa página na internet, é preciso agendar a retirada do kit, preenchendo o número do CPF ou do Número de Identificação Social (NIS). É possível, também, cadastrar um número de celular para receber mensagens de texto contendo informações sobre a data, o local e o horário de retirada do material, composto de uma antena UHF e um conversor com controle remoto.
Caso o beneficiário não tenha celular, é necessário assinalar uma opção para mostrar como ficou sabendo sobre o agendamento da retirada do kit. Em seguida, pode escolher o local, a data e o horário para receber o material. No fim da operação, é preciso confirmar o agendamento e os dados que aparecem na tela.

Confira os endereços dos postos de distribuição do kit digital

Abreu e Lima
  • Agência dos Correios – Avenida Duque de Caxias, 323 – Centro
De segunda a sexta: das 8h às 17h
Araçoiaba
  • Agência dos Correios – Rua João Pessoa Guerra, 40 – Centro
De segunda a sexta: das 8h às 12h e das 13h às 16h
Cabo de Santo Agostinho
  • Centro Social Urbano Vila Roca – Avenida Historiador Israel Felipe (Santo Inácio), s/n – Vila Roca
De segunda a sexta: das 8h às 17h
Sábados: das 8h às 12h
Camaragibe
  • Secretaria de Ação Social – Rua Padre Ozeas Cavalcante, 800 – Bairro Novo Carmelo
De segunda a sexta: das 8h às 17h
Sábados: das 8h às 12h
Ipojuca
  • Agência dos Correios Porto de Galinhas – Rua dos Navegantes, 26 – Porto de Galinhas
De segunda a sexta: das 9h às 12h e das 13h às 16h
  • Ponto de retirada Formação Cursos Profissionalizantes – Rua Mário da Costa Monteiro, 93 – Ipojuca
De segunda a sexta: das 8h às 17h
Sábados: das 8h às 12h
Itamaracá
  • Palácio Pedra que Canta – Avenida João Pessoa Guerra, s/n – Pilar
De segunda a sexta: das 8h às 17h
Sábados: das 8h às 12h
Itapissuma
  • Ponto de retirada da Prefeitura – Rua Doutor José Bezerra, 83, Centro (Em frente ao clube de festa Veloz)
De segunda a sexta: das 8h às 17h
Sábados: das 8h às 12h
Igarassu
  • Rotary Club – Rua Venerável Mestre Stélio Marinho Falcão, 195 – Redenção
De segunda a sexta: das 8h às 17h
Sábados: das 8h às 12h
Jaboatão dos Guararapes
  • Ponto de retirada 1 – Avenida Barreto de Menezes, 1143, Prazeres (Em frente à Prefeitura)
De segunda a sexta: das 8h às 17h
Sábados e domingos: das 8h às 12h
  • Ponto retirada 2 (Regional 6 – Praias) – Avenida Presidente Kennedy, 578 – Piedade (próximo à Farmácia São Paulo, antes do Armazém Coral)
De segunda a sexta: das 8h30 às 16h45
  • Ponto de retirada 3 (Regional 7 – Guararapes) – Estrada da Batalha, 188 – Prazeres (próximo à churrascaria Ponto do Gaúcho)
De segunda a sexta: das 8h30 às 16h45
  • Ponto de retirada 4 (Regional 2 – Cavaleiro) – Praça Severina Rita Coelho, 20 – Cavaleiro (em frente ao Banco do Brasil)
De segunda a sexta: das 8h30 às 16h45
  • Ponto de retirada 5 (Regional 1 – Centro) – Avenida Barão de Lucena, s/n, Centro (no prédio da antiga Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes)
De segunda a sexta: das 8h30 às 16h45
  • Shopping Guararapes – Avenida Barreto de Menezes, 800 – Piedade
De segunda a sexta: das 10h às 18h
Sábados: das 10h às 14h
Moreno
  • Centro de Referência e Assistência Social (Cras) – Avenida Cleto Campelo, 2029 – Centro
De segunda a sexta: das 8h às 17h
Sábados: das 8h às 12h
Olinda
  • Centro da Moda – Av. Presidente Kennedy, 1001 – Peixinhos (na unidade de Correios - CDD Peixinhos, dentro do Centro da Moda)
  • Centro de Convenções de Pernambuco – Avenida Professor Andrade Bezerra, s/n – Salgadinho
De segunda a sábado: das 9h às 18h
Paulista
  • Paulista North Way Shopping – Rodovia PE-15, 242 – Centro
De segunda a sábado: das 9h às 18h
Recife
  • Agência Central dos Correios – Rua do Sol, s/n – Santo Antônio
De segunda a sexta: das 8h às 17h
Sábados e domingos: das 8h às 16h
  • Agência dos Correios, sala 1 – Avenida Guararapes, 250 – Santo Antônio
Sábados e domingos: das 8h às 16h
  • Galpão Pina – Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 260 – Pina
De segunda a sábado: das 9h às 18h
  • Memorial da Medicina – Rua Amauri de Medeiros, 206 – Derby
De segunda a sexta: das 8h15 às 17h
São Lourenço da Mata
  • Centro Social Urbano – Rua Doutor Pedro Augusto Correia de Araújo, 01 – Centro
De segunda a sexta: das 8h às 17h
Sábados: das 8h às 12h

Fonte: G1 - PE