METRO NORTE

Este canal de noticias foi criado pelo prof Fernando Melo com o objetivo de divulgar informação da Região Metropolitana Norte do Recife, publicada nos diversos meios de comunicação de Pernambuco.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Ponte que liga Itapissuma e Itamaracá está em ruínas

Do JC Online

Com informações da Tv Jornal

A situação compromete a passagem de pedestres / Foto: Reprodução/ Tv Jornal

A situação compromete a passagem de pedestres

Foto: Reprodução/ Tv Jornal

Os moradores de Itapissuma e da ilha de  Itamaracá, municípios  localizados na Zona Norte da RMR, reclamam do descaso e abandono da ponte Getúlio Vargas, que faz ligação da ilha com os demais municípios da região. As ferragens estão expostas e tábuas foram colocadas para cobrir partes do piso e parapeito que cederam. A situação compromete a passagem de pedestres que precisam transitar pelas duas vias laterais da estrutura. 
A ponte, duplicada ainda na década de 90, possui cerca de 1 km de extensão e é a única via de acesso às praias e presídios localizados em Itamaracá. 
Quem precisa atravessar o trecho reclama do perigo. “É arriscado quebrar o pé, a perna e outros problemas piores”, explica o pescador Estevão Mouzinho. Segundo pedestres do local, acidentes já aconteceram por conta da  falta de estrutura. “Mês passado, uma pessoa estava passando pelo lado de dentro da via, um carro bateu e matou”, contou o montador, José Arouxa. 
Um projeto de requalificação da PE-35, rodovia estadual da qual a ponte faz parte, foi anunciado em 2011. Porém, quatro anos depois, a estrutura ainda não foi restaurada. “Só se vê promessa e até hoje está assim, cheio de buracos, Ninguém faz nada”, contou o fotógrafo, Wilson Santos. 
Em resposta, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que o processo de licitação para reforma de restauração da estrutura da ponte já está em andamento.

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Policiais arregaçam as mangas e constroem casa para mãe e filhos em Itapissuma

Barraco de madeira coberto por plásticos deu lugar a uma casa em alvenaria de dois quartos, sala, cozinha e banheiro

Publicado em: 29/12/2015 09:28 Atualizado em: 29/12/2015 17:24

Casa em alvenaria erguida pelos policiais tem dois quartos, sala, cozinha e banheiro.Foto: cabo Adriana Ventura/ Cortesia
Casa em alvenaria erguida pelos policiais tem dois quartos, sala, cozinha e banheiro.Foto: cabo Adriana Ventura/ Cortesia

Nove policiais do 17º Batalhão da Polícia Militar, que atuam na área Norte da Região Metropolitana Norte, realizaram o sonho de uma família em busca de uma vida digna. No dia 23 de dezembro, eles entregaram uma casa construída para Laudice França Melo, de 53 anos e seus dois filhos. O barraco de madeira, coberto por plásticos, onde eles viviam na Primeira Travessa da Rua Elízio Pessoa, Cidade da Criança, Itapissuma, deu lugar a uma casa em alvenaria de dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

O primeiro contato com a família foi feito há quatro anos pela cabo Flávia Ventura, durante uma ação do programa Polícia Amiga. Com o objetivo de livrar crianças e adolescentes do ingresso na criminalidade, o projeto visita escolas nas periferias das cidades e encontrou dois irmãos, na época com cerca de oito e nove anos de idade, com um comportamento inadequado. A policial se interessou em saber mais sobre a realidade de vida dos garotos e se deparou com uma família vivendo em condições precárias, praticamente ao relento, em um segundo barraco de madeira erguido depois da chuva levar a primeira moradia. Sem saneamento básico, faziam as necessidades em uma bacia sanitária instalada com uma fossa improvisada.
Família morava há anos neste barraco de madeira, coberto por plásticos. Foto: cabo Adriana Ventura/ Cortesia
Família morava há anos neste barraco de madeira, coberto por plásticos. Foto: cabo Adriana Ventura/ Cortesia

Desde então, a PM reuniu colegas do batalhão para ajudar com doações de cestas básicas, roupas, mas não era suficiente. Há um ano, a irmã da cabo Flávia, a também cabo da PM Adriana Ventura, voltou ao local e encontrou as mesmas condições sub-humanas. Desta vez, a meta seria outra: construir uma casa para mãe e filhos. "Tiramos fotos e fizemos um cartaz que foi exibido na sede do batalhão e levado para outros batalhões. Abrimos uma conta para arrecadar doações em dinheiro, mas não foi o bastante. Decidimos ir a campo, pedir o apoio de amigos e comerciantes locais, de onde veio a maior ajuda. Um armazém doava tijolos, o outro cimento, o outro telhas", lembra Flávia.

A mão de obra, também solidária, deixou a obra inconcluída e três policiais decidiram pôr a mão na massa para entregar a casa completa. Os  nomes desses heróis: cabo Flávia Ventur, cabo Adriana, soldado Alberto, soldado Miriam, cabo Joel Barros, cabo Davi, cabo Flávia, cabo Pedro, cabo Paschoal e cabo Ronaldo. Todos comemoram a mudança de vida de uma família. As crianças continuam estudando e o mais velho ajuda nas despesas da casa atuando em uma banca de frutas na feira local.

LIXO EM ITAMARACÁ


Itamaracá E UMA Cidade turística that possuem Vários atrativos Naturais, Mais Precisa melhorar o Serviço de Coleta do Lixo. Nos FINAIS de semana a sujeira toma Conta das vias publicas da ilha. O Lixo poderia se Transformar em renda, Caso fosse implantada uma Coleta Seletiva. O Que falta E Vontade Política. Fernando Melo.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Paulista: Ex jogador Rivaldo limpa praia junto com a família


O ex jogador Rivaldo, em passeio por Paulista, sua terra natal, teve que limpar a praia para poder se divertir com a família e amigos.


"Cheguei na minha terra, Pernambuco, fiquei muito triste quando fui à praia e encontrei muito lixo na areia, eu não tive dúvida, fui limpar junto com minha esposa e amigos que vieram de São Paulo", disse Rivaldo em sua página do Facebook.

Ariadne Morais

sábado, 26 de dezembro de 2015

OLINDA E ITAPISSUMA TÊM FALHAS NA APLICAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS


Dois municípios pernambucanos Olinda e Itapissuma, Ambos nd Região Metropolitana do Recife - apareceram na Lista do 1º Ciclo do Programa de Fiscalização em Entes Federativos Realizado Pela Controladoria Geral da União (CGU). O Relatório divulgado Pela Entidade inclui 45 Cidades that apresentaram Maior fragilidade na efetividade da Aplicação dos Recursos Públicos.
O Programa de Fiscalização em Entes Federativos foi lançado no dia 7 de agosto de Como Uma Ferramenta Para aprimorar e complementar OS Instrumentos de Controle Já existentes na CGU. Olinda e Recife, Assim Como como DEMAIS 43 Cidades da lista, receberam a visita de auditores do Orgão Entre agosto e setembro. A that Análise demonstra, faça totais de Obras e Programas fiscalizados, 26,5% possuem Falhas sepulturas um e 73,5% Médias UO formais.
Em Olinda, o Relatório aponta Falhas relativas à Aplicação de Recursos Federais repassados ​​POR Diversos Ministérios parágrafo Diferentes Programas de Governo. Nenhuma total were fiscalizadas 15 Obras e Todas receberam o carimbo de "cronograma atrasado". O Documento AINDA indica that algumas dessas Obras estao Totalmente paralisadas, acarretando prejuízo ao Público patrimônio. A CGU also that verificou, NAS Obras de Maior Execuções Financeira, houve sobrepreços ee superfaturamentos that somam R $ 5.094.585,70.
De a Acordo com o Relatório da CGU, a prefeitura de Olinda "não realizou uma DEVIDA Seleção pública parágrafo Concessão de bolsas de Voluntários" exigida cabelo Programa Brasil Alfabetizado. 
O Documento also indica, Dentro do Programa de Apoio à Alimentação Escolar na Educação Básica, "Pagamentos efetuados POR gêneros Alimentícios NÃO utilizados no preparo da merenda". Segundo o Relatório, em Uma Amostra de Três dos Dezesseis itens de Alimentos, constatou-se prejuízo Financeiro de cerca de R $ 90 mil.
Em Itapissuma, Os auditores da CGU verificaram cinco Ações de Governo ligadas Ao Ministério da Educação e Ao Ministério da Saúde. O indica Relatório, Por Exemplo, that a Aplicação dos Recursos Destinados Ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), nenhum valor de R $ 16 Milhões Para o Período Entre janeiro de 2014 e julho Deste ano, apresentou Falhas com potencial de comprometer OS Objetivos do Programa.
Para o chefe da da região CGU em Pernambuco, Victor de Souza Leão, é Preciso Ficar atento AOS Dados apresentados. "Se o município TEM Problemas com Indicadores E Porque uma Política Pública NÃO ESTÁ Funcionando bem", Afirma. A reportagem do JC tentou o Contato com como assessorias das prefeituras de Olinda e Itapissuma, mas sem Sucesso.
AINDA de a Acordo com como Diretrizes da CGU, como Falhas encontradas Nos municípios NÃO PODEM Ser classificadas de Maneira indiscutível Como consequencia de má-fé OU POR Corrupção parte dos Gestores Públicos. A Entidade ressalta that uma causa de boa parte dos Problemas PODE Ser atribuída à desinformação OU POR despreparo parte de Prefeitos e secretários Municipais.
Fonte: Fiscaliza Brasil

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Polícia prende suspeito de comandar o tráfico de drogas no Engenho Maranguape

Na delegacia, Ruan afirmou ter matado um homem em Outubro deste ano / Foto: Reprodução/Tv Jornal

Na delegacia, Ruan afirmou ter matado um homem em Outubro deste ano

Foto: Reprodução/Tv Jornal

Ruan Rocha da Silva, 20 anos, é apontado pela Polícia Civil como o chefe do tráfico de drogas no bairro de Engenho Maranguape, em Paulista, Zona Norte da RMR; contra ele também é investigada a suspeita de homicídio e de tentativa de homicídio contra um policial militar durante uma blitz no bairro.
Na delegacia, o jovem assumiu ter matado Valdésio Barbosa do Nascimento, em Jardim Maranguape, no dia 28 de outubro deste ano. "Dedé, como a vítima era conhecida, era desafeto de Ruan pelo ponto do tráfico no bairro. Ele pegou uma arma emprestada com traficantes do bairro do Detran e cometeu o crime", contou o delegado Ivaldo Pereira.
Além de Ruan, a polícia prendeu outro suspeito, Wilkns de Oliveira Galvão, de 20 anos, e apreendeu um adolescente, de 17. Com o grupo foi encontrado 90 pedras de crack, 19 papelotes de maconha prensada e um revólver calibre 38. "Ele é a cabeça, mas as diligências continuam para evitar que outro grupo tome o lugar de Ruan. Quem praticar delitos no Engenho Maranguape, será preso", concluiu o delegado.

ITAMARACÁ: Câmara de Vereadores conclui CPI e pede afastamento imediato do Prefeito Paulo Batista

Por unanimidade, OS nove Vereadores da Ilha de Itamaracá votaram Ontem (22), Em Sessão Ordinária, cabelo afastamento Imediato fazer Prefeito Paulo Batista (PTB), apos CONCLUSÃO de das UMA CPI irregularidades that investigava nd Contratação da Empresa de Limpeza Urbana da Ilha. AINDA ESTÁ em fase conclusiva um that investiga CPI Possíveis irregularidades nd Previdência Municipal.

Agora a decisão must Ser encaminhada para a Justiça EO Sr. Paulo Batista Devera Perder SEUS DIREITOS de prefeito, cabendo Ao MESMO uma Apresentação de SUA Defesa. Enquanto Isto É Quem assumir uma Gestão municipal E o Vice-prefeito F. Macedo, that desde o Início do Atual Governo TEM apresentado Documentos Ao Ministério Público, that Segundo Macedo, irregularidades comprovavam nd Administração do Prefeito, O Que teriam Sido o Motivo de romperem politicamente .

Em breve o Jornal da Gente PE publicará MAIORES INFORMAÇÕES Sobre o Caso.

Por Marcelo F. Santana / PE Jornal da Gente / Foto: Reprodução Internet

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Animais domésticos pelas ruas de Igarassu

Animais domésticos pelas ruas de Igarassu 2
Um numero elevado de animais domésticos vem sendo abandonados nas ruas do município de Igarassu. Em todas as comunidades que andamos, nos deparamos com cães e gatos perambulando pelas vias públicas, e a feira livre se transformou num deposito de animais.

Algumas medidas devem ser adotadas para por um fim ao abandono de animais. O município precisa implantar politicas publicas em defesa dos animais, criando programas de esterilização e incentivo a posse responsável.
Animais domésticos pelas ruas de Igarassu
Carta do leitor Fernando Melo de Igarassu

Cavalos são flagrados andando soltos pelo trânsito de Olinda

Sete cavalos são flagrados andando soltos pelo trânsito de Olinda 2
Sete cavalos foram flagrados andando soltos pela Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, em Jardim Atlântico, Olinda, na manhã do último sábado (19/12). Por conta do perigo que os animais representavam para o trânsito, um homem resolveu se arriscar para retirar os cavalos da pista.

A prefeitura do município informou que vai enviar uma equipe até o local. Para denunciar animais soltos em Olinda, é só entrar em contato com o Centro de Vigilância Ambiental da cidade pelo telefone (81) 3301.5528.
Sete cavalos são flagrados andando soltos pelo trânsito de Olinda 1
Fonte: G1-PE

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Olinda tem quatro trechos de praias impróprios para o banho

Lixo acumulado faz praia de Olinda parecer um aterro sanitário
Lixo acumulado faz praia de Olinda parecer um aterro sanitárioQuatro trechos de praias em Olinda (três em Casa Caiada e um no Bairro Novo) estão impróprios para o banho. O alerta é da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que semanalmente disponibiliza a relação das praias pernambucanas que estão consideradas impróprias.

Em Olinda, os trechos de praia que devem ser evitados pelos banhistas, até a próxima quinta-feira, dia 24 de dezembro, são os seguintes:

– Casa Caiada, em frente à Avenida Ministro Marcos Freire nº 3.861

– Casa Caiada, em frente à Avenida Ministro Marcos Freire nº 3.443, por trás do Bompreço.

– Casa Caiada, em frente à Rua Alcina C. de Carvalho, por trás do Olinda Praia Clube.

– Bairro Novo, em frente à Avenida Ministro Marcos Freire nº 2.039 (Quartel da PE)

A classificação das praias está baseada nas normas estabelecidas na Resolução Conama nº20/86, que define padrões de qualidade da água destinada à balneabilidade, ou seja, à recreação de contato primário, que se entende como um contato direto e prolongado com a água para prática de mergulho, natação, esqui-aquático e onde existe a possibilidade de ingestão de quantidades consideráveis de água.
Ressaca traz lixo para a areia das praias de Olinda
Fonte: Blog Olinda Hoje

domingo, 20 de dezembro de 2015

CUIDADOS COM VILA VELHA EM ITAMARACÁ



O sitio histórico de Vila Velha, em Itamaracá, POSSUI Uma importancia na História de Pernambuco, MESMO tendão tombamento um estadual Nível, VEM Sendo descaracterizada POR ocupações irreguläres. Bem ao Lado da Antiga Igreja de N.Sra da Conceição MUITAS barracas de alvenaria e Até hum Sistema de esgotamento sanitário construido de forma Errada, podendo CAUSAR Problemas de Saúde na População local. Além da Vegetação nativa derrubada parágrafo Novas moradias. Como autoridades precisam Aprender a Cuidar Desse patrimônio. Fernando Melo - Igarassu / PE

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Operação Verão vem aí para inspecionar embarcações: Pernambuco tem 12.081

Capitania dos Portos vai deflagar Operação Verão, para inspecionar embarcações em todo o litoral pernambucano.
Capitania dos Portos vai deflagar Operação Verão, para inspecionar embarcações em todo o litoral pernambucano.
Está bem pertinho. A partir do próximo dia 24 de dezembro, começa em Pernambuco a Operação Verão. E não estamos falando de rodovias, mas das águas. Informação é da Capitania dos Portos, que vai reforçar ações de fiscalização do tráfego aquaviário em todo o litoral do Estado, e também no Arquipélago de Fernando de Noronha, que fica a 545 quilômetros do Recife. Serão 84 militares, 14 embarcações e cinco viaturas, fiscalizando todo o litoral, que tem quase 200 quilômetros de extensão. Capitania informa que um dos principais focos da operação é conscientizar condutores de embarcações sobre as normas de segurança na navegação. O objetivo é evitar acidentes. O principal alvo são as transportes utilizados para esporte, recreio e os de passageiros.
Ao longo de 2015, a Capitania realizou uma série de palestras em marinas, iates clubes, e até em colônias de pescadores, para ampliação de conhecimentos sobre navegação. Também houve oficinas para prevenção de poluição hídrica. Durante a Operação Verão, serão fiscalizados: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, coletes salva-vidas e bóias,  extintores de incêndio, luzes de navegação, lotação e estado da embarcação. Cumprimento das normas de segurança também será observado. Irregularidades podem render multas que vão de R$ 40 a R$ 3.200.
Pernambuco possui hoje 12.081 embarcações inscritas na Capitania. No verão passado, a Operação Verão inspecionou 3.396 embarcações, sendo que 272 foram notificadas e 25 apreendidas. No período, um acidente foi notificado, com uma vítima fatal, na Praia dos Carneiros, Litoral Sul de Pernambuco. Dois outros acidentes foram observados. Mas sem vítimas fatais. No Estado, a maioria das embarcações – 6.982 – são de esporte e recreio. Em segundo lugar, ficam as de transporte de passageiros, 420 sendo 332 de apoio ao turismo. As de pesca somam 1.895. Qualquer cidadão que constatar alguma irregularidade envolvendo esse tipo de transporte deve ligar para (81) 3424711 ou se comunicar pelo e-mail ouvidoria@cpp.mar.mil.br.
Fonte: Jornal do Comercio

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

População é contra fechamento do Detran do Janga

detran03-580x300
“Infelizmente, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco vai fechar neste mês de Dezembro sua loja de atendimento ao público que fica localizada no Shopping Norte no bairro do Janga, Paulista.

Os moradores da região ficarão altamente prejudicados com a falta deste serviço e terão que recorrer a outros postos que ficam localizados em locais mais distantes. A loja funciona ha 06 anos de segunda a sábado, no horário de 09h ás 21h, conta com todos os serviços do Detran e  é bastante procurada por moradores da região de Paulista, Olinda, Igarassu etc. Seria importante que o Governo do Estado de Pernambuco e a devida Secretaria revesse o fechamento da mesma”.


Carta do leitor Emanuel Gomes.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

MOCHILAS ESCOLARES DE OLINDA SÃO JOGADAS NO LIXO

mochilasolinda
Centenas de mochilas com a marca da Prefeitura de Olinda foram descartadas, nessa segunda-feira (14), na Rua General Carlos Lira, no bairro de Afogados, no Recife. O material deveria estar com estudantes, mas foi parar no lixo depois que o condutor de veículo não identificado jogou tudo embaixo do pontilhão do metrô, como se não servisse mais. No entanto, os objetos eram novos.
Um inquérito civil aberto pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) já apura a falta de itens escolares no município olindense. A polícia foi acionada e deve iniciar as investigações para descobrir o responsável pelo descarte feito ontem (14) no Recife.
A dona de casa Sônia Azevedo, 62 anos, ficou revoltada ao ver as pessoas pegando o material jogado no lixo. Ela não viu o carro deixando o material escolar. Mas observou a movimentação dos moradores pegando as mochilas. “Tinham muitas. Deixaram sacos fechados. Eram milhares de bolsas que poderiam ser usadas pelos estudantes. Fico mais revoltada ainda ao saber que tudo isso foi jogado fora nesse período em que os políticos reclamam da crise financeira”, lamentou, acrescentando que os itens, mesmo que tenham sido do ano letivo anterior, fossem aproveitados. “O responsável por isso deve ser punido. Mesmo não sendo de Olinda, fico triste com esse descaso com a educação”.
A Prefeitura de Olinda informou que desconhece a denúncia e que todo o material produzido para a rede escolar da cidade tem como único destino os alunos. No entanto, como a queixa envolve o nome da Secretaria Municipal de Educação, uma equipe vai investigar o ocorrido.
As investigações da Polícia Civil serão acompanhadas pelo vereador do município Jorge Federal (PMDB). “Vou acompanhar de perto, pois isso é um absurdo. Como bolsas compradas com o dinheiro público vão parar no lixo? Quem é o responsável por esse descaso? Queremos descobrir tudo isso e acompanharemos o desenrolar dessa história. Não posso permitir que joguem a contribuição dos cidadãos da nossa cidade embaixo de um pontilhão. O prefeito precisa justificar esse episódio”, disse. Segundo o vereador, ele irá cobrar empenho da polícia para que ninguém fique impune.
Fonte: Blog Olinda hoje

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

LEI DO CARNAVAL DE OLINDA ENTRA EM DISCUSSÃO NESTA TERÇA-FEIRA

CARNA menos de dois meses para o Carnaval 2016, o recém criado Coletivo Modifique, responsável pela realização do evento“Mimodifique”, em novembro, vai agora discutir a Lei do Carnaval de Olinda (Lei 5.927/2015). A audiência pública está marcada para a noite desta terça-feira (15), no Centro de Cultura Luiz Freire (Rua 27 de Janeiro), próximo à sede da troça Pitombeira dos Quatro Cantos.
O grupo está convidando moradores, movimentos sociais, artistas, dirigentes de agremiações carnavalescas, donos de bares, representantes da Câmara de Vereadores, Secretaria de Cultura de Olinda e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).  A audiência pública está prevista para ser iniciada às 19h.
A ideia é discutir as politicas públicas para a cidade, com enfoque na preservação do patrimônio histórico e na concepção da cidade como um todo. Entre os assuntos a serem discutidos amanhã (15), estão as deficiências para o cumprimento da lei, maior transparência na elaboração de editais, convocação e contratação de artistas e as prestações de conta conforme assegura a lei 5.927/2015.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Peixes-boi são translocados de Itamaracá para Alagoas

Peixes-boi
Uma operação de translocação de dois peixes-boi mobilizou 40 técnicos do Projeto Peixe-Boi durante toda uma madrugada. Os machos Netuno e Zoé começaram a ser transferidos da base do Projeto Peixe-Boi, na Ilha de Itamaracá na noite de segunda-feira (7), chegando ao recinto de adaptação no leito do Rio Tatuamunha, em Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas na terça-feira (8) de manhã.

Os animais foram trazidos em dois caminhões do tipo Munk – automóveis com guindastes. Eles devem ter destinos distintos. Netuno, que tem 25 anos de idade e cerca de 420 quilos, deve permanecer no cativeiro pelo resto da vida. Já Zoé passará por um período de adaptação no recinto e deve ser solta na natureza em um ano.

Netuno deve permanecer em cativeiro por não ter capacidade de sobreviver solto na natureza.

De acordo com a coordenadora do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA), Fábia Luna, o peixe-boi viveu em cativeiro desde que foi resgatado ainda filhote, na Praia do Sagi, no Rio Grande do Norte, no dia 13 de janeiro de 1991.

Netuno é o maior reprodutor de peixe-boi marinho em cativeiro no Brasil e participou da reprodução de todas as seis fêmeas do plantel de visitação em Itamaracá. O macho – sempre dominante – foi separado das fêmeas para evitar o cruzamento do animal com outros peixes-boi da sua linhagem. Mas, com a mudança, o animal passou a apresentar comportamento depressivo e perda de peso.

Por conta disso, Fábia Luna conta que a mudança de Netuno para Porto de Pedras foi necessária. De qualquer forma, o animal deve permanecer isolado porque alguns dos indivíduos soltos no litoral alagoano são seus filhotes.

Como ele não tem capacidade de voltar para a natureza, principalmente pela grande afinidade com as pessoas, ele deverá permanecer no recinto, onde estará seguro. Sua estadia no cativeiro será utilizada para trabalhos de educação ambiental.

Fonte: Tribuna Hoje