Estudantes visitaram o Paço do Frevo nessa terça-feira
Foto: Sérgio Bernardo/ JC
Editoria de Cidades
Há um ano, quando teve a ideia de construir pífanos a partir de materiais recicláveis, o músico Alexandre Rodrigues, 29 anos, não imaginava que mudaria a vida de 350 crianças carentes de escolas públicas de Itapissuma, no Grande Recife. A iniciativa foi integrada ao projeto Tocando a Vida, da prefeitura do município, cujo objetivo é fazer da música instrumento de cidadania. Nessa terça-feira (25), 35 estudantes visitaram o Paço do Frevo, no Bairro do Recife, a convite do Maestro Spok. Para continuar oferecendo um futuro melhor aos jovens, o projeto precisa urgentemente de instrumentos musicais.
“As crianças fazem seus próprios pífanos, utilizando canos PVC ou bambu. Porém, esse é um instrumento introdutório. Muitos alunos têm condições de avançar para a flauta doce ou para o clarinete, por exemplo, mas não podem comprar”, lamenta Alexandre, hoje coordenador do Tocando a Vida. Enquanto a ajuda do município não chega, rifas são vendidas para custear os instrumentos musicais.
Um dos talentos descobertos pelo projeto é Vinícius, de apenas sete anos. Estudante de música desde os cinco, ele já toca três instrumentos – flauta doce, pífano e clarinete. “Me sinto feliz quando toco. Vou ser músico quando crescer”, sonha. A mãe percebe os benefícios para a educação do menino. “Meu filho melhorou muito. Procurei o projeto porque ele era muito agitado. Hoje, vejo uma criança interessada e mais focada”, conta a cabeleireira Ana Adélia Leite da Silva, 22.
A iniciativa beneficia sete escolas municipais, entre elas, a Francelino Rogaciano da Silva, que esteve, na tarde de ontem, no Paço do Frevo. O convite foi feito pelo Maestro Spok, em maio, quando esteve no município para receber o título de cidadão. Foi na Banda 1 de Maio, em Itapissuma, que ele iniciou sua vida musical. “Pra mim é muito emocionante. Eu devo a essa cidade toda minha experiência espiritual com a música. Como pernambucano, fico feliz ao ver um trabalho tão bonito e tão sério como esse transformando a vida das crianças”, elogiou o saxofonista.
Doações de materiais (canos de 20 milímetros e rolhas de vinho) e instrumentos podem ser realizadas através dos telefones: (81) 98776-2605 e 983435118. Fonte: Jornal do Comercio.